Carregando...

Epic dispara: “As tecnologias Nanite e Lumen da UE5 ficarão incríveis no Xbox Series X”

Logo após a apresentação oficial do Unreal Engine 5, o CEO da Epic Games estava dando uma série de declarações que inflamaram as redes. É fato que entre a Sony e a Epic aparentemente fecharam um acordo de marketing que, na verdade, não é novo, existe desde a versão 3 da Engine.

Já no Playstation 3, Tim Sweeney disse que os japoneses e a empresa haviam trabalhado juntos para projetar a tecnologia Unreal Engine 3 para aproveitar o hardware do console e facilitar para os desenvolvedores graças ao OpenGL. Isso foi repetido com o Playstation 4 e o Unreal Engine 5 e também está acontecendo com o Playstation 5.

A menos que a memória me falhe, não há muitos jogos que usam o Unreal Engine 4.25 e que pareçam melhores que o Gears 5, e se formos para a geração Xbox 360, apesar das declarações de Sweeney de marketing, a verdade é que o Unreal Engine 3 funcionou melhor no console americano do que no japonês, na verdade, vimos enormes diferenças em muitos jogos multiplataforma.

É evidente que estamos novamente lidando com um acordo de marketing e, portanto, não é de surpreender que o CEO da Epic tenha evitado comparar diretamente o Xbox Series X e o Playstation 5 e tenha comparado a máquina da Sony com os PCs atuais, que obviamente não possuem um SSD tão rápido quanto o do console. No entanto, qualifica que as novas tecnologias incorporadas pelo mecanismo gráfico também serão incríveis no Xbox Series X.

A demonstração do Unreal Engine 5 no PlayStation 5 foi o culminar de anos de discussões entre a Sony e a Epic sobre futuras arquiteturas de gráficos e armazenamento. A tecnologia Nanite e Lumen que a alimenta será totalmente compatível no PS5 e Xbox Series X e será incrível nos dois.

Cabe salientar, o console americano também terá um SSD ultrarrápido e uma arquitetura dedicada para tirar mais proveito disso, o Xbox Velocity. Então, não custa lembrar que o Xbox Series X é mais poderoso que o Playstation 5, então pode ser que o resultado seja ainda melhor. Teremos que aguardar algum tempo para descobrirmos, afinal o Unreal Engine 5 só estará pronto em 2022 ou 2023.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.