Carregando...

Microsoft fala sobre a possibilidade de Halo e Gears irem ao Playstation

Imagem do Gears do War 3.

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, conseguiu dar uma abertura muito mais abrangente ao console,  mas será que o Playstation e Nintendo Switch serão agraciados também? Até agora, qualquer jogo first party da empresa chega ao PC ao lado de seu lançamento no console; Além disso, um acordo foi alcançado com o Steam, o que significa que o alcance nessa plataforma é mais amplo do que o da Microsoft Store. Além disso, o Xbox Games Pass também chegou ao PC, que tem sido muito elogiado.

Outra das frentes abertas pela Microsoft tem a ver com o xCloud, o serviço de streaming que a Microsoft lançará no final deste ano, e que abre muitas possibilidades. Mas qual é o propósito de tudo isso? É possível ver o Halo Master Chief Edition além do Xbox ou PC? Gears estará num Nintendo Switch ou Playstation 4?

Em uma entrevista com Kotaku, Phil Spencer foi questionado se logo veríamos Halo ou Gears of War no PS4 ou no Nintendo Switch. Spencer foi contundente com a resposta, categoricamente negando que isso pudesse acontecer. Ele disse que, embora ele entenda que as coisas estão mudando, ele ainda acredita que ter um dispositivo nativo para ancorar o ecossistema da Microsoft é o melhor para eles. Embora possa parecer fácil, ele diz que é mais complicado do que simplesmente apertar um botão e ter todos os componentes do Xbox Live, por exemplo, rodando no Nintendo Switch.

Os jogos em si são de importância crítica para os jogadores e as pessoas que jogam. Mas certificar-se de que você tem um ecossistema conectado aos jogadores, onde o armazenamento de jogos das pessoas, seu status, sua lista de amigos e seus direitos se movem suavemente de todos os ecossistemas, de todos os dispositivos, é difícil. Não existem outros sistemas em que possamos fazer isso hoje.

Hoje, no Switch, o que podemos fazer é ter a Xbox Live no console para que possamos manter essas comunidades conectadas. E nós temos, como você apontou, um certo número de franquias que foram enviadas para lá. Mas, no final, acreditamos que ter uma plataforma nativa em casa por anos será fundamental para continuar a impulsionar nossa visão de onde a plataforma de jogos deve ser.

Portanto, parece que não veremos isso em um futuro próximo, apesar da aparente mudança que a Microsoft está escolhendo para cobrir o mundo dos serviços. Isto significa que, pelo menos por agora, quem quiser para desfrutar de sagas como emblemáticos como Gears of War, Forza Horizon, Forza Motorsport ou o Halo terá que se sujeitar a um sistema da Microsoft, seja Xbox One ou PC.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.