Carregando...

Esclarecimento sobre os novos termos de uso da Xbox Live; evite banimento!

Há alguns dias, repassamos informações de que a Microsoft havia atualizado os termos e condições de uso da Xbox Live (sim, todo aquele parágrafo que ninguém lê). Como resultado do que levantou muita controvérsia, uma vez que houve ambiguidade em alguns dos termos que a Microsoft usa, mas hoje o Windows Club esclarecerá dúvidas após esta atualização das condições de uso da Xbox Live. Primeiro de tudo, queremos tirar o seu medo. Então vamos passo a passo.

O primeiro a indicar que essas “novas políticas” não são tão novas, todas as regras de uso estão conosco há alguns anos, elas só tentaram esclarecer conceitos e atualizar algumas de suas cláusulas até os dias de hoje. É verdade que eles se qualificaram mais em alguma epígrafe, como linguagem imprópria, mas a base permanece a mesma.

Tem havido muita conversa que você não pode compartilhar contas, que o console Xbox é “região livre”, banimentos e suspensões. Bem, vamos esclarecer o que pode ser feito e o que não deve ser feito. O primeiro e mais preocupante para muitos.

Compartilhar contas

Compartilhar contas é quando a mesma conta tem jogos para vários jogadores e todos rateiam o valor do jogo. Existem algumas páginas onde existe a possibilidade de comprar contas de outros jogadores que já conta uma vasta biblioteca. Essa prática, além de perigosa, já que podemos ser enganados porque eles venderam uma conta para mais de uma pessoa, é ilegal. Outra coisa é que eu posso ter 2 Xbox na minha casa um para mim e um para o meu parceiro (para dar um exemplo), eu no meu console principal eu compro um jogo e meu parceiro com o seu perfil pode jogar. (e vice-versa). Nesse caso, não estou fazendo negócios com minha conta pessoal. Se você não lucra com sua conta pessoal então é possível compartilhar.

Não compre contas de terceiros, principalmente no mercado livre. Chamamos tais contas de “contas mágicas”, elas podem banir seu console pois as vezes são criadas com cartões de créditos roubados. O barato pode sair caro, é uma regra da vida que se aplica a Xbox Live.

Compras fora da nossa região

O que é proibido é comprar jogos fora de nossa região se esses jogos não cumprirem qualquer termo dentro de nossa própria região. Por exemplo, digamos que você vive na China, há políticas videogames são mais rigorosas do que geralmente outros países, se eu da China com o meu Xbox tentando para comprar um jogo que entraria em conflito com as leis e os acordos do governo chinês, Primeiro, o que meu console me diria é que eu não posso fazer isso. Se neste exato momento eu usei uma VPN ou algum outro meio que não fornecido próprio Xbox para tentar pular esse bloqueio regional, eu estou fazendo algo ilegal.

O que posso fazer? Digamos que eu moro no Brasil e quero comprar um acessório estético gratuito na loja digital dos EUA, pois pode ser o complemento do “Viserion” para o nosso avatar. Eu posso modificar a região para acessar essa ofert? Nosso IP ainda é o mesmo, só que ao invés de comprar no Brasil nós faríamos nos Estados Unidos, mas como não há restrição regional, isso nos permitirá fazê-lo. Se esse não for o caso, uma mensagem aparecerá dizendo que isso (jogo, complemento, serviço, etc.) não está disponível para download. Você não está fraudando nada, tudo é feito dentro das possibilidades que a própria Microsoft oferece.

Vendedores externos

Podemos ou não comprar códigos através de páginas da web. A resposta é sim , mas tenha cuidado onde você faz. Instant-gaming é um exemplo de uma página onde você pode comprar esses códigos. Este site obtém os códigos das próprias empresas, que depois vendem através do seu site, por isso têm um grande volume de códigos, mas não são ilimitados. Quando terminarem, devem entrar em contato com o distribuidor para obter mais. O jogo, uma vez adquirido, é exclusivamente seu e de mais ninguém.

Existem outras páginas, no entanto, que podem ser vendidas para vários usuários diferentes pelo mesmo código. E o principal problema não é o fato de termos sido enganados. O principal problema é que, às vezes, essas páginas querem que nossas informações pessoais “confirmem” a compra, e nisso você tem que ter cuidado.

Você pode comprar jogos digitais na Internet, sim, mas você deve fazê-lo com cuidado e sempre sabendo com certeza que é um site legal.

Banir e excluir contas

Como eu disse antes, desde que façamos operações através do nosso Xbox, haverá avisos do que podemos fazer e o que não poderá ser feito. Quando cometemos infrações, especialmente repetidamente, é uma questão de tempo que nos expomos a algum tipo de punição mais ou menos séria. Eles excluirão as contas com todo o conteúdo das infrações consideradas mais graves.

Então aproveite seu Xbox One com todas as dicas do Windows Club, nunca tivemos problemas com isso e não se preocupe.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.