Microsoft está tentando comprar mais estúdios de acordo com um insider

Dos resultados financeiros trimestrais da Microsoft, foi detectado um aumento nos gastos da empresa de cerca de 2% do orçamento total, que tinha ido para a Xbox e sua divisão de jogos. Um 2% parece pouco até percebermos que essa porcentagem no total do orçamento trimestral da Microsoft é uma verdadeira barbaridade. Provavelmente, parte desses 2% serão pagos pela compra de alguns estúdios que agora fazem parte da equipe de Spencer e Booty, que agora somam um total de sete novos membros da família Redmond. No entanto, parece que a Microsoft não tem intenção de parar e continua a negociar mais aquisições.

Isto é o que o insider Klobrille disse ontem no twitter, perguntando por twitters quais estúdios poderiam ser comprados pelo Xbox e Microsoft. Realmente, e tendo em conta as restrições auto-impostas pela Microsoft, é provável que a Microsoft não compre estúdios ou editoras muito grandes, mas esteja em busca de grandes talentos.

Provavelmente e estrategicamente, uma compra na Europa continental poderia ajudá-los e, claro, a Ásia e o Japão também estão lá. Pessoalmente, estúdios como o inXile já me pareciam um sonho louco. Pensando que a Microsoft estava olhando para essas equipes talentosas, mas que não possuíam grande orçamentos para investir em seus próprios jogos.

Certamente não veremos uma nova compra até a E3 no próximo ano, mas é interessante pensar em quais podem ser os novos objetivos de Spencer e da sua equipe. O CEO da Microsoft já disse que está investindo agressivamente, então quase tudo é possível. O que você acha? Qual seria a sua compra dos sonhos? Qual estúdio daria a Microsoft uma grande vantagem na próxima geração?

222 comments on “Microsoft está tentando comprar mais estúdios de acordo com um insider

      1. Pq esses deposito de lixo como vc citou… estão na frente do Xbox no mercado de console, somente a Black Friday fala por si só pois advinha quem foi a que vendeu menos console!

          1. O gênio me fala quanto q a sony receber de lucro vendendo hardware? sendo q ambas Microsoft e Sony colocando o hardware abaixo do preço pra lucrar no software?

          2. A realidade é sofrida hein pequeno caixista sonhador… No momento o Xbox one está atrás do ps4 e Nintendo switch quem sabe na próxima geração ela melhore!

          3. Playbostation?? Sério msmo q vc quer q a MS compre isso?????? Tem coisa muito melhor pra comprar, tipo CCE ou Fraudas Pampers ????

          4. Os sonystas tão mais preocupados com as vendas do que a equipe de marketing da Sony, kkk, é como vc falou, eles tem q falar de vendas, pq oq sobra falar, a falta de crossplay em 90 por cento das parcerias entre Microsoft e Nintendo, a falta de retrocompatibilidade, falta de 4K nativo, um sistema de áudio tão bom, blu ray em 4K, jogos mais caros que no One. Não vou nem começar a falar de cross-chat, a grande questão é, PS4 vende ultimamente, grande parte devido a modinha q se tornou e se vc olhar o número de jogos exclusivos vendidos e consoles vendidos, não bate, a msm coisa com o número de usuários ativos em cada plataforma online. A verdade é que a Microsoft deu atenção a diversos detalhes importantes para sua comunidade, entregou ao máximo os pedidos a plataforma, enquanto no Playstation…ehr…bom, vende mais pelo menos. E se vc levar em conta que a MS não divulga o número de consoles vendidos, até isso é apenas “provável” e não fato.

  1. A Microsoft deveria olhar com carinho os estudios poloneses. Ali pode se pinçar alguma joia do nivel da CD Projekt Red. Se fosse adquirir alguma coisa de Japão, o alvo deveria ser a Sega ou pelo menos algumas IPs dela. A Platinum poderia ser outra opção. Ja Capcom é fora de cogitação, pois ela tá se reestruturando muito bem depois do fiasco que foi Street Fighter 5.

    1. Torço que não compre. Imagina ter que dividir plataforma com o kazuma, ovelha não tem exclusivo e um monte mais de tralha que joga ps no youtube

      1. A maioria desses nem PS4 tem, ovelha msmo joga num Pc zuado da Xuxa, o Kaz baleia Hirai não passa a Id, esse último poney fracassado q começou aparecer, um tal de Arthur Morgan é outro q nem PS4 deve ter, um monte de lixo fecal fracassado ?????

  2. Temos várias opções boas pra Microsoft:
    Crytek (Ryse & Crysis)
    Ready at Dawn (The Order: 1886 & Lone Echo)
    CD Projetk Red (The Witcher & Cyberpunk 2007), Eles custam barato mesmo com esses jogos, só procurar a receita deles.
    Supermassive Games (Until Dawn & Man of Medan)
    Studios MDHR (Cuphead)
    IO Interactive (Hitman)
    Platinum Games (Dispensa comentários)
    Remedy Entertainment (Alan Wake & Quantum Break)
    Moon Studios (Ori)
    SEGA
    Espero ver alguns desses estúdios.

    1. IO intereactive ja tem até rumores e talz. Dai o que eu gostaria e sentiria um infinito orgulho seria Moon Studios e Remedy. Ambas tem qualidade inquestionável

        1. Não curto Platinum games véi. Não sei pq, mas não curti nenhum jogo deles kkkkkk mas seria uma boa aquisição pois sei que são muito bons, tecnicamente.

      1. São as mais complicadas da lista, mas CD Projekt Red pode ao menos fazer parceria com um Exclusivo Microsoft, visto que The Witcher 1 e 2 eram Exclusivos do XBOX 360, The Witcher 3 teve 100% do Marketing pro Xbox One, na E3 2013, 2014, e Gamescom 2015, e tem uma edição de colecionador somente pra Xbox, além do Cyberpunk 2077 também ter contrato de marketing com a Microsoft, ao menos um Exclusivo deles pro Xbox deve aparecer, mas comprar, também acho complicado.

    2. O problema das devs do Japão, é as leis do país. Acho que é mais fácil a Microsoft montar uma divisão lá, e criar novas devs e conseguir parceria. O Japão tem leis que dificultam a compra de uma empresa japonesa por outra estrangeira.

  3. Se a Microsoft quiser se recuperar p a próxima geração tem que adquirir um Studio top, como a sega. Porque essa geração já era…só pela Black Friday dá pra ver que a Sony detonou em vendas ! Agora não adianta sair comprando e transformar os Studios em rares da vida !

    1. Não conhece nem um pouco a história da compra rare Microsoft colocou ela para trabalha no Kinect durante um tempo ss porém dps q phil spencer liberou ela pra trabalhar em qualquer a ideia do sea of thieves foi dela

    2. Sabe pq ps4 vende mais? Muito em função d uma pessoa comprar video game igual ao q seu amigo ou primo ou conhecido ou colega tem! E outro fator são os vendedores q empurram ps4 pq muitas vezes eles gostam ou é mais caro e vantagem p eles!

      1. Isto ocorre, mas, não é o único motivo: teve a “cagada” da ms no inicio da geração, tem a questão dos exclusivos sim, o mkt da sony é melhor, e acho que a ms ajudou também nos últimos 2 anos, lançando poucos jogos, cancelando alguns. 2017 não teve absolutamente nada no xbox.

        1. Essa questão da cagada no início da geração não interfere hj nas vendas! Poucas pessoas comprar um console por causa d exclusivos! Muitos so jogam cod bf e fifa! Marketing não vejo como determinando a nivel Brasil! Mas enfim…

          1. Tudo interfere só um pouco mesmo, aí vai somando. Antes de mais nada não ganho 1 centavo nem da sony nem da ms. Eu acho importante a guinada que a ms esta dando. Creio que a próxima geração vai ser bem mais disputada, como ps3/x360. Unica coisa que vai atrapalhar um pouco a ms é que a diferença ficou muito grande. Tem aquela famosa “zona de conforto”: o cara já tem ps, tem seus amigos, suas platinas. Eu tenho 32 platinas, não é tanto assim, mas, seria interessante comtinuar com elas e aumentar. Talvez se o novo xbox for muito top eu compre os dois (se tiver $ rsrsrs),

          2. Platinar jogo não fiz em nenhum e acredito q não muda nada no final… o jogo é o mesmo! Eu zero e faço bastantes conquistas e é isso! Deixar d mudar por causa d platina… mas vai d cada um!

        2. sim verdade o começo da geração foi cagada atraz de outra ..o x box era muito mais feio o caxotão apesar do play tb ser bem feio…o kinect ..e principalmente o preço… os exclusivos não fizeram tanta ja que a ms começou muito melhor a geração..

      2. Lembrando q Sony lançou o PS4 em 50 países e o MS lançou o One em 13 países apenas, isso dá uma diferença enorme nas vendas no começo da geração.

    3. mano mais se a ms investir nesses studios acho que ela ja esta melhor que a sony..pq a sony tem muitos studios .. mais bons são poucos … alias boms não ótimos …como naugth , santa e guerrila agora que esta crescendo muito..mais os outros são de medio a pequeno porte e pra fazer um jogo triple A leva muitos anos …se vc pegar os da ms a 343 tem mais funcionarios que qualquer um da sony..ainda tem a coalitions que é muito forte consegue fazer um jogo do tamanho de gears em 3 anos… com a playground games do tamanho que esta virando .. mais a the initiative que vai ser bem grande …e as outras em um bom porte como a turn 10 ,, ninja undead obsidian ..E O MELHOR como jogos mais diversificados ..

    4. Você acha que grandes devs surgem do nada?. A maioria começa pequena e com o tempo vão crescendo. Só olhar a CD projekt Red, recentemente falaram que quando criaram a dev, nem sabiam como se fazia um game, e olha hoje. As devs que a Microsoft está comprando, poderão crescer da forma que o diretor de cada uma quiser.

    1. Comigo também. Quando eu abro, diz que preciso comprar o jogo, ou renovar EA Access, ou renovar Live Gold, só consegui jogar quando abri o jogo a primeira vez, quando eu fechei, não abriu mais. Mas achei tão chatinho o começo da campanha que nem liguei mais…

      1. Cara a campanha eh meio chata no começo, mas depois melhora, não vou te dar spoilers, mas você joga com Han Solo,Leia,Luke até mesmo brevemente com Kylo Ren.

    1. Interessante o finalzinho do texto. Onde diz que alguns funcionários da Microsoft tem escrúpulos éticos sobre isso, sobre “armas agindo autonomamente” e tal…

      Enquanto isso, no que a Apple contribui para alguma coisa em governos, medicina, etc além de vender iphone?!

  4. Vacilaram em não comprar a Remedy, viram uma das melhores produtoras fazendo multi agora. Aliás, Quantum Break é demais, jogo tem uma narrativa espetacular, só sabe disso quem jogou e LEU todos os documentos obtidos no jogo

      1. Exatamente. A remedy já se pronunciou muito tempo atrás, que adorava trabalhar com a MS mas gostava ainda mais de ser criativamente independente. E acho que a Remedy ta onde quer estar.

      2. Tendo algumas garantias asseguradas como liberdade criativa e tempo, com orçamento bem robusto, não vejo motivos para eles não aceitarem, certamente (se houve) alguma proposta neste sentido eles (Remedy) ficaram com pé atrás nestas questões, dado o histórico com first da Microsoft, mas certamente houve uma mudança de postura da mesma tão logo Phil Spencer ascendeu a um posto importante, logo este cenário junto a Remedy pode mudar, assim espero, por que é um estúdio de extrema qualidade, mais do que qualquer outro desses recentes adquiridos

        1. mano eeles sabem que esse lance de liberdade criativa vai ate ali na esquina.. eles vão dar agora se ver que o studio ta fazendo lenha.. ai vão ter que dar satifação ..a liberdade falada e fazer oque quizer no jogo mais em investimento e serviços eles tem que dar satifação a ms …vc acha que hoje a ms deixaria a remedy fazer aquela série junto com o jogo?? QB foi um dos jogos mais caros da história doa games.. e não vendeu tanto se acha que se fosse na mão da ms a remedy estaria livre pra fazer oque quizer numa continuação ou em outro jogo??

          1. Então, se formos analisar pelo histórico da Microsoft não, mas o que tenho visto como falei é uma mudança de postura, quando falo mudança de postura falo até em relação de como a Microsoft vê a divisão Xbox dentro da empresa como um todo, o fato da Microsoft ter aberto a carteira para comprar first party demonstra que eles querem chegar forte na próxima geração, dito isso, acredito sim que com uma nova postura eles dariam tempo ao tempo para que os estúdios deem os seus frutos, por isso acho que se encaixaria com a proposta da Remedy. Mas como vc falou, eles precisam querer também

    1. mano a remedy esta muito bem sózinha vi uma materia que eles até estavam aumentando o pessoal pra trabalhar em 2 jogo simultaneos.. não é assim de chegar e comprar se não acontece igual a rare que alguns queriam a venda e outros não dentro do studio.. ai foi um racha e a maioria saiu e ate hoje o studio não conseguiu levantar como era… naquela época os caras que estavam na ms eram tão fracos em jogos que acharam que comprando a rare ia ter donkey kong e foram ver que a ip era da nintendo…

          1. Teve umas pessoas que saíram antes do lançamento do Perfect Dark. Boa parte do time que trabalhou no Goldeneye já tinha saído.

    2. ela esta preocurando studios que estão meio que no fio da navalha .. se o jogo for mal poderiam fechar então o pessoal do stuiod esta de acordo que o melhor e se juntar a ms .. assim como a ninja que passou perrengue pra fazer o hellblade ..a compulsion com i happy fell a IO com hitman agora.. obsdian e inxile … as outras ja era second party e ja trabalhavam apenas pra ms e sabem que sem a ms não conseguiriam crescer mais…

      1. Ah cara, eu já vejo o contrário, a ligação da série com o jogo ficou fantástico, suas ações interferem na série abrindo novos caminhos, a série foi muito bem produtiva, sem contar que vc pode pular, só que não entenderia o ponto de vista do Paul Serene, já que a série foca mais nele. Mano achei tudo bem encaixado. Ah e sobre nota, sabemos que tem muitas irregularidades e eu não confia nem 1% na crítica. Eu prefiro jogar, do que confiar, um exemplo disso é Ryse Son of Rome e The Order que gostei de ambos e a crítica pesa em cima.

        1. sim mais ali não tem nada ruim tudo e bem feito .. só que a pessoa compra o jogo pra jogar e ele quando ta engrenando na ação frenética ai vem a série e vc fica assistindo.. e vc não quer pular pq quer fazer tudo o queo jogo pede .. ai acaba atrapalhando um pouco .. no caso da nota eu tb não boto tanta consideração nas da critica mais ta na cara que se o jogo é bom ele tem nota boa .. mais sim tem casos que a critica caga feio como o de ryse que vc citou que é muito bom sim e merecia uma nota melhor mais ..osproblemas dele são claros..

          1. Ms da de jogar tranquilamente e só ver a série depois, as histórias são paralelas de personagens secundários, achei excelente isso, não precisa ser no meio do gameplay mas todo jogo deveria vir com uma série dessa seja em live action, animação ou mesmo desenho pra dar profundidade aos personagens secundários, outro jogo que tem uma historia boa paralela mas no jogo não vem nada foi o MK x, os quadrinhos revelam muito da história dos personagens novos mas nada disso tem no jogo.

          2. mas a primeira esperiencia é a que vale e de primeira ninguem quer pular … e fica doido pra jogar mais ai vem a série…eu acho que quebra o gameplay..

        2. Também gostei da série e foi um dos principais pontos pra mim, pq deu destaque e personalidade aos personagens secundários que não teriam a minima importância, sem falar que algumas coisas mudam dependendo das escolhas, o que achei mais impactante pra mim foi o liam burque que na série vc acompanha a vida dele com a mulher gravida, todo o esforço contra a monarch e em um dos caminhos ele é obrigado a parar o Jack e vira um chefe a se enfrentar sabendo que é contra a vontade dele, em outro caminho da história ele aparece morto e não enfrentamos ele mas nesse caminho não acompanhei a historia.

    3. Eu tava pensando nesses dias no seguinte: se esses jogos pertencem a MS (patente, marca etc) já pensou colocar pra The Initiative fazer uma sequência deles? Esse novo estúdio só tem cara bom. Acho que ia ficar sensacional!

    4. Quantum Break é um jogo fantástico, mas a Remedy no controle de qualidade é uma porcaria de estúdio, o jogo teve má performance no mercado por ter saído todo bugado, especialmente a versão da Windows Store.

    1. preferia a FromSoftware..eles são fodas demais… mais acho muito dificil a ms conseguir comprar um studio grande do japão .. eles não iam abandonar a sony e nintendo..

        1. No japao existem leis que proíbem a aquisição de uma empresa nacional por outra internacional. Já que muitos usam subsídios públicos para crescer, nada mais justo que a empresa continuar sendo do pais.

  5. Pra mim a Microsoft deveria comprar a Platinum… Primeiramente por que eles nos devem o Scalebound e esse jogo seria uma grande cartada se revivesse e realmente faria a Microsoft compensar todas as falhas passadas…. Segundo que Platinum é um estúdio que tem uma vasta quantidade de jogos de grande qualidade com narrativas mais voltadas aos games japoneses e de RPG…. E terceiro a Platinum tem uma relação muito forte em fornecer jogos de peso a Sony, adquirir um estudio desses enfraqueceria a concorrente inclusive em seus próprios mercados (área onde se encontra a maior expertise nas produções).

    1. Mas segundo a lenda uma lei do Japão não permite a compra de empresas japonesas por estrangeiros… Se isso não for verdade há uma possibilidade disso acontecer e Phil Spencer sabe bem que a Platinum tem grande peso a favor.

      1. Bem provável que exista esse mecanismo legal por lá mesmo…. Nesse caso talvez seria bom tentar uma outra forma de adquirir o conteúdo intelectual… Mas seria sem dúvida um terremoto de bons investimentos se isso acontecesse…. Inclusive a Microsoft está nos devendo um Fable para essa geração, seria bom um estúdio assim pra desenvolver…

    2. Acho mais viável a M$ criar um núcleo de desenvolvimento de jogos no Japão, ou Coreia do Sul, e montar uma equipe com os melhores desenvolvedores de lá. Algo nos moldes da Initiative.

    3. Eu gosto de xbox desde o primeiro e ainda tô querendo entender o que viram de tão especial que viram nesse scalebunda. Já sei o que tem de especial nele: foi cancelado, então virou argumento pra falar merda. Se tivesse sido lançado seria linchado igual qualquer outro exclusivo da Microsoft.

      Foda-se esta merda, esse DMC de pobre. Se PGR ou Blinx voltassem seria muitíssimo mais negócio.

      1. O especial dele é que ele era um projeto totalmente diferente da granda maioria dos produzidos para Xbox… Se Scalebound fosse da Sony seria apenas mais um no meio, mas no Xbox ele era um titulo diferente…. Algo meio como o Blue dragon que também foi um game diferente dos padrões Microsoft… Quem lincha os jogos da Microsoft??? Quem gosta de Xbox não é, queriamos o Scalebound tanto quanto queriamos Fable Legends e a Microsoft falhou em ambos…. Se Scalebound tivesse sido lançado com certeza teria sido sucesso e também teria sido um jogo único na plataforma… Tudo que a Microsoft acertou em games no 360 ela errou no One, cancelar projetos e focar somente em jogos de um único seguimento não agrada muita gente!!! Gostei de todos os exclusivos Microsoft, porém não quero viver com 20 titulos Forza, 20 titulos gears e 20 titulos Halo… Os três são grandes jogos, mas a diversidade é importante e nos jogos de Hack n slash e RPGs de mundo aberto a Microsoft não lançou nada e estamos quase acabando a geração…

    1. Será? Não vejo sentido na compra. A galera fala tanto da Sega, mas não vejo mais tanto poderio nela. Se bem que na compra, com certeza virá a enxurrada de títulos antigos que poderiam usar hoje.

      1. Virtua Fighter, Valkyria Chronicles, Bayonetta, Vanquish, Virtua tennis, fora a franquia de jogos do Alien, onde a Sega tem os direitos dos jogos solos e a Rebellion dos jogos de Alien vs Predator.

  6. Pra mim a MS podia comprar ou criar um estúdio na Ásia. Pode ser um estúdio japonês ou não. Mas seria ótimo pra tentar se aproximar mais daquele mercado e também trazer mais jogos desse estilo, sempre bom ter mais variedade de jogos. Além de um estúdio na Ásia também seria bom pegar esses estúdios que já são parceiros de longa data. Praticamente já tem o DNA da MS neles.

    1. Pra MS conseguir espaço na Ásia tinha que focar em jogos nos estilos que eles gostam, jrpgs e tals, e encarar os prejuízos. Mas a longo prazo ia valer a pena pra MS.

      1. Com o projeto chamado Xcloud não haverá prejuízo. Qualquer um vai poder jogar em qualquer aparelho, nenhum jogo vai ficar limitado aos consoles Xbox.

      2. Mas aí depende de qual país da Asia estamos tratando. Na China e Coreia do Sul, por exemplo, mmos fazem muito sucesso, enquanto no Japão, prevalece os novel rpgs. Se bem que aos poucos isso está mudando, onde no Japão jogos como Cod estão ganhando muito espaço por lá.

      3. Sim, até certo ponto é verdade. Por isso que acho que o ideal seria comprar um estúdio que já tenha certo nome lá, provavelmente isso já atrairia as pessoas mais facilmente e reduziria esse tempo. Mas a ideia de ter um estúdio na Ásia além de atrair o público lá seria ter mais variedade de jogos pra todos no mundo inteiro que joga na plataforma.

      1. Sim, mas uma coisa é produzir um jogo no estilo da preferência deles, outra é ter um estúdio local que produz jogos nesse estilo. Acho que a existência de tal teria mais peso e atrairia mais o público asiatico. É a certeza de ter sempre esse tipo de conteúdo.

  7. Tem que fazer isto mesmo, investir. Mas, vale lembrar que $, embora essencial, não resolve tudo. Lembre-se que a ms comprou a Rare e daí saiu SOT, um dos maiores lixo da geração. Opinião dos caixistas sensatos. Ahhhhhh, mas, eu gostei. Isto ocorre. Tem pessoas que gostam mesmo. Mas, o % é mínimo.

    1. Então vc não conhece a comunidade oq mais vejo é pessoas jogando sof q mal demora 15 segundos pra achar partidas,é a ideia de sof veio da rare e não da Microsoft pesquise antes de vim bostejar

      1. E daí que demora 15 segundos pra achar partida. Estou falando da qualidade do jogo: vazio, sem progressão, repetitivo. Quem fala isto são os usuários. Veja a nota no user score no metacritic, não estou falando de nota de critica especializada. Antes que venha com papo furado que tem gente que se cadastra la e dá uma nota ruim, e isto ocorre mesmo, não mudaria muita coisa. Já teve uns 50 dlcs gratuítas, o que prova que o jogo foi lançado inacabado. Ao defender coisa ruim você não contribui com a plataforma. Eu não defende jogo ruim. Meto o pau se precisar. Outra coisa: óbvio que a idéia veio da Rare. A ms foi quem investiu.

        1. Eu que não tenho saco, mas, se tivesse iria procurar um elogio seu pra este “jogo”. Duvido que iria achar. Diz aí: gostou do jogo ? Tem jogado ? Se você não tivesse gamepass (creio que tem) pagaria 200,00 R$ como paguei com gosto em gow, detroid, spider ?
          Seja sincro cara. Este jogo é uma merda. Não precisa jogar. É só saber ler.

          1. Não tenho como lhe responder porque não joguei, no entanto, vejo que você tamém não jogou mas já tem opinião formada. Mas pelo jeito jogou tanto o Detroit que até carinhosamente chama ele de Detrioid, é de se desconfiar.

          2. Eu não joguei e jamais jogaria isto. Tenho ps e pc. Quase criei uma conta na live pra mim ontem. Mas, se tivesse criado ia passar longe disto. Só que leio muito e gosto muito de jogos. Consigo formar minha opinião. Ex: todos youtubers sensatos, mesmo com “pegada” xbox falaram mal deste jogo. Claro que tem um imbecil que tem um canal famoso que achou lindo. Vou encerrar esta discursão. Nao vai levar a nada.

          3. Não vai levar a nada porque eu não gosto de GTA, não gosto de CoD, não gosto de FIFA, entre outros, mas não posso dizer que são jogos ruins já que são jogados por milhões de pessoas, gosto é gosto e os que você tanto diz que gosta eu também não gosto.

          4. Deixa mano o cara é retardado, jogo ruim é o jogo do Rambo, Sot é jogo de nicho, igual Yakuza, se o cara quer se enganar com notinha e Youtuber deixa ele ashauhsuasua

  8. Inocentes a molecada que pensa que a compra de estúdios seja para combater a Sony e seu modelo de negócios de 20 anos atrás.

    O motivo vai muito além disso, onde a Sony terá muita dificuldade de ser competitiva.

    1. O mais importante neste mercado é jogo bom, de qualidade. Se a sony, ou qualquer outra, fizer jogos bons não haverá problema algum de comptetividade. Repare que o xbox é melhor em quase tudo: rede (apesar que a da sony não é ruim, ela foi ruim), poder, 4k, serviços, etc etc etc, e a ms esta atrás, mas, muito atras no mercado. Até semana passada eram 3 ps pra cada xbox vendido. O xbox deu uma reagida e diminui esta diferença. Se você for um cara sensato veras que em 2017 não teve nenhum jogo exclusivo de qualidade no xbox. Em 2018 dá pra cravar o forza. SOT e SOD a maioria dos caixistas não gostam. Minha opinião.

  9. Parabéns para a Microsoft, pelo menos viu que estava errando e começou a correr atrás do prejuízo. Espero uma próxima geração altamente competitiva onde somos os únicos a ganhar com uma variedade maior de títulos.

  10. Você acha que grandes devs surgem do nada?. A maioria começa pequena e com o tempo vão crescendo. Só olhar a CD projekt Red, recentemente falaram que quando criaram a dev, nem sabiam como se fazia um game, e olha hoje. As devs que a Microsoft está comprando, poderão crescer da forma que o diretor de cada uma quiser

  11. Pra mim, seria a Insomniac a compra dos sonhos. Estou num estado de extase com Sunset, pra mim a maior injustiça da geração ele não fazer sucesso. Virou cult. É uma pena que não tenha o 2.

    Essa coisa de tanto realismo em física nos games talvez tenha contribuído pra afastar o pessoal do jogo. Um 2 com um Esquadrão do Caos mais bem desenvolvido seria um sonho, o jogo tem além de muitos inimigos em tela, uma IA super inteligente, aqueles que soltam estacas de gelo que explodem, por onde a gente passa, com poucos segundos pra esquivar, são foda.

    Ps.: a IA de Star Wars Battlefront II é uma bosta!

    1. Sunset é excepcional. Quem tem xone ama o jogo. Sunset é desespero pro sonysta que não tem nada melhor na plataforma dele e fica falando que é flop. Existe pesquisa que mostra que sunset vendeu mais de 10 milhões de cópias

    2. Ja disse algumas vezes… Sunset Overdrive é muito divertido!
      Do meu ponto d vista deveriam fazer o 2 com campanha solito ou co op p ate 4 jogadores e minar d inimigos!

    3. Concordo totalmente, foi o melhor exclusivo da Microsoft q eu joguei no One, jogo muito divertido e msm sua campanha que foca no humor, que é excelente a propósito, tem 2 momentos dramáticos que eu achei espetaculares e a “cena pós créditos” deixou espaço pra uma sequência colossal, se a MS adquirisse a Insomniac, só sairia coisa boa.

  12. Eu acho a estratégia simplesmente brilhante, até porque comprar um estúdio pequeno e transformá-lo em grande é muito mais fácil e barato do que comprar um renomado. A própria Ninja Theory conseguiu fazer um Devil May Cry melhor do que a Capcom, imagina se a MS investir nisso?

    1. O DMC da Ninja Theory é sensacional. Quando a MS anunciou a compra desse estúdio eu não achei que ele poderia ser tão proveitoso (subjetivamente), mas depois que joguei o DmC: definitive edition, percebi que estava muito enganado.

        1. Pior q eu tbm, sempre me pareceu uma franquia muito boa, comprei aquele collection com os 3 primeiros, eu me esforcei mt, mas não gostei, depois joguei o 2013 e adorei, dai sai coisa boa msm.

  13. Não é a primeira vez que o Klobrille afirma que a Microsoft não encerrou as conversas com estúdios, ele vive falando isso.

    Eu vi esse twitt dele, e interessante é que ele afirma conversas várias empresas, com grandes ou pequenas. Vamos ver o que temos pra 2019 né…

  14. SIMPLES ASSIM SONYSTA E SONY ESTÃO SABENDO QUE A MICROSOFT VEM FORTE DEMAIS PQ PENSEM COMIGO A MICROSOFT VAI VIR COM MUITOS EXCLUSIVOS DE SEUS NOVOS E ANTIGOS ESTUDIOS PELA BAGATELA DE 30 REAIS ASSIM A SONY VAI TER UMA DOR DE CABEÇA DAS GRANDES E NAO SERÁ MAIS COMPETITIVA A MENOS QUE INVENTE ALGO COMO O GAME PASS QUEM SABE UMA SONY PASS PQ SE NÃO VAI SE TORNAR UMA PIADA COM SEUS TÍTULOS SAINDO A PREÇO DE UMA FERRARI

    1. Tu acha q a Sony não vai copiar? Claro que vai, pode esperar o anúncio do “Sony Pass” (Provavelmente uma atualização/modificação do PS Now) junto com o do PS5.

      1. Isso não é algo que se faz só numa decisão. Tudo que a Microsoft vem fazendo leva anos. Pra começar, a Sony nem estrutura de servidores ela tem pra levar a PS Now pra outro lugares, inclusive pro Brasil. Ela teria que alugar, é muito caro. A coisa está ficando complicada pra Sony, ela sabe que no médio e longo prazo será muito difícil competir com a Microsoft. Ela terá que fazer uma parceria, ou com a Google ou com a Amazon. Algo assim.

        Pq imagina, em 2019 a Microsoft irá lançar seis, sete exclusivos, todos entrando no Game Pass no dia do lançamento. Isso pq não terá ainda os lançamentos dos novos estúdios. Com eles a partir de 2020, 2021 a Microsoft terá potencial pra lançar uns dez jogos exclusivos num ano. Imagina esse catálogo todo entrando no Game Pass… É isso que ela quer, diversificar o Game Pass de maneira única e inigualável. E vender jogos através de assinaturas. Já vale muito a pena hoje, com o tempo vai só melhorando. É um ciclo de melhoria sem fim.

        1. Sou da área de tecnologia e posso te afirmar com segurança: servidores vai ser a coisa mais barata desta cadeia. A gente aluga um servidor na IBM por 3000,00 us$ e consegue “pendurar” milhares de usuários no nosso sistema. Já falei e vou falar de novo: o que vai importar é a qualidade dos jogos (não estou falando que a ms não vai liberar jogos de qualidade, até creio que vai, mas, SOT e SOD – com todo respeito – não competem com spider e gow, por exemplo). Sem haterismo. Sobre nuvem: vai ser mais uma forma de distribuição. Não acredito que isto vai ser preponderante, pelo menos na próxima geração.

          1. Não competem mesmo. Estilos diferentes. Sea of Thieves é um jogo estritamente multiplayer, God of War é campanha (curta, por sinal).

          2. Mas, muito bom. Joguei no hard e fiz 100%. Só jogo a noite. Deu quase 1 mês. Agora estou no very-hard, no boss final. Um gamer precisa das duas propostas (single e multi). Eu acho que um dos motivos que o ps esta tendo mais sucesso (comercial) que o xbox é isto: a sony resolveu investir nos single. As empresas, como EA, Activision se interessam muito mais em fazer multi. Bem mais fácil e rápido de fazer o jogo, e ganham muito mais. É como a sony dissesse: ninguém quer fazer isto e eu faço.

          3. Meu maior problema com GOW é este: 5 anos em desenvolvimento, um hype monstro, e no final chega um jogo que dura uns 10% do que um TW3 por exemplo. 30 horas num jogo em terceira pessoa é menos que um Assassin’s Creed qualquer. Lembrando que a grande maioria das pessoas nem vai se dar ao trabalho de jogar no Hard.

            Pagar 200 pilas num GOW não é fácil, e eu não compro mais mídia física nem gosto de revender meus jogos. Deveria ter tido mais conteúdo.

    2. Simples: a sony lança um sony pass, coloca spider, gow e hzd e já mata, liquida, aniquila, bota fogo, no gamepass, que só sai PORCARIA. O único jogo que prestou foi Forza. Não adianta nada sem jogos. Tem ainda Bloodborne, Nioh, Uncharted 1,2,3,4 e Lost legacy, Detroid, Heavy Rain, TLOU 1 etc etc etc Se lançar TLOU 2 aí dá até dó. Nem precisa.

      1. Considero praticamente impossível isso acontecer, se bem que a Sony teve que gastar muito com jabá pra impulsionar as vendas do God of War na semana do lançamento. Lançamentos na PS Now poderiam ser rentáveis no futuro.

        Interessante seus gostos também. Gears 4, Halo 5, Rise of the Tomb Raider, Injustice pra você são porcaria rsrsrs

        Nem todo mundo tem dinheiro pra ficar comprando 4, 5 jogos de 250 reais todo ano.

          1. Pois é mas no começo da geração o PS4 só tinha Bloodborne e Uncharted, além de uma level vantagem no hardware. E olha que Bloodborne é um jogo muito diferente de Uncharted, que é bem mais acessível ao público casual.

            A diferença no lineup de 2017 era muito maior quando a Sony tinha exclusividade sobre Hellblade e NieR: Automata. Hoje, se reduziu ao HZD.

            Já em 2018, é verdade que faltou singleplayer pra Microsoft, mas isso não quer dizer que não tivesse tido jogos com hype em torno. O grande jogo do primeiro semestre acabou sendo o Sea of Thieves, que teve boa performance no mercado embora seja exclusivamente multiplayer. E o State of Decay 2 recebeu muito suporte após o lançamento, incluindo aquele patch saneador quase do tamanho do jogo.

  15. Pensando no Gamepass como a grande vitrine de serviço do console para os próximos anos, é importante seguir investindo forte em estúdios próprios, para alavancar o serviço. A Microsoft não está pensando apenas como fabricante de console, ou dentro daquela visão antiga de console wars que ficamos acostumados a ver, mas como produtora de conteúdo global mesmo.

  16. M$ deveria comprar a THQ ordic por causa das suas franquias ou a SEGA (sonho) mas qualquer studio japones já vale principalmente um mais antigo tipo a capcom.

    1. Trazer a Bungie de volta vai depender da lábia de Phil Spencer pra tirar uma casquinha das ex.

      Só que eu acredito que a Microsoft não tem interesse. Halo Infinite vai ser lançado depois de Gears 5. Me parece que estão dando à 343 tudo o que eles têm direito, até porque em termos de jogabilidade o Halo 5 é excelente.

    1. ta louco é? ainda por cima seria maldade comprar a rockstar vei 🙁 mas teriam que enfiar e muito, a mão no bolso pra comprar essas duas..

          1. A M$ tem dinheiro, a divisão Xbox tá com Caixa, mas eu duvido que a divisão Xbox tenha mais de 25 bilhões pra pagar pela EA.

            Vocês vão muito além caras kkkkkkkk

          2. A Microsoft se quiser pode comprar até a Sony, porém ela não quer acabar com a competitividade de empresas, mas daria pra Microsoft comprar a EA ou a Bugsoft

  17. Servidor de jogo é tão barato que a sony não tem um até hoje e vive fechando os poucos que tem, cada absurdo que sou abrigado a ler ainda escreve sou da área de tecnologia é um piada mesma…….

  18. Próxima Geração vai ser pau a pau.

    A M$ larga um pouco na frente, pq terá estúdios novos já trabalhando em jogos pra nova geração.

    A Sony tem alguns estúdios ainda trabalhando em jogos pra essa geração como SP, ND, Sony Bend e Media Molecule.

    Creio que Santa Mônica, Guerrila, Sony London, o novo estúdio de San Diego, a Japan estejam já trabalhando para a nova, assim como o Remake da Blue Point.

    A M$ terá Initiative, Playground, NT, Rare, Obsidian como grandes já pra nova geração e os menores. Creio que Halo Infinite sairá junto com Gears 5 pra essa geração.

    A Sony precisa expandir o PSnow pra outros países. Tbm precisa botar em ação sua patente registrada referente a retro.

    Diria que pro começo da nova Geração tá 51×49 pra M$.

  19. Estúdio não significa jogo. Comprou a lendária Rare e não tivemos nada do nível de Donkey Kong ou Banjo.
    Montou a 343, mas nada que se comparasse aos Halos da Bungie. Montou a coalition, mas GW4 ficou abaixo de seus antecessores. Os melhores exclusivos do one vieram de “fora”: Ori, Cuphead, Sunset overdrive, Ashen, Quantum Break e Titanfall. A única prata da casa que fez bonito foi Forza, mas que já está saturado.
    Fala sério… A Rare poderia ter desenvolvido um plataforma 3D, não precisariam ter gastado dinheiro pagando pela exclusividade daquele super lucky’s tale. São 6 Forzas pro one, poderiam ter juntado a Rare com a Turn 10 e produzido um jogo de kart no estilo diddy’s kong racing (substituindo os personagens da nintendo pelos da MS). A playground poderia ter lançado um action-rpg de mundo aberto (no estilo zelda) em vez de ter lançado o FH4 (ainda mais que em setembro FH3 contava com mais de 10 milhões de jogadores). Poderiam ter dado um suporte técnico pro pessoal da compulsion, quem sabe we happy few não pudesse ter se tornado o bioshock dessa geração.
    Alô Phil, se precisar de ajuda, tô aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *