Carregando...

Fãs fazem petição para trocar o Android pelo Windows 10X no Surface Duo

Enquanto muitos fãs do Windows Phone entenderam a decisão pragmática da Microsoft de lançar seu dispositivo Surface Duo com o Android, há um público hardcore que ainda deseja que a Microsoft cumpra o que foi prometido há tantos anos – um Surface Phone executando o Windows.

Agora, um novo post de petição no Change.org nos dá uma medida do apoio dessa ideia. A petição solicita o seguinte:

O recém-anunciado Surface Duo com o Android ONLY não alcança o que muitos desenvolvedores de Windows UWP e fãs da Microsoft desejam. Queremos um dispositivo Surface Duo que execute o novo sistema operacional Windows 10x e que emule aplicativos para Android.

Por quê?

Porque ainda existem muitos desenvolvedores que desejam criar aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP) que são executados em todos os fatores de forma. Quando o UWP foi anunciado, você prometeu que uma base de código seria executada em qualquer formato… incluindo telefones e outros dispositivos pequenos de bolso. Muitos desenvolvedores, tanto do lado do consumidor quanto da empresa, ainda querem realmente segmentar dispositivos de fator de forma pequeno com a UWP, é que simplesmente não existe desde que você matou o Lumia!

Ao anunciar um dispositivo da marca Android-ONLY Surface, você efetivamente também fechou a porta, sempre existindo realmente um aplicativo Windows “universal”.

Panos Panay e Satya Nadella, da Microsoft, pedimos que você cumpra sua promessa aos desenvolvedores e fãs de UWP e nos dê o Windows 10x no Surface Duo.

BTW, ao nos permitir emular aplicativos Android no dispositivo em questão, você conseguiria efetivamente a mesma coisa que já está tentando com o Duo sem bater a porta na UWP de fator de forma pequeno. Um Surface Duo … um dispositivo verdadeiramente “duo” … compatível com Win10x e Android … nos daria o melhor dos dois mundos.

Embora o argumento da petição seja convincente, é difícil que a Microsoft apoie essa causa, mas quem sabe… Se nossos leitores pensam que a petição é a abordagem correta, você pode assiná-la aqui.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.