Entenda um dos motivos que levaram membros da Naughty Dog a migrarem para o Xbox e outros estúdios

Se você é um sujeito bem informado no mundo dos jogos, sabe que a Microsoft comprou vários estúdios, e chegou a criar outros a partir do zero. Muitos dos seus novos funcionários vieram da Sony do Playstation, e mais especificamente da Naughty Dog, além da Santa Mônica. Qual o motivo disso tudo? Bem, as informações aqui presentes são chocantes.

Nestes meses turbulentos em que vivemos o coronavírus, continuamos a ter notícias da pandemia do mundo dos videogames: o crunch. Ou seja, as horas extras que os programadores, desenvolvedores e outras partes da equipe encarregada de cada videogame realizam para obter seu produto, o jogo, no tempo e da maneira esperada.

Isso os obriga a trabalhar longas horas, às vezes mais de 12 horas por dia, incluindo fins de semana, o que prejudica seriamente os diferentes trabalhadores. Agora, graças a Jason Schreider, conhecemos o “inferno ” que que era trabalhar na Naughty Dog, o estúdio criativo de Uncharted, The Last of Us ou Crash Bandicoot, entre outros.

Mais de 70% da equipe de produtores não está mais no Naughty Dog

Este novo relatório do Kotaku confirma, graças a várias fontes anônimas, que as condições de trabalho no estúdio de não mudaram em The Last Us II. Para fazer isso, Jason entrevistou vários produtores de estúdio, novos e atuais, já que 70% da equipe que trabalha em seu novo projeto são compostos de trabalhadores inteiramente novos.

Um dos que deixaram o estúdio foi o co-diretor de The Last of US e Uncharted 4, que estava exausto por seu trabalho no último jogo. E, como ele, muitos outros deixaram um dos estúdios mais renomados do setor.

Esse esgotamento é precedido por longas horas extras que cada um deles deve dedicar. Um dos entrevistados garantiu que:

Isso não pode ser algo que continue repetidamente para cada jogo, porque é insustentável. Em algum momento você percebe que não pode continuar fazendo isso. Estou ficando mais velha e não posso ficar acordada a noite toda para trabalhar.

“Trabalhar na Naughty Dog foi a pior crunch que já passei”

Outro dos entrevistados afirmou que seu tempo na Naughty Dog foi uma das “piores crunchs” pelas quais ele já passou. E isso se deve em grande parte à rotatividade rápida e contínua do estúdio, levando a empresa a contratar novos funcionários inexperientes. Isso novamente torna a bola cada vez maior, pois o nível de demanda permanece o mesmo.

Eles esperam o mesmo nível de qualidade de muitos contratantes juniores, como se fosse a mesma qualidade oferecida por quem está no estúdio há um tempo, o que é ridículo. Isso causa muito estresse e parece uma merda para a maioria das pessoas novas, o que é péssimo.

268 comments on “Entenda um dos motivos que levaram membros da Naughty Dog a migrarem para o Xbox e outros estúdios

  1. E aparentam conseguir manter um projeto incrível mesmo depois de uma mudança brusca na equipe…quanto Halo depois que a Bungie saiu o limbo foi grande….mas sem dúvida e algo a ser visto, mas não é algo exclusivo por parte da ND…Rockstar sofre e muito disso e com situações piores em que rola até abuso “sexual”, entre outras coisas…

  2. É realmente triste saber disso.

    Pior que andei dando uma olhada em sites gringos sobre o assunto e tem gamer que apoia esse tipo de conduta por parte das empresas. Para eles, “o importante é meu joguinho ficar bom”.

    1. Cara é chato é,muitas pessoas vê isso de forma errada, mas isso é normal no mercado. Não é no Brasil, mas no resto do mundo isso é normal…no japão então…e tipo o dia dia dos caras kkkk lá isso é visto como algo de “honra”…tava vendo que quando uma pessoa ta tão cansada e dorme no trem de apagar mesmo, ela é tratada como alguém “Digno” de honra.

    1. A notícia que o Jorge deu esta incompleta (como sempre) o cara que deu essa entrevista, disse que a desorganização é da Naughty Dog e isto obriga o estúdio a ter estes crunchs, a Sony no caso, teve muita paciência com a ND e como ela da liberdade de criação para seus estúdios, acontece esses atrasos de lançamento, mas ele levanta o questionamento que não se sabe até quando a Sony vai continuar aceitando isso, pq o próprio TLOUS2 poderia ter sido lançado em 2019 se não fosse essa bagunça.

      1. A naugth dog é da Sony se tem desorganização a culpa é da Sony, não vem passar pano não. Na matéria diz q tiveram q recorrer a animadores de filmes pq ninguém quer trabalhar lá. O atraso acontece pq eles querem q funcionários júnior façam trabalho de senior.

        1. Isso é bastante comum viu, já trabalhei em uma empresa que cobrava até de estagiários qt mais de júnior, infelizmente isso é fruto a uma gestão de auto escalão incompetente e primitiva, é cultural da empresa, logo só uma mudança na gestão pode concertar as coisas, não adianta ficar trocando “peão” como foi o caso relatado na matéria.

          1. Sim acredito q deve acontecer muitos casos desse tipo nos AAA q vemos por aí mas não são divulgados. Mas isso ser “comum” não diminui a culpa dos envolvidos.
            Se a Sony é dona do estúdio ela pode mudar as coisas nele.

          1. Procura pesquisar antes de vir falar merda, desde 2001 a Sony comprou a naugthy dog. COMPROU consegue entender é dela pq ela COMPROU não é um estúdio third party. Só podia ser corintiano pra ser burro assim.

          2. Sempre tive PS, Xbox só não tive o original. E não precisa ser sabido pra saber q a naugthy dog é um estúdio da Sony, aliás fiquei surpreso de vc não saber está sempre comentando em sites voltados a PS.

        2. Então, talvez não saiba, mas a Sony da muita liberdade de criação ao estúdios principais da empresa, e ND é uma delas, não necessariamente a Sony saiba como é a gestão desorganizada da ND, a empresa é gigantesca, tem várias unidades para administrar ao redor do mundo. Eu trabalhei numa empresa que tinha 2 fábricas no Brasil e escritórios na China, a gestão de casa unidade é independente, por mais que a Matriz tente controlar, é quase impossível saber de tudo que acontece, e, se isso ocorre numa empresa pequena como essa, imagina numa mega corporação como a Sony, que tem além deste setor de games, tem audiovisual e outras tecnologias

          1. A ND é um dos principais estúdios da Sony ela como dona acredito eu q deve estar presente principalmente em um projeto como tlou2, não é de hj q vêm acontecendo isso com a ND não é a toa q os animadores não querem trabalhar mais lá e estão tendo q recorrer a animadores de filmes.
            Não estou dizendo q é fácil controlar tudo, isso pode estar ocorrendo em outros grandes estúdios da EA, Ubisoft, quem sabe Microsoft. Só q a Sony é a dona a responsabilidade cai pra cima dela.
            A Nike é uma empresa gigante e qndo houve caso de exploração de trabalho infantil a responsabilidade cai sobre a Nike e não sobre a fábrica da China/indonésia não lembro da onde era.

          2. Mas o caso da Nike é absurdamente pior, para a marca isso é péssimo para imagem da marca, por isso resolveram rápido, não que o crunch não seja um negócio zuado, mas dentro desta indústria, é muito comum a sua utilização, aliás, muitos desenvolvedores já sabem que isso faz parte dos projetos. O que parece é que neste caso está pior do que o normal, talvez, até o momento, para a Sony era só um crunch comum até aparecer essa “denúncia”, não serei inocente, a Sony pode descer com exatidão que a ND faz, mas fecha os olhos pq o estúdio entrega jogos que vendem? Sim, não duvido disso tbm não. Mas tem que se pensar racionalmente, e é como te falei, a Sony tem muitas divisões e não é fácil controlar tudo. E concordo com que a responsabilidade de evitar este problema tem que vir da Sony, pq ela é a responsável do estúdio

          3. Sim como eu disse pode ter vários outros estúdios até com casos piores só q não vem a tona, ou até mesmo os caras não denunciam com receio de não conseguir mais contratos por ter denunciado uma ND ou outro estúdio grande. Mas se tem alguém q tem como mudar isso na ND é a Sony principalmente agora q expulseram o caso e ela está ciente se é q ela já não sabia como pode ter acontecido tbm.

          1. Vc não consegue ter nem um PS4, imagine um Pc pra rodar jogos do Series X ?????

            #PoneysinhoMendigo

          2. Amanhã vou chorar msmo, mas vai ser de tanto rir, até q enfim a falida vai mostrar alguma coisa da privada sanitária ?????

          3. Claro qur não tá sabendo, fanboy de bosta fecha os olhos pras merdas que boxtasoft faz. Ja bateu pro processado hoje?

          4. Então quer dizer q vc ainda não tá sabendo q HZD foi pra Steam já q é um fanboy de merda q nem PS4 tem ?????? já chupou o cacete do Sem Pregas hoje??

          5. Então quer dizer q vc ainda não tá sabendo q HZD foi pra Steam já q é um fanboy de merda q nem PS4 tem ?????? já chupou o cacete do Sem Pregas hoje??

      2. A NG não é um estúdio de terceiro, coleguinha; é um first-party. Meu Deus, acham sempre um paninho limpo pra sujar rsrsrs Inclusive ele comenta que os atrasos tiveram duas causas: os atrasos de pagamentos da própria Sony e as contratações em excesso de juniores sem experiência (apesar de talentosos).

      3. A NG não é um estúdio de terceiro, coleguinha; é um first-party. Meu Deus, acham sempre um paninho limpo pra sujar rsrsrs Inclusive ele comenta que os atrasos tiveram duas causas: os atrasos de pagamentos da própria Sony e as contratações em excesso de juniores sem experiência (apesar de talentosos).

        1. Cara, aonde que eu falei que não era da Sony? Tu bebeu pinga? Kkkkkk

          E outra, o próprio cara diz que a ND só consegue fazer isso devido aos bolsos gordos que a Sony disponibiliza para a ND, como que falta dinheiro?

          E como eu falei mais acima, numa empresa que tem várias divisões como a Sony tem, é impossível saber o que se passa dentro de cada estúdio, de forma detalhada, ainda mais os grandes estúdios da Sony, que tem liberdades totais de criação

          1. “Bolsos gordos” kkkkkk Foi enganado pela manchete bait da Eurogamer kkkkkk Na verdade o cara reclama de atrasos nos repasses financeiros da Sony. Falindo rsrsrs

          2. A maioria das notícias dizem que o sucesso da Naughty Dog só ocorreu por causa do financiamento e paciência da Sony, de onde vc tirou a sua versão?

          3. Estamos falando do relato do ex-funcionário da ND; ele disse que a Sony atrasava os repasses e que além disso forçava os funcionários a trabalharem de forma excessiva. Tem nada na matéria sobre o que vc citou. Mas alguns, como você, caíram no bait da Eurogamer, que numa matéria toda detonando a ND e suas políticas duvidosas, ainda conseguiu colocar um título leve e até positivo sobre a Sony kkkkkk É só mais uma prova da parcialidade da mídia e do tratamento diferenciado em prol do PS.

          4. Mas em que parte este funcionário fala isso? Pq nessa matéria não tem, fui ver as matérias gringas como a Kotaku e tbm não tem essa parte que vc falou, não tô duvidando, tô perguntando a você onde vc leu, eu quero ver tbm

          5. Cara, está nos vários twetts do cara lá, o J. Cooper. Numa das postagens ele falou assim: “While talented, their success is due in large part to Sony’s deep pockets funding delays rather then skill alone. A more senior team would have shipped TLOU2 a year ago“. Ou seja, as causas nos atrasos se deram por causa dos atrasos nos repasses da Sony e no desequilíbrio do time, uma vez que tinha muito mais profissionais novos do que experientes, e estes passavam mais tempo ensinando aqueles do que efetivamente desenvolvendo seu trabalho (ele fala disso também noutra postagem). Tudo isso está relacionado a um contexto: dificuldade da ND de contratar profissionais, economia de recursos da Sony, trabalhos forçados, além das várias outras denúncias graves que ele twittou. Enfim, se quiser ver um vídeo do Brampz, segue abaixo. Ele fala especificamente disso no tempo 11:20m. Mas o vídeo todo é sobre as postagens do Cooper.
            https://www.youtube.com/watch?v=jdPX9_wmEQs

          6. Cara, copia essa frase e cola lá no tradutor, não faz sentido, olha a tradução: “Embora talentosos, seu sucesso se deve em grande parte aos atrasos de financiamento da Sony, e não apenas à habilidade. Uma equipe mais sênior teria enviado o TLOU2 há um ano “.

            Como que o sucesso esta atrelado ao fato de a Sony não estar repassando o dinheiro? A frase não faz sentido! Ele diz que embora talentosos, o sucesso esta atrelado aos atrasos de financiamento, e se fosse uma equipe sênior, teria terminado antes…

            Não faz sentido essa frase

          7. Eu pensei nisso; não faz sentido, mas é o que está escrito. Talvez o “sucesso” aí esteja relacionado ao fato de finalizar o jogo. A tradução correta poderia estar indicando que o desenvolvimento do jogo (“sucesso”) está atrelado aos atrasados de financiamento da Sony e a uma equipe “desbalanceada”. É como dá pra fazer sentido.

          8. Na verdade esse atraso esta relacionado a equipe que não é tão experiente quanto os seniors. Na frase tem as palavras deep pocket que am tradução literal seria bolsos fundos.

            Olha, não tô querendo passar pano na ND ou Sony, se isto existe, a Sony tem que puxar a orelha da ND e pronto acabou, ou então, d sabendo que está é uma prática comum em toda a indústria, faze-lo de forma mais responsável. Mas tente analisar pela cabeça da empresa japonesa, essa parada de ficar até tarde no Japão trabalhando é extremamente comum, talvez para a Sony o que a ND faça não seja absurdo, pq no Japão é assim, essa é forma certa de pensar? Obviamente que não! Mas eu tenho certeza que não é por falta de dinheiro que a ND atrasa projetos. Este se não for o principal estúdio, é um dos principais, a Sony não ia cometer tal burrice

          9. De um pause no vídeo aos 11:36 e veja a tradução do Twitter, este cara, pegou a frase mudou a tradução.

            Sério, não faz sentido o estúdio fazer sucesso devido aos atrasos de financiamento, o cara do vídeo interpretou mal

    1. Quem vive no mundo do bird box parece que é vocês kkk bem vindo ao mundo e como o mercado funciona.
      Ubisoft tem crunch, rockstar tem crunch, sony tem crunch, MS tem crunch e por ai vai.

          1. não estou lhe acusando, apenas fazendo uma observação importante de maneira preventiva, já que muitos nessas discussões vão até ao absurdo para defender certas atitudes apenas por ser da sua “torcida”
            é bom já deixar bem claro essas bizarrices para não aparecer ninguém defendendo.

          2. é o caso do jovem ali, que fala que sonysta é cego, mas mal sabe ele que a MS faz o mesmo….inclusive foi um dos fatores que fez o co-criador do Halo sair da empresa.

          3. Na epoca da bunguie isso era evidente e ainda era comemorado, lembro bem do episodio das pizzas com o pessoal fazendo varias horas extras, não sei como ta hj na 343i

        1. só lembrando que o diretor do gow ano passado disse q adoraria lançar o gow no pc, lembra não? acha msm q se o horizon der lucros no pc não vai entrar um gow ali de fininho?

          https://www.meups4.com.br/noticias/diretor-de-god-of-war-no-pc/

          1. Dizer que adoraria é completamente diferente de dizer que vaia acontecer….há uns anos atrás Phil Spencer disse que adoraria disponibilizar o Gampeass no Playstation e isso aconteceu ? Não..

            O que o Cory disse, não depende da vontade dele…….ele só é o diretor do jogo…depende do presidente do estúdio e da Sony..

  3. Infelizmente, esse tipo de coisa é “normal” nessas grandes empresas. A presão é cada vez maior e isso se reflete nos funcionários. Vi a parte da entrevista onde o cara fala que espera que o jogo saia ruim. Tipo, isso é uma coisa muito extrema, imagina como ele deve estar se sentindo para falar isso. Eu espero que a 343 não esteja sofrendo disso, porque Halo vai o carro chefe do Xbox esse ano.

    1. Já tiveram notícias disso na 343 também, só não se sabe porque o Jiorji esconde tais news kkk

      De toda forma, como vc mesmo disse, é normal isso nos grandes studios produtores de triplo A, RDR2 foi a mesmo coisa, jogos acima de expectativas requerem sacrificios, afinal, os diretores do studios não ficam com uma arma na cabeça de ninguém, se eles estão lá ainda é porque amam o que fazem, porque de alguma forma aquilo fica no seu currículo pra sempre, ter a NaughtyDog e jogos como Uncharted e Tlou não é a mesma coisa que ter no currículo Sea of Theaves ou mesmo Crackdown kkk

      1. Até numa noticia grave como essa vc consegue meter “clubismo” no meio, um momento para todos nos unirmos para tentar mudar essa realidade, os cara vem fazer graça como torcida de futebol, não tem isso de amor não cara, todo mundo lá tem família, tem mil e uma coisas pra fazer, tu acha que vai querer ficar +12 horas por dia trabalhando sem ter esperança de isso acabar já que nos próximos projetos é sempre do mesmo jeito, sem contar nos prejuízos a saúde em médio e longo prazo, não tem currículo que faz isso valer, de todas as besteiras que vc falou essa sem duvida foi a pior.

        1. “um momento para todos nos unirmos para tentar mudar essa realidade”

          buabuabuabua

          Para com este discurso mano, isso sempre vai acontecer seja na ND, seja na Rockstar, seja na 343, na Ubi, na Capcom. As empresas tem de entregar uma expectativa, pra isso eles tem um orçamento e um prazo, e isso necessáriamente precisa ser cumprido. Veja Halo Infinity e todas as suas polemicas, pessoas importantissimas saindo no meio do projeto, falta de gameplay no ano de lançamento, isso mostra que isso é normal, que vai continuar vc querendo ou não.

          Só lembrando que isso é irrelevante pra nós que no fim só aproveitamos as obras

          1. Irrelevante é a sua existência, isso não é um problema apenas das desenvolvedoras de jogos, é algo abrangente para todo o mercado de desenvolvimento, isso sempre vai acontecer enquanto existir gente como voce que normaliza isso como sacrifício e amor , as empresas tem prazos e orçamento e mesmo com adiamentos e mil e uma adversidades, lucram milhões e bilhões, então não venha com essa desculpinha que dinheiro no bolso não falta.

          2. Parto para o ataque sim, vc defende uma situação desumana de trabalho e quer que eu te de rosas ? é um comediante mesmo.

          3. Infelizmente tentar botar bom senso na cabeça desses caras é quase impossível, parece até q eles são velhos q n querem mais saber de mudar a sua forma de pensar e ver sobre as coisas, ficar argumentando com eles depois deles ficarem insistindo acaba se tornando perda de tempo pq vc já percebe q a pessoa é ignorante e q oq ela pensa q é o certo e acabou, os caras daqui principalmente esses q ficam nesse Papinho de guerra de consoles, das duas uma, ou é um kid q n tem qualquer ideia de como é o mundo lá fora ou é um cara velho do tipo q citei acima, ignorante q só oq ele pensa q é o certo, posso até botar um terceiro q seria os caras q literalmente n tem oq fazer na vida, os famigerados “sadboy” e só ficam aqui discutindo com os outros pra ganhar alguma atenção, de forma resumida pode até dizer q são Kids tbm.

          4. Caixistas não argumentam…não adianta. Quando não tem desculpa, ou não conseguem rebater o argumento, xingam, atacam vc, ou falam aleatoriamente de algo que não tem nada a ver com o assunto…kkkkk

          5. outro alucinado, foca noq importa aqui, que é as condições precárias de trabalho para os devs e esquece “cubismo” por hora, deixa pra fazer esse tipo de graça em matéria de jogos exclusivos, esse aqui é um caso serio.

          6. Eu não falei nada sobre esse caso de crunch, só comentei comportamento dos caixistas em geral aqui nesse site…não tomei partido de ninguém, e vem vc me chamar de alucinado….a pergunta é:

            Sou eu ou vc que é alucinado Capitão Kirk?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          7. Voce respondeu corroborando um comentario do NT dirigido a mim logo dá pra supor que vc tomou um lado, mas se vc realmente entende como toda essa situação é uma merda seria pra caramba, lhe peço humildemente desculpas pelo equivoco.

          8. Corroborei com o comentário dele em relação ao fato de caixistas não argumentarem !!! Em momento algum usei seu nome, se vc reparar….até porque , se vc me conhece desse forum, sabe que quando critico alguém, ou algum comentário, eu cito o nome dessa pessoa….

            Sim, acho a situação uma merda seria pra caramba. Não sou hipócrita de dizer que não…mas como o NT disse, acontece em todos os grandes estúdios, inclusive na 343, como já foi denunciado, mas todos sabemos porque Jorge só posta as polêmicas em relação a Sony, né?

            Agora pra mudar essa situação, é preciso que todos denunciem…acho que não adianta o cara falar depois que sai da empresa, e o jogo é lançado ou esta perto de lançar e faz sucesso, porque a impressão que passa para a maioria é que ele esta com raivinha e “dor de cotovelo” por não estar mais na empresa…

            Desculpas aceitas meu camarada…..forte abraço !!

          9. Falar que acontece ser tem necessariamente alguém de lá dizendo é complicado, como eu disse em alguns comentários, tem que ser repreendido em todos os casos e em todas as situações, insinuar que os caras estão com “dor de cotovelo” é muita falta de empatia, os caras saíram pq não aguentaram mais, e não é a primeira vez e foram bastante relatos, acho sacanagem sequer insinuar isso. não basta apenas denunciar, o efetivo seria um boicote, pq são vão sentir qnd pesar no bolso.

            Com relação a 343, se vc tiver algum relato desse tipo de comportamento lá gostaria muito de ver, sei que na epoca da Bunguie tinha, mas de 343i com relação a problemas de recursos humanos eu não cheguei a ver. da Rockstar sei que houve tbm, mas foi bem romantizado até, oq acaba sendo outro problema, pq normaliza a situação tornando mais difícil o combate.

          10. Concordo contigo que a ND adota uma postura nociva e até escravocrata com os seus desenvolvedores. Mas o ruim é o Windowsclub usar isso como apenas um mero clickbait. Quer saber o pq?

            ” Google, Microsoft e Apple são processadas por trabalho escravo infantil
            Apple, Microsoft, Google, Tesla e Dell teriam permitido a morte de dezenas de crianças em minas de cobalto no Congo.”

            Você viu alguma menção e essa reportagem do ano passado aqui? Claro que não. Aqui o intuito é de apenas alimentar uma narrativa. E não o compromisso com a verdade.
            Por isso que esse tipo de matéria. Num site como este. Não é de ganho algum a ninguém. A não ser o administrador do site.

          11. Uma coisa não anula a outra amigo, o intuito do jorge com a matéria não anula em nada a seriedade do conteúdo passado, temos que parar de focar no mensageiro e focar na mensagem, concordo com vc em relação as outras empresas, inclusive vai ver em outros comentários meus falando sobre, mas o X da questão aqui foi a ND, obvio que em um espaço civilizado o debate iria evoluir para outras formas de explorações ainda mais desumanas, mas não deixa de ser uma luta unica, buscar direitos todos os trabalhadores. ficar com conversa “clubista” ou atacar o mensageiro é improdutivo para a resolução do problema.

          12. Uma coisa anula a outra sim amigo. Vc não pode entregar uma causa importante na mão de um oportunista. Alguém q não está nem ai de verdade com o problema. E que só quer lucrar em cima disso.
            Sabe qual o lugar de eu e vc termos essa conversa? Numa rede social da ND. Reclamando diretamente para o diabo, se me permite usar esse ‘termo’ mais pesado.
            Essa matéria aqui, como eu falei, só vai ajudar o Jorge a ganhar mais uns dólares no fim do mês. Que é o real interesse de ter tantas matérias da Sony num portal da Microsoft.
            Só pra ter ideia. Hj tem mais matérias falando de playstation aqui do que do windows. Não tem como dar credibilidade a alguém que age assim. Pelo menos eu não dou.

          13. Não concordo com vc na questão de anular, por mais oportunista que o jorge seja ( ele não ta errado já que é os trocados que pagam a conta da internet no fim do mes kkk) a seriedade do assunto não diminui pq ele ta querendo ganhar em cima, a opinião dele pode sim ser diminuída mas o conteúdo não
            sobre estar debatendo nas redes da ND vc foi muito assertivo, realmente é o melhor espaço pra isso, alem de um boicote aos produtos da empresa até que um comunicado oficial tomando as devidas providencias seja feita, agora te pergunto nos temos organização pra fazer algo assim ?

          14. Boicote é algo extremamente democrático e benéfico. Concordo em gênero, numero e grau com isso.
            E geralmente é a melhor alternativa para que algo de errado mude. Pq empresário só se mexe quando sente no bolso.

          15. exatamente, nossa estrutura econômica exige que seja assim, eu particularmente já estou num boicote automático pq não tem playstation kkk ,mas quem realmente importa para ouvir e carregar essa mensagem são as pessoas que possui o console, que realmente podem fazer o estrago no bolso da empresa. por isso acho importante termos esse debate aqui, já que tem tantos amigos da sony qt da microsoft todos os dias nos comentários.

          16. Só pra completar, ninguém está ali de graça, ninguém ali tem uma arma apontada pra cabeça, ou seja, os que ali estão e se mantem mesmo nestas situações é porque amam aquilo que fazem, porque são remunerados, porque é um legado pro currírulo dos mesmos. Vc tá falando bosta

          17. se fosse para fazer uma analise anacrônica podia ter usado os Gulags já que eram campos de trabalho forçado os campos de concentração eram campos de extermínio.

          18. Tem q rir pra não chorar por não ter condições financeiras de ter algo parecido e nem igual ?????

            Vc tmb é mulambo?? ????

          19. Legado para o curriculo é um cara%!&, veja a matéria quantos saíram a alta rotatividade da equipe, mostra que não tem amor nem dinheiro que faz valer tudo oq eles passaram, estão reclamando pq saíram e não aguentaram mais, assim como muitos outros irão, voce ta esquecendo todo o conteúdo da matéria e metendo o louco defendendo o indefensável,
            faz o seguinte vai com esse teu papinho para esses caras que reclamaram que vc vai ver a recepção calorosa que tu vai receber.

          20. o problema é justamente que o problema persiste, mais pessoas irão sair e isso nunca vai acabar, a empresa sempre vai achar alguém que precisa de trabalho e continuar se aproveitando de todo esse ambiente, os caras que passaram na pele estão contando a realidade justamente para que menos pessoas aceitem trabalhar lá, afinal antes de entrar para uma empresa é muito dificil saber as condições de trabalho, agora pelo menos fica mais facil.

          21. não é o trabalho em si, mas as condições para que ele seja praticado, é desumano ter pessoas trabalhando +12 horas por dia sem nem ter perspectiva de que isso acabe, para todos os que saíram isso pesou mais doq qualquer amor ou currículo, estou falando de coisa seria aqui cara, vamos focar em todos esses caras que sofreram e ainda vão sofrer não apenas pela NT mas por tantas outras que adoramos louvar.

          22. Deve ser mesmo desumano trabalhar em uma das melhores devs do mercado

            Desumano ganhar o que eles ganham pra trabalhar com o que amam

            Deve ser desumano ser conhecido por ter desenvolvido aquele clássico

            Deve ser desumano trabalhar 50% a mais do que um trabalhador braçau que ganha dezenas de vezes menos e faz um esforço 100x maior kkk

            Trágico kkkk

          23. é desumano nos dois casos amigo, trabalhador braçal e ainda mais aqui no Brasil é outra luta diária para melhores condições, mas não é só pq o cara trabalha sentado que é menos esforço, programação é extremamente exaustivo mentalmente, sem contar que com as condições inadequadas de ambiente é mais torturante ainda.
            Pra finalizar nem tudo na vida se resume a dinheiro ou prestigio, já que se fosse o caso não teria tanta rotatividade no estúdio e nem tantas reclamações, olhar a conta bancaria é um pensamento puramente materialista, se voce tivesse na pele dos caras duvido que faria pouco caso.

          1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            né, vamos esquecer que Halo Infinity já perdeu vários nomes importantes do projeto e sequer tem umm gameplay pra um jogo que lança logo ali

          2. XSX a todo vapor, MS sem tempo pra mostrar tanta coisa e Halo que seria seu carro chefe, não se fala mais nada. E quando se fala, dos problemas, os cara ignoram

          3. Pior é o PS5 q não tem gameplay de nada e ainda por cima ninguém sabe como vai ser o design e as specs, ahh as specs sabemos sim, vai ser RDNA 1 ???????

          4. Foca noq é importante rapaz, as condições de trabalho que esse pessoal passa, esquece essa rivalidade trivial.

          5. Não é algo anormal na industria e não deve ser tratado como um problema exclusivo dos estudios Sony, como mts aqui querem que pareça

          6. “condições de trabalho que esse pessoal”

            Ué, só pegar as coisas e sair, ninguém obriga eles a se colocarem ali kkkk

      2. eu fui ver se achava essas noticias ai do 343 q vc disse e pesquisando achei esse noticia engraçada dos cara recebendo monte d pizza por trazer halo collection pro pc ai eu lembro q na sony os fãs joga pedra , no xbox joga pizza , blz ldksajdoaiwjoia

        https://br.ign.com/halo-the-master-chief-collection/71543/news/estudio-de-halo-nao-para-de-receber-pizzas-apos-anuncio-de-master-chief-collection-para-pc

    2. O padrão Sony de gestão é comparavel aos grandes bancos privados do Brasil, onde até os estagiários tem que bater metas de empréstimos. Nas grandes empresas de tecnologia do porte da Microsoft e da Google o ambiente de trabalho é muito mais saudável.

      1. google não é essa flor que se cheire não viu, nem a microsoft na epoca do steve baumer, o Nadella mudou bastante coisa desde que chegou, mas não tenho como afirmar que ta tudo as mil maravilhas pq não vivo a realidade deles.

  4. E isso que a Naught Dog só faz jogo filminho singleplayer direcionado nivel mongoloide. Imaginem se o estudio tivesse que produzir um jogo AAA de mundo aberto e ou com mulriplayer. Empresa falida, neste caso a Sony, espreme a mao de obra até nem restar o bagaço. Mas ainda existem acusaçoes ainda piores contra a Naught Dog, tipo relatos de ambiente toxico e assédio sexual masculino gay. Não é a toa que esse pessoal qualificado todo tá migrando pra Xbox Game Studios, pois a Microsoft é uma das melhores empresas do mundo que proporciona qualidade de vida aos seus colaboradores.

  5. É a famosa Fode Players, Fode desenvolvedor, Fode consumidor. Desenvolvedores sofrem torturas, os usuários da plataforma são enganados e explorados. Não sei como tem doente que defende ainda

  6. Isso explica a quantidade de funcionários da ND que tem ido pro XGS ultimamente. Quando a empresa começa a sugar muito, se aparece uma oportunidade pra ganhar o mesmo em outro lugar o cara não pensa duas vezes e pula fora, é natural isso.

        1. Cara, deixa de fanatismo e esquece isso de guerra de console pelo menos por um momento, isso é sobre condições de trabalho irregulares e é grave. Tenta pelo menos se solidarizar com os caras

          1. Kkkkkkk
            Falar contigo é igual “conversar” com o similador de garoto de 12 anos de idade kkkkkkkkkkk

            Procura 12yearoldsimulator no google pra você ver kkkkkk

      1. Sonysta só fala da boca pra fora: Falam de vários ex-clusivos que não jogam, video games que não compram no começo da geração só no final. E de empregos que nunca tiveram. É fácil falar quando não está na pele de outra pessoa. Mas olhe só pra eles, é só tirar o nescau do lanche dessa gente, que já vão para o reclame aqui. kkkkkk

  7. Jorge caprichou na chamada da notícia RS.

    Quer saber, nem ligo. Aqui é um espaço dedicado aos fãs de Microsoft mesmo. Tem outras mídias “imparcias” por aí distorcendo a notícia também.

  8. Sonystas são os mais doentes desde sempre. Lendo a discussão, novamente tenho essa comprovação. Vcs querem vencer na narrativa até de qual empresa maltrata mais os funcionários, vocês são um bando de perdedores mesmo. Que piada!

  9. Isso demonstra como a ND tem um processo de gestão primitivo, interessante saber que um dos estúdios mais badalados pelo mundo gamer sofre desses problemas com os recursos humanos.

  10. Sony vagabunda, gastando todo o dinheiro e ainda por cima, explorando seus funcionários, me cobre daqui há 10 anos, a Sony vai abrir falência ou ser vendida para outra empresa, essa empresa será a Amazon ou Apple.

        1. se tivesse conhecimento iria procurar uma empresa com condições de trabalho melhor, tu faz graça aqui, mas se fosse o teu na reta a postura seria outra rapidinho.

          1. a galera acha que funcionário de empresa é fanboy que nem eles, os cara vão lá ficar tomando no lombo só pq gostam da sony ,atapo sakldajowia

          2. uma coisa é estar aqui de fora torcendo, só colhendo os frutos, outra é la dentro trabalhando que nem um condenado, sem poder passar tempo com a familia sem poder ter momentos de lazer, sem nem poder ter tempo pra jogar os jogos que produz, não tem dinheiro que sustente e ai ta a prova, é nítido que os caras não aguentaram e nem aguentam isso, é inacreditável como alguém pode passar pano pra algo assim.

          3. não ia não. ia fazer uma pesquisa antes sob as condições de trabalho e mandaria para outro estudio msm que fosse pequeno, vamos deixar de demagogia, ninguem ta atacando a qualidade dos jogos produzidos, mas sim ao custo que isso foi feito.

    1. Não adianta nada dinheiro sem saúde, o cara caí morto e não usufrui da grana, só ficou dentro de Studio criando um filminho. Caixão não tem gaveta

  11. é triste ter que ficar falando do vizinho melhor sucedido, parece a globo atacando o bolsonaro ahuahuahuahuahuahauhauhaua. Não que eu goste de direita ou esquerda, é só uma comparação. Falta de jogos faz isso, last of us 2 e ghost of tsushima vem ai.

    1. Amigo sem “clubismo” tenha um pouco de empatia com os funcionários, se não for pelas condições pelo menos tenha pelo oq os caras fizeram desenvolvendo esses jogos que vcs tanto amam, admitir que isso é desumano não muda nada na “guerra de consoles” é uma questão muito mais solidaria e humanitária doq a logo que aparece qnd vc aperta o “botão ligar”.

      1. Diz aí capitão, sem clubismo. Se o caso mencionado fosse com um estúdio da MS, tu estaria aqui advogando contra o ocorrido desta mesma forma? Pq quando se trata de criticar a concorrente, vejo mta gnt pagando de justiceiro por aqui. Mas quando acontece dentro “da própria casa” aí fazem pouco caso…

          1. Teve com a 343i. Não é algo anormal pra grandes empresas e jogos AAA. Ninguém tá sendo escravo, esse trabalho extra é recompensado depois

      2. Ninguém é obrigado a nada mano, se te faz mal abandona. Eu não tenho clubismo, tenho ps4 pró e xbox one, tem mais noticias do ps do que do xbox aqui.

        1. foi justamente oq os caras fizeram, mas a cultura da empresa não mudou, logo vc vai precisar pensar um pouco, se ninguem vai querer trabalhar como esses jogos que eu gosto tanto vão sair ? até vc sai beneficiado entrando no debate a favor dos caras, só refletir um pouquinho.

          1. Se for ruim para a empresa ela vai mudar, mas se trocar o funcionario x por y e o rendimento for o mesmo não vai mudar nunca.

          2. sempre tem alguem precisando de trabalho oq acaba ajudando a empresa a ir repondo as peças, mas uma hora isso vai ficar insustentável ainda mais com o pessoal falando tudo agora. mas a questão é vc acha essas condições de trabalho bonito ?

          3. olha eu não posso te responder pq não estou lá, mas nesse caso é uma questão trabalhista que o GOVERNO precisa resolver com leis, não adianta eu achar bonito ou feio. Eu trabalhei em uma fármacia e acredite se quiser, trabalhei 96 dias seguidos, FERIADOS, DOMINGOS foi desgastante, mas não me fez mal, eu não posso te afirmar, cada um tem seu psicológico para tal trabalho, tem gente que trabalha 16 horas por dia sem ninguém mandar, é muito relativo a sua pergunta.

          4. sinto muito por vc ter passado por essa situação, mas cara não podemos aceitar isso como normal, não é, vc foi explorado,não lhe fez mal,mas vc tivesse que escolher, escolheria fazer isso ?
            Tem gente quem que trabalha 16 horas ? não existe isso a não ser aquele povo de guides book ou escravidão.
            Por fim o governo é composto pelo povo é nosso dever cobrar, fiscalizar e parte de nós as iniciativas, não é só na hora de votar que nossa atenção se foca a politica.

          5. Mano eu não fui explorado, estava precisando de dinheiro na época e vim por livre e espontanea vontade, não me forçaram a nada, eu tinha a opção de ficar em casa se quisesse, mas eu preferi trabalhar, como dizia meu pai “NINGUÉM MORRE DE TRABALHAR”, e esse foi meu record pq tido depois eu trabalhei bastante também mas as vezes folgava algum dia.

          6. “Mano eu não fui explorado, estava precisando de dinheiro” leia e reflita bem essa parte escrita por voce mesmo, mas não respondeu minha pergunta se tivesse a opção de trabalhar em outro lugar( melhor) vc iria ?

          7. Tinha na empresa uma opção de bicos, eu ia lá e colocava meu nomee pronto, de forma alguma fui explorado, eu vim por que eu quis, eu recebi por isso e muito bem, até hhoje se eu quiser fazer isso eu faço, mas agora eu não preciso, mas se precisar sem problemas nenhum eu volto a fazer, a questão de ter lugar melhor não precisa nem de resposta, agora a empresa que estou é muito boa na remuneração, quero ver achar melhor.

          8. Então antes de você ter uma opção melhor, vc tinha que se submeter a esse trabalho já que precisava do dinheiro, amigo tenho uma novidade pra vc isso é exploração… eles pegam pessoas que no momento não tem outra opção e se aproveitam disso para ditar as regras que quiserem isso é explorar, vc diz que foi de livre e espontânea vontade, mas se não fosse qual seria seu destino ? outro detalhe que eu expliquei abaixo a questão não é dinheiro, tenho certeza que vc não recebeu pelo tanto que realmente produziu, mas pelo menos recebeu algo que lhe satisfez no momento, muitos nem isso tem. Novamente sinto muito que vc passou por isso, sinto mais ainda por vc não enxergar como as peças se moveram, mas por ultimo fico feliz que agora esteja trabalhando em um lugar melhor.

          9. Convido voce em no futuro, agora não ta de cabeça mais quente no meio de uma argumentação, pode estar fazendo isso enquanto trabalha e tals tudo isso não torna um bom momento, mas qnd tiver uma calmaria reflita um pouco sobre as coisas que conversamos aqui, essa citação do seu pai é muito honrosa “NINGUÉM MORRE DE TRABALHAR”, mas como ficaram os escravos ? como fica até hoje as milhares de mortes e acidentes trabalhistas ? as pessoas morrem trabalhando sim amigo. honrar o trabalho é uma coisa, mas cuidado pra não acabar glorificando comportamentos que colocam pessoas em situações desumanas por justamente precisar do dinheiro e não ter outro jeito.

          10. Meu querido capitão, se acha que eu vou refletir sobre isso, quando eu tiver tempo vou tomar cerveja ou jogar, e não estou com cabeça ué te não, tô bem tranquilo, questão trabalhista o trabalhador que se sente lesado que tem que procurar a mudança,eu refletir não vai mudar nada.

          11. Não tem quem trabalha por 16 horas diarias ? vc tá muito mal informado e digo mais, trabalham 16 horas sem gostar do trampo.

          12. como eu disse ou é guines book ou trabalho análogo a escravidão, isso não é, e nem podemos considerar algo normal.

          13. Quem tem que ver esse tipo de situação são os NORTE AMERICANOS, pq os direitos trabalhistas do nosso país são muito boas.

          14. No caso da Naughty Dog não é questão de Leis. Lá não existe a intervenção do estado nas relações entre empresas e funcionários. Essas relações são regidas por rígidos contratos que prevêm multas pesadas em caso de descumprimento. Eu lí a matéria do Kotaku na íntegra e existe uma questão moral muito pesada, no comprometimento dos contratados com os demais membros da equipe. E a ND parece usar isso em favor próprio. O jogo pode sair lindo e maravilhoso, mas a que custo para quem trabalhou nele. Não é bem essa comparação, mas seria como comprar um celular que foi roubado e você sabe que o ladrão atirou no dono pra te vender aquilo.

          15. Muito bem pontuado amigo, estou o dia todo aqui tentando colocar um pouco de reflexão na cabeça de alguns por aqui, mas é complicado o pessoal ta tão acostumado a guerra de consoles que já não conseguem desvencilhar os argumentos, é complicado demais, mas aos poucos vamos tentando desconstruir essa barreira que foi se formando com o tempo.
            É bom ver gente construindo a argumentação também, assim talvez fique mais fácil do pessoal absorver.

        1. Buááááa ex funcionários da hotdog estão falando que eram maltratados!
          “Sou imparcial” mas vou tentar zoar caixistas “sem jogos”. Sony Wins.
          Ficou puto? o site Meu Ps4 é logo ali! kkkk

      1. Days gone é bom, tinham alguns bugs no lançamento sim, falha da Sony, deveriam ter dado uma atrasada, mas depois ficou ótimo, é bem divertido, platinei, agora o death stranding eu esperava mais, os gráficos são espetaculares, mas é muita viagem na maionese, jogabilidade meia imprecisa, tem ideias muito interessantes, fechei o game porém não jogaria denovo, nota 6/10 pra ele, pela coragem de tentar inovar.

  12. Desenvolvimento de jogos é uma profissão extremamente exaustiva mentalmente, e a pressão pela excelência gráfica dos jogos da Sony cobra o seu preço nessas horas. Certamente a MS de hoje oferece melhores condições de trabalho, tanto financeiramente como ambiente mesmo. Nos ultimos anos tem havido uma profunda mudança na própria cultura da empresa, de ser mais amigável com os desenvolvedores e com o público também.

    1. Isso é exemplo de empresa

      https://www.xboxpower.com.br/2020/03/12/moon-studios-revela-curiosidades-da-producao-de-ori-and-the-will-of-the-wisps/amp/

  13. Olha isso:

    “…os jogos lineares da Naughty Dog têm uma fórmula e testam aquilo exaustivamente… …o seu sucesso é devido, em grande parte, aos bolsos fundos da Sony, que financiam adiamentos”

    Fala do ex- animador do estúdio, Jonathan Cooper.

    Em outras palavras, o cara tá falando que a Sony banca a má administração do estúdio, gasta dinheiro que não deveria. Se não fosse a Sony injetando dinheiro nesse tipo de falha, ia dá merda. Em outra fala dele, diz que se a equipe fosse mais experiente, o jogo já estaria pronto um ano atrás. Que doidera.

      1. O mais engraçado é que o argumento numero um pra atrasos é de que o jogo precisa ser polido e vai ser melhor. Nós jogadores entendemos alguns casos.

        No caso da Naughty dog é má gestão mesmo.

    1. Quem se importa por notas Bitchão???

      Nem precisa responder Bitchão

      O seu comment já prova a sua importância/preocupação

      Vai lá jogar seu Game preferido…e para de ser gozação do WindowsClub

  14. O Schreier se mexeu antes ou depois daquele tweet do ex-animador da Naughty Dog? Pois, se foi depois… é até engraçado ele repercutir achismos em torno de Halo Infinite, mas não dar a mínima pros problemas em TLOU2.

  15. Esse povo reclama de mais, minha carga horário é de 8 horas e 20 min. Mas sempre passou do meu horário, e nem por isso eu reclamo. Pagando que mal tem.

    1. Vai lá trabalhar na pressão…o chefe do setor te fazendo vista grossa…nem tomar água pode

      Esse é o lado obscuro de uma empresa de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *