A Microsoft está em uma missão nos dias de hoje, e não está relacionado às suas finanças, mas uma responsabilidade social que merece ser... Microsoft anuncia novo controle para o Xbox que tornam os jogos mais acessíveis para todos

xbox-controle-acessibilidade

A Microsoft está em uma missão nos dias de hoje, e não está relacionado às suas finanças, mas uma responsabilidade social que merece ser parabenizada de pé. A ideia é conseguir que o maior número de pessoas participem da revolução tecnológica em que vivemos – que inclui pessoas com deficiências e que têm mobilidade limitada para jogar no Xbox.

O novo Xbox Adaptive Controller, de US $ 99 dólares, tem “anos de trabalho” e colocou a Microsoft para trabalhar em estreita colaboração com a The AbleGamers Charity, a The Cerebral Palsy Foundation, o Craig Hospital, o SpecialEffect e o Warfighter Engaged.

Phil Spencer, diretor da Microsoft Xbox, detalhou o anúncio em um novo post no blog do Xbox Wire, onde compartilhou alguns dos objetivos e motivação por trás do projeto:

Na Microsoft, acreditamos em capacitar cada pessoa e cada organização do planeta para conseguir mais. Nosso CEO, Satya Nadella, falou sobre como é essencial expandir os limites do que a tecnologia pode fazer em um esforço conjunto para incluir todos ao redor do mundo. Esses princípios têm o impacto mais profundo em como estamos construindo produtos projetados para todos. Nós estivemos em uma jornada de design inclusivo, que celebra e inspira pessoas que são frequentemente negligenciadas no típico processo de design.

Para gamers com mobilidade limitada, encontrar soluções de controles para atender às suas necessidades individuais tem sido um desafio. As soluções existentes hoje em dia são caras, difíceis de encontrar ou exigem uma habilidade técnica significativa para criar. Diversas pessoas e organizações estão criando soluções personalizadas, mas muitas vezes é difícil escalá-las quando a maioria das plataformas precisa ser personalizada.

Uma imagem do controle vazou no início desta semana, e o Windows Club já tinha repassado em primeira mão no Brasil. A Microsoft anunciou isso próximo ao Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (18 de maio), que parece ser apropriado.

Na parte superior do dispositivo, há dois botões programáveis grandes, além de acesso rápido ao Xbox, Menu e outras entradas importantes. O que torna este controle verdadeiramente único é ao longo dos conectores traseiros de 19mm, conectando o console em um ecossistema existente de botões acessíveis, thumbsticks e outros dispositivos de entrada. Uma porta USB dedicada também permite a conexão de joysticks de fabricantes terceirizados. Este controle será compatível com os dispositivos Xbox One e Windows 10, com funcionalidade adicional vinculada ao aplicativo Xbox Acessórios.

Muitas pessoas com deficiência tiveram dificuldades para jogar, e ficaram de fora por não terem condições fisícas ou financeiras de se divertirem com games. Com o foco recente da Microsoft nos últimos anos no design inclusivo, agora um maior público gamer será mais respeitado.

O Xbox Adaptive Controller será vendido exclusivamente pela Microsoft Store por US $ 99 no final este ano. Para obter mais informações, leia a postagem completa de Spencer no blog, bem como ‘Plugged In’, a história por trás da jornada para fazer o controle.

O que vocês acharam?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!