Microsoft fecha fábrica em Manaus

zona-franca

A Microsoft vendeu a fábrica que tinha na zona franca de Manaus e interrompeu as operações por lá. Serão 1.200 demitidos.

Dessa forma, a fabricação do Xbox será feita em Sorocaba. A Microsoft entendeu que os incentivos fiscais seriam mais vantajosos com a mudança, pesou ainda na decisão o fato de a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) estar sem comando desde o começo do ano –o que trava decisões burocráticas.

A empresa também pretende fabricar seus produtos mais próximo do consumidor.

Em agosto do ano passado, a Microsoft havia anunciado um plano de investir R$ 118 milhões na fábrica para adaptá-la à produção do Xbox. Antes disso, a produção do console era feita pela Flextronics em Manaus. A estratégia pelo visto mudou novamente.

De acordo com o comunicado da Microsoft, o objetivo é reduzir custos e simplificar operações. A companhia já declarou que irá cortar até 7,8 mil postos de trabalho em todo o mundo, a maior parte no segmento de telefonia móvel.

Fonte: Veja

16 comments on “Microsoft fecha fábrica em Manaus

    1. Brasil sempre pensa em mercado exportador, claro, dá mais lucro imediato. o mercado interno precisa de educação para dar certo. mercado interno para microsoft, é o EUA.

  1. Me perdi… a Microsoft fechou a fabrica que tinha em Manaus e produzia celulares.. pq a produção de Xbox vai pra Sorocaba? Não vai mais produzir celulares no Brasil?

    1. Vai sim, só que a fábrica da Nokia iria fabricar também Xbox. Porém, agora a MS fechou a fábrica que antes era da Nokia.

      Os smartphones serão produzidos no Brasil, assim como outros produtos da Microsoft, mas ela achou que terceirizar ou/e transportar parte do trabalho para São Paulo seria mais vantajoso – conseguiria preços mais baratos.

      1. Mais ou menos. A fabrica não “fechou”, ela so não faz mais parte da Microsoft Mobile, agora ela é da Flextronic que vai produzir os aparelhos, assim como acontece com a Motorola, a Sony, ou então como a Apple faz com a Foxconn. Os Xbox foi transferido para uma outra fabrica da empresa, que é sediada em Sorocaba. essa transferência é uma forma simples de cortar custos de transporte, considerando que maior parte da população reside no sudeste, cortaria o transporte de produtos “matéria prima” vinda da china para a fabrica, e posteriormente após montados, serem embarcados ate são Paulo e ai sim distribuído… Quando se corta, transporte, administração de fabricas, e manter todo essa estrutura gera altos custos; porem não creio que nos usuários finais vamos ter “abaixamento” de preço, porem a unidade móvel será mais rentável, em um movimento que devia ter sido feito desde a era Nokia Mobile.

  2. o governo tirou o incentivo a produção no local. e ao mesmo tempo, Sorocaba mantem-os. como as peças vem de fora, o mercado reduziu suas compras. ou seja, o sudeste.

  3. Eu havia afirmado várias vezes, as fábricas da Nokia estavam defasadas e davam prejuizo,,, o real interesse da Microsoft eram as patentes, só isto.

  4. Será que isso implicará em atraso da disponibilidade dos lumia 950/XL? E quanto à informação do próprio site sobre a produção do surface no Brasil, será afetada também por isso?

    1. O modelo já esta homologado, e com fabricação tanto internacional quanto nacional (porem todas via fabricas Microsoft Mobile do Brasil LTDA), enquanto tramita a parte burocrática, creio que não seremos prejudicados, alias, somos o 3 maior mercado deles, porque nos deixar ” de fora”?

  5. infelizmente é uma questão de logística, imagina, as peças chegam sabe Deus a onde,vamos supor que seja no porto de Santos, lá vem o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) vai para Manaus onde é montado depois vai para o entreposto de entrega em São Paulo, porra é tanta frescura nesse país para arrancar dinheiro do povo, falo do povo por que esses impostos são repassados sobre no preço final do produto, nem sei se é assim que funciona… Mas muitos produtos fabricados na zona franca seguem essa via-crúcis.

  6. Fonte mal informada. Flextronics vai dá continuidade na produção do xbox na mesma fabrica da Microsoft. Além de outros produtos da mesma.
    Outro detalhe que é curioso, a Microsoft anunciou a “venda” justamente depois do sindicato dos trabalhadores ver irregularidades na sua transição com a flextronics, visto que o negocio era visto como terceirização e no brasil é ilegal, algo assim.
    Resumindo, isso é cilada bino.

    1. O que me espanta é a ingenuidade de consumidores arrogantes, que acreditam no barateamento dos produtos após essa redução de custos. Doce ilusão… Tratando-se de uma empresa, a Microsoft como qualquer outra visa o lucro sem precedentes, se preciso for, pra isso, fechar uma fábrica com milhares de trabalhadores. Mas ninguém parece lidar com demissões em massa e do prejuízo que isso acarreta pros outros, a não ser com o próprio status quo (e agora, será que a chegada dos novos tops de linha ficará comprometida? ~lágrimas dramáticas~)

  7. Onde é feito hoje os lumias? Sorocaba?
    é bem complexo assunto, mas acho que o governo de AM tinha que usar mais os recursos para proteger as florestas, cada estado com sua especialidade para o pais, talvez SP, PR, SC protegem mais a natureza do que lá no AM … comparando as proporções … sem pensarmos em SP somente a cidade de São Paulo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *