Foi bom enquanto durou: Microsoft começou a rejeitar emuladores no Xbox One

super-nintendo-controle-snes

Ontem, a notícia de que o emulador Nesbox teria sido aprovado pela Microsoft ao passar pela certificação poderia chegar em breve ao Xbox One surpreendeu muitos usuários. No entanto, o seu desenvolvedor recebeu uma mensagem nada animadora da Microsoft.

Seu produto não será publicado globalmente ou em plataformas específicas,” disse a Microsoft. A empresa pediu para que o desenvolvedor removesse o Xbox One como plataforma compatível e publicasse novamente na loja.

Enquanto muitos acham que o problema maior seria a Sony ou a Nintendo, é bem possível que até a própria Microsoft não tenha interesse neste tipo de aplicativo, já que ela também relança clássicos.

Claro que a Sony e Nintendo não ficariam felizes com isso e poderia virar um processo judicial.

Por hora, Nesbox pode ser utilizado apenas nos PCs e smartphones com Windows 10 Mobile. Será que as coisas vão mudar?

22 comments on “Foi bom enquanto durou: Microsoft começou a rejeitar emuladores no Xbox One

    1. Não acho que seja por isso, essa matéria está totalmente equivocada falando de processos judiciais da Nintendo e outras coisas, afinal se fosse assim o emulador não estaria disponivel no PC e no celular. O bloqueio dele no Xbox deve ser pra não atrapalhar as vendas do Rare Replay ou as coleções de clássicos que tem disponíveis na própria loja do Xbox…

  1. fosse ele, desmembrava o app em dois, deixava um pra pc e outro só para o console, subia o app até conseguir kkkkk, creio que o processo de certificação não checa que tipo de app é, pois já tem apps na loja com sagas inteiras de animes e desenhos, quando postei o Santos FC Jornal na loja tive problemas com a XBOX chinesa, mas é uma pena MS barrar o trabalho do cara, baixei o app no pc e curti pra caramba.

    1. Às vezes esses de animes só são barrados quando passam no Japão, boa parte dos animes as emissoras ignoram a publicação no exterior(exceto por outra emissora), principalmente os mais datados, como Inuyasha, Yu-yu-hakusho, etc, que fica no YouTube de boa.

  2. Emulador não é ilegal, roms são. Nem todas barram as roms, mas a Nintendo por exemplo quebrou a perna de muitos que distribuíam roms. Esse site http://coolrom.com/ só está no ar ainda pq retirou toda a página das roms da Nintendo numa briga um tempo atrás.
    A importância de jogos no universo smartphone e tablet não é tão importante (em termos de tradicionalidade, pois em vendas, alguns jogos mobile já faturam alto) como nos consoles. Eu acho que não teremos emulador no Xbox igual temos nos PCs. E mesmo não tendo no console, dá pra jogar em outros locais com ou sem controle físico sem problemas.

  3. a unica coisa que me faria comprar um xbox seria o fato de ter emuladores
    não curto mais esses jogos novos, me da até nervoso jogar, são poucos que me agradam, gosto de jogos antigos, se tiver alguma forma de instalar emuladores fora da loja, dai eu compro, se não? emular no pc ou celular ja ta de bom tamanho

  4. Sinceramente desanima, eu que estou começando a aprender desenvolver apps pra plataforma da MS fiquei desanimado, pois ao menos para mim, o XBOX era a principal motivação para aprender a desenvolver apps para MS, antes de liberar um de meus apps para o console, o maior número de downloads que esse app tinha era de dispositivos com Windows phone 8.1, depois que liberei pro console os dispositivos com Windows 10 passaram a ficar em primeiro lugar e isso que foi graças ao console que o número de downloads em dispositivos com Windows 10 aumentou.

      1. Então não é tão simples assim, jogos UWP no Xbox só podem ser postados se o desenvolvedor se filiar ao Id@Xbox o que não deve ser tão barato como a conta de desenvolvedor comum, senão teríamos jogos da gameloft e outras publicadoras mobile já funcionando no console.

  5. “um processo judicial” então pq não processa por estar no PC e no celular também? Se não pode no Xbox então deveria tirar de toda a Windows Store. UWP FARSA

  6. Eu avisei.

    Pra mim parecia meio óbvio que os emuladores seriam barrados no Xone, a Microsoft não deve ter feito só pensando em lucros de jogos que ela também pode relançar, mas para evitar dores de cabeça com processos judiciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *