Epic dispara: “As tecnologias Nanite e Lumen da UE5 ficarão incríveis no Xbox Series X”

Logo após a apresentação oficial do Unreal Engine 5, o CEO da Epic Games estava dando uma série de declarações que inflamaram as redes. É fato que entre a Sony e a Epic aparentemente fecharam um acordo de marketing que, na verdade, não é novo, existe desde a versão 3 da Engine.

Já no Playstation 3, Tim Sweeney disse que os japoneses e a empresa haviam trabalhado juntos para projetar a tecnologia Unreal Engine 3 para aproveitar o hardware do console e facilitar para os desenvolvedores graças ao OpenGL. Isso foi repetido com o Playstation 4 e o Unreal Engine 5 e também está acontecendo com o Playstation 5.

A menos que a memória me falhe, não há muitos jogos que usam o Unreal Engine 4.25 e que pareçam melhores que o Gears 5, e se formos para a geração Xbox 360, apesar das declarações de Sweeney de marketing, a verdade é que o Unreal Engine 3 funcionou melhor no console americano do que no japonês, na verdade, vimos enormes diferenças em muitos jogos multiplataforma.

É evidente que estamos novamente lidando com um acordo de marketing e, portanto, não é de surpreender que o CEO da Epic tenha evitado comparar diretamente o Xbox Series X e o Playstation 5 e tenha comparado a máquina da Sony com os PCs atuais, que obviamente não possuem um SSD tão rápido quanto o do console. No entanto, qualifica que as novas tecnologias incorporadas pelo mecanismo gráfico também serão incríveis no Xbox Series X.

A demonstração do Unreal Engine 5 no PlayStation 5 foi o culminar de anos de discussões entre a Sony e a Epic sobre futuras arquiteturas de gráficos e armazenamento. A tecnologia Nanite e Lumen que a alimenta será totalmente compatível no PS5 e Xbox Series X e será incrível nos dois.

Cabe salientar, o console americano também terá um SSD ultrarrápido e uma arquitetura dedicada para tirar mais proveito disso, o Xbox Velocity. Então, não custa lembrar que o Xbox Series X é mais poderoso que o Playstation 5, então pode ser que o resultado seja ainda melhor. Teremos que aguardar algum tempo para descobrirmos, afinal o Unreal Engine 5 só estará pronto em 2022 ou 2023.

90 comments on “Epic dispara: “As tecnologias Nanite e Lumen da UE5 ficarão incríveis no Xbox Series X”

  1. Galera está tratando o armazenamento do Xbox como Hdd. Vcs precisam atualizar a definição do hardware dele e considerar que tmb terá SSD, não um básico mas sim um a avançado no nível de servidores: NVE de última geração!!!

    Os loads serao mínimos em ambos os console.

        1. Temos o sobre de velocidade no SSD é isso faz, técnicamente, ser melhor.

          Mas o balanço com as outras specs é essencial para definir como funcionará.

          Mas ainda com mais velocidade, os loads serao mínimos em ambas plataformas. Entre ter 2seg e um jogo bonito e 5seg e um jogo com gráficos foda eu prefiro fácil a segunda opção!!!!!

        1. Prevejo na próxima geração um boom de jogos “artisticos” que não usarão tanta potência e esses jogos é que vão ser tudo.

  2. Ontem foi muito choro defendendo o ssd da Sony.
    Vejam se estou certo. O ssd carrega os dados para a memória ram e cpu e gpu processam esses dados da ram, correto?
    A ram dedicada aos jogos do series s é mais rápida que a da Sony, correto?

      1. O nome disso é gargalo e nos primeiros anos de game thirds isso será uma constante!!!

        Lá.na frente os jogo otimizadoa ficarão bonitos e talz, mas aí já teremos o PS5 PRO para extorqiir os sonynhos

    1. Parece que sim. Uns mais loucos acham que vai dar mais fps esse ssd, mas outros dizem que o ssd tira vantagem de poder carregar uma grande quantidade de recursos mais rápido (o que evita gargalo quando se carrega o mapa e tal). Mas acredito que a diferença só vai ser vista nos exclusivos mesmo da sony, pq parece não fazer tanto sentido trabalhar com isso sendo que ambos já vem com um bom ssd.

      1. Vc acha que a ms iria colocar os 10 gb de ram dedicados aos jogos com clock mais alto que a ram da sony se o ssd não fosse capaz de carregar essa ram?

  3. Bom dia povo de Deus

    Off Topic

    Ontem estava a debater com o moderador daqui e mais alguns colegas sobre o suposto sucesso de Sea of Shit, média 69 no metacritic.

    Como a Microsoft covardemente não mais divulga as vendas de seus jogos desde anos atrás fica difícil mensurar o quanto estes títulos venderam. Ontem vários usuários vieram aqui dizer que o jogo passou dos 10 milhões de players agora em 2020. Bom, Sea of Shit está no Gamepass desde primeiro dia, e sendo este um serviço de ampla aceitação pela comunidade devido principalmente ao seu valor simbólico de 1 (moeda) pra 1 ou 3 meses a depender do período. Dito isso deduzir que a quantidade de players do jogo que deram play nessa bomba e entraram pra contagem do “sucesso” é sem precedentes.

    Dito isso e já tendo ponderado sobre o quão difícil saber o quanto vendeu, a única alternativa que sobra pra mensurar as vendas do nota amarela Sea of Shit é o VGCharts, e nele o jogo conta com apenas 960 mil cópias vendidas. Um número absurdamente baixo pra um jogo que ficou anos a finco em desenvolvimento na Rare. Menos de 1 milhão para uma base talvez de 45 milhões de consoles+900 milhões de PCs com Windows ao redor do globo.

    Portanto eu proponho criar uma nova categoria de jogos que se enquadram abaixo do famoso “Flop”. Estou aceitando sugestões.

    Bom dia novamente e bom fim de semana a todos. Fiquem na Paz

    1. Netinho deixe de passar vergonha. Vou postar uma noticia de 08/2018, seis meses após o lançamento do jogo.
      O jogo que parecia ser o fracasso do ano, atinge o número de 5 milhões de cópias vendidas em menos de seis meses de vida. Este lançamento gerou muita controvérsia na comunidade gamer mundial, pois o que parecia ser uma novidade incrível, se mostrou um jogo incompleto, com pouquíssimas coisas para se fazer em um mundo aberto, e altamente repetitivo.

      1. Faltou as aspas na citação do conteúdo da matéria wkskwks

        https://cabanadoleitor.com.br/sea-of-thieves-atinge-a-marca-de-5-milhoes-de-copias-vendidas/

        1. https://br.ign.com/sea-of-thieves/64869/news/sea-of-thieves-tem-mais-de-5-milhoes-de-jogadores

          ”Nota do editor: Inicialmente, a reportagem falava de unidades
          vendidas de Sea of Thieves. Entretanto, o número divulgado foi de
          jogadores. O erro foi corrigido.”

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          e teve iludido que caiu kkkkkkkkkkkkkkk

          1. https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/sea-of-thieves-quebra-recorde-de-venda-do-estudio-rare/

            https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2018/03/29/sea-of-thieves-e-a-nova-franquia-com-as-vendas-mais-rapidas-no-xbox-one.amp.htm

            Não achei números exatos mas tá aí o tal flop ~

    2. Estranhamente, a Çoni tmb parou de mostrar seus números de cópias vendidas do seus joguinhos, a última divulgação foi de GOW e depois parou, oq será q aconteceu?? ??

      1. Ela parou em 2019 então kkkk

        Porque foi em 2019 que ela disse
        TLOU vendeu +20 milhões (ps3/ps4)
        Uncharted 4 +16 milhões
        Spiderman +13 milhões
        GOW e Horizon ZD +10 milhões cada
        Days Gone e GT 8 milhões cada

        Soma aí
        20+16+13+10+10+8+8=85 milhões em apenas 7 franquias.

        Não entram aí as vendas de
        The Last Guardian
        Shadow Colossus Remake
        Driveclub
        Killzone Shadow Fall
        Bloodborne
        Gravit Rush Remaster e 2
        Uncharted Collection
        Infamous Second Sun
        Knack 1 e 2
        The Order 1886
        MLB the Show
        Death Stranding
        Detroit
        Entre outros exclusivos de Ps4

        A pergunta é, se com um punhado de poucas franquias o número de vendas até 2019 chegou a 85 milhões de cópias em uma base até 2019 de 96 milhões de consoles, o quanto daria pra chegar somando as vendas de todo o conteúdo exclusivo?

        1. “Porque foi em 2019 que ela disse
          TLOU vendeu +20 milhões (ps3/ps4)
          Uncharted 4 +16 milhões
          Spiderman +13 milhões
          GOW e Horizon ZD +10 milhões cada
          Days Gone e GT 8 milhões cada”

          Ou seja, de franquias de 2018 pra trás BURRO ?????

          Me mostre fontes/links de Gays Bug Fone 71, Urina FLOPADA e Dreams fábrica de Playstore, de Érica, Concreto de Merda, Shenmue 3, esses lixos não importam ??????

        2. Fonte/links de Gays Bug Fone 71, Urina FLOPADA e Dreams fábrica de Playstore, ainda estou esperando os dados e os 8 milhões imaginários de Gays Bug Fone ?????????

        3. Quantos consoles a Sony vendeu mesmo??? Consegue fazer conta de percentagem? Menos de 10% em todos os jogos compram o esclusivos famosos… Tá bostejando pela Boca……..

  4. Pessoal, a gente tem que ver as coisas de vários angulos, e um deles, talvez o mais importate, é na estratégia de mkt. Nós, que ficamos nos foruns discutindo, somos uns 10% dos consumidores. A ms fudeu o evento dela e a sony fez uma tacada de mestre e a massa casual hoje está pensando: o ps5 é foda. O xbox não. Contei fácil 30.000.000 de views no youtube associando a tecdemo ao ps5. Só o site oficial da epic tem 11m. Ign tinha quase 6m. Gamespot uns 4m. Os maiores canais brasileiros só falam nisto (e na apresentação de gosth of tsuchima). A ms já deveria ter demitido todo dep. mkt dela a uns 4 anos. Eles são incapazes de fazer um trabalho digno. Aos que são detratores do ps, lembro que não existe mkt no mundo que faz vender o Lada (quem não conhece, um carro Russo, que esteve por aqui). O ps tem muita coisa boa, assim como os xbox. Só que a ms não sabe passar isto. Bom, o estrago esta feito pro xbox. Vão ter que correr atras. Tempo tem.

        1. Hehehehe, ficou bravo só por que o cara teve uma uma excelente visão do mercado, concordo com o Leonardo, o marketing do Xbox tem a ver com o dia dia e o respeito que MS tem com os seus clientes isso para mim já basta. Tenho Xbox e não troco a plataforma que tem problema como todas tem mas no meu entender ela hoje é a melhor.

          1. Bravo, eu ???? Cara, não sou adepto a briga de consoles. Eu tenho ps, mas, não falo que. Xbox é ruim. Ruim é o dep. de mkt dela, que pra ficar um lixo tem que melhorar. É disto que estou falando. É fácil entender. O xbox é mais poderoso ? É melhor ? Tem gamepass ? Nao Falta grana pro mkt ? O xbox é importante pra ms ? Tudo é sim, certo ? Então porque ele vendeu uns 40% do ps ?

    1. Concordo que o marketing da Microsoft tem que melhorar; mas não tem estrago algum feito, o trabalho com o Xbox Series X está muito bom e sendo feito de forma totalmente transparente, com um pequeno deslise neste último Inside Xbox. Já não digo o mesmo do PS5, que só sabemos as especificações técnicas e de forma incompleta e o layout do novo controle. Quem tem que correr trás na minha opinião é a Sony. A questão é que qualquer coisa que a Sony faça a mídia joga lá em cima. Aquela Demo da Epic foi feita pra promover a UE5, mas a mídia aproveita pra promover o PS5, nada a ver. Se tivesse rodado no XSX as manchetes questionariam o poder do futuro Xbox por causa do 1440p, 30fps e sem raytracing – Valhalla, de um estúdio de terceiro, mostrou isso. Tudo pela conveniência. No final das contas a Sony pode fazer o que quiser, pode errar a vontade, pode não dar informações, que a mídia está pronta pra proteger o PS5. Já a Microsoft não tem esse direito, uma vez que a mídia aguardar apenas um deslize pra descer o cacete.

      1. Respeito sua opinião, mas, se daqui 15 dias começassem as vendas dos consoles, o ps teria mais sucesso. Vale a memória. Só que ainda temos 6 meses pela frente. Mas, este caso da engine teve o dedo da sony. Não é a midia falando que é da sony. Eles estão “exponeciando” as coisas. A sony pagou por isto. Pagou a associação. Agora, se a ms é rica, porque ela não faz estas coisas ?

        1. Tb respeito a sua opinião, mas vejo as coisas de forma diferente. A Sony ainda não apresentou jogos, nem desing para o PS5, sendo que o preço, segundo dizem, pode ficar acima do XBX, mesmo sendo inferior a potência. Os consoles não serão lançados em 15 dias, as empresas sabem disso, e, em julho, a MS vai apresentar seus jogos first, enquanto a Sony – que continua sem divulgar maiores detalhes do PS5 -, segundo dizem, vai batendo cabeça para desenvolver o novo console, com pouco dinheiro em caixa para tanto. Por trás do “oba oba” do vídeo da Epic, eu acho que quem vai ter que correr atrás do prejuízo é a Sony.

        2. Essa palhaçada de demo de engine vai ser esquecida daqui um mês pode ter certeza, ainda mais quando a Microsoft mostrar os jogos em julho e a Sony no melhor dos casos aparecer com um exclusivo +/- e só.. vcs dão peso demais pra coisas sem importância, querem saber oq a tal da massa casual vai voltar sua atenção? Nos dois PP’s que definem o sucesso ou fracasso de um console, Preço e Poder, caso tenhamos um SS com +/- a potência de um ps5 só que mais barato, ou um SX mais potente e no mesmo preço ou ligeiramente mais barato q um ps5 pode ter certeza q é isso q o pessoal vai botar na balança na hora de comprar um console da nova geração, se nem exclusivo vende console quanto mais demo de engine, como falei, vcs dão peso demais pra coisas sem importância.

          1. Vai ser esquecido daqui a um mês quando a Sony mostrar vários jogos grandes rodando no ps5 e assim ser a única a mostrar gráficos dignos de nova geração, enquanto a Microsoft fez aquela vergonha só mostrando jogo indie que roda até no PS3.

          2. A Sony não mostra os melhores jogos dela no início de geração, eles começam a aparecer dps de uns 3/4 anos de geração, quem acompanha o mundo dos games sabe disso, eu sei q o desespero tá grande, mas vcs precisam se atentar a realidade, é pelo jeito o PS3 roda RT a 60 quadros ou 120fps então né? Kkkkkkkkk há sonynho voltem para o mundo real, e jogo Indie aonde? Se jogos como bright memory é Indie então a Sony tem q aprender a fazer jogo com o pessoal indie então pq pqp, aquilo foi um dos gráficos mais lindos q já vi, deixa aquela bosta hyper escriptada do tlou2 no chinelo..Kkkkkkkkkkkkkk, vcs vão ter os PIORES gráficos na geração, aceitem isso, a Sony anúnciou no ano passado q iriam fazer menos jogos pra essa próxima geração, então vcs vão demorar a ver jogo relevante dela e vai ser menos, essa é a realidade cara não tem pra onde correr, podem falar oq quiser dá Microsoft, mas ela foi a única q mostrou console, anunciou jogo e mostrou gameplay, enquanto a Sony a gente tem uma planilha, uma logo, um controle e um joguinho mais ou menos feito por um Studio terceiro( q sai pra Pc tbm, seguindo a tendência dos jogos da Sony), fora q quando começar a aparecer os AAA dos Studios como playground, initiative e doublefine obsidian e porai vai quero ver onde vcs vão enfiar a cara, enquanto vcs vão tá jogando godfall caixista vai tá jogando Halo infinite, hellblade 2, Forza motorsport 8 dentre outros títulos de lançamento para o SX, essa é a realidade, o desespero da Sony tá tão grande q ela foi atrás pra mostrar a demo de uma engine como tapa buraco pro fato dela até agr não ter nada pra mostrar, a realidade é isso cara, mas se ainda assim vcs querem viver no mundo do santificado SSD da Sony então ai é com vcs

        3. Não é sobre vendas; o PS vai vender mais independente do que a Microsoft ou a Sony fizerem. E não duvido nada que o Phil Spacer tenha recusado a apresentação da Demo da UE5 no XSX pra evitar mais um marketing negativo; afinal, vc tem alguma dúvida que se isso acontecesse nós não estaríamos aqui discutindo o 2k no “todo poderoso” XSX?

    2. concordo com vc, mas é o que falei pra um colega, só compre seu series X e vá jogar, deixa a MS que se preocupe com vendas, nosso papel é só jogar. Até pq com essa mídia aí e youtubers como Sidão, associando tech demo ao ps5( e enganando o jogador casual), fica dificil competir

    3. Lançamento é em novembro. Até lá, muita coisa vai acontecer.

      Ninguém nega que o PS5 terá suas vantagens:

      – PlayStation tem mais tradição no mercado de consoles (Xbox só decolou no 360)
      – PS4 vendeu mais precisamente porque a Microsoft cagou no momento do Xbox One
      – Sony sabe vender melhor os seus jogos
      – Tem um pessoal aí na mídia que é “nostálgico” em relação ao PlayStation

      Porém, o modelo de negócios está mudando bastante e essa pandemia veio pra foder o mercado. Não dá pra esperar um console caro como o Series X vendendo muito se boa parte dos jogos ainda estarão disponíveis não só no Xbox como também no PC e até mobile (xCloud). O que a Microsoft não vê como problema, pois eles agora consideram sua base como todo mundo que tem conta na Live, não importa de onde venha. Quem joga Forza Horizon no PC é base do Xbox (ainda que muitos sejam hackers nojentos).

      Na verdade, o principal investimento da Microsoft não foi nem o console, foram os estúdios. O poder consegue vender o console, mas o serviço não se vende sem os jogos. A Microsoft não tem a mínima preocupação com venda de jogo, o que eles querem é fidelizar o assinante do Game Pass, estabelecendo o Xbox com excelência gráfica (pelo console) e de diversão (pelos jogos). A conta deles é simples: se toda a base atual do Xbox assinasse o Game Pass, renderíamos um AAA por mês.

      A Sony pelo contrário não tem uma boa integração entre as plataformas e o serviço de assinatura dela é capenga. A Sony precisa vender console neste momento, pois a base deles é só console. Se não me engano quando surgiram os rumores do HZD no PC as ações da Sony caíram. Motivo é simples: o PlayStation no momento só tem valor como hardware se os seus jogos só estiverem no PlayStation. Ao contrário da Microsoft, a Sony não tem um Windows pra se apoiar caso o console dê ruim.

      E a Nintendo é a mesma coisa. As pessoas querem os jogos da Nintendo, não a máquina. O Switch atrapalha, mas pra Nintendo é uma questão de orgulho e de paranoia ter hardware e sistema próprios. No dia em que a Nintendo lançar um Zelda BotW pra Android (São Nunca), ninguém mais vai comprar o Switch.

      Falando em Windows, é sempre preciso lembrar que o principal produto da Microsoft é o Windows e o Xbox só sobreviveu porque eles viram mais potencial financeiro em lançar o Xbox como marca de games no PC do que em manter o Windows Mobile com pouca fatia de mercado. Pra mim, o maior lamento do Bill Gates é ter deixado o Steam crescer demais no PC. O Ballmer tentou lançar a Windows Store como concorrente do Steam, mas falhou miseravelmente, pois muitos dos entusiastas de PC veem o Windows como mal necessário e a Microsoft queria lançar uma plataforma de programas diferente, mais restrita e sem modding.

      Aliás, PCzista por aí que se espanta quando eu digo que muita gente só usa o Windows por costume ou porque não tem opção, mas basta uma olhada no mercado high end pra vermos que não são poucos os que, podendo escolher, vão de Apple. Pra jogos, entretanto, Windows é o padrão e, ao trazer o Xbox pro PC, a Microsoft tenta reforçar esse padrão, o que implica que o console já não tem mais tanta importância, embora ainda ofereça a “melhor experiência”.

        1. Windows tem mais de 90% do market share nos PCs, já o Xbox é segundo colocado nos consoles e muito atrás do Steam e da Epic Store nos PCs. Definitivamente o Xbox não é maior do que o Windows. A Microsoft só aposta no Xbox porque videogame é uma potencial mina de ouro.

  5. deixa ver se eu entedi bem, se o ureal engine 5 vai estar em beta, os jogos vão estar em teste, pelos fps não vai ter jeito, os jogos vão rodar em 30 fps, já que o 60 fps ainda será padrão, os gráficos irão estar bonitos com ray tracing, vamos ver o que as desenvolvedoras, vão fazer com performance e desempenho do xbox series x e ps5, enquanto isso vou ficar com xbox one enquanto alguns ficam com playstation 4.

  6. Obviamente, será ainda mais incrível no Xbox Series X. Se um PC com uma RTX 2080 Ti usando um SDD menos poderoso e mais lento que o SDD do PS5 e do Xbox Series X conseguiu entregar a mesma demo em 1440p / 45 fps, compensando a lentidão do SDD com outros componentes técnicos, eu imagino que com um SDD mais rápido e uma GPU equivalente a uma 2080 Super, o Xbox Series X também consiga entregar o mesmo, algo em torno de 1440p / 40-45 fps. O que já seria melhor do que na PS5

    1. Comentário destruidor! hahahaha Eu vi esse teste no PC com 2080 Ti, eles simplesmente quebraram toda a falácia sobre o SDD do PS5, mostrando que SDD não faz milagre

      1. “Comentário destruidor”???

        O CEO da Epic já veio no Twitter dizer que essa apresentação não procede kkk, o chinês executa um vídeo da apresentação do demo no PS5 kkkk, o chinês especula que a Demo poderia rodar numa configuração hipotética na mesma resolução da demo e a 45fps kkkk

        Alegria de pobre dura o que? 30s?

    2. https://twitter.com/TimSweeneyEpic/status/1261779320101572609?s=20

      https://twitter.com/TimSweeneyEpic/status/1261810528269279233?s=20

      mas em kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      caixistas tem prazer em passar vergonha

  7. Pessoal procure um site que não tenha clikbait a fala verdadeira da epic;
    As tecnologias Nanite e Lumen terão total suporte na PS5 e Xbox Series X e serão espectaculares nas duas

  8. Na minha opinião Windows club, a tecnologia Unreal Engine 5 do ps5 e Xbox series s e Xbox series x vai ser incrível da Unreal Engine 5, e talvez a epic vai colocar nos jogos que for lançado o Unreal Engine 5 nos consoles da atual geração ps4 e Xbox ONE sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

    1. Acho que o SSD é o mesmo que o do Xbox Series X, mas que como o console é mais fraco o SSD funciona melhor, mas do que adianta? Hur dur, vou pegar o console mais fraco pq ele carrega 1 segundo mais rápido hur dir

  9. Aposto que na hora que tava rodando essa demo no ps5 nego ja tava com os bombeiros de prontidão do lado vcs sabem para evitar acidentes

  10. Vergonha para Tim Sweeney demonstrar o Unreal Engine 5 numa techdemo capada pra promover o PS5. Mais vergonha ainda é a midia falar que a tech demo parece com a realidade. Lembrando que Gears sempre foi o jogo pelo qual o Unreal Engine mostrou o seu verdadeiro poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *