Horizon: Zero Dawn pode deixar de ser exclusivo do Playstation em breve

Horizon Zero Dawn, Guerrilla Games

Bem, este rumor é da Kotaku, e pelo histórico de confiabilidade, podemos esperar que isso realmente se torne real. O exclusivo Horizon: Zero Dawn do PlayStation 4 pode chegar aos PCs ainda este ano, disseram fontes ao Kotaku. É um movimento sem precedentes para a Sony que sinaliza um futuro em que a editora lança jogos em plataformas além de seus próprios consoles.

Esta notícia vem de três pessoas familiarizadas com os planos da Sony, todas falando anonimamente porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa. Horizon: Zero Dawn, um jogo de mundo aberto ambientado em uma versão pós-apocalíptica dos Estados Unidos que foi invadida por dinossauros robóticos, lançada para o PS4 em fevereiro de 2017. Foi criado pela Guerrilla Games, que pertence e é operado pela Sony. E, como outros jogos publicados pela Sony nas últimas duas décadas, era exclusivo para um console PlayStation.

Agora, três anos depois, Horizon estará em outra plataforma pela primeira vez. Esperamos ver o jogo no Steam e na Epic Games Store quando for lançado. Será o primeiro jogo da Guerrilla em uma plataforma não-PlayStation desde que a Sony comprou o estúdio com sede na Holanda em 2005. Também será uma oportunidade para o Guerrilla mostrar suas habilidades técnicas em máquinas mais potentes.

Este será o primeiro grande jogo exclusivo de um desenvolvedor da Sony a chegar ao PC. O Death Stranding, lançado para o PS4 em novembro passado e também chegará ao PC ainda este ano , foi financiado e publicado pela Sony, mas desenvolvido por um estúdio independente, a Kojima Productions. (De fato, a versão para PC de Death Stranding é publicada por uma empresa diferente, a 505 Games.) O estúdio francês Quantic Dream, também independente, teve um acordo semelhante no ano passado, publicando seus jogos Heavy Rain, Beyond: Two Souls, e DetroitDetroit: Become Human sem o envolvimento da Sony.

Fonte

277 comments on “Horizon: Zero Dawn pode deixar de ser exclusivo do Playstation em breve

  1. Vai acontecer, é o tipo de notícia que dá na cara dos haters do Phil Spencer.
    Jim Ryan agora tá desvalorizando o console Playstation também??

    Podem esperar God of War indo pro mesmo caminho, Barlog já deu a entender que quer.

          1. eu gostei da campanha de crackdon.. achei bem legal melhor que aquele jogo semvergonha do the last guardian do playstation kkkkk

          2. claro que é! 10 milhoes de jogadores no SOT… kkkk agora HZD… não vendeu nada! e os que compram jogam zeram e vende kkk ninguem fica com essa bomba! uma base de 106 milhoes tinha que vender uns 80 milhoes no minimo ! kkk mas sonysta adora comprar é fifa e cod – agora perde exclusivinho kkkk choro ta grande

          3. Rapaz como tu fala merda, a base do Xbox é uns 50 milhões, mesmo o jogo sendo dado no gamepass pq então mais da metade não jogou essa bomba, já que é sucesso absoluto como vc mesmo diz?
            Olha a diferença, um jogo é vendido e já vendeu mais de 10 milhões, o outro tá disponível de graça no game pass

          4. até onde eu sei o gamepass é pago! se pegar % de jogos do xbox em relação a sua base, os caixistas compram e jogam bem mais que sonysta, já teve até pesquisa disso no meio do ano passado se não me engano! não adianta sonysta só joga cod, fifa … e capado ainda por cima!

  2. No nome é Windows Club, o site é sobre Windows e Xbox. Horizon Zero Dawn, jogo da Sony ex-clusivo de Playstation vai sair pro Windows da Microsoft. É justo postar essa news aqui. E logo vai postar mais news de ex-clusivos de Playstation. Death Stranding e MLB Show já tá engatilhado.

  3. No nome é Windows Club, o site é sobre Windows e Xbox. Horizon Zero Dawn, jogo da Sony ex-clusivo de Playstation vai sair pro Windows da Microsoft. É justo postar essa news aqui. E logo vai postar mais news de ex-clusivos de Playstation. Death Stranding e MLB Show já tá engatilhado.

  4. No nome é Windows Club, o site é sobre Windows e Xbox. Horizon Zero Dawn, jogo da Sony ex-clusivo de Playstation vai sair pro Windows da Microsoft. É justo postar essa news aqui. E logo vai postar mais news de ex-clusivos de Playstation. Death Stranding e MLB Show já tá engatilhado.

  5. Tá na cara q a Sony vai levar seus games para o pc. Desde a perda das exclusividades dos games da Quantic Dream isso ficou no ar.
    Na próxima geração eu vou de PC msm. O q me segurava no PS eram os exclusivos. Agora q não vão possuir mais, é perder dinheiro investindo num console q é inferior ao pc el praticamente tudo.

      1. Errado amigo. O mesmo reporter deixou claro no twitter q esse não será o ultimo. Não chegaram day one como a msoft faz. Mas pelo jeito todos chegaram em algum momento.

    1. No Brasil eu não sei se vale muito à pena não.
      No início das gerações você gasta muito mais para montar uma máquina que rode na mesma qualidade do Console. Vai sofrer com cheaters nos jogos online, ter que se preocupar com configuração de sistema.. Enfim, eu estou fazendo o caminho inverso: saindo do PC para o Console.
      Mas no final, cada um sabe o que é melhor para sí. É apenas uma opinião.

    2. No Brasil eu não sei se vale muito à pena não.
      No início das gerações você gasta muito mais para montar uma máquina que rode na mesma qualidade do Console. Vai sofrer com cheaters nos jogos online, ter que se preocupar com configuração de sistema.. Enfim, eu estou fazendo o caminho inverso: saindo do PC para o Console.
      Mas no final, cada um sabe o que é melhor para sí. É apenas uma opinião.

  6. Death Stranding utiliza o msm motor grafico do Horizon acho que viram que roda bem no PC e o Port se tornou viavel fico feliz pessoal do PC ganha ainda mais opções “uma plataforma neutra” na concorrência assim como os exclusivos de ONE tb saem pra PC fora que gera mais lucro para as empresas

      1. Entendo porém ja teve alguns casos de problemas com engines é um pouco mais complicado pois depende da configuração de cada usuario lançar jogos que só PCS da Nasa rodem é complicado a engine deve ser bem optimizada pra poder rodar no maior numero de pcs possiveis

  7. Ah, bem q existem alguns rumores de q a Sony já adquiriu um novo estúdio. Quem sabe o estudio que ela comprou não é especializado em ports kkkkkk
    TÁ VIRANDO MULTI

  8. (-1 ) Multiplataforma está Falindo. E uma galera falou que ia dar o c* pro cachorro, e agora…
    De onde vai sai tanto cachorro ??
    God of war em breve ???

    1. Crackdown não é tão leve quanto parece, bicho!
      Esses jogos de mundo aberto exigem muito da CPU.
      Tenho um notebook gamer bom aqui (i7 7700HQ, GTX 1050 TI 4GB, 16GB RAM) e não consigo rodar o CD 3 no “Alto”, com 60 fps estáveis.
      Mundo aberto é canseira.

  9. Hum..se seguir essa linha.. você já não PRECISA DE UM X BOX P joga os “EXCLUSIVOS” Microsoft, se assim for,montarei um PC PARRUDO COM GOSTO!!

  10. Parabens pra Sony. HZD eu não faço muita questão, mas ia ficar feliz com Spiderman no Xbox One. Se a Microsoft quiser lançar Halo, Forza ou Gears para o Playsterko pra mim não faz diferença nenhuma.

      1. ai ta uma diferença, os fanboys doentes da caixa nao liga que jogos estao saindo no PC…..ja os da sony, caso aconteça, vao chorar no travesseiro.

  11. Se for para o Pc seria uma boa, jogo bom nada demais, se não fossem os diálogos terminava em metade do tempo. Teve uma hora q fui enchendo o saco dos diálogos nas missões secundárias sai pulando tudo.
    Agora quero ver sonysta rasgando o c#, bando de afrescalhado.

  12. O próprio Jason Schreier quando perguntado “porque somente este jogo” já deu a dica:

    Eu não acho que será o único!

    https://twitter.com/jasonschreier/status/1217887646606856193

  13. O próprio Jason Schreier quando perguntado “porque somente este jogo” já deu a dica:

    Eu não acho que será o único!

    https://twitter.com/jasonschreier/status/1217887646606856193

  14. A Sony ta precisando de grana para o PS5, ta mais que certa em mandar pro PC, tem que colocar tudo os jogos na Steam, e lança o PS5 forte pra galera, e quando a geração do ps5 termina tudo que for exclusivo lança de novo na steam, tem que usar a cabeça, e ganhar dinheiro com esses jogos maravilhosos, só ver a MS que fracassou no Xbox e ta ganhando rios de dinheiro no PC.

    1. Não entendo onde vc diz fracassou , a marca se tornou mais valiosa que a sony e responde por 34% da microsoft, então esse seria um bom fracasso????

          1. Joga Gears 2,3 no seu PC nativamente, ou Forza horizon 2. kkkk sempre saiu. comprei o xbox 360 na epoca porque queria jogar forza, se tivesse no pc teria economizado 900,00

    2. 1 – A Sony ta precisando de grana para o PS5 ? Resposta: 106 milhões de PS4 e ñ é os exclusivo q vende consoles. 2 – PS5 forte pra galera ? Resp: PS5 9.2 TFLOPS vc Xbox X 12 TFLOPS. 3 – Ps5 termina tudo que for exclusivo lança de novo na steam, tem que usar a cabeça. Resp: Rindo ate 2050 4 – só ver a MS que fracassou no Xbox e ta ganhando rios de dinheiro no PC. Resp: 60 milhões na Live Gold e PC Windows 10 Será se uma oração do descarrego para os Sonystas, resolver a sua situação ? HAHAHAHAHA

      1. No seu mundo o xbox ta voando e arrebentando nas vendas, tudo perfeito, difícil ate de encontrar nas lojas.

        No mundo real o Xbox perdeu 30 milhões de players comparado com a geração passada, no ultimo balanço fiscal foi anunciada queda de 48% nas vendas de console, fora que no Japão(terceiro mercado de gamer do Mundo) o Xbox não passa de um mero leitor de Blu-ray.

        Tente vender um Xbox hoje, vão te oferecer 700,00 no modelo de 1tb isso se tiver oferta, console totalmente desvalorizado no mercado nacional.

          1. Perdeu e ta recuperando, eu mesmo fui um que comprou o ps1,ps2 e fui de xbox 360(porque tinha jogos piratas), mas nessa geração voltei e junto veio o sentimento de como era foda os jogos do ps2,ps1. não saio nunca mais.
            xbox one tbm comprei, mas nem uso, ta mais de 1 ano desligado na caixa.

    1. Com um anúncio de HZD 2, ai faz mais sentido, a geração já está no fim, as vendas desses consoles vão cair drasticamente, com HZD, aumenta o marketing, alguém que não dava nada para o game, pode conhecer, se gostar, será obrigado a comprar a sequência no Ps5. Pensa amigo, pensa.

      1. Sim, sempre é algo positivo lançar seus jogos no PC. Mas o q eu penso é q tão trabalhando na sequência do jogo, não sei se iriam investir num port no msm momento

      2. Não penso assim, pelo contrário, quem jogar horizon no PC vai acabar esperando que em algum momenta a sequência tbm sai no PC, afinal se sair um quer dizer que muitos outros tbm chegaram ao PC, é o mesmo caso de quem jogar Ori no switch, provavelmente em algum momento a sequência tbm deve pintar por lá

      3. Não penso assim, pelo contrário, quem jogar horizon no PC vai acabar esperando que em algum momenta a sequência tbm sai no PC, afinal se sair um quer dizer que muitos outros tbm chegaram ao PC, é o mesmo caso de quem jogar Ori no switch, provavelmente em algum momento a sequência tbm deve pintar por lá

  15. Caso for vrd, deve ser algo positivo pra Sony comercialmente, venderá bastante nas principais lojas do Pc (Steam e Epic), já pros fanboys como eu, 1 exclusivo a menos pra nossa lista buabuabua

  16. Só sei de uma coisa: Xbox sobreviveu ao compartilhamento com PC, e na geração onde ele foi mais atacado midiaticamente, mesmo assim vendeu mais de 50 milhões. Um feito extraordinário.
    Mas… o playstation aguentaria esse compartilhamento? Eu duvido e muito.

        1. Pior que anuncia agora pra sair daqui 1 ano, quando sai todo mundo já nem se lembra mais. DS é um exemplo que se não fazer um marketing foda próximo do lançamento, vai flopar nos pcs tb.

  17. Na minha opinião Windows club, Horizon: Zero Dawn pode deixar de ser exclusivo do Playstation em breve sim, até que fim que horizon zero dawn vai deixar ser exclusivo do Playstation 4, vai para os ex exclusivo para o Xbox ONE ou para o novo Xbox series x e pc sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

  18. Sonyistas: “Por que comprar um Xbox se dá pra jogar tudo no PC?”

    Caixistas: “Por que comprar um PlayStation se dá pra jogar tudo no PC?”

    Leia bem as duas frases, e analise qual é a melhor decisão a se tomar.

      1. verdade, tem que ter uma graninha para montar uma máquina descente, mas vc recupera tudo com o tempo, economizando em jogos e o gamepass a R$13,99.

    1. Eu amo Pc, mas e o preço parceiro? Se a Microsoft tiver um programa pra fazer todos os seus jogos funcionar no teclado e mouse, com poder do Series X e o preço, será a melhor opção para se jogar.

    2. Pagar por UMA placa de vídeo que preste quase o preço de um Xbox one X. Ter que jogar com cheaters online? Ter que ficar perdendo tempo instalando e configurando um monte de coisa? Gastar quase o mesmo valor de jogos AAA no lançamento? Que decisão difícil…

      Eu tenho um PC com uma GTX 1070, o que já é bem acima da média das configurações do povo que joga no PC (ao menos de acordo com o steam hardware survey), e não pretendo mais continuar investindo na plataforma. E pensar que antigamente eu tinha preconceito contra console.

  19. Xcloud será expandido para todas as regiões que suportarem o Xbox One. Mais informações https://news.xbox.com/en-us/2020/01/16/console-streaming-worldwide-expansion/

    1. Ah pq um rumor que a zorzelita foi caçar disse ok vai sair para pc kkkkk, melhor foi o phil dizer que os exclusivos do xbox não iria para pc kkkkkkkkk isso sim que eu ri, depois de ovelhas comemorarem que os exclusivos não iriam para o pc na sequencia tiveram que fazer controle de dano pq todos foram kkkkkkkkkkk

  20. @blogaomobile:disqus Xcloud chegando no Brasil Jorge, caralho, vamos poder jogar Xbox cagando agora. https://twitter.com/majornelson/status/1217915499251527681

    1. mas já vai ter servidores no Brasil ou simplesmente vão tirar o bloqueio de região? se só tirar o bloqueio de região não vai ajudar muita coisa…com servidores nos estados unidos

  21. Se isso se concretizar mesmo antes do lançamento do ps5 vou pegar os 4000 que pagaria no console e vou juntar mais um pouco e montar um pc minimamente descente, já que se sair horizon certamente será questão de tempo até sair os demais exclusivos, e convenhamos que quem é ”sonysta” só está no playstation justamente pelas suas franquias exclusivas, já que o PC tem o melhor custo benefício e a microsoft deve entregar o melhor console em questão de performance, então Adeus sony!

    1. Cara, pelos detalhes de vendas que são divulgados de tempos em tempos, esse negócio de “exclusivo que mantém jogadores na plataforma” não condiz com a realidade.
      A não ser que seja algo psicológico do tipo: “eu vou comprar um playstation por que ele tem a fama de que tem mais exclusivos”. Apesar do povo não comprar.

  22. Horizon Zero Dawn foi lançado em Fevereiro 2017…God of War, 20 de abril de 2018. Pra ser sincero, disponibilizar esse e outros jogos pra PC, depois de mais de 2 anos, onde ja vendeu o que tinha que vender, e todo mundo ja jogou, não vejo nada demais….aibda mais agora no fim da geração…

    Acho que a Sony perderia se fosse lançamento simultaneo, apesar de que nem 5% dos que tem pc vão rodar esses jogos, pq haja maquina pra todar jogoa nesse naipe….se bobear mesmo, a porcentagem deve ser a mesma dos wue dizem jogar em 4k real a 60fps

  23. Essas ovelhas sem exclusivos deliram demais, rumor ps mais fraco ok é vdd
    rumor jogo ps no pc ok ´vdd
    rumor sony compra remedy = mentira
    rumor devs falando ps mais parrudo = mentira

    porque vc não fala que a MS disse que vai correr de uma disputa mano a mano com a sony? ah,coisas reais não é de interesse deste site kkkkkkkkkkk

    1. rumor de estande maior ok verdade
      rumor da compra da Take-Two ok verdade
      rumor da perca de exclusividade mentira
      rumor q o State ofi Vomitei é lixo mentira
      rumor q vc joga PS3 conectado num PC da Xuxa com controle pirata VERDADE PURA

      ??????????????

        1. Primeiro passo, PS-ANAL, segundo passo, nativo no Pc pra desespero das drag queens, tá achando q é o Shaun (a porta é ali) Laden pra segurar essas merdas no console?? Esse imbecil q tá lá vai por tudo no Pc ????? depois vc volta aqui falando q é uma estratégia inteligente da Çoni mulambo parasita ????

  24. De acordo com o site, o console da Nintendo registrou 364.798 unidades vendidas mundialmente, enquanto o PlayStation 4 (PS4) ocupa a segunda colocação com 192.763 de aparelhos vendidos. Já o Xbox One ficou na terceira, com 48.888 de vendas (VGChartz). Maldita mídia sonysta

  25. De acordo com o site, o console da Nintendo registrou 364.798 unidades vendidas mundialmente, enquanto o PlayStation 4 (PS4) ocupa a segunda colocação com 192.763 de aparelhos vendidos. Já o Xbox One ficou na terceira, com 48.888 de vendas (VGChartz). Maldita mídia sonysta

          1. Essa informação de 120fps ja me deixa animado pra entrar logo na geração onde não deve ter jogo com menos de 60fps, que pra mim ja vai estar ótimo, nem precisava 120, mas é melhor sobrar do que faltar.

          2. Ori provavelmente é um jogo que rodará em 120, mas já vou ter zerado a tempos quando o Series X for lançado rs

          3. Eu vou zerar de novo antes de jogar o the will of the wisps, zerei a versão padrão, a definitive edition eu não joguei e sei que tem uns extras.

  26. Tá mais que na cara. Os fulanos meteram a engine deles no PC, devem ter coçado a mão pra fazer isso e entraram em ação. Além disso, a SOny tá quase falindo, DS não vendem bodega nenhuma e a pouca grana que eles fizeram com o PS4, a linha Xperia devorou. Aí se as vendas no PC gerarem mais grana que no PS4, aí será o finalmente o fim do sonho do Ken Kutagari de matar o windows. E a nova aposta deles agora é nos filmes casados com a Marvel.

  27. Espero que isso abra o caminho de vez para alguns jogos da Sony serem portados pro PC. Em nenhum plano possível isso vai prejudicar a sony. Muito pelo contrário, isso só vai fortalecer a marca.

        1. kkkk vai nesse cara, continua mentindo pra si msm que vai continuar saindo seus jogos no PC, empresa nenhuma faz algo por caridade. Empresas como Rockstar, Ubisoft já disseram que a maior receita deles vem do PC. Tu tá preso a 10 anos atrás, procura um site chamado Nuuvem, vê os preços e me diz se ainda precisa piratear como antes??
          Olha o preço do Re3 no PC e nos Consoles, pq eu iria piratear???

        2. Como sonysta é canalha, né? Adora dar facada nas costas. Quando o XOne X foi lançado e dando surra de pau mole no PS4 Pro, a sonystada toda correu para o lado dos PCistas para difamar o console poderoso da MS. E agora que está vendo seus izcruzivinhos indo para o PC, está chamando os caras de pirateiros – o que na maioria dos casos não deixa de ser verdade.

          1. Eu sempre achei o pc com a pior comunidade possível, tudo pirateiro, sem contar os cheat em jogo online, estou falando por mim, e não por uma comunidade.

  28. Já saiu vários exclusivos da Sony/Playstation no PC, mas os sonystas sempre arrumam uma desculpa pra dizer “mas veja bem”. Dessa vez não tem como, o jogo é completamente First Party.

  29. Hum..se seguir essa linha.. você já não PRECISA DE UM X BOX P joga os “EXCLUSIVOS” Microsoft, se assim for,montarei um PC PARRUDO COM GOSTO!!

  30. Eu duvido que a Sony vá segurar seus jogos apenas em um console de mesa ao logo dos proximos anos Death Flop foi só a cabecinha no bumbum do Sonysta.

  31. Eu falei que a sony já tinha anunciado que precisaria lançar seus jogos em uma plataforma mais ampla de jogos, ai os caras ficam negando dizendo que iriam ser só game multiplataforma, ridicularizando meus comentários e olha ai.
    Como meu amigo disse “agora” faz sentido

  32. Quando eu jogava no PC, parei acho que deve fazer uns 6 anos, eu havia perdido muitos ótimos exclusivos de console por optar pelo PC, seja do Xbox, X360, PS2, PS3 ou os da Nintendo. Com toda certeza uns dos motivos negativos de optar pelo PC era esse, muitos jogos que saiam apenas para os consoles ou exclusivo da plataforma X ou Y nunca ser possível jogar no PC. Hoje mudou bastante, One mesmo não tem mais exclusivos, e pelo que parece veremos outros títulos do PS indo ao PC. Pelo ponto de vista de consumidor (Se eu tivesse ainda no PC) seria ótimo, claro. Pelo ponto de vista da PlayStation, se ela souber fazer isso de forma estratégica, ela pode usar disso para vender ainda mais consoles PS5, pensando em um futuro Horizon Zero Dawn 2, o que eu acho muito lógico acontecer, até porque esse é sem sombra de dúvida um dos melhores exclusivos do PS4, particularmente ainda acho o Bloodborne imbatível, para mim é o melhor da geração, considerando PS4/One. Mas voltando ao HZD, a Sony pode fazer o que a MS fez na época do Halo 2 ou do Gears 2, você tinha no PC Halo Combat evolved, mas não tinha o 2 (foi sair anos depois), pense em quantas pessoas não compraram o Xbox para poder jogar Halo 2 e quantas outras não compraram X360 para jogar Gears 2. Acredito que a Sony só terá a ganhar disponibilizando essa obra prima ao PC, esse público do PC que jogar HZD irá ansiosamente aguardar o HZD2, porém, acredito muito que para isso somente no PS5.

  33. Horizon Zero Dawn foi lançado em Fevereiro 2017…God of War, 20 de abril de 2018. Pra ser sincero, disponibilizar esse e outros jogos pra PC, depois de mais de 2 anos, onde ja vendeu o que tinha que vender, e todo mundo ja jogou, não vejo nada demais….aibda mais agora no fim da geração…

    Acho que a Sony perderia se fosse lançamento simultaneo, apesar de que nem 5% dos que tem pc vão rodar esses jogos, pq haja maquina pra todar jogoa nesse naipe….se bobear mesmo, a porcentagem deve ser a mesma dos wue dizem jogar em 4k real a 60fps

    1. Na boa amigo, hardware do Ps4 base roda tranquilo pq um PC no mínimo com uma Gtx 1050ti não rodaria bem, a não ser que a otimização do port do game seja um lixo!

  34. Culpa dos poneys por defender os exclusivos mas não os compram pra jogar, e quando compram no super desconto ou sai na plus ainda assim continuam sem jogar. A mecânica de gameplay de todos os games dos poneys é tão parecida que nem os próprios poneys aguentam mais.

  35. Jogão sensacional! acho que é o melhor game que joguei no Ps4 uma pena o jogo ser exclusivo de um console tão podre igual o Ps4 que só não vendi ainda pois quero jogar o FF7 Remake Beta e ano que vem a versão final no One X kkkkkk

  36. Não lançando exclusivos ao mesmo tempo no PC, não vejo problema. HZD tem quase 3 anos de lançado, já vendeu pra kct e deve ter atingido seu pico, por que não aproveitar pra ganhar mais uns trocados(ou não, pcista gosta de um torresmo) pra turma do PC jogar, se interessar e depois dizer: quer jogar a sequência agora? Compra um PS5. Na verdade, o timing seria perfeito se HZD2 fizer parte da lineup de lançamento.

  37. Zerei esse Jogo achei ele mega Comum, não tem nada de foda nele, porem bem feito pros Sonystas que ama fazer Listinhas com isso 1 a menos na conta, só chora Sonbystinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *