Microsoft abre o jogo e diz como vai tornar o Windows 10 Mobile competitivo

panos-panay

Nesta semana a Microsoft não tirou da boca o  Windows 10 Mobile, inclusive em seu mais recente evento, o Ingnite o sistema operacional móvel foi um dos destaques. Contudo, isso não é o bastante, a mídia e os consumidores ainda estão perdidos sobre qual caminho a empresa vai percorrer, e por enquanto só nos restam rumores e especulações.

Vahe Torossian, vice-presidente corporativo da Microsoft e o novo presidente da Microsoft França abriu o jogo sobre a estratégia móvel da empresa em uma entrevista a francesa Le Point. Torossian reafirma que a Microsoft recuou em relação ao foco nos consumidores. Em vez disso, o Windows 10 Mobile está voltado principalmente ao mundo corporativo.

No entanto, a entrevista não parou por aqui e tivemos algumas novas informações. Embora a Microsoft esteja ciente da forte concorrência contra Apple e Google no celular, a Microsoft vai continuar a seguir o seu caminho. De acordo com Torossian “a Microsoft está apostando em um salto tecnológico em poucos anos, uma mudança de paradigma“. Aqui a conversa melhora.

Detalhes sobre “salto tecnológico” não foram revelados. Contudo, a Microsoft aparentemente está olhando para a plataforma Universal do Windows (UWP), Continuum, Inteligência Artificial, e acompanhando os avanços da tecnologia como é o caso dos PCs.

Qual será o próximo salto tecnológico que a Microsoft espera?

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

Vamos voltar para 2015, em uma das suas declarações, o atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou:

Por isso, temos que está de olho para saber qual será a próxima tendência. Isso é o que, francamente, alguém tem que fazer para ser relevante no futuro. No nosso caso, estamos fazendo isso. Estamos fazendo isso com a nossa inovação no Windows. Estamos fazendo isso com recursos como Continuum, eu só não quero construir outro smartphone genérico, um sistema operacional copiando os concorrentes”.

Então, quando eu penso sobre o nosso Windows Phone, eu quero mostrar algo como Continuum. Quando eu digo, uau, isso é uma abordagem interessante, onde você pode ter um telefone e que este mesmo telefone, por causa da nossa plataforma universal com Continuum, possa de fato ser um desktop. Isso não é algo que qualquer outro sistema operacional móvel pode fazer. É isso é o que eu quero para nossos dispositivos, inovação“.

A ideia que daqui a 5 anos nós teremos os mesmos recursos, a mesma interface, e as mesmas coisas nos smartphones não é o que Nadella acredita. A Microsoft vê o conceito atual de um smartphone como “fim de carreira”.

Voltando ao Torossian e a entrevista na Le Point, ele diz que a linha de Surface tem que evoluir para “novos tipos de formas” – Surface Phone (??). Nas mãos de Nadella, a Microsoft só cria hardware que tende a ser sucesso, estudado o mercado por seguimentos e ampliando seu público.

O Surface, Surface Book, Hololens e Xbox One S são exemplos de inovações com visão no futuro. Ele ainda afirmou que o Surface foi dado como “morto” pela mídia e que os analistas afirmavam que deveríamos parar de tentar. Hoje, segundo Torossion, os 2 em 1 são uma das únicas áreas dos PCs que crescem. Agora a criação do Surface está totalmente justificada.

Ele continua a dizer que a Microsoft pode trazer esse mesmo raciocínio para móvel. Mas que terá que se valer de novas armas para ser competitivo com a Apple e o Google. É “tudo ou nada“. Infelizmente, Torossian não deu esclareceu qual seria este “salto tecnológico que vai mudar o paradigma do mercado e que a Microsoft terá vantagem”.

Sinceramente, na minha humilde opinião, ele quase anunciou o Surface Phone antes do tempo. As nossas especulações e rumores confiáveis se encaixam perfeitamente com suas declarações.

Você aposta em algo para este salto? A Microsoft deveria entregar os pontos? Conhece alguma tecnologia que pode revolucionar os dispositivos de bolso com a Plataforma Universal?  O que achou disso?

Fonte: Windows Central.

99 comments on “Microsoft abre o jogo e diz como vai tornar o Windows 10 Mobile competitivo

  1. Só acho que quando o W10M der “o salto”, esses aparelhos legados não darão conta de rodar o sistema… Então é torcer pra economia melhorar e pra microsoft voltar para o Brasil.

    1. Tbm acho isso, seria legal se eles adicionarem uns efeitos nas barras como transparências e tals acho q para mts usuários finais isso importa mais q funcionalidades, minha opinião…

    2. Concordo, estou doido por um novo aparelho com w10m …. Queria o 950xl, mas acho que é muita grana e risco para importar. Torcer para o BR valer a pena novamente

          1. Isso mesmo, até pensei em pegar… Mas era importação, 31 dias para chegar…. Se ainda estivesse no br….. Prazo curto etc….

      1. Eu me segurei pra não comprar um no DX, peguei um Redmi note 3 pro pra poder suprir a falta de apps por um preço acessível, continuo com meu 930 aqui pra acompanhar as novidades e espero muito esse novo anúncio do surface phone pra poder voltar pro W10M

          1. To curtindo muito, levou uns 20 dias +- pra chegar e sim fui taxado em 192,00 mais o cara tinha declarado q era um produto de 100,00 dólares (uns 320,00 reais) e fui taxado em 60% sobre este valor.
            Valeu muito a pena ?

          2. Vc diz por ser comprado na china? Eu acredito que sim, pelo menos deveria ser a mesma coisa independente da procedência. Seria o mesmo que comprar um xone ou ps4 de lá…viria da china,mas seria o mesmo de comprado em qq outro lugar.
            Agora, se vc diz em relação a saber ser o site entrega…. Posso dizer que já comprei muito no dx.com e sempre foi ok,mas sempre tem risco,né… Espero ter respondido

          3. Carinha, vc pediu para ele colocar 100$ no valor ou ele colocou sozinho? Vc lembra o vendedor? Pediu entrega normal ou rápida? Valeu! Tô no dx aqui com a mão coçando pra fazer a loucura, rs

          4. A entrega foi normal, já o valor eu n pedi ele quem colocou.
            Acredito q eles fazem isso com todos pq até os q compraram o L650 o valor taxado e praticamente o mesmo.

          5. Não aguentei e fiz a compra, rsrs
            A única diferença que pedi entrega rápida, depois te conto. Espero ter sorte como vc teve?

          6. Legal cara e uma boa compra eu to
            curtindo muito o meu espero q tenha a msm sorte q eu tive já to na torcida ?

          7. Cara eu pensei q o continuun só dava pelo dock mas o andre do windowsteam disse q por acessórios compatíveis com o miracast ele funciona tb?
            Eu tenho o Microsoft Wireless Adapter e funciona msm isso promete no futuro olha as fotos

            https://uploads.disquscdn.com/images/eef8eb23be43bc4b76d14b0278bf8f921018203b1f6c64e00030b5a803f47af4.png

            https://uploads.disquscdn.com/images/d99a31b52f264a962f03a2b9df136d4b85869cfbbace202991b3c821f6f8f2eb.jpg

            https://uploads.disquscdn.com/images/63a7ccd83a78bd836b8e0cb5e79bec8001dffc728039cb790400634a73884f05.jpg

          8. Show de bola! Do miracast eu sabia, de outros acessórios…eu achei alguns no dx também,mas teve um cara comentando que não funcionou no 950xl …. Agora não sei se foi defeito, se ele não soube usar ou se não funciona mesmo.

    3. Na minha opinião sendo franco, acho que a Microsoft por um bucado de tempo não ira lançar seus hardware em nosso pais, hard aqui so de fabricantes para ter um da MS so importando. Espero estar errado mas o primeiro Surface Phone não vai chegar por aqui.

    1. Vale lembrar que são palavras da Microsoft. Os sonhos são da Microsoft. Ainda bem que ela sonha 🙂
      Como o francês disse, se fosse pelos analistas não teria Surface, Xbox e …

      Surface estava morto, como o francês disse, e hoje é a tendência que a Apple e o Google querem ser. Apenas aceite.

        1. Ela sonha com um “smart” rodando “Win FULL”, ao estar plugado numa tela grande avulsa. Ou seja, um Continuum de verdade. Penso eu que ela tá sonhando certo.

      1. Essa é a parte legal de qualquer desenvolvedor: Tudo é um sonho ate que se vire realidade. A apresentação do primeiro Iphone mostra muito disso.

  2. As segunda e terceira fase do Projeto Centennial e o conversor de aplicações.
    Sua antiga aplicação Desktop poderá ser executada no Smartphone e com a nova Xaml esse aparelho pode ser seu 3 em 1. Mas para isso ela terá de matar o antigo Windows phone Nokia-Balmmer e propor um novo Windows Phone Ubuntu-Nadella assumindo de vez a convergência das plataformas e sua interface gráfica unificada. Será que ele realizará tamanha ousadia?

      1. Ballmer se inspirava na Apple para trabalhar duas plataformas em separado – mobile + desktop – o que gerou até a compra da Nokia, ou seja, transformar a Microsoft numa produtora de hardware me escala global.
        Nadella flerta com a visão de Mark Shuttleworth e seu Ubuntu, mas ainda não saiu do cima do muro. Seu pensamento é cristalino em encantar-se com a convergência dos sistemas, mas na prática ele ainda não bateu o martelo nesse sentido.
        Sendo assim, a Microsoft continua a trabalhar no antigo paradigma proposta por Ballmer – Windows desktop e Windows mobile. Não adianta achar que o sistema é unificado por que ainda não é, por mais que o código de lógica seja o mesmo o código gráfico é distinto e essa diferença irradia-se para toda a produção da programação.
        Essa indefinição está deixando a empresa entrincheirada, pois não se consegue avançar mais mantendo esse antigo paradigma.
        Essa é a decisão que ele terá de tomar.
        A discussão mais importa da Ignite você nem percebeu que foi a industria corporativa pedindo o fim do .exe e o fechamento do sideload em prol do .appx, para se obter enfim um sistema seguro e confiável. E aí? Outra questão a ser enfrentada.

  3. quer algo que deixe o povo louco com a idéia? o lumia 950 rodar na nuvem, Forza.
    eu sei, já ouvi antes. “não tenho internet boa!” para isso serve o xbox. pra isso serve o desktop.
    mas para uma pequena parcela, internacional e pagando uma taxa regular a microsoft. que não quer ficar pensando em comprar e já pagam o office e tantos serviços mesmo.
    JÁ FUNCIONA se quiserem. netflix?! já rodei varios testes. é possivel com 15mb de velocidade.(mais para 4k)

  4. Se eles falam aparelhos coorporativos, esqueçam smartphones de entrada ou intermediários. Pra ter recursos top, o aparelho tem que ser robusto, e com isso, muito caro. Eu nao creio que teremos dispositivos baratos ou mesmo com preços razoáveis. Isso se eles forem disponibilizados em lojas…

  5. Resumindo tudo vai continuar do mesmo jeito com uma evolução a passos de tartaruga e com uma porcentagem nicho de mercado,durante os próximos 5,10,15,20…anos.

  6. “abre o jogo” eu pensei que ia ter alguma informação relevante… Que a Microsoft não vai desistir do mobile e que ela sempre olha pro futuro todo mundo sabe…

  7. E eu achando que a resposta seria ” vamos consertar todos os bugs, trazer firmware pra todos lumias e revender toda linha x30 em diante, trazer os aplicativos bombantes na marra e ressuscitar o lumia camera de volta”
    Mas não, acho q eles não querem passar mais vergonha.

  8. Enquanto o salto não ocorre eles perdem dinheiro e espaço. Talvez o salto não ocorra em menos de dez anos e as outras empresas também aguardam isso. A Apple deu um salto em 2007, mesmo com um aparelho com menos recursos que os smartphones da época, eles ditaram tendência em torna-los “Brinquedos de Adultos”. O que aprendemos nos últimos anos é que não basta ser funcional, rápido e fluído, precisar ser Cool, isso os Surface conseguiram vender, talvez consigam isso com os novos Surface Phones.

    O Salto na verdade pode derrubar a Microsoft para sempre e aí será tarde.
    No momento em que os processadores evoluirem de tal forma que possam rodar apps no ambiente móvel no mesmo nível que os desktops e a um preço acessível, quem vai usufruir disso serão a Google e Apple, pois já possuem uma base tremenda instalada, enquanto o Windows no mobile é ridicularizado.

    O UWP precisam de muito mais trabalho. Os apps no mobile são extremamente problemáticos, não cito os Insiders. Os jogos de XBOX ONE no Windows 10 são extremamente mal otimizados é jogar dinheiro fora. precisam aumentar o time de programadores do Mobile de três para umas 100 pessoas, estagiário indiano não faz milagre não….

    A esperança é que agora parecem ter um plano e seguirão ele direitinho, ou até a Apple dar outro salto rsrs

    Adoro a plataforma Windows e não sairei daqui. O OS é muito bonito e pratico, não me vejo usando iOS e nem Android, acreditem, já tentei várias vezes, mas não me desce.

  9. Vai focar no corporativo, ok precisa mesmo buscar um norte. Mas eu ainda acho que no corporativo (assim como com o consumidor comum), sem apps não vai. Qual a estratégia pra trazer esses apps? Não quer pagar pra traze-los, aparentemente os apps UWP não estão chamando a atenção dos devs como deveria. Qual o rumo nesse sentido Microsoft? Ta complicado hein, falou mais do mesmo de sempre.

    1. A Microsoft procurou um norte, com a saída da Blackberry do mercado, trazer inovação pro setor corporativo pode ser uma boa, já que tentar ser uma nova Google não daria certo, e a vinda de apps se reflete pelo market share do sistema, se vender bastante, os devs olharão para o W10M. Mas não esqueçamos que além do Surface Phone, muitas OEMs focarão no público comum, então o sistema em si não será limitado ao corporativo. Continuum e UWP são jogadas de mestre, só que para o Surface Phone é necessário uma tecnologia nova de processadores(vinda da Intel?), no caso disso acontecer, a Microsoft já tem tudo para estar uma passo à frente da concorrência, mas ainda é cedo pra definir qualquer coisa como certa.

      1. Totalmente de acordo. O único problema é que a Microsoft da muito tempo pros seus rivais evoluírem a passos largos. E até 2017 chegar, Apple e Google terão um tempo pra trabalharem e evoluírem seus OS. E outra coisa, o Surface Phone será o fiel da balança, se não der certo, a possibilidade da MS se complicar ainda mais no mobile é grande.

        1. Tenho que concordar. Mas vamos esperar, né? Para a Google ter um Continuum tá BEM longe ainda, pois não tem outra plataformas a que se firmar, já pro iOS é mais fácil com o Mac, mas a Microsoft tem a vantagem pela popularidade mundial do Windows no PC.

    2. Mercado Corporativo = Ferramentas de Escritório.

      Empresários precisam ganhar dinheiro, e não tem tempo a perder com joguinhos bestas, apps da moda, e nem redes sociais. Eles precisam de integração em Nuvem, sistemas com suíte de escritório competente e nativa, e a melhor integração entre Mobile e PC, e isso só existe no Windows 10 Mobile, por isso que é melhor pro Corporativo.

        1. Acho que estamos num site de Windows, né?! Queria encontrar o quê?! Mentiras sobre a falsa superioridade do Android?! Android Bit é lá na esquina, viu, aqui é pro pessoal elitizado! 😉

  10. Ainda estou em dúvida se vale a pena desenvolver apps universais corporativ
    as. Pode ser uma vantagem competitiva num futuro relativamente próximo.

  11. Eu acho engraçado dizer que o Windows 10 Mobile se tornará competitivo, pois ele já é! Nada no Android chega perto.

    Os apps (700 mil) não é problema da MS, considerando que os desenvolvedores Windows tem mais regalias e ganham mais ao fazer para Windows.

    E o outro problema (hardware), também não é problema da MS! Logo, não há do que se reclamar, e se há, estão reclamando pra empresa errada!

  12. A Google (Android) é imbatível e blábláblá, quem em 2002 imaginava a Nokia sumir? Tudo é cíclico, e falando em tecnologia é q passa na velocidade da luz.
    Não uso Android, já usei iOS, mas me identifico com W10 Mobile. Espero q apareça mais opções no mercado e a concorrência aumente, nós, usuários vamos lucrar. Monopólio é atraso, não combina com tecnologia.

  13. O Surface Phone deve ser um aparelho que tenha algo q iOs e o android nao tem ( e nao estou falando de Falta de Apps ? , muito menos de Continum.) logo o SurfacePhone deve ser uma caixinha Misteriosa e quando vier ao Público Nós falarmos: Noss eu nao imaginei q Fosse assim ( De um modo a pensar: Quanto tenho guardado para poder Compra-lo? E receber uma mensagem do seu amigo Se questionando o mesmo! )

  14. Sou proprietário da NS Consultoria e somos Partner da Microsoft por quase 10 anos. Utilizamos praticamente todas as ferramentas de desenvolvimento, entretanto não acredito que a Microsoft consiga reverter essa situação, infelizmente. A BlackBerry tentou focar no mercado corporativo, mas fracassou por um simples motivo: Executivos não andam com dois celulares, eles querem um celular top de linha que transmita status e que tenham os aplicativos que eles mais adoram e isso inclui WhatsApp, Facebook, Snapchat entre outros, porque a forma de relacionamento no mundo corporativo mudou. É claro que continuum é interessante, mas esta muito longe do ideal e surface phone será caro de mais para não ter as redes sociais mais populares. E também não acredito que Apple e Google ficarão sentados sem fazer nada enquanto a Microsoft reinventa o futuro. Essas duas estão muito a frente e qualquer mudança de senário e elas estarão prontas para contra-atacar. Espero de verdade que a Microsoft encontre seu rumo e crie um nicho para o Windows Mobile onde ela possa colocar todas as suas fichas, mas para isso ela terá que ser extremamente rápida nas decisões o que ela não conseguiu nesses últimos anos… Acho que Nadella tem razão, a Microsoft deve focar no que ela faz de melhor que é software e continuar a fazer essas maravilhas para Windows, iOS e Androide.

    1. Sério, imagino um executivo no Snapchat! Opa, vou mandar nudes para a minha amante!

      Ou mesmo ele no Facebook! Vou aqui dar umas curtidas e compartilhar uns memes, porque eu tenho muito tempo livre e os relatórios podem esperar.

      O Continuum está longe do ideal? Se a proposta do Continuum é fazer apps de Smartphones rodarem no PC, e ele faz isso, porque está longe do ideal se ele cumpri sua proposta perfeitamente?!

      Apple e Google estão muito a frente? Será? Quando foi a resposta da Apple e da Google a universalização de sistema? Elas se quer começaram a pensar em algo parecido? A Google e a Apple estão prontas para enfrentar o Windows 10 em PC, que com todas as críticas – muitas sem fundamento. – em três meses já tem 15% do mercado, mais do que o MAC OS X em toda a sua história?

      Reveja seus conceitos e veja o mercado com mais realismo. Se por um lado, sonhamos demais com o Windows, por outro, tem gente ainda mais atravessada ao tentar expor a superioridade inexistente na concorrência!

      1. Acho que você não entendeu… Eu trabalho com a Microsoft e minha empresa é Partner dela a mais de dez anos. Desenvolvo aplicativos e sistemas utilizando ferramentas exclusivas Microsoft. Executivos e empresários utilizam os aplicativos de redes sociais em marketing digital e network, mas também tem vida social e em seus TEMPOS LIVRES enviam nudes para as amantes e curtem e compartilham memes como você. Hoje ninguém tem dois Smartphones para utilizar um no trabalho e outro na vida pessoa. A Blackberry tentou seguir esse caminho achando que usariam seus Smartphones e suas aplicativos exclusivas para empresários e executivos, não funcionou pelo simples motivo que ela mesmo entendeu. Ninguém usa dois Smartphones. Sobre a resposta da Google e Apple em universalização de sistemas elas simplesmente não precisam porque dominam o mercado mobile. O mercado de PC já tem sua vitória no Windows e a Apple sabe disso e nem luta mais (Até Steve Jobs já declarou), mesmo porque nem precisa, ela tem seu nicho. Sobre a Google nem vou falar, ela bate cabeça tentando utilizar Android e seus aplicativos. Provavelmente um dia achará seu nicho, mas o assunto aqui é Mobile e não PC. E ao contrario do que você pensa, o continuum ainda não roda perfeitamente bem os aplicativos e mesmo que rodasse, hoje não é mais necessário, os aplicativos estão migrando para a nuvem e desta forma esta livre de plataforma. Eu continuo utilizando meu Lumia 925 que gosto muito e gostaria como pessoa física e empresário que o Windows Phone e/ou Mobile decolassem, porque minha empresa subiria junto e poderia utilizar meus aplicativos favoritos para enviar nudes para minhas amantes e compartilhar um memes,mas sei que logo logo vou ter que trocar, porque a Microsoft já declarou que vai focar somente no mercado empresarial e não mais no Brasil. O resultado disso você já sabe, cada dia menos aplicativos e dispositivos mais caros.

        1. Ninguém usa 2 Smartphones? Engraçado que a primeira grande empresa que trabalhei eu vi de perto funcionários usarem Smartphone fornecido por ela, então eu acho que não é bem assim não.

  15. “O Surface, Surface Book, Hololens e Xbox One S são exemplos de inovações com visão no futuro.” Os outros citados belaza, legal, mas dizer q o novo Xbox One e exemplo de inovação e apelar d mais

  16. Quando o Surface Phone vier o salto quântico será tão grande que o investimento nos atuais terá sido igual a ter rasgado dinheiro.

  17. O lumias morreram, agr é esperar o surface vai ser igual o salto do wp7 para o wp8 e os aparelhos x20 x30 x50 vão ficar igual os surfaces rt abandonados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *