Microsoft: “não será possível diferenciar nitidamente um telefone de um PC”

surface-phone-novo

A Microsoft quer levar a área de trabalho do Windows 10 para os processadores ARM da Qualcomm, preparando o cenário para uma nova classe de Windows 10 Mobile PCs.

A cereja do bolo: a Microsoft irá adicionar uma camada de emulação o Windows 10 completo para ARM que permitirá que os aplicativos x86/Win32 sejam executados. (Sim, este é o Projeto Cobalt vazado por Mary Jo Foloey).

A Microsoft está andando na corda bamba Intel-ARM, tentando deixar claro que o Windows 10 em ARM é destinado a uma classe específica de dispositivos, ou seja, PCs móveis, enquanto a Intel ficará com os dispositivos mais poderosos.

A Microsoft oferecerá o Windows 10 para novos dispositivos da Qualcomm para vários formatos de tela entre os quais? 6, 10 e 14 polegadas, afirmou Myerson.

Quanto ao futuro do Windows 10 Mobile, Myerson afirmou a Mary Jo Foley que “não estamos criando uma distinção nítida entre telefone e desktop” para serem enviada aos fabricantes.

O Windows 10 para ARM não tem a intenção de substituir o Windows 10 Mobile, segundo Myerson. Ele também já tinha dito que o sistema móvel teria um papel importante por ser a ligação mais próxima da Microsoft com ARM e Celular. Na época ninguém sabia onde a Microsoft queria chegar com os processadores ARM, mas hoje nós sabemos.

O CEO da empresa espera criar um “dispositivo móvel definitivo” que seria um híbrido entre smartphone e PC, apelidado por todos como Surface Phone. Mary Jo foley, a sempre confiável, já tinha disto que a Redstone 3 trará ao Windows 10 Mobile também esta emulação para favorecer o Continuum, e que deverá sair no segundo semestre de 2017.

Antes de sair todo este “papo” de emulação, hackers encontraram dentro do código do Windows 10 Mobile linhas que indicavam que a emulação já tinha começado a ser implantada.

Se você aina acha pouco, outro sempre confiável “vazador” Evan Blass, recentemente foi mostrou o Dell Stack, um dispositivo com processador da Intel que rodaria programas de PCs no modo Continuum, e que seria lançado apenas em 2017, mas depois que a Microsoft conseguiu rodar seus programas x86 em processadores ARM, dificilmente veremos tal produto se tornar realidade tão cedo.

Windows 10 completo em telas de 6 polegadas

Vamos destacar esta parte da notícia que já abriu algumas possibilidades interessantes. Como dito acima, a Microsoft não enxerga como problema permitir que o Windows 10 completo rode em telas de 6 polegadas. Desse modo, em um Phablet com Windows 10 Mobile, a empresa poderia facultar o uso do modo Continuum em uma segunda tela ou na própria tela ao acoplar o sistema completo como se fosse um UWP.

Contudo, é mais provável que a Microsoft evolua o Continuum para que ele rode o x86 sem precisar do Windows 10 completo mesmo.

Fonte: Mary Jo Foley

66 comments on “Microsoft: “não será possível diferenciar nitidamente um telefone de um PC”

    1. Surface Phone promete.

      Seguindo o grande trabalho dos outros membros da linha, acho que realmente a nova categoria que a Microsoft vai criar será excelente.

  1. Seria bom o windows 10 mobile morrer para dar espaço ao Windows desk mesmo, o sistema pra pc e muito completo, já o movel, tem realmente muitos recursos fraquinhos ainda…que na versal movel pra full é muito perceptível.

          1. PDF acrobat pros pdfs, dropbox pra importar mp3… Não é tão simples mas nao tao dificil.
            Mas o que isso tem a ver com meu comentario mesmo?

          2. Mas nada fica no celular, tudo na nuvem. Com seu comentário porque você refutou o primeiro comentario dando o exemplo do Bluetooth.

          3. O cara falou sobre bluetooth, o outro disse que é rapido, eu falei que não. Dai você bem falando de pdf e mp3 [??] , meu Deus cara…

          4. Quem usa Bluetooth? Quem tem caixas de som por exemplo ? Som no carro sem precisar gastar dados ou levar cabos ? Fanboy de iPhone é assim, se eles não podem usar já saem falando que não presta ou que ninguém usa

          5. Estou falando sobre transferência de arquivo entre celulares bluetooth. Eu em momento algum citei iPhone (que inclusive pode fazer isso que vc falou), eu estava falando sobre o bluetooth em si. Fanboy da microsoft as vezes parece ter problemas, é so vc nao concordar com algo que te chamam de fanboy mds kkk

      1. Pra ser franco também acho fraquinho. E digo em tudo. Tem produtividade nenhuma. É simplesmente um visual simples com nada a mais. Falo isso depois que eu vi o Galaxy S6 da minha irmã e vi como tá bonito o visual em todo no Android e como tá cheio de funções interessantes. Fiquei desapontado. Infelizmente não é só apps. E aparentemente sempre vai ser assim porque a Microsoft, negócio dela é o ramo corporativo. Assim como este Celular-PC é para tal. Essa é a verdade, a Microsoft não sabe entregar algo legal para o usuário final. E eu não tô falando que é ruim, só estou dizendo que o sistema em si é básico demais, sem mais e sem menos. E é claro, não quer dizer que isso deixa pior que o Android ou melhor. Vai de cada gosto, tem gente que gosta. Eu por exemplo vai completar 4 anos que uso e gosto e não penso em sair. Mas no minha visão de ver acho que em termos de beleza e produtividade acho que estamos bem atrás. E eu não falo nada de programas e essas coisas, apps e etc. Nada disso. Agora com esse tal Surface não sei o que vem pela frente.

    1. A Microsoft já falou que não fará isso. Não vai recomeçar no futuro outro sistema para celulares.

      A Microsoft ja falou, não menos que mil vezes, que o futuro da plataforma móvel será continuum.

      Windows 10 Mobile é Windows 10. Isso levou anos para ser realidade. Não faz sentido.

      1. Eu nao consigo ver o Windows 10 mobile sendo o windows 10.
        Vide o Multtask que nao aparece em tempo real a execução dos apps como no desktop(quando aperta pra ver os apps recentes dar de ver por exemplo um video rodando em tempo real), os apps ainda sao MUITO restritos ao “primeiro plano” (mudou de app, alguns processos param na hora) e sim, ocorre em app UWP, por tanto nao tem desculpa.a tela de bloqueio no mobile ainda é crua, coisa que no de pc ja tem mais recursos, vamos para recursos mais básicos, No pc dar de ver na lista de apps: Os apps mais usados, sugestões de apps, assim como os recém instalados… Etc… “Ah mas o código num sei de quê é o mesmo nos dois, por tanto e um so sistema”. (isso tudo ocorre pela diferença que o Movel e ARM)
        _Ta, pois vamos esperar entao essa emulação pra ver qual vai ser a desculpa. Esperemos.

  2. Duvido muito que o W10 mobile morra. O que para mim vai acontecer é a evolução do sistema, não acredito que a MS investe tanto para simplesmente mata-lo.
    Teremos celulares com programas instalados que funcionarão assim que ligarem no continum

    1. A Ms já disse que não vai começar tudo de novo.

      Windows 10 desktop definitivamente não é pata telas menores e o Windows 10 é universal.

  3. “O Windows 10 para ARM não tem a intenção de substituir o Windows 10 Mobile”…….Será mesmo que isso não vai acontecer, do jeito que o Windows 10 Mobile anda?

    1. Não acredito que isso vá acontecer, não nos próximos anos. Apesar de fazer o Windows 10 rodar em processadores arm, a interface do Windows completo ainda não é capaz de ser funcional em telas tão pequenas. Eu acredito que esse feito possibilita as oems criar e reinventar tipos de computadores portáteis, menores e leves e mais baratos. E a questão não é so o Windows em tela pequena, mas os programas tb. Por isso eu acredito no rumor de emulação de tais programas legados no Windows 10 mobile através do modo continuum

        1. Não, não fica. Mesmo com a experiência optimizada para o touch to modo tablete, ainda assim não é adequado para telas tão pequenas. Não só o Windows, mas também os programas legados. Tanto isso que nos requisitos de instalação do Windows 10 é considerado o tamanho da tela

  4. O Windows completo em Processadores ARM é uma forma de concorrer com certos produtos e revigorar a categoria de tablets, notebooks ultrafinos e computadores de bolso. Hardware mais simples e mais barato. Maior economia de bateria e conectividade. Uma arma contra os ipads, o restante dos tablets android e chromebooks

  5. Resumo: Um não substitui o outro porque ambos são compatíveis, ou seja, ambos possuem os mesmos códigos: DX12, UWP, … porém um será completo e trará recursos da desktop e o outro é dedicado ao mobile, assim como o Xbox One é dedicado aos jogos. Aparelhos mais fracos vão usar a versão mobile e o 3 em 1 terá a versão do Windows 10 completa. Um não substitui o outro mas consequentemente a versão completa irá substituir a versão mobile na medida que o poder de processamento aumenta nos dispositivos moveis menores, então as pessoas vão sempre comprar o mais moderno e a versão mobile vai caindo em desuso. Isso vai acontecer mais rapidamente nos países mais ricos. No Brasil teremos a versão mobile mais cara hoje como a versão mais barata/básica daqui uns 5 anos. Daqui uns 10 anos a versão mobile deve sumir do mercado mundial.

  6. A estratégia da Microsoft é transformar o Windows 10 Mobile apenas em Windows 10, ou seja, um sistema único, um sistema que elimina a barreira entre desktop e mobile.

    Essa idéia de um dispositivo “All in One” mobile é interessante, mas não acho que mataria o smartphone, como disse o desenvolvedor. A Microsoft tem que encarar isso como o “próximo nível” dos smartphones, não um smartphone killer.

    Basta vocês pensarem na evolução dos telefones em geral. Começamos com tijolos, esses tijolos começaram a agregar funções extras (Como o SMS), depois vieram as telas coloridas, bluetooth, serviços de internet WAP, agregaram as câmeras, depois musicas em MP3, entrou o WiFi, 3G, e não parou de “AGREGAR” funções.

    Eu vejo o smartphone hoje como um agregador de funções, e amanhã a Microsoft estará dando mais um passo que é agregar o seu computador pessoal inteiro e sem limitações (teóricas). Por mais competentes que Android e iOS sejam como sistemas operacionais, eles ainda estão muito distantes da produtividade de um PC convencional e o próximo passo é quebrar e eliminar essa barreira.

    Veremos como o ano de 2017 vai se comportar, mas eu estou mais animado do que nunca. ?

  7. E sério que tem gente que ainda espera por um windows 10 full em um smartphone? Não dá a usabilidade seria horrível um sistema operativo de smartphone tem que ser simplificado, só basta você pensar em um daqueles programas win32 cheios de menus tudo comprimido em uma tela de 5 polegadas, e por isso que existem o apps universais com adaptative UX pra se ajustar da melhor maneira a cada tela

      1. Eu pude testar o modo tablet ( não no surface kkkk) eu acho que no modo tablet as tiles deviam ser organizadas na horizontal (esquema do 8.1) se isso já acontece me corrigir por favor

    1. Pelo amor de Deus, a Microsoft tá falando do Continuum desde 2014.
      Eu não acredito que ainda tem gente que não sabe onde a Microsoft quer chegar, mesmo ela falando aos quatros ventos.

      1. Eu não esqueci do continuum não , eu tava me referindo a interface do sistema não dá pra ter a mesma do pc na tela do smartphone como muita gente vem achando por ai, além disso. Microsoft perdeu muita moral no Mobile tanto que por mais que ela fale uma coisa pouca gente intende, ai fica aquela zorra nos comentários sites a fora

  8. Na verdade , espero que eles tragam o recurso x86 para o continum , assim teriamos 3 classes de dispositivos DESKTOP e Laptops de alto desempenho , Tablets e Laptops de baixo custo e Smartphones , esses 3 tendo capacidade de rodar apps x86 ao seu modo.

      1. Levando em consideração “o mais próximo de um smartphone” que imaginávamos que seria o Surface Phone, e que a menor tela terá 6”, é mais ou menos a lógica. Mas claro, não tem como prever muita coisa, Microsoft tá muito misteriosa…

  9. Essa imagem me lembra: Meu HR-V novinho com uma Central Multimídia de última geração NÃO TEM suporte para Windows Mobile – somente Android & iOS (para variar)…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *