Carregando...

Microsoft poderá levar o sistema que roda jogos do Xbox One para os PCs

A Microsoft que transformar todos os PCs em consoles do Xbox One, é pelo menos o que indica os novos códigos que foram descobertas em versões de testes do Windows 10. Vamos analisar todos os novos dados para tentar descobrir como isso poderá funcionar. Durante os últimos anos, vimos como a estratégia tomou um rumo bastante agressivo. Desde o lançamento do seu Xbox One X, até a criação do serviço de streaming xCloud, os jogos se tornaram uma prioridade para a Microsoft.

Durante o lançamento da build 18334, os Insiders foram instruídos a baixar o jogo State of Decay gratuitamente para tentar certas coisas. Foi o teste de uma nova tecnologia, mas não nos foram dados mais detalhes.

O pessoal do Thurrot queriam saber mais e, com a ajuda de NazmusLabs e Rafael, conseguiram entender o que realmente a Microsoft estava testando. Ao baixar o jogo, o download foi realizado do servidor serverl.microsoft.com, de onde todo o conteúdo é baixado, incluindo os títulos PlayAnywhere, o jogo será baixado de assets1.xboxlive.com.

Parece que a Microsoft em vez de portar todos os recursos do Xbox no PC, eles estão trabalhando para portar toda a instalação e serviços e fazê-lo funcionar de forma nativa no Windows 10. Isso mesmo, o PC se tornaria um Xbox.

Ao extrair o instalador depois de baixá-lo, descobriram que é um arquivo no formato .xvc que chegou ao Xbox One em 2013. Assim, podemos instalar esse tipo de formato usando o PowerShell em 19H1. Agora, com o PowerShell, podemos instalar jogos do Xbox One. Quando instalamos o jogo State of Decay, obtemos a instalação tradicional do DX, sem uma caixa de proteção e sem depender da Microsoft Store.

Há meses temos ouvido que a Microsoft quer trazer a experiência do Xbox para a Microsoft Store. Isso parece ser parte do que é chamado de GameCore, projetado para tornar mais fácil levar os jogos do Xbox para o PC. Parece que a Microsoft quer facilitar isso ainda mais para que os usuários possam aproveitar os jogos de qualquer lugar.

Há também o novo aplicativo chamado Microsoft.GamingServices, que instala dois drivers; xvdd.sys = Driver de disco XVD (Driver do sistema de arquivos de jogos da Microsoft) gameflt.sys = Filtro de jogos (Driver de filtro de instalação de jogos da Microsoft). Conforme indicado pelo WalkingCat , xsapi.dll = API de armazenamento do Durango, XCrdApi.dll = Durango XCRDAPI, essas referências podem ser encontradas nos arquivos. Durango é o nome de código do Xbox One.

Isso significaria uma mudança incrível nas Game Stores do PC e um incremento incrível para o Xbox Game Pass. Lembre-se, quanto mais clientes do Game Pass, mas dinheiro a Microsoft conseguirá para investir em jogos, e transformar PCs em consoles pode ser muito vantajoso neste sentido. O objetivo da Microsoft é muito ambicioso e eles querem oferecer a mesma experiência. Isso não é algo que aconteceu há pouco tempo. A Microsoft vem trabalhando nisso há muito tempo. Isso pode significar um terremoto no mundo dos PCs.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!