Google acaba com apps Chrome no Windows, não foi dessa vez

google-chrome-note

Google anunciou hoje no blog Chromium que vai acabar com o suporte para aplicativos do Chrome no Windows, MacOS e Linux.

Segundo o Google, a empresa lançou aplicativos para o Chrome há três anos para preencher a lacuna entre o que poderia ser feito na web e que poderia ser feito com aplicativos nativos. Desde então, APIs foram desenvolvidas que permitiram que web apps fizessem mais, como notificações push.

Além disso, segundo a empresa, menos de 1% dos usuários do Chrome usavam esses aplicativos.

Aqui está o plano do Google:

A partir do final de 2016, aplicativos para o Chrome recém-publicados só estarão disponíveis para os usuários no Chrome OS. Os aplicativos existentes  do Chrome permanecerão acessíveis em todas as plataformas, e os desenvolvedores podem continuar a atualizá-los.

Na segunda metade de 2017, a Chrome Web Store não vai mais exibir aplicativos no Windows, Mac e Linux.

No início de 2018, os usuários dessas essas plataformas já não serão capazes de abrir aplicativos do Google Chrome.

Se você quiser usar os web apps do Chrome terá que comprar um Chromebook no futuro.

Cabe salientar, para muitos, a adição de tais aplicativos ao Windows via navegador do Google era visto como um “Cavalo de Tróia“, mas que no final de tudo não fez sucesso. Vamos ver se nos Chromebooks terão mais sorte.

66 comments on “Google acaba com apps Chrome no Windows, não foi dessa vez

    1. Espero que tenhas entendido que o Chrome vai continuar funcionando e sendo atualizado normalmente, e que apenas aqueles aplicativos internos (que ninguém usava) sumirão.
      Mas a tradução do post ficou realmente confusa rs

      1. Entendi que o navegador continuará, porém com menos alguns recursos( que ninguém usa ) quanto menos recursos tiver melhor para os concorrentes, talvez também, com a diminuição desses apps, pode ser que o Google Chrome consome menos memória RAM( vai saber neh)…

        1. Cara, são os apps e não as extensões. Você claramente não compreendeu a noticia.

          Eu nunca conheci ninguém que utilizasse algum desses apps do Google Chrome, quem usa Windows ou Mac não vai querer esses apps toscos que só funcionam se obrigatoriamente tiver conexão com internet.

          Pode ter certeza que o navegador não perdera nada, muito pelo contrario, é provável que ele fique mais leve e coma menos bateria, ficando talvez no mesmo nível do Edge consumo e desempenho.

    2. Então a grande ideia deles é que venderão mais cromebooks pq os usuários não vivem sem os apps do google chrome? Até mais Google Chrome, foi bom enquanto durou.

      1. Essa é a ideia deles, não significa que vai dar certo.
        Ps.: Chromium é open-source, vale a pena dar uma olhada nele.

  1. A única falta que me fará será talvez a falta do Web WhatsApp que tinha uma função bem bacana para quem trabalha na frente do PC e precisa se comunicar sem aquela necessidade de “pegar” o celular a todo momento.

    1. se utilizar o windows 10 pode baixar o whatswrapp q faz a mesma função mas com o app uwp direito da microsoft store, se não pode usar o programa .exe disponibilizado pela própria empresa, caso nenhum dos dois resolva utilize o web.whatsapp.com

      1. Não sei exatamente como é executado o whats para desktop mas se vc fala do wrapper (acho que é isso) ele me passa uma nitida impressão de que o app não passa de uma máscara do web WhatsApp camuflado de app. Me da a impressão de que ele abre um app mas que na verdade é o chrome disfarçado.

    1. véio quando teve aquele problema de paginas do google não abrirem no meu Windows 10 Insider fiquei puto, e olha que foi sem querer, acho que nenhuma empresa pode tirar a liberdade do usuário.

      1. Que liberdade? aquela que nós pensamos existir? o google e a microsoft já vem nos capando a anos. as informações que quero simplismente não chegam como outrora.

      1. E quando é a Google comemoração da sua.
        Toda e qualquer empresa tem produtos bons e ruins. O foda é achar tudo o que a Microsoft faz bom e melhor que outras soluções.

        1. Mas pior q é bom mesmo! Se compararmos IDE de desenvolvimento verás que não existe nada comparado ao Visual Studio, se compararmos editores de textos, planilhas… Verás que não existe algo melhor do que o Office! A Microsoft tbm erra, mas quando acerta, eles mandam ver!

    1. é….e eu uso bastante alguns apps do chrome….mas
      blz…tira mesmo google!! Cada vez mais me jogando para fora de seus servicos!!
      Ela so tem a perder fazendo isso

  2. Espero o dia em que vão tirar o próprio Chrome em si dos sistemas, ou o dia em que Apple e MS vão lançar uma atualização sapeca que bloquei navegadores de código aberto. Oh delícia!

  3. Mano, a Google tem que parar com essa baboseiras e começar a trabalhar em uma versão do Android para pc, mas sem essa baboseira do Chrome OS de nuvem e tals.

      1. Vdd, mas não é por isso que a Google deve desistir (igual a Microsoft, aparentemente eles não vão desistir do Windows 10 mobile), e qual é a melhor jogada? Apostar em um sistema baseado na nuvem, e ficar com uma pena (muito pequena) fatia de pessoas que usam apenas isso, ou apostar em um sistema já popular, e com um gama gigantesca de apps. Se não deu certo nos tablets, é porque a Google não investiu o bastante. A Google tem que usar da mesma estratégia da Microsoft, ou no caso, o inverso dela.

        1. Tablets não dão certo? Tu se drogou ou quis ser engraçado? Pesquise no Bing (HAHAHA) o número de vendas dos iPads e Surfaces, e a renda que os mesmos dão para a Apple e pra Microsoft, respectivamente. Tu merece uma medalha olímpica de ouro na categoria PANGARÉ com este magnífico comentário…

          1. Brasil é parâmetro para vendas em eletrônicos? Um, aliás, um não, o país que mais caro e mais impostos insere para seus nativos pagar nesses mesmos. Um pais que tem a maior carga tributaria DO MUNDO PARA EMPRESAS FUNCIONAREM. Um pais em que HONESTAMENTE (de verdade) você não consegue ficar rico a nao ser que ganhe na mega sena ou vire um jogador de futebol (que, aliás já não é parâmetro também pois para ficar rico de verdade tem que sair do país). Enfim.
            Nunca li tanta besteira! Fora os erros graves de grafia. “30 há 60”, me poupe. E essas porcentagens, baseadas em que? Chutometro?

            Enfim, as duas soluções mais corretas, infelizmente são: Desligar o aparelho, retirar a bateria entre dois e cinco segundos (são mais que suficientes) e religar o aparelho. Sendo a segunda solução a alternativa para quem não tem aparelhos com bateria removível: Soft Reset. Não contei mais esse realmente funciona em mais das 70% das vezes. Caso não funcione tente o Soft reset até verificar que o aparelho está realmente carregando.
            .
            Grupo Windows no Telegram
            .
            telegram.me/grupowindows
            .

          2. Todo mundo sabe disso, mas com tudo isso ainda temos nas lojas TVs, geladeiras, carros, computadores, smartphones, etc, surface não

    1. Chrome vai rodar App de Android. E chromebooks estão vendendo muito. Ou da certo agora ou se junta ao Windows RT, Symbian e Windows 10 Mobile na lista de sistemas que fracassaram.

      1. Duvido muito, a expectativa é q em 2023 atinga 17 milhões, eu aposto com vc q esse 1% do windows ainda é maior q o chrome os, ela ta tirando pq acha q o povo vai migrar e crescer o chrome OS mas ja vimos q isso da errado vide office q perdeu mercado na era ballmer por manter exclusividade.
        PS: Dizer q o windows 10 m fracassou é dizer q o próprio ecosistema falhou e convenhamos ta devagar mas ja ta melhor q o 8.1

      2. Chromebooks vendendo muito??!! Oxi! Não tem como um sistema que ainda está em desenvolvimento ter fracassado. Nem aparelhos para vender ele tem. Esses pseudos-guru-técnicos-analistas-desenvolvedores de mercado são fodas!
        .
        Grupo Windows no Telegram
        .
        telegram.me/grupowindows
        .

  4. feedback-hub:?contextid=2&feedbackid=b7094d8d-f5dd-460b-8b4d-74d6093fe71b&form=2&src=2

    Votem no meu feedback pessoal por favor ?

  5. Enfia no …. Kkkkkk esse porcaria mal feita, nem com 16gb de Ram na maquina ou um celular dos tops essa joça funciona, e aquele 1% é vagabundo

  6. Graças a Deus. Deixei de usar essa porcaria de Chrome semana passada. Consumindo 98% da memória de 4GB. Migrei para o Opera. Muito bom, sem contar que o próprio Opera possui um bloqueador de anúncios melhor que o ADBlock.

    1. Sabe o que é mais hilário, Jonathas? A Baidu tem um navegador chamado “Spark Browser”, também conhecido como “Baidu Browser” cujo estou usando neste exato momento. Ele é baseado no mesmo projeto Chromium, só que é muito mais leve, tem a inicialização mais rápida, download de mídia e whatsapp integrados no navegador. Chega até a ser irônico o fato de uma empresa com má fama no Brasil (estou falando da Baidu) ter um navegador melhor do que a própria Google.

      A única vantagem que vi do Chrome em relação ao Spark foi o desempenho em Flash que é maior no Chrome, provavelmente pelo fato de ele ser em 64bits, e mesmo assim, a diferença não é tão grande.

      Spark, Opera, Maxthon e Yandex, estes 4 navegadores esmagam o Chrome.

      1. Eu testei ontem esse navegador da Baidu. Ele é bem leve também, sem contar que posso fazer download de qualquer vídeo. Outro que não gostei foi o Firefox. O bicho ta quase igual ao Google Chrome travando em tudo.

  7. Isso mostra que a Google só acertou no android e quer insistir em ressuscitar esse bebê morto chamado Chrome OS. Nem sei como conseguem utilizar esse notebook capado chamado Chromebook.

  8. Eu nunca conheci ninguém que utilizasse algum desses apps do Google Chrome, quem usa Windows ou Mac não vai querer esses apps toscos que só funcionam se obrigatoriamente tiver conexão com internet.

    Pode ter certeza que o navegador não perdera nada com isso, muito pelo contrario, é provável que ele fique mais leve e coma menos bateria, ficando talvez no mesmo nível do Edge consumo e desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *