Mais indícios sobre o fim dos Lumias, e as mudanças são maiores do que imaginávamos

intel

A Microsoft comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia, isso você já está cansado de saber. Contudo, rumores muito confiáveis afirmavam que o fim da linha Lumia está iminente. Pode parecer loucura, mas isso pode ser verdade.

A Microsoft nunca escondeu que não gostava como a Nokia atribuía nome aos seus aparelhos, então, após o lançando do Lumia 650,  ela poderá dar a sua cara aos seus aparelhos, mas isso pode ser bem mais drástico do imaginávamos. A partir daí, a equipe responsável pela linha Surface ficará com o encargo de criar novos Lumias.

A Microsoft tem uma grande confiança na equipe Surface, e com razão. Os produtos viraram um orgulho para a empresa e conseguiu derrotar o iPad da Apple nos Estados Unidos. É isso o que a Microsoft que levar para a nova geração de dispositivos – que podem não ser Lumias.

Sem mais delongas, os russos agora estão afirmando que a Microsoft não usará mais a marca Lumia e tampouco processadores ARM. A próxima geração de aparelhos da Microsoft (e não obrigatoriamente de fabricantes parceiros)  deve utilizar o Windows 10 Mobile x86, que foi vazado a pouco tempo.

Seriam dispositivos móveis capazes de rodar programas de PC? Seria essa a nova estratégia da Microsoft? Pode que sim, vindo da equipe Surface podemos esperar de tudo. Porém, isso ainda é bastante nebuloso e possivelmente com o andamento do desenvolvimento da Redstone teremos algumas das respostas.

O rumor russo ainda afirma que o desenvolvimentos de todos os Lumias serão interrompidos, e após o Lumia 650, devemos ver uma nova linha apenas em setembro de 2016 e possivelmente o “Surface Phone”.

Conclusão

proto-phone-surface

A notícia realmente muito boa, empolgante, e tudo mais, mas caso seja verdade vamos ter que ficar até setembro sem novos aparelhos. Não parece ser uma estratégia interessante para uma empresa que precisa ganhar (ou pelo menos manter) participação no mercado.

Tudo bem, os tempos mudaram, agora temos o Windows 10 e seus aplicativos universais. O Windows Phone não precisa vender mais que o iOS ou Android para receber aplicativos, basta que o Windows 10 propagasse como um todo. Mas é muito importante que o sistema cresça.

As mudanças ocultadas que a Redstone vem sofrendo podem ter relação com tudo isso. É certo que a Microsoft realmente está criando as seguintes versões: Windows 10 “Desktop”ARM e Windows 10 Mobile X86.

A equipe Surface é boa de segredos e será complicado descobrir o que estes aparelhos tem de especial. É complicado conseguir grandes vazamentos confiáveis dos Surface. Rodar programas Win32 do Windows pode ser apenas um aperitivo.

A boa notícia é que faltam apenas dois meses para o evento BUILD 2016, e por ser voltado aos desenvolvedores, a Microsoft deverá liberar muita coisa relacionada a isso.

O difícil é resolver a charada de como esses aparelhos funcionarão na prática.

Fonte: Mobile Review (Russian) via WinFuture (German)

108 comments on “Mais indícios sobre o fim dos Lumias, e as mudanças são maiores do que imaginávamos

  1. Não me empolgou nada, ao contrário só pensando em mais uma descontinuidade assim como foi com a primeira linha e meu antigo Lumia 800, atual L 1020. Dei uma chance mas o desrespeito parece q vai continuar. Tou fora

    1. O ARM continua, inclusive novos aparelhos com ele serão lançados – inclusive dispositivos com Windows 10 desktop.

      Porém, nas mãos da equipe Surface, por este rumor, os aparelhos serão x86. Os processadores ARM são muito importantes, fique tranquilo quanto a isso.

        1. O suporte do Windows 10 Mobile vai até 2019.
          Esse é o prazo mínimo para seu aparelho ficar sem receber atualização. Pode ser que com a Redstone e outras futuras atualizações esse prazo aumente.
          O suporte de atualizações da Microsoft está excelente.

          1. 2018

            E você acha lógico investir em um aparelho e plataforma por 2 anos ???

            A sombra negra do Windows CE, ataca novamente…

          2. aprenda a ler e raciocinar,,,,
            blogão diz que Windows Mobile está garantido até 2018
            2 anos portanto…

            Aonde ficaram todas as centenas de aparelhos que rodavam Windows CE ?

            no lixo, assim como os do Windows 10 Mobile ?
            pode ser

        2. Rodrigo, pelo que eu entendi, quando a tal tecnologia OneCore estiver 100%, os apps serão realmente universais, então, desde que se tenha uma build estável para os lumias, os apps continuarão sendo atualizados. Mesmo os androids que ficaram parados no tempo recebem atualizações dos aplicativos até hoje, essa é a diferença de vc ter um aparelho com o android 4.2 e wp 7 ou 8, pois os apps do android são retrocompatíveis e os do windows não… mas como o windows 10 é o “último windows”, acho que isso não vai mais acontecer daqui pra frente.

      1. Com todo o desrespeito que a ms teve com os clientes da Nokia, não fico tranquilo mesmo….

        De jeito nenhum.

        Isto me lembra o triste fim que tiveram os aparelhos com o Windows CE,,,

        nem em museu existem mais

    1. Não recomendo a linha MOTO, o moto g 3° da minha mãe com 3 meses de uso está travando PRA CARAMBA, aperto a bolinha de “início” e demora 5 segundos para voltar para a tela inicial, isso no menu de configurações.

      1. mas eu já tô adestrado de Android. meu último foi um Galaxy S2 Lite que era um PORRE na sua versão original, mas eu fiz ele funcionar como eu novo com as ROMs que instalei. como eu vou comprar usado, quando eu me estressar eu vou pegar a primeira ROM boa que eu ver e vou trocar. “não tenho paciência pra um OS que tá lerdando.” -VIEIRA, Suzana Nerd

        1. Kkkkk, eu não me importo com essas demoras no Windows 10 M. Para mim o 8.1 está bom, o W10M é necessário? É, mas não é motivo para abandonar a plataforma. Cortana é boa pro sistema? É, mas, quando ela chegar você vai perguntar “Cortana quer namorar comigo?” Rir da resposta e nunca mais usar ela. Apps? Faltam sim e os que tem estão desatualizados, mas veja pelo outro lado, os apps já estão chegando em massa mesmo antes do lançamento do W10M, se o 10 vingar, os apps vem em enxurrada, você sair da plataforma só por um mimimi nacional você vai prejudicar o sistema, você é uma pessoa só entre milhares? É, mas se você sair vai ser -1 e vai fazer com que a plataforma seja menos popular ainda. Todos os apps que eu gosto tem no WP e estou satisfeito. acho que é muito mimimi de pessoa desocupada, estou super contente e tem meu Lumia 535, e nunca mais abandono a minha plataforma preferida.

    1. O meu ciclo encerrou há uma semana com a compra de um Zenfone. Eu tinha um Lumia 630, ele não era ruim, mas os apps estavam fechando com uma certa frequência. Com a grana que eu tinha , eu podia ter investido em um L730 ou L830,mas o optei por um cell/Android intermediário, pois sei que os de entrada dão muita dor de cabeça ao usuário.
      O principal motivo da mudança foi por causa dos apps mais bem desenvolvidos no Android,além do fato que muitos apps importantes ainda não estão na loja da MS.

    1. a nova era dos smartphones está no projeto ARA. Infelizmente sem muitas notícias dele ultimamente. Não sou fã do google mas isso sim poderá ser a maior revolução mobile desde o lançamento do primeiro iphone em 2007.

    1. Por mim pode até se chamar Mariajoao phone, desde que seja Windows 10 e venha com o melhor dos hardware e mtas builds pr eu testar (Insider) o/

  2. Meu Deus, precisamos de mais noticias úteis do que simplesmente rumores da plataforma, legal, ia ser bom um surface phone, mas vamos ser mais realistas.

    1. A segunda foto da matéria foi tirada da própria Microsoft quando ela disse que tinha vários protótipos de smartphones por lá.
      A equipe Surface criará o Surface Phone, só não podemos dizer exatamente quando.

  3. O povo não tá vendo o óbvio, se eles forem mesmo pra esse rumos, esqueçam aparelhos de distribuição mundial, esqueçam preços competitivos. Serão aparelhos caros, focados em alguns mercados e que dificilmente virão pro Brasil, basta analisar a linha Surface, que nunca deu as caras por aqui. E não vai ser apenas no Brasil, vai ser em muitos mercados emergentes, talvez seja essa a explicação para que a Microsoft leve em peso seus aplicativos pro Android e iOS, como ela não quer ser mais uma player no mercado, deixa todos os seus serviços para as outras plataformas. Mas… eu acho meio improvável tudo isso.

    1. Na índia tem Surface e é um país emergente. O Brasil tá em crise.
      Pela estratégia de Nadella relevada no ano passado, termos dois aparelhos de baixo custo por ano.

        1. Pode ser que a Linha Lumia se torne uma linha intermediária.
          E o mercado de smartphones é muito maior que de tablets no Brasil, por isso, um Surface Phone pode sim ser lançado aqui. Tablets, apenas da Apple vender alguns milhares aqui, ainda é um mercado insignificante no Brasil.

  4. Sério que o pessoal esta reclamando pelo fato da equipe do Surface comandar a linha Mobile, se for pelo histórico e sucesso de Panos Panay com a linha Surface, eu fico é bastante feliz e otimista em poder ver essa evolução nos aparelhos da Microsoft, principalmente se vier com todos esses recursos mesmo.

  5. “Windows 10 Mobile x86”? Duvido muito. Com todo o mundo pulando de vez pro 64 bits, usar um SO baseado em 32 bits seria continuar um passo atrás de tudo!

      1. Segundo a própria MS, o Update Redstone em forma plena e completa terá suporte total para aplicativos no padrão 64 bits. E isso seria o suficiente para que pudesse ser rodadas aplicações Win32. Pelo menos foi isso que foi noticiado a pouco tempo, n?

  6. Windows phone é segundo plano para a Microsoft e isso é evidente ,uma pena gostava tanto do ecossistema, este que infelizmente não melhorou muito .

      1. O ecossistema windows phone é terrível ,mas me satisfaz .Melhorou muito poucas na minha opinião. Depois que peguei um Android e notei que todos os apps Microsoft estavam lá e melhor de tudo eram superiores ao da própria plataforma eu desisti .Tinha o windows por alguns diferenciais que a plataforma me proporcionava ,office ,here Maps e câmera dos lumias ,hoje só sinto falta da câmera.

        1. Amigo, vc está me decepcionando, com este fanatismo e cegueira…

          Se tivesse um mínimo de verdade nesta piada, como lançaram o Xbox Premium antes do natal ???

          e depois de vender montes de Xbox normais na Black Friday ???

          tente ser menos imparcial e utilize seu raciocinio….

          a ms está cagando para o mercado de celulares, sempre foi assim…

          eu sinceramente acreditei que iria mudar com a aquisição da Nokia

          hoje sei que fui enganado como tantos outros.

          1. Brother, moro em Manaus e trabalhei na nokia/ms. Partindo do início, o xbox, antes de ir para a fábrica da Nokia, já era produzido pela flex em Manaus. Com a aquisição da Nokia, a ms decidiu levar a produção pra lá (óbvio isso). A empresa passou por várias mudanças pra se adequar a MS e nas reuniões eles sempre deixavam claro que a empresa iria progredir pq a fábrica era “estrategicamente localizada”. O resto vc ja ouviu falar.
            Na última reunião um funcionário importante da MS veio dá a triste notícia aos funcionários e ai ele falou que a produção de celulares iria ser transferida para outro estado ( SP se nao me engano) devido a logística e bla bla bla, mas a do Xbox continuaria normal, logo, iria ter a redução de quadro. E assim aconteceu.
            A flex assumiu a fábrica, terceirizando a produção do Xbox de novo, a do celular parou.
            Só sei que ainda ta uma briga doida contra essa terceirização da MS….só sei que tudo isso é por redução de custo.

          2. Exato, esta foi a grande jogada da Nokia, passar todo o parque fabril caríssimo para a MS, assim a Nokia pode ficar no designe e criatividade, a fabricação vai para os escravos amarelos…

            Duro , mas é a realidade deste mundo sem fronteiras…

  7. Estarei aqui de boa esperando os Surface 760, Surface 860, Surface 960, Surface 560 e Surface 560.

    Estarei aqui de boa esperando meu Surface Phone!

        1. Mas eu creio que a maior crítica era justamente a numeração, tipo “1020”, “920”, etc.

          Pela Microsoft seria assim:

          Surface Phone Home Edition
          Surface Phone Pro
          Surface Phone Business
          Surface Phone Student
          😛

      1. Mas o problema aqui é que a MS fica apenas nos rumor e mais rumor.
        Até agora ainda não temos uma data concreta sobre o lançamento do W10 de forma oficial na maioria dos mercados ditos importante pra MS, além da cortana entre a avalanche de apps na loja unificada que até hoje não deram as caras.

    1. não vale nada? como assim cara? tu trabalha na nossa área? tem ideia da dimensão de programadores que seriam afetados sem o systemx86 para x64? te faz sentido a evolução de suporte para empresas e pessoal? economia de tempo e o aproveitamento de códigos que teríamos isso e simples uma mudança de arquitetura de desenvolvimento, mais APIs mais Programas mais sistema.

    2. Telas minúsculas, mas ai você esqueceu que existe o Contunuum que pode transformar uma TV em PC ? como o Windows 10 Mobile. E tbm avera uma maior compatibilidade com hololens e tbm os tabletes. Vejo muito futuro ?

      1. Sim, vamos ver no q dá. So sei q com os custos atuais e as limitações mobile nao vale a pena investir nisto. Mobile é mobile, desktop é desktop. S eu tiver um aparelho x86 quero q ele tenha o máximo de poder, mas sera frustante o uso apenas nesta telinhas.

    1. Andre, sou usuário de Windows Phone (na verdade, era usuário Nokia a partir do N97, N8 e depois WP, L610, L920 e agora L640). Mas começo a ficar desapontado com os rumos da MS para a linha Mobile. Tenho o W10M no meu telefone devido ao insider, mas pelo tempo que passou, está muito “enrolado” para sair a versão final para telefones fora da linha X50.
      Quando foi comentado que após a entrega do W10 para desktop, a área mobile teria mais foco, acreditei! Mas isso foi em Julho. Seis meses. E continuamos recebendo apenas bulds de teste!
      No momento não penso em trocar de sistema! Mas concordo que tudo sempre é mais difícil para o Windows Mobile.
      Por isso, acho que o mimimi é válido.
      E parabéns pelo vídeos e por acreditar na plataforma!!!

        1. Pois é, diria que demorando até demais! Trabalho na área de informática em empresa pública, e o que mais vi nos últimos meses foi pessoas em dúvidas com o modelo adotado para o W10M. Eu mesmo, pretendia comprar um L950, mas e quando virá para o Brasil? Comecei a pesquisar outros Lumias, e quais opções???? Somente restou o 640. E isso que é o segundo sistema mais vendido no Brasil. Tenso, mas vãos em frente!hehehe

  8. O nome Lumia é conhecido por ser o “unico” aparelho rodando WP. Se matar a marca vai sofrer mais do q ja esta sofrendo pra avançar com wp. Não importa se fizer um surface phone ultra poderoso, somente os que acompanham iriam comprar. As pessoas mais leigas ficam presas a marca. É o mesmo q a Samsung acabar com o galaxy.

  9. MAIS CAGADAS DA MERDA$OFT…

    MARAVILHOSO LANÇAREM OS SURFACE PHONES COM PROCESSADOR INTEL PARA OS TOPS DE LINHA…

    MAS ASSASSINAR A MARCA LUMIA, CERTAMENTE SERÁ UM TIRO NO SACO…

    POIS NO PÉ, A MERDA$OFT JÁ VEM DANDO DESDE DE 2003, COM O FINADO WINDOWS CE E DEPOIS COM O MOBILE, COM PHONE E AGORA DE NOVO COM O MOBILE,,,

    OS CARAS DEVERIAM FUMAR MENOS E TRABALHAR MAIS

    SÓ ISSO

  10. Finalmente, já estava da hora disso acontecer! Tava louco pra equipe do Surface começar a cuidar dos smartphones, pq o pessoal atualmente responsável pelos Lumias está decepcionando um pouco.

  11. Eles podem manter o nome Lumia no mercado e lançar o Surface Phone como smartphone Premium. Talvez até os próximos Lumias possam melhorar muito com uma equipe tão boa cuidando disso.

  12. Quando defende essa mudança em uma de minhas colunas fui extremamente criticado pelo moderador. Agora todos vem que apenas Vislumbrava o óbvio: unificar o ecossistema!
    Jorge, chupa que é de uva…

  13. desculpa, a linha lumia pode acabar, assim como a linha moto da antiga Motorola, a linha alfabética da Samsung, Apple não tem linha especifica mais podem deixar de dar suporte e criar outros gadgets ou mudar o conceito e optar em ter variantes do IOS(sim isso é possível) a LG mudar o rumo da linha G, a Sony da linha Z, tem mais? isso e ótimo, para eu pelo menos novas arquiteturas, novos seguimentos, novidades, adaptações. enfim que todas as mudanças venha para melhorar e que a Dilma saia do governo para podermos adquirir as melhorias rsrsrs

  14. Duvido que a linha Lumia irá deixar de existir. Isso não é indicio algum. Ainda mais em se tratando de site Russo. Primeiro, a Microsoft sabe que não poderá sobreviver somente com aparelhos usando processador da Intel, os processadores da Intel ainda não consegue competir de igual com processadores da linha ARM. Ela precisará ainda fabricar aparelhos com processador ARM, e tem outro detalhes, os aplicativos ainda não funcionam direito ou possui direito compatibilidade com processadores da linha Intel, prova disso que todos os produtos da Asus, os Zenfone é relatado que o desempenho dos aplicativos nestes aparelhos são inferiores nele justamente por não ter compatibilidade. Para mim a linha Lumia irá continuar usando somente processadores ARM e a linha Surface para produtos usando processadores Intel e será somente os mais caros. Pois a Microsoft já esta fazendo testes no processador Snapdragon 820, e nos Snapdragon 617…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *