Carregando...

Essas são as diferenças entre os controles do Xbox Series X e o PS5

Essas são as diferenças entre o controle Xbox Series X e o controle do PS5 que conhecemos no momento. Ontem, o DualSense, o novo controle do PS5, foi apresentado oficialmente momentos antes do Inside Xbox da Microsoft. A Sony sempre escondeu seu console que está repleto de incógnitas e rumores a se esclarecer. O DualSense foi apresentado ontem e as comparações com os controles Xbox One e Xbox Series x eram inevitáveis, tanto por seu design quanto por sua cor predominante: branco, uma cor tradicionalmente associada aos consoles da Microsoft.

Por enquanto, a Microsoft é o único que revelou praticamente todos os detalhes do Xbox Series X. A Sony deu alguns detalhes do DualSense, embora no momento não o conheçamos em profundidade. Apesar disso, podemos ter uma primeira ideia das diferenças entre os controles do Xbox Series X e o PS5 , que são os seguintes:

Xbox Series X

De acordo com o post oficial da Microsoft, as peculiaridades do controle do Xbox Series X são as seguintes:

  • Controle mais inclusivo para os jogadores. Para conseguir isso, a equipe da Microsoft projetou um controle que se ajusta a um tamanho de mão mais variado; especialmente o menor. Como resultado, a equipe redesenhou os ombros, gatilhos e aderência, arredondando-os e permitindo mais firmeza ao tocar nos botões. E tudo isso sem sacrificar a comunidade e a experiência dos outros jogadores.
  • Novo design do D-pad (“cabeça cruzada”). O D-pad é usado de maneiras muito diferentes, dependendo do tipo de jogo ou do tipo de jogador que assume o comando. Aplicando tudo o que funcionou com o Elite Controller, a Microsoft modificou a cruzeta para que os jogadores possam mudar de direção com rapidez e eficiência e também para que possam executar ações de maneira mais ágil e precisa.
  • Projetado para compatibilidade e conectividade. O controlador Xbox Series X foi criado para ser usado em todos os tipos de dispositivos; seja o próprio Xbox Series X, Xbox One ou PC, Android e iOS. Graças à tecnologia Bluetooth Low Energy (BTLE), o emparelhamento entre dispositivos será mais fácil.
  • Memória aprimorada. O controle do Xbox Series X lembrará os dispositivos que usamos, portanto, passar de um para o outro será muito rápido e fácil. Com a porta USB-C, podemos conectar o controle remoto a um carregador padronizado, dando acesso a um cabo mais legível e comum.
  • Redução de latência. Graças à tecnologia Dynamic Latency Input (DLI), o controle estará mais conectado ao HDMI e à TV. Em essência, o que o controle do Xbox Series X fará é enviar informações com mais freqüência, para corresponder aos quadros exatos disponíveis na tela. Dessa forma, seremos capazes de ganhar milissegundos ao jogar e as ações serão mais rápidas.
  • Retrocompatibilidade com os acessórios que já possuímos. Portanto, não se preocupe com os headsets ou microfones do Xbox One, porque eles continuarão a funcionar com o Xbox Series X.
  • Botão Compartilhar. Capturar nossos momentos favoritos, ou momentos dignos de memes, em imagem ou vídeo, é essencial para a experiência dos jogadores hoje. Portanto, o controle do Xbox Series X terá um botão de compartilhamento para poder fazer isso instantaneamente, sem precisar acessar nenhum menu anterior.
  • Design tátil nos gatilhos e ombros. Isso melhorará a execução da jogabilidade. As alavancas terão um design semelhante. A cruzeta, os ombros e os gatilhos também terão um acabamento fosco, para manter uma aderência consistente durante todo o jogo, independentemente de quão úmidas ou secas nossas mãos estejam.

DualSense

Nesse caso, a publicação oficial da Sony detalha o seguinte sobre o novo controlador PS5:

  • Mantenha o que os jogadores mais gostaram no PS4. Portanto, a ordem da cruzeta e das alavancas não será revertida e o PS5 manterá as duas alavancas em paralelo, deixando a cruzeta para o campo superior esquerdo.
  • Melhorias na sensação de toque e áudio. Depois de conversar com os desenvolvedores, a Sony entendeu que ambos são dois aspectos a melhorar. Portanto, com o novo controle PS5, eles querem oferecer aos desenvolvedores a possibilidade de melhorar a imersão de seus jogos. Com a tecnologia háptica, os jogadores poderão sentir sensações poderosas ao jogar, como a sensação de lama ao dirigir.
  • Incorporação de gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2 para melhorar a sensação das ações durante o jogo e melhorar a imersão dos jogadores.
  • Redesenho para incluir gatilhos adaptáveis. A equipe de desenvolvimento trabalhou para melhorar sua acessibilidade, sem o comando oferecer uma sensação de peso. O principal desafio dos designers tem sido oferecer um controle mais leve do que parece, apesar dos novos recursos incluídos. Para conseguir isso, a equipe mudou o ângulo dos gatilhos e mudanças sutis foram adicionadas aos gatilhos.
  • Bateria durável. A Sony deseja que a vida útil das baterias recarregáveis ​​do DualSense seja o maior possível, enquanto o controle é mais leve.
  • O botão Compartilhar foi substituído pelo botão Criar, embora o objetivo seja o mesmo: permitir que os jogadores compartilhem sua jogabilidade e experiências.
  • Microfone interno. A mudança mais marcante do DualSense foi a inclusão de um microfone interno, que nos permitirá entrar rapidamente em qualquer conversa com nossos amigos. Mesmo assim, sempre podemos usar fones de ouvido, se preferirmos.
  • Botão de dois tons. Rompendo com os tons monocromáticos, a Sony optou por um controle de duas cores para o PS5. Além disso, desta vez, ele também decidiu mudar a luz do controle por duas faixas de cada lado do botão de toque.

Em suma,

A ergonomia do controle do Xbox parece que continua ser a que mais agrada, até pela razão dá Sony ter visivelmente se inspirado nele. Apesar da Microsoft não adotar um visual futurista, o seu controle recebeu muitas mudanças significativas. Contudo, o controle do PS5 ainda tem seus mistérios como o botão criar e a efetividade e privacidade do microfone.

O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.