Microsoft Edge será mais agradável, mais rápido e mais seguro… Adeus Google Chrome?

edge-fd

A Microsoft está com foco no desempenho e na capacidade de resposta para o seu navegador Edge na próxima atualização Windows 10, Fall Creators de codinome Redstone 3. Durante uma sessão na BUILD 2017, a gigante do software delineou suas prioridades para a próxima versão do Microsoft Edge.

No topo da lista, está certificando que o abrir e fechar de abas ficará mais muito mais suave. Se você estiver familiarizado com o Edge, você provavelmente estará ciente do ligeiro atraso ao abrir uma nova aba e digitar uma URL. Isso prejudica a experiência, e a Microsoft tem o objetivo de eliminar o lag. Além disso, a velocidade de navegação será ampliada.

A empresa também planeja oferecer suporte aos Progressives Web Apps nativamente no seu próprio navegador, assim como o Google Chrome. Ao lado de melhorias de desempenho, existem algumas alterações de design. Como parte do Fluent Design da Microsoft, vamos ver um projeto mais moderno no Edge. Uma nova animação para os favoritos é parte disso, ao lado de novos elementos visuais como o acrílico na barra de título.

A aparência acima pode não ser a final, mas já agrada bastante aos olhos. Tudo isso chegará no mês de setembro.

O que vocês acharam?

87 comments on “Microsoft Edge será mais agradável, mais rápido e mais seguro… Adeus Google Chrome?

  1. Será..em breve…soon…fim do chrome e android.

    O edge ainda ta muito aquém do chrome e vem perdendo share junto com o IE.

    1. Mas o Chrome continua a ser pesado, lento e comedor de memória. Ele o site do Facebook consegue ficar lento até em um i7. O Edge pelo contrário nunca me deu problema no Facebook, Rodando num i3 de 2 GHz

        1. Eu uso Edge, Chrome, Firefox e Opera.
          O povo fala muita merda, pois não tenho nenhum problema com Chrome, Firefox e Opera. Já no Edge ainda tenho problemas.
          O Edge é muito bom com uma guia. Abre-se muitas e os problemas aparecem. E tem muitos sites que não funcionam bem com ele. Eu já abri mais de 30 guias no Chrome e funcionou de boa. O Firefox com muitas guias está meio pesado.
          Já o opera abro muitas guias e funciona lindamente.

          1. Sério, eu nunca vi (ou sequer ouvi) alguém com esse problema de várias abas travarem no Edge, isso é realmente muito estranho. Quanto ao Chrome, acho que já é um fato consumado que ele é pesado demais, não é? No meu note velho de guerra, o Chrome simplesmente é inútil porque o sistema não aguenta rodá-lo direito (i5 4GB RAM); a touchscreen fica absurdamente irresponsiva, com lag e o scroll das páginas no trackpad também. Quando eu uso o Edge (e o IE11 tb, quando o note veio com o W8.1!) tudo funciona como deveria. Lembro que quando comprei esse note, ele não conseguia rodar vídeos [email protected] no Chrome mas no Internet Explorer 11 (!) rodava normal kkkkkkk

          2. O Edge fica impossível de usar quando vc tem 6 abas ou mais abertas. Trava inteiro. Sem contar que após um tempo de uso ele fica completamente travado sem motivo aparente.

            O melhor navegador atualmente é o Opera, disparado.

          3. Confesso que dificilmente eu abro tantas abas em navegadores, mas das vezes que eu usei no Edge não tive problemas. Vou testar isso mais tarde quando eu chegar em casa.

          4. Sem contar que arrastar abas com conteúdo pesado (como o Facebook, o Gizmodo, Youtube, ou as páginas do grupo Globo) é um parto no Edge.

          5. Hahahahaha, isso é verdade! Uma vez eu tentei e ele acabou separando a aba da minha sessão atual e deixou ela independente. Mas, como não uso isso (arrastar abas) tô de boas.

          6. eu encho de abas meu edge e na creators não tenho mais problemas, na aniversario eu tinha esses problemas com múltiplas abas.

  2. Até a última atualização essa merda ai nem importava os favoritos direto do mozilla, agora ele até consegue, mas os ícones dos sites que ficam na barra de favoritos não carregam, fica aquela estrela cinza, dai como uso só os ícones se eu quiser usar tenho que ficar adivinhando quais são. Engraçado se eu adiciono a página novamente carrega o ícone, mas oq eu importei continuam sem… Eu até tentei usar, mas não dá, prefiro ficar no mozilla mesmo.

  3. Gosto do Edge, mas ainda sofro quando abro várias guias carregadas de vários sites com todo tipo de mídia. A maioria trava, apresenta erro e aparece: recarregar ou reparar página. E às vezes tem que fechar a guia e tentar novamente.
    Inclusive esse site, o do WT apresentam problema quando abro várias guias.

    Fora isso está de boa.
    Tomara que a MS finalize o Edge de vez, pois tem muitas outras coisas bem legais nele.

    1. Eu havia visto em algum lugar que iria para a loja.
      Hoje vi em algum lugar que não vai mais. Eu hein…
      Depois dizem porque o Chrome não vai pra loja.

    2. Eu acho que as atualizações dele são junto com as atualizações do Windows 10, então seria todo mês na verdade. As atualizações semestrais são as de recursos.

  4. A verdade é que nenhum navegador atual pode receber o título de “escolha certa”. Uso o EDGE porque ele abre instantaneamente enquanto o Chrome demora 3hrs. Mas o dois usam muita RAM com besteira aberta no navegador…

    1. exatamente, eu admiro e uso o edge como principal, mas odeio o fato de ter que usar o IE em alguns sites, e quando o edge buga eu uso o mozila

  5. Eu já até pensei em usar o Edge. Mas acabei desistindo porque meus dados não ficam sincronizados entre o iOS, Android e Linux.

    Não faz sentido a MS apoiar o uso do iOS e Android e não ter um dos seus principais apps neles. Quem usa Windows com iOS ou Android vai preferir o Firefox, Chrome ou Opera para ter suas coisas sincronizadas.

      1. no dia que tiver todos os apps padrão de um WM no iOS com a msm integração que ocorre na plataforma nativa eu compro um iphone

      2. Olha, teve muita gente criticando a possível ida do Edge ao Android.
        Espero que a Microsoft vá, pois essa sua reclamação é um dos maiores motivos do não uso do Edge.

      3. O Chrome no Android é o menos ruim dos navegadores. Funciona, mas não tem suporte a extensões, então não vejo a menor utilidade em sincronizar meus dados com o Chrome pra desktop (que não uso tb). Só uso ele pq o Firefox pra Android é uma bosta fedorenta e lerda.

        1. Olha, dos problemas eu acho esse o menor (configurar o certificado). Meu trabalho exige que eu tenha três versões do Java instalado na máquina e não posso jamais atualizar, certas coisas só pelo Navegador PJE, em SC só consigo fazer as coisas funcionarem pelo Internet Explorer, em SP preciso de plugin extra pra assinar no Firefox…

          1. Cara isso aí é uma dor de cabeça do cão.

            Cada site tem um jeito diferente pra se acessar. As plataformas governamentais são muito zuadas

      1. Também trabalho com certificados digitais, o problema não são nem os certificados, mas a bosta dos sites do governo, tenho que usar no IE, mesmo assim tem vez que dá um trabalho da poha…

  6. A galera desse site ama colocar um post exaltando a MS e querendo acabar com o que for de concorrência… As pessoas querem ter opções e não uma empresa só que comanda tudo, pra que “adeus ao Google Chrome”? Quanto mais opções tivermos melhor, galera de mente pequena…

    1. Estamos no Windows Club, nossos usuários, via de regra são fãs do Windows mas muitos ainda usam o Google Chrome. A pergunta é, com tantas melhorias vcs darão adeus ao Chrome?

      Não queremos matar nada, só uma provocação aos usuários para debaterem sobre o tema. Inclusive, nós postamos truques ou atualizações do Chrome aqui no site.

      Nem tudo é guerra, esta matéria não busca o monopólio do Edge, até porque isso tá longe de acontecer.

  7. Uso o Opera, há bastante tempo, não gosto do Chrome, tentei por último usar o Edge, mas, além dos problemas relatados na matéria, ele deixa meu PC muito lento, depois que o Opera atualizou, com as funções dos mensageiros no navegador, deixei de usar o Edge de vez.

  8. Nossa, acho que eu sou um dos únicos que gostam do Edge, kkkk
    Pra mim ele é excelente. Rápido, fluído, limpo… Gostei muito da atualização que ele recebeu na Creators Edition, a sacada de guardar as páginas para ler depois, a prévia das abas abertas… E adoro a ferramenta de editar print e compartilhar dele. Para mim desde saíram as extensões, da qual uso adblock plus, atendeu todas as minhas necessidades. Tanto que eu só uso Chrome no trabalho. Mas não desmereço a concorrência, de maneira alguma!

    1. A extensão usada por você, é basicamente o único tipo de extensão que a maioria dos usuários de navegadores tem. Atualmente, o Edge tá bem servido dessas extensões. Agora, para usuários com características particulares (não necessariamente avançados), pode fazer falta. Mas percebi um aumento no número de extensões a partir da Creators. De lá pra cá, foram mais umas 10, quase o que tinha antes na loja. Creio que, de agora, virá bem mais.

      No mais, o Edge está indo no caminho certo. Ainda não é melhor, mas tá se esforçando (diferente do IE).

  9. Eu não uso o Edge, por causas dos problemas que a matéria mesmo cita, acho ele horrível, não é a toa que a MS esta perdendo tanto espaço pros seus concorrentes, prefiro meu vezes o Opera, agora que tem o Whats integrado.

    1. No meu computador era o melhor, mas começou a ficar muito lento, tanto pra abrir quanto em outros momentos. Agora, dos que tenho, o Firefox é a melhor opção. Achei interessante o Monument Browser, que vem “investindo” nos computadores. Me surpreendeu um pouco. Esperava menos.

  10. Jorge: posso usar o Edge para acessar minha conta corrente no BB (particular e da minha empresa – internet banking)? Posso instalar certificados digitais nela? Não? Então essa é a resposta para sua pergunta: NÃO!

  11. Fim do Google Chrome? É sério isso? kkkkkkkkkkkkkkk. Cara eu gosto do EDGE, achei muito melhor que a bosta da IE, mas não dá pra bater de frente com o Browser da Google, nem de longe. Melhor se confortar com o cenário atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *