Carregando...

Hacker alega ter roubado arquivos da GPU do Xbox Series X; exige 100 milhões de dólares

A AMD é a fabricante de chips por trás das inúmeras unidades de processamento gráfico (GPUs) e até mesmo o monstro de 12.155 teraflops dentro do Xbox Series X. Embora a empresa tenha experimentado uma onda de publicidade de alta qualidade recentemente, parece que está com uma situação bastante séria em suas mãos. O Engadget afirma:

O designer de chips revelou que um hacker roubou arquivos de testes para … o hardware gráfico atual e futuro, alguns dos quais foram publicados na internet antes de serem retirados. Embora a AMD tenha poucos detalhes, o invasor afirmou ao TorrentFreak que o material incluía o código-fonte do Navi 10 … o futuro Navi 21 e a GPU Arden dentro do Xbox Series X.

Mesmo que uma pequena quantidade de informações tenha sido hackeada, isso pode levar outros hackers a explorarem vulnerabilidades. Ele também tem muitas ramificações comerciais, uma vez que a AMD está em concorrência direta com algumas outras empresas. A história ainda não acabou. O Engadget continuou dizendo o seguinte:

O hacker autoproclamado acrescentou que quer US $ 100 milhões para o código-fonte e ameaçava ‘vazar tudo’ se não houvesse quem pague o resgate. Ela teria encontrado os dados da GPU em um ‘computador invadido’ em novembro, embora a AMD tenha dito que não havia sido abordada até dezembro. A AMD não parece estar se curvando sob pressão. Ele acredita que o código roubado “não é essencial para a competitividade ou a segurança” de seus produtos e disse que há uma “investigação criminal em andamento”.

Felizmente, a AMD será capaz de determinar o que aconteceu e recuperar os arquivos. Se você está preocupado que seu Xbox Series X pare de funcionar repentinamente porque será invadido, você não deve. Esse fiasco mostra principalmente uma imagem de pouca segurança na AMD do que qualquer outra coisa. Óbvio que os dados do Playstation 5 também podem estar em perigo.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.