Carregando...

Final Fantasy XIII é uma obra-prima da retrocompatibilidade no Xbox One, segundo Digital Foundry

Digital Foundry se derreteu em elogios para o que parece ser um outro grande jogo que se beneficiou da retrocompatibilidade do Xbox One, e estamos falando do Final Fantasy XIII do Xbox 360 e suas duas sequências que chegaram esta semana para a atual geração, bem como melhorias específicas para Xbox One X. Hoje (18), o Digital Foundry resolveu dar uma olhada nos títulos da Square Enix e por fornecer mais informações. “Melhor desempenho, aumento de 9 vezes na resolução e cenas de vídeo aprimoradas” é o que eles representam imediatamente, um resumo com o qual podemos esfregar nossas mãos. Segundo o referido site de análise, estamos diante de uma obra-prima”.

Final Fantasy 13 foi originalmente executado com uma resolução nativa de 1024 x 576 no Xbox 360 com 2x MSAA, mas o vGPU da Microsoft oferece uma resolução nativa de 3072×1728 no Xbox One X, mantendo a mesma técnica AA. Para pseudo-sequências Final Fantasy 13-2 and Lightning Returns – também melhorou no X – aumento do 720p para 4k nativo com 2x MSAA novamente”. Mas a melhoria não está apenas na resolução, já que o desempenho também se estabilizou, fazendo com que os jogos fiquem a 30fps, mantendo as altas resoluções.

Quando Final Fantasy XIII foi lançado no Xbox 360 gerou algumas polêmicas pois seu DVD  limitava o espaço, enquanto no PS3 o Blu-Ray era usado. É por isso que as cenas cinematográficas estão no console da Microsoft em um formato de vídeo de codificação 576p Bink, cuja qualidade não era tão boa. Como a Microsoft resolveu o problema de no Xbox? Fácil, graças aos ativos fornecidos pela Square Enix, o Final Fantasy XIII é um material completamente novo a 720p que faz com que as versões retrocompatíveis estejam a anos-luz de distância comparada com a original. Essa melhoria está presente em todos os consoles do Xbox One e não apenas no X, é claro. Então, em resumo, as cutscenes estão melhores agora até mesmo no Xbox One original graças a essa parceira da Square Enix com a Microsoft.

Uma parte é o debate sobre a qualidade do jogo em si, que já foi criticado por ser excessivamente linearidade, algo que era contrário aos princípios da saga Final Fantasy. No caso de você não ter jogado e chamar sua atenção, você pode comprá-lo a um preço com desconto nas ofertas do Xbox Black Friday.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.