Microsoft continuará criando jogos single player, não apenas multiplayer

super-luckys-tale

Sim, talvez essa notícia não seja um segredo, embora existam muitos que falam ao contrário. A Microsoft quer continuará concentrando-se em experiências para um jogador, e isso não é surpresa, como sempre foi. O último exemplo que é o ReCore Definitive Edition, um jogo que foi apedrejado por suas falhas, mas que a Microsoft melhorou e adicionou novos conteúdos gratuitamente. Mas também veremos Super Lucky’s Tale e outros.

Como o problema já estava se tornando um argumento recorrente, Shannon Loftis, gerente da Microsoft Studios, queria resolver o assunto, dizendo ao Gamesindustry que a empresa também estava focada em jogos single player.

Neste momento, estamos muito focados nos jogos que unem pessoas, formam comunidades e ajudam a encontrar formas de auto-expressão. Isso não tem que significar que serão apenas games multiplayer.

Há uma divertida pesquisa do YouTube que eu gosto ver sobre as reações das pessoas que assistiram ao trailer de Ori & the Will of The Wisps. É uma explosão ver suas reações e vê-las chorando, chorando muito, durante o jogo. Isso inclui a capacidade de compartilhar uma reação após expressar sentimentos por uma história,  é uma mecânica social viável. Sempre haverá a necessidade de contar essas histórias, como Ori ou Zelda.

Na verdade, Zelda é um jogo incrivelmente no aspecto social, e só porque você está jogando sozinho não significa que o mundo inteiro não compartilha sua experiência. O fato de ter a capacidade de compartilhar capturas, compartilhar comentários em grupos e clubes na Xbox Live … são maneiras de reunir as pessoas em torno de um jogo mais voltado para a história.

O Loftis continua a acrescentar que a Microsoft está criando esses jogos single player para criarem comunidade, mesmo que não tenham nenhum aspectos multiplayer.

Portanto, não há necessidade de temer a falta de jogos single player no Xbox. A Microsoft continuará a apostar neles.

Qual estilo você prefere?

47 comments on “Microsoft continuará criando jogos single player, não apenas multiplayer

  1. embora eu ache meio desnecessário, acho que atualmente nada impede que vc faça um jogo focado no SP mas com um MP razoável… ou um coop…

  2. Eu gosto dos dois, é mais por gênero… A categoria que estou mais jogando atualmente é o automobilismo… Project Cars, Forza 6, Assetto, esses jogos eu praticamente só jogo online. Ai vem Fifa que também jogo bastante online, mas que também jogo modo carreira off line, etc… São jogos que tenho bastante horas jogadas, e na maioria das vezes, é jogado em turma.
    Mas não deixo de jogar as recentes campanhas, por exemplos: BF1, Titanfall 2, o não tão recente mirror’s edge catalyst… The Witcher 3, Inside, Rise of the Tomb Raider, Quantum Break… Fora os tradicionais Gears of War e Halo…

    Sempre comprarei jogos single player. Pra mim, um gênero importantíssimo, a prova disso é o PS ter vários exclusivos de peso nesse gênero, e apesar de não ter uma rede online boa, consegue vender muito bem seus consoles…

  3. “embora existam muitos que falam ao contrário”, trocando em miudos, poneys recalcados que se deram conta da péssima escolha que fizeram mas preferem ficar por ai hateando do que dar o braço a torcer e vir para o Xbox.

  4. Vai fazer e vai flopar.

    caixista alienado so compra Halo e Gears para PEW PEW PEW On Line e jogar 500h do mesmo jogo se achando o inteligente por não ter vida além de video game.

  5. No dia que a MS focar só nos multi, eu pulo fora. Os jogos mais notáveis e inesquecíveis são aqueles com excelente single play.

    1. ReCore, Quantum Break, Ori…. e até Halo e Gears são fortes na história. O ideal é ser bom no multi e single, as são raros jogos que conseguem isso.

      1. halo 5 forte em historia?

        com campanha de 5h e uma cut scene de briga de tapinha como “grande batalha final” ?

        uhauhauhaahuuha é gostar de se iludir mesmo.

        1. Halo 5 não é legal mesmo não, tenho que concordar com a Ovelhinha. Já a trilogia original é excelente!!. Concordo com o Jorge, o ideal é balancear entre o single e o multi. Os Batlefield normalmente são assim.

  6. Isso sem dúvidas. Só que na entrevista completa deixam claro que os jogos sociais serão prioridade na companhia daqui em diante, enquanto os single player tendem a ter um orçamento mais enxuto, seguro. Jogos como Quantum Break tendem a ser bem mais raros, entendo eu. Usando um exemplo mais simplista, ao invés de investir num jogo de $100 milhões, investiria em 4 de $25 milhões.

    Quando a Shanon cita o Ori, deixa evidências que a M$ vai investir mais forte no ID@Xbox, onde as criações mais notáveis e promissoras ela financia, como foi com o próprio Ori, CupHead, Super Luck Tales. O que eu vejo com bons olhos, já que o Ori seguramente foi uma das melhores experiências da minha vida, e se sair mais games desse quilate, seria excepcional pra mim como joador.

    1. Nem me fala isso cara, por que já da vontade de trocar o One pelo PS4 hoje mesmo. Lá eles tem grandes jogos single play. Espero que a MS reveja isso aí.

      1. Bom, é o que eu vejo. E a entrevista é esclarecedora, pra quem deseja ver as coisas com mente mais aberta.

        O Xbox também tem grandes jogos single player, mas o foco será estruturar a plataforma tornando-a mais “social”, seja com jogos multijogador, seja com os single player mesmo. Quando mais cedo assimilar isso, melhor. Se eu desejasse que o Xbox One fosse “igual” ao ps4, eu pegaria o próprio ps4. Aliás, o ps4 tem grandes jogos também, mas gosto da abordagem “Games as service” do Xbox, torna a arte de jogar muito mais acessível do que o padrão visto nos consoles.

        Um problema que constato é que a crítica atual se escora muito no padrão que surgiu junto com os primeiros jogos 3d do PS1/PS2: história profunda, mecânica scripitada, animações cinematográficas…RPGs em suma ,também fazem parte de rol.

        Mas isso é mais por conta do que eu chamo de “gamerssauro”, daquela turma na faixa dos 30/40 anos mesmo, porque tem uma nova geração mais aberta e adaptada aos novos padrões de jogo, e é essa que vai levar a indústria a um novo patamar.

        1. É aquela, a MS analisa o mercado gamer como um todo e tenta trazer o melhor possível para o que a maioria deseja jogar, não é a toa que Battlegrounds, Black Desert e Path of Exile estão chegando ao console, em paralelo as conversas para por em pratica o cross-play entre o máximo possível de plataformas, meu genero predileto é o RPG, estou muito entusiasmado com a vinda de jogos japoneses para o Xbox, mas nem por isso fico com a mente fechada para outros jogos, quando maior a diversidade, melhor para todos.

          1. Por falar em Black Desert, estou muito curioso pra joga-lo, me pareceu um grande jogo MMO,e olha que nem sou muito de jogar jogo on line.

            A M$ está estruturando a plataforma para o público de massa, é só vermos a chegada do Game Pass, de jogos de muito sucesso do Pc como Black Desert e PUBG, e isso conflita com os
            interesses de alguns nichos, que esperam da M$ algo que ela parece não estar disposta a oferecer plenamente.

            Também fiquei contente que mais jogos japoneses estão chegando, tem muita franquia boa.

  7. Coop on-line e local festinha já deveria ter enterrado o single-player masturbación há muito tempo por causa da internet que todo mundo tem 24h por dia e os telões widescreen que todo mundo tem.

    1. Single player já deveria ter enterrado o co-op online e local festinha já passaram a mão na minha boonda e ainda não comi ninguém.

  8. Eu duvido que a Microsoft invista pesado na produção de jogos exclusivamente single player AAA. Quantum Break foi o primeiro e provavelmente o último do Xbox One.

    1. A Microsoft esté investindo numa franquia tipo Horizon Zero Down por exemplo para o Xbox, no máximo será play anywhere. Temos que aguardar para ver se teremos mais games SP no Xbox.

      1. Vc pode ter certeza que esse jogo de mundo aberto produzido pela M$ vai ter um componente multiplayer fortíssimo, claro, podendo ser jogado single player.

    2. É porque, ela no máximo, quer ter menos prejuízo com títulos AAA não-sucedidos. Aí, ela faz títulos de boa qualidade, mas que não tenha tanto investimento, para ter um retorno maior do que o investido. Uma pena ter acontecido isso com o Scalebound, mas acho que também teve outros motivos para ter sido cancelado.

    3. Eu adoro QB, mas infelizmente não tinha como da certo. Jogo apenas single play, muitos diálogos, serie, atores reais e famosos etc.

    4. Quantum Break é um dos meus jogos preferidos do Xbox One, e deixou um enorme gancho pra continuação e novas aventuras, mas infelizmente é por aí mesmo como você falou.

      Superprodução AAA tende a ser bem mais difícil de chegar mesmo, e não só por parte da M$, mas da indústria em geral, com algumas exceções, já que se trata de um modelo caro e cada vez mais arriscado de investir. Acho que a M$ vai apostar em jogos single de grande qualidade e polimento, mas com orçamento mais controlado, enxuto. Talvez abra exceção pra actions rpgs.

      De forma simples, eu visualizo a coisa assim: Ao invés de 1 game de $100 milhões, a tendência é investir em 4 jogos de $25 milhões, que daria os mesmos $ 100 milhões. Por exemplo, ao invés de 1 Quantum Break M$ faz Recore,Super Luck Tales, CupHead, Ori 2 e contínuas expansões para os jogos…

  9. Vai ser uma puta sacanagem se acabarem com os jogos single player… poxa e tao emocionante ver a historia que jogo tem a oferecer fica tao enjoativo o mesmo jogo sempre no multi-player é sem nexo não tem graça só acho….

  10. Eu particularmente gosto muito do single player sou mais a moda antiga… Gosto de jogar e ver a historia por traz de cada jogo… E é muito bom vc guarda lembranças de um jogo foda que da vontade de jogar de novo!!! multi-player e só bagunça zoaçao

    1. também gosto de jogos single player e com uma boa história, mas dizer que multiplayer é só zoação é exagero, dependendo do jogo você mesmo cria sua história e se diverte muito mais, um exemplo comigo foi ark survival evolved, e agora Conan Exiles, esses jogos você segue o caminho que quiser da forma que quiser com seus amigos e dependendo da ocasião, você faz inimigos que te fazem viver quase uma vida paralela, quer jogar todos os dias só pra enfrentar seus inimigos ou se aventurar com seus amigos, jogos multiplayer com essa proposta de seguir o rumo que quiser são os mais viciantes, to ansioso pelo sea of thieves …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *