Google I/O vs BUILD 2016: qual levou a melhor?

microsoft-vs-google

Sim, hoje finalmente o Google mostrou as novidades para os desenvolvedores do Android. Nós do Windows Club adoramos comparar tudo, e estávamos esperando para ver o que o “nosso” principal concorrente tem de armas para este ano.

Google I/O é um evento no estilo da conferência BUILD da Microsoft, ou seja, algo voltado para os desenvolvedores. Segue logo abaixo a comparação:

Novidades Google I/O 2016:

  • Novo assistente pessoal – algo mais próximo da Cortana e Siri que usa alguns dados do Google Now. Finalmente né?
  • Allo, aplicativo de mensagem – Um “WhatsApp” com serviços do Google, apenas.
  • Duo, – Um “Skype”, mas que o vídeo da pessoa já é exibido na chamada, essa parte é legal.
  • Android Nnotificações interativas vão chegar ao Android (demorou né), SafetyNet (um antivírus nativo do sistema), melhorias para API Vulkan (concorrente  do DirectX 12), aplicativos com pouco uso serão fechados automaticamente, terá um botão para fechar todos apps, multijanelas (isso é bacana) e Picture in Picture na TV e Realidade Virtual.

BUILD 2016, Microsoft:

Novos aplicativos universais
Xamarin gratuito como grande surpresa
Nova Central de Ações para o Windows 10
Cortana na tela de bloqueio do Windows 10
Windows 10 Mobile Anniversary terá novo aplicativo para rodar programas do desktop virtualizados
Windows Ink
Windows 10 Mobile Anniversary permite usar o Continuum espalhado no PC
Windows 10 Mobile Anniversary suporta controle do Xbox One + jogo inédito
Continuum funcionará com telas sensíveis ao toque
Next Dock e acessórios para Continuum
Projeto Centennial anunciado, o legado do Windows destkop indo para Windows Store.
Windows Store no Xbox One
Recurso Picture in Picture
Xbox One e os benéficos da Windows 10 Anniversary
Jogos antigos e novos se tornam aplicativos universais para Windows 10
Xbox One: Cortana e música em segundo plano
Cortana, novo Skype no Windows Phone e bots mudam a experiência de comunicação
Microsoft exibe as novas Live Tiles, notificações mais interativas e muito mais

É por isso que eu amo a Microsoft s2!

60 comments on “Google I/O vs BUILD 2016: qual levou a melhor?

  1. Viajou em Jorge, tu ainda não sabe que tudo da Google é superior ao da Microsoft? E outra, o Android é muito superior ao eco-sistema Windows por isso não teve grandes novidades para o sistema da Google.

          1. E mesmo assim elas não saíram do mercado e o que dizer da DONA DO windows mobile, que sequer cpaacidade de lançar produto mundial tem mais… hay KKKKKKKKKKKK

    1. Não teve nada pq a google é burra, n sabe criar e tem medo de inovar pq teve varias DECEPÇÕES com suas “INOVAÇOES” tipo google glass, e kd o projeto ara sla de modulares ?? Aquilo é a coisa mais idiota q ja vi

      1. Você está falando isso da empresa que passou a Apple em valor de mercado semana passada??? E o que você fala da MS que já recriou um sistema mobile zilhões de vezes e não acerta nunca, cada vez mais bugado, cada vez menos participação de mercado?? Se a Google que foi criada em 1998 (microsft nem sei q ano foi de tão antiga kkkk) é burra e tem medo e mesmo assim ultrapassou a MS e até hoje humilha ela em diversos campos… oq e o Bing, WindowsmobileWhow?, outlook, o mapas perto dos serviços concorrentes da Google? O que será que a MS é… que só a apanha da Google e lucra mais oferecendo seus apps (DE FORMA MELHOR KKKKKK) no Android que no WindowsWho??? O que será que a MS é heim??? KKKKKKK

    2. Como acho tonto quem gosta outro SO e vem num site de windows falar mal. Meu, vc gosta do que vc quiser, mas vá onde te interessa, não causar intriga no meio de quem curte o assunto desse blog.

          1. Enganei hahahahaha, oh eu uso o sistema da Google e sei que não é as mil maravilhas que tanto falam, ele é muito bom em tops de linha e agrada bastante quando tem modificações que acrescenta ao sistema já que o puro a unica vantagem é a loja kkkkkkkkk, porém tenho minha preferência pelo sistema da Microsoft o que para muitos isso é ser fanboy. Os caras que vem aqui comentar o concorrente são bem chatinhos e na verdade acho que não gostam de ver usuários fiéis ao sistema. Enfim, hoje quis tirar uma onda.

          2. Eu estou usando android, já tinha usado antes, mas resolvi testar essas novas versões…Mas conto os dias pra ter smarts top com Windows pra passar pra frente isso.

          3. Vai esperar sentado, sistema com os dias contado. Dica: Se não gosta do Android vá para o iOS, não se permita ser tão limitado por um sistema bugado como o windows mobile e ainda por cima sem apps.Passar bem!

          4. Também uso ambos o sistemas e recomendo! O Android em hardwares mais parrudo, funciona perfeitamente (tenho um Xperia Z2 com Android 6.0 e desde o 4.4.4, nunca me decepcionou). Fora que gosto de root, custom rom, essas modificações profundas que o Android nos oferece “lindamente”…
            Mas também já possui o 520, 730, 920 e o 930. Vendi todos, não por serem ruins ou por não me suprirem, mas sim porque eu estava precisando de grana pra comprar o X One. Atualmente consegui pegar um Lumia 1520 e felizmente voltei a utilizar o sistema! Esse jeitinho único do Windows 10 Mobile é demais pra mim, gosto muito, principalmente pela fluidez oferecida (desde do 8.1) e também por causa do Interop Unlock, troca de fontes (que em comparação ao Android, não é tão gigantesca as modificações, mas agrada bastante para quem curte).

          5. Para o meu uso e por eu ter ciência de que ainda o sistema Mobile da Microsoft ‘sofre’ com a ausência de alguns apps (uso muito o AliExpress e infelizmente não tem o app oficial na loja do Windows, dentre outros), sou praticamente obrigado a usar os dois! Mas confesso que o Windows 10 Mobile me chama mais atenção, já que já uso o android a anos e estou um pouco saturado!

  2. MICROSOFT ESTA ANOS NA FRENTE DA GOOGLE , ENQUANTO A GOOGLE PENSA SOMENTE EM SMARTPHONES , A MICROSOFT PENSA EM PC SMARTPHONE TECNOLOGIAS INOVADORAS, NO AGORA E NO FUTURO E O PRINCIPAL NO BEM DO SEUS USUARIOS <3

  3. Voce viu a google IO pelo menos? Acho que nao pq ta falando muita besteira e colocou uma fração do que eles falaram…
    Aqui ta uma lista das novidades : http://www.androidpit.com.br/google-io-noticias-novidades-lancamentos-destaques

    mas de qualquer jeito as duas deixaram a desejar. Na build esperei falarem muito do mobile e nada…continua na mesma com poucas novidades. E na IO eu esperei uma integração maior entre o chrome OS e android e tbm nada…Pra mim ambas deixaram muito a desejar

    1. Build foi bem especifica, a Microsoft queria apenas os desenvolvedores para o Windows 10, ao meu ver a build foi excelente para seu proposito.

    2. Que bom que encontrei um comentário coerente.
      Em tempos de vacas magras, o pouco apresentado já está bom, mas como sempre, queremos mais, muito mais…
      MS, Google e Apple serão tudo do mesmo nesse ano.
      E não estou muito otimista para o ano que vem não.

  4. vocês estão chorando crianças? Estamos capitãooo..
    OOOO ele e muito usado & um pouco bugado ”SISTEMA DA GOOGLE ANDROID FERRADO” ♫
    Selo HU3 Coprynight KK~

  5. o que for de novidade da google é bom pra todos, mais desde que saia algo que preste deles pro WP ou Ios pq pode ser feito o que quiser nesse sistema android, que eu nunca vou usar não adianta, não consigo gostar dele

    1. Pra quem é desenvolvedor ou trabalha com hardware, “I/O” é tão bacana quanto “Build”.

      O “I/O” (lê-se “aiou”) pode significar “Input/Output”, “In/Out”, “Entrada/Saída”, “Ligado/Desligado”, “Ativo/Inativo”, “ACK/NAK” e/ou “1/0”.

        1. “I/O” com todos os seus significados é perfeitamente aplicável tanto para software quanto para hardware. Eu disse que é ‘tão bacana quanto’, isto é, não tem essa de que serve mais pra um do que pra outro.

  6. Só que tem um porém que é bom ficar destacado. Quem esta correndo atrás é a microsoft. Pra nosso SO, ainda esta em desenvolvimento. Isso só ratifica que a microsoft não esta parada e esta procurando só se equiparar como ultrapassar o concorrente.

  7. Se esses mensageiros da goooogle for pra desbancar o WhatsApp ou Skype, acho que a mesma agora tera de olhar pra outras plataformas. Kkkk ou será auto sabotagem

  8. Aeeee Jojão, gostei das referências à /Build2016, mas ainda não acredito que a Google I/O teve somente isso. Na conferência da Microsoft o que mais me empolgou demais foram os bots, como desenvolvedor, isso pra mim foi o maior tesão, e você poderia por mais algumas coisas aí nas referências. Rsrsrsrs

  9. Como se trata de um blog de Windows ja sabia q não seria nada imparcial mesmo antes de ler. Mas não imaginava tanto…fizeram matérias enormes das novidades do Google q eu nem tive paciência pra ler td e aqui foram resumidas em algumas linhas. Não chega nem a ser um resumo…e a contrapartida citou todos os recursos do Windows q ao meu ver não é nada inovador no mercado e sim uma tentativa de igualar e aproximar o sistema da concorrência. Pode defender o Windows tranqüilamente, mas dai dizer q a Google não trouxe nenhuma novidade foi tenso demais.

    1. Tive que repetir minha resposta de outro comentário aqui:

      Que bom que encontrei um comentário coerente.
      Em tempos de vacas magras, o pouco apresentado já está bom, mas como sempre, queremos mais, muito mais…
      MS, Google e Apple serão tudo do mesmo nesse ano.
      E não estou muito otimista para o ano que vem não.

      Completando nesse:
      Sou usuário Windows há mais de 25 anos e não aguento essas comparações tão otimistas para um lado e pessimistas ao extremo para outro.

  10. a Google apresentou seus componentes que faz sucesso como android N, sistema para relogio, google now, aparelhos para casa entre outros o foco dela claro que é smartphone, apps entre outrous pq ela sabe que faz sucesso. já a MS apresentou so coisas para PC onde faz sucesso e domina o conhecimento e deixou o principal os SMARTPHONE LUMIA de fora. com certeza a o google I/O saiu bem melhor que a BUILD.

  11. Em tempos de vacas magras, o pouco apresentado já está bom, mas como sempre, queremos mais, muito mais…
    MS, Google e Apple serão tudo do mesmo nesse ano.
    E não estou muito otimista para o ano que vem não.

    Sou usuário Windows há mais de 25 anos, trabalho com servidores Windows (ainda no 2008 R2) e não aguento essas comparações tão otimistas para um lado e pessimistas ao extremo para outro lado.

    Opinião:
    O editor tem que pensar que pode afugentar vários usuários Windows, que apesar de serem fans da marca ficam enojados quando a concorrência é sucumbida como não se existisse.

    Eu sempre defendo a livre concorrência (apesar das trapaças tanto de uma como a da outra), pois é assim que todas se mexem mais para trazer melhores serviços e dispositivos para nós.

    Melhor nem apresentar matéria assim
    Não tem ninguém bobo aqui e sei que irão assistir a apresentação da Google e ficará muito feito para o site.

    Fica a dica. Melhor nem mostrar nada do evento de outra marca aqui se for para ser assim.

  12. Bem, ainda temos dois dias de conferência, muita coisa ainda pode ser anunciada. Sobre a Microsoft no ramo de smartphones, não podemos esquecer que ela acabou de dar um reboot no seu sistema, se não me angano pela quinta vez, então é meio óbvio que ela precisa anunciar muita coisa, já que vai recomeçar de novo do zero. Sobre o Surface, ninguém sabe como e quando vem, e provavelmente será pra poucos mercados, o que fortalece a insignificância da Microsoft nos sistemas pra smartphones. A Google foi esperta e nem tenta ainda partir pra cima da plataforma desktop e games, porque sabe que lá já tem quem domina, o negócio dela é outro. São negócios bem diferentes. Falando em negócios diferentes, as três gigantes da tecnologia sabem em qual terreno elas mandam, o que vemos na maioria dos fanboys é sempre o sonho de que a Microsoft vai dominar todos os mercados, sempre lembrando o quanto criticam o monopólio do Google em certos setores. Na minha cabeça e acho que pro mercado as coisas são bem definidas, não sistemas pra computador, suítes de escritório quem manda é a Microsoft e isso deve durar décadas, quem manda nos dispositivos de alto padrão é a Apple, quem manda no mercado de smartphones em relação à sistema é o Google com o Android. E repetindo, isso deve durar décadas. Um hipotético Surface que venha pra criar uma nova categoria de aparelhos, pode levar anos pra fazê-lo ou fracassar terrivelmente.

  13. Não acredito que tiveram a coragem de comparar os dois eventos… o evento da Google foi extremamente superior. Vergonha define essa comparação.

  14. botão pra fechar todos os apps ao mesmo tempo e multi-janelas… as únicas coisas que sinto falta… e alguns jogos como Real Racing 3 e Kritika, e etc

  15. Apresentou uma lista gigante de novidades, mas me diga quando vira para nós meros mortais???? As novidades do Google já estão disponíveis no Preview do Android N que lança até o fim do ano!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *