Final Fantasy 16 é exclusivo temporário do Playstation 5; possíveis prazos para Xbox e PC

É do conhecimento comum que a Sony tem gastado muito dinheiro em fazer com que jogos de terceiros demorem mais para chegar em plataformas rivais, os chamados “exclusivos temporários”. Isso sem dúvida pode causar frustrações, principalmente se você for fã da franquia Final Fantasy.

Esta não é a possibilidade mais surpreendente, já que rumores têm circulado por semanas sugerindo que Final Fantasy 16 será apenas um exclusivo temporário. Na verdade, eles ganharam força com a estreia do trailer de anúncio do FF16, graças a uma linha chave que aparece na parte inferior da tela no final: “Não disponível em outras plataformas por um tempo limitado após o lançamento no PS5.”

Além disso, porém, seria difícil dizer a partir do anúncio da Square Enix de que ela está considerando trazer o jogo para qualquer plataforma diferente do PS5, e parece que é assim que a Square quer que seja por enquanto. No rastro do showcase do PS5, os porta-vozes da editora procuraram publicações como Kotaku para esclarecer que “apenas anunciou que Final Fantasy 16 está chegando ao PlayStation 5”.

Isso parece uma contradição com o próprio trailer, já que afirma claramente que sua jogabilidade e filmagens cinematográficas estão rodando em um PC, o que implica que o jogo será lançado para PC junto com o PS5. No entanto, quando questionado sobre esta discrepância, um porta-voz simplesmente disse ao Kotaku: “Não temos mais informações sobre se Final Fantasy 16 será lançado em plataformas diferentes do PS5.”

Então, saindo disso, é seguro assumir que o jogo provavelmente chegará ao PC e logo após aos consoles Xbox um dia, mas no futuro próximo.  Os rumores dizem que será seis meses a quebra de exclusividade para o PC e um ano a quebra de exclusividade para o Xbox.

Isso é apoiado por Piers Harding-Rolls , um analista da Ampere Analysis via Twitter. Em sua mensagem ele afirma que a exclusividade será absoluta por 6 meses, depois o jogo poderá ser publicado no PC. Em outros consoles, ele não aparecerá antes de 12 meses

Pode ser que a Square esteja adiando a divulgação desses planos até que o acordo de exclusividade do FF7 com a Sony termine. Se for esse o caso, é provável que a editora pretenda manter um silêncio semelhante antes do lançamento de Final Fantasy 16 e durante seu período de exclusividade no PS5.

 

Fonte

117 comments on “Final Fantasy 16 é exclusivo temporário do Playstation 5; possíveis prazos para Xbox e PC

    1. Cara não tem erro não, a Sony só tá mentindo desde o anúncio do PS5, por mais que ela falou que foi um erro “humano” isso é mentira, esses jogos vão para PC sim e o que ela fez ao foi para tirar um pouco na negatividade que teve.

      Sony é pilantra.

      1. Mano, o que é isso?
        Deseja tanto que uma coisa seja verdade que nega até informações oficiais?
        Pode até ser que em um futuro não tão distante a Sony leve mais esse exclusivo pro PC, mas por enquanto, de forma oficial, ele é PS5 e somente dele. É isso. Bola pra frente!

        1. So é do PS5 pois a “comunidade” tóxica não aceitou o lançamento do PC, ela voltou atrás porque não tem mais nada de relevante para lançar com o console.

          1. kkkkkkkk O povo não solta nada tão fácil. Pra ser sincero, entendo os tais fanáticos. Sony só é forte devido aos seus exclusivos. Mas nem a Sony tá tão interessado assim, já que tem planos pra distribuí-los pra PC. Sony quer é dinheiro e não duvido que esse game chegue ao PC.

      2. Bom, que a Sony é pilantra e duas palavras isso não é novidade (até ontem o novo Horizon e os Miles Morales eram exclusivos de PS5 e esses jogos não tinham a menor condição de rodar num PS4), só que a informação oficial é que o Demon’s Souls é exclusivo de PS5, e até que a Sony mude de idéia, essa é a verdade atual.

        1. Como é que uma empresa do porte faz um evento para passar tanta informação errada como assou ontem? Não tem revisão de nada?

          Esse oficial é so para vender o PS5.

          1. Bom, que ele vai sair pra PC eu não duvido, até pela postura recente da Sony quanto a isso, mas para outros consoles é pouquíssimo provável, não lembro de nada do tipo ter acontecido antes, e a matéria do Jorge foca justamente em outros consoles. Cabe uma revisão, mas essa é minha opinião, concordar e discordar faz parte.

          2. Falando sério agora, o erro dos outros consoles partiu pq alguns jogos do PS5 serão Crossgen, como Horizon e Miles Morales (Demons Souls não)….

      3. Mano, deixa seu amor pelo Xbox de lado e raciocina comigo.

        Demon Souls é uma IP da Sony
        Japan Studio é um firts party Sony
        Blue Point é uma second Party

        No slide dizia que este jogo poderia inclusive sair pra outros consoles. Agora me diz se isso já aconteceu alguma vez?

          1. a possibilidade de chegar ao PC, existe, mesmo sendo minúscula, não podemos desconsiderar. Agora chegar a outros consoles kkk

          2. Eu ainda acho minúscula. Mas eu entendo que vc vai torcer por isso mesmo não tendo PC pra poder jogar😇

          3. Eu estou “cagando” pra isso. Já disse. Pra mim continua como exclusivo pq a “restrição” faz parte do conceito. Mas pro sonysta é que “perde o valor” rsrsrs

          4. Qual o sentido em torcer pra um jogo da Sony sair no PC somente?

            1. Zoar sonystas que antes colocavam na listinha

            2. Porque a Microsoft não faz mais exclusivos do console?

            3. Torcida pra que chegue no Xbox também?

          5. Os caras estão tontos até agora….eu fico imaginando o cara pensando: Vou comprar um Series S no lançamento pára jogar tetris effect e os jogos retro que rodam igual no videogame Xone Slim que eu já tenho !! kkkkkk

      1. Foi um evento OK, mas deveria ter mais.

        Tudo que a Sony fez foi mentir o ano todo e no evento de ontem voltar atrás de tudo que falou, e realmente não teve NADA de impactante.

          1. Pessoal fica de fanboyolagem mano, o evento foi muito bom, demon souls está lindo, homem aranha eu sou suspeito pra falar pois sou fã do personagem, Harry Potter foi uma Excelente surpresa. Espero que o Xbox tenha um evento bom também mostrando gameplay de um exclusivo como hellblade e também mostra novas ips. Chega de só Halo e Gears

          2. Vou te falar com toda isenção e sinceridade possível. A Microsoft é muito falha no Marketing….se ela tivesse mostrado Gameplay de outros jogos, até de Thirds msm no seu showcase, teria um impacto muito maior…

            Parando pra pensar bem, se um leigo vê a apresentação de cada empresa e dos jogos anunciados, ele não vê justificativa para comprar o Xone…o Xone tinha que mostrar gameplay de vários jogos, msm que de terceiros. Pra vc ter uma noção, ja vi gente hoje dizendo que vai comprar o PS5 por conta do jogo do Harry Potter, Demons Souls, Homen Aranha e Call of Duty !!

            Hogwarts e Call of Duty nem são exclusivos, vão sair junto para Series S ou X, mas tem gente que não sabe disso, tem gente que nem se tocou, ou seja, ele é leigo ou casual !!!! Ao ver só os traillers dos anúncios, ele associa o jogo ao console onde ele foi mostrado…tem gente que nem procura informação, nem nada….

            Acho que a Microsoft precisa corrigir isso urgente e na próxima apresentação mostrar gameplay dos jogos, até para que as pessoas possam associar a marca, do contrário, ela provavelmente pelo menos no início dessa geração, vai sair tomando uma chinelada nas vendas….

      2. “evento excelente”
        o que ela fez mais do que já se sabia?
        só uma logo de God Of War: Ragnarok e pronto
        o resto foi mais jogo multi e exclusivos sem novidades.

        1. O que pra um fã da marca foi muito bom.
          Teve ótimas surpresas, ver gameplay do jogos que estamos ansiosos pra por a mão e afins… Quem é Sonysta gostou bastante, quem não é fanático também gostou. Foi excelente, cara. Principalmente quando comparamos a eventos anteriores (tanto da Sony quanto da MS).

          1. Mas ai a Microsoft anunciou uma porrada de jogos sendo first, second e third party e as mesmas pessoas falaram medíocre, macaco 8k, jogo de xbox 360°, sendo que a microsoft anunciou tanta coisa e trouxe bastante surpresa legal.

          2. Acho que aqui podemos ver o quanto um exclusivo de peso, single e focado em narrativa faz falta pra atiçar o publico.

    1. All Digital ☑️
      Cross gen ☑️
      Retrocompatibilidade ☑️
      Anúncio do preço após a MS ☑️

      De fato a Sony seguiu bastante a estratégia da Microsoft nessa geração, o que é normal, concorrência é isso , mas esse tipo de coisa só derruba ainda mais a falácia de que o Xbox hoje é um console irrelevante e que é a Sony quem dita o mercado.

    2. A líder que até hoje não apresentou um jogo que bata de frente com os exclusivos Sony. A única certeza de ontem foi a morte decretada do Xbox Séries S.

      1. Fracassado, são os jogos da sony que precisam mostrar alguma coisa. Só tem historinha de gosto duvidoso e cutscenne naquelas merdas. Nenhum jogo da sony é referência em IA, física, jogabilidade, multiplayer, vastidão de conteúdo e fornecimento contínuo de conteúdo. É só hype pra moleque que não sabe jogar merda nenhuma.

  1. Depois dos mega acordos que a Square fez com a Microsoft e a Nintendo para trazer os títulos para os consoles deles, eu duvido que vá ter algum título da franquia exclusivo para um console único daqui pra frente, e se tiver vai ser só os títulos menores

    1. Certamente serão títulos temporários, contratos com prazo de 12 meses no máximo assim como FF7R.

      De todo modo, ter 1 ano com uma franquia de peso triplo A é uma boa vantagem

    1. Logo ele chega aí com uma desculpa qualquer; sonysta não tem mais condições de manter a coerência, está rodopiando na própria hipocrisia faz tempo, mudando argumentos em minutos.

      1. Rapaz, o que foi mostrado não roda no PS4…é Simples de vcs entederem. O que será lançado no PS4 é uma versão capada, pq com aqueles gráficos mostrados, “nunca será”…

        Não é nem questão de coerência, pq mt gente não acreditou msm, por conta dos gráficos mostrados (e para não dizer que estou mentindo, basta vc ver a surpresa das pessoas ao descobrirem que ia sair para o PS4….)

          1. Malabarismo pq? Falei alguma mentira????

            Realmente, eu não trabalho….devo ser rico então né? kkkkkkkk.

          2. Mas é claro que a versão de PS5 vai ser superior graficamente, porém o salto gráfico não é tão absurdo ao ponto do jogo ser inacessível para os consoles atuais, além de que, ao contrário do novo Ratchet, o Miles Morales não depende de um SSD pra rodar.

            Putz, mano, eu não duvido que você trabalha e tem família, não precisa ficar dando carteirada. Kkkkk

          3. kkkkkkkkkkkk;;;;deu a impresão que sim !!!

            Agora o salto gráfico, pelo menos no gampelay mostrado foi absurdo sim cara. Vi a apresentação depois na TV em casa, e a diferença para Spiderman do PS4, pelo menos em partículas, ray tracing, coisas na tela acontecendo ao msm tempo é absurdo..

            Zoeiras a parte, a gente só vai ter uma noção quando lançarem para a gente fazer uma comparação…rsss

          4. E eles falam tantas mentiras, isso as duas. Veja bem para vc ver um pelo gráfico vc precisa de ter uma TV Oled ou uma QLed 👍. Porque tenho a 4k e nem chegar aos pés dos games rodando nessas TVs que citei 👍

  2. Rapaz, não lançaram nem o Final Fantasy 7, que tem exclusividade de 1 ano, vcs acham que vão lançar em 6 meses para o Series S ou X? Sem contar que já foi desmentido o que Jorge postou. FFXVI é console exclusivo + PC….

    Isso me lembrou da época do Street Fighter 5, quando um monte de trouxa e insider disseram que a versão exclusiva do PS5 seria só a versão base, que depois as outras versões, incluindo Arcade sairiam para o Xone…Na boa, estou esperando até agora a versão do Xone e nada !!! kkkk

    1. Eu acho que depois das vendas no PS5 FF16 não sairá no Xbox, a não se que a Microsoft abra a.carteira e pague dezenas de milhões pra compensar o port

        1. Estou até agora esperando ele responder sobre Street fighter 5

          https://www.windowsclub.com.br/o-proximo-street-fighter-ja-estaria-em-desenvolvimento-para-xbox-one/

          “Entretanto, o quinto título da saga não foi lançado para o Xbox One e obteve muitas críticas negativas da imprensa e dos fãs de Street Fighter, embora tenha havido rumores de uma versão “definitiva” que Street Fighter V chegaria ao Xbox One, nunca materializou”

          Olha a verdade aí sobre o tal rumor !! kkkkkkkkkkkkkk

      1. Sinceramente?? Não ligo para Final fantasy (só o remake mesmo)…mas não deixa de ser uma grande jogada da Sony….até agora foi a unica que mostrou gameplay dos jogos que serão lançados para PS5…até agora a Microsoft não mostrou o funcionamento do SSD, não mostrou ray tracing, não mostrou um jogo capturado no Series S ou X (só Halo infinite) e trailler CG engine (que nem foi feito pelos estudios dela !!!)

  3. Como a MS se muniu de estúdios especializados em RPG, cada vez mais FF vai tornando dispensável para a plataforma Xbox. O que será de FF com a chegada de Fable, Awoed, The Outer Worlds… Acho que essa decisão da Square uma perigosa, jogando sua principal franquia na esteira de jogos de nicho japoneses. Sem volta.

  4. Eu sou fã de carteirinha de Final Fantasy isso eu admito. Quando falaram que o FF7 Remake não iria para o Xbox, realmente fiquei balançado.. Mas depois falaram que seria exclusivo temporário.. e cá estamos já se passaram 6 meses, faltam apenas mais 6. E se tem uma coisa boa que eu posso tirar de tudo isso. Que na versão do Xbox e PC o jogo virar com todas as correções de bugs, melhores texturas. Afinal de contas 1 ano a mais para fazer toda a faxina no jogo.

  5. Essas exclusividades ai não da pra acreditar mesmo, tem FF estampado na capa “only playstation” que hoje está no xbox, mas em relação ao jogo que decepção de gráfico foi aquele, se me falasse que é jogo de ps4 eu acreditaria, tem uns efeitos bons mas que modelos simples de personagens, os rostos sem detalhes , gears 5 da um banho nisso nesse FF e isso pq sempre se tinha FF como uma referencia em gráficos.

    1. Pra ser sincero, tb não achei nada nextgen….mas esse jogo não será lançado agora, então pode melhorar mt coisa, vide godfall, que até mês passado tinha uns gráficos “meia-boca” e olha a diferença agora….

  6. Esse papinho de exclusividade no Ps5 é furada.

    Eles usam isso só para promover o console.

    Final Fantasy 13 era um exclusivo Ps3, foi lançado para Xbox 360

    Final Fantasy 15 (antigo final fantasy 13 versus) era um exclusivo, foi lançado para Xbox.

    Final Fantasy 16 segue pro mesmo caminho.

    1. Eles falam tanto em exclusivos!!! Porem meu amigo que é sonysta só tem 33 games comprados na psn. Quando ele veio aki em casa saber quantos games comprados eu tinha, ( quase ele caiu do sofá ) kkkkk. Ele viu 333 games comprados, fora os da gold 🤣🤣🤣🤣🤣, eu falei calma sonysta, calma 🤣🤣🤣🤣

  7. cara eu fico triste com essas exclusividades temporárias, mas se é assim q a sony quer tentar se segurar, obrigando seus clientes a comprar seu vg por causa de uma exclusividade temporária, ok… eu não caio nessa…

      1. cara eu joguei a maioria dos FF, o q eu mais curti foi o VII, se nem o remake ele me fez comprar um PS4, veja lá esse que to com hype 5 pra ele… a unica coisa ruim dessa exclusividade temporária são os spoilers kkk mas de resto o jogo vem completinho pra eu jogar…

        1. Comprei um PS4 pelo Spider Man, Joguei o Remake do 7 e achei um dos melhores FF q já joguei…. A boa notícia é que ele vira para o Xbox em março, juntamente com uma versão aprimorada para a Next gen, a Parte 2 será para ambos os consoles, inclusive na melhor versão que será no Séries x

  8. O jogo não impressionou gráficamente, mas me chamou atenção, os Final Fantasy que eu mais curtia eram os das histórias dos cristais com aquela cara de medieval /era antiga, sem nada muito futurista, no estilo do Final Fantasy do Snes ou FFIX, vou aguardar mais informações, espero que seja bom.

    1. Final Fantasy nunca foi uma referência em gráficos, com exceção do VII no PS1 e do XII no PS2.
      O X tinha gráficos abaixo do que se esperava do PS2, o XIII tinha gráficos bem abaixo do que se esperava pro PS3/360, o XV tem gráficos bem abaixo do possível no Xbone/PS4.

      1. Eu acho o contrário, sempre achei Final Fantasy referência de gráficos quando passou pro 3D, Final Fantasy 8 e 9 eram um dos jogos mais bonitos do ps1, Final Fantasy X também impressiona demais os modelos dos personagens, Final Fantasy XIII tambem tem modelos bem bonitos, mais bonito que 80% dos jogos da geração passada, Final Fantasy XV também é um jogo impressionante graficamente, esse novo é bonito, mas tá bem próximo do que vimos no XV, não parece um jogo next gen.

  9. 4500 sem disco
    5000 com disco
    500 controle extra
    250 em dlc
    350 em jogo novo
    Que delícia Sony. Colocando no lombo do sonysta com areia.
    Defende mais que tá gostoso.

    1. Está muito caro as coisas. Mas levando em conta a situação atual e o últimos rumores de preço, até que está “”””””barato”””””.

      1. Versão digital:

        U$ 399 x R$ 5,24 (cotação do dólar) = R$ 2.090,76.

        Brasil: R$ 4.499,00

        Entendo que existem muitos impostos, mas está mais que o dobro do valor.

        1. Se for importar vc teria de incluir o custo de frete

          Imposto de importação

          Se for considerar comprar de joias de importação, ainda entraria a margem de lucro

          1. Fora que os primeiros lotes vem de avião e nesse caso tem 2 fretes: o de espaço ocupado e o de peso. Diferente do naval que é só de peso.

        2. Também acho caro, mas na época que lançaram o PS4 aqui, ele custou R$ 4.000,00 e o dollar era R$ 2.16. Se pensar por esse lado, até que esta barato (mas não esta !!).

          Aguardando o preço do Series S e X no Brasil agora…

  10. Nem dá mais pra questionar esse tipo de coisa. O histórico atesta a realidade na cara dos fanboys. Exclusivo mesmo são os jogos dos próprios estúdios. Sem mais. Dizer que “não tem previsão de lançar em outras plataformas” é só “bla bla bla” que fazer parte do contrato de exclusividade temporária. FFXVI é certamente um jogo que chegará ao Xbox, e no Game Pass ainda. Como a maioria dos jogos que a Sony mostrou até agora, será uma enxurrada de jogos vindo ao Xbox com o passar dos anos.

  11. 23:59: “Nós acreditamos na nova geração”
    0:00: Jogos de ps5 agora terá versão de ps4.
    Parabéns sony, reconhecer quem está certo é sinônimo de caráter. Estava precisando.

          1. Tá, agora me diz quanto custa o controle Elite no Brasil, de forma oficial, que é o msm que será lançado no Series X??

          2. Meu jovem estimável Anderson Cleiton. O Controle do Xbox Elite é um acessório opcional, vc compra se vc quiser. Eu msm não tenho coragem de dar aquele valor absurdo num controle. Vamos ter o bom senso.. assim o nosso bolso agradece. Vc comprou o Controle Elite?

  12. Antes eu ficava preocupado. Hoje nem fico mais.

    – FFXIII era exclusivo de ps3 e saiu para o 360;
    – Todos os remasters dos FF antigos eram exclusivos do ps4 e saíram para One e ainda estão no Gamepass;
    – FFVII Remake era “exclusivo” do ps4. Hoje é sabido que só de um ano;
    – FFXVI exclusivo de ps5? Conta outra Square…

    1. Um caso emblemático é o Final Fantasy XV, um dos melhores jogos desta geração. Esta no gamepass e graficamente é muito superior no X, quando comparado com outros vídeo games. Valeu a espera … versão superior, prazeroso jogar, game espetacular.

  13. Fizeram a transmissão indicando que era console exclusive definitivo, depois quem assistiu o trailer fora do evento viu no final do trailer que era exclusivo temporário, mas aí o estrago já tava feito, um bando de leigo já acha que é exclusivo da Sony kkkk, padrão Sony vender console enganando a massa casual.

  14. Na minha opinião Jorge, Final Fantasy 16 talvez não é exclusivo temporário do Playstation 5 talvez não; possíveis prazos para Xbox e PC sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

  15. O fracasos dos jogos da Sony estará próximo, pois não terá mais OLX para salvar a poneyzada, ou o cara compra ele digital a preço FULL ou divide a conta com um amigo fora isso já era nem OLX e nem emprestar jogo para amigo que coisa linda que a hipocrita Sony está fazendo com seus poneys hipocritas, a poneylandia essa radiante nesses ultimos dias tanta hipocrisia que não cabe mais nem no SSD de 800GB… 4k4k4k4k 120FPS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *