‘Modo Game’ do Windows 10 deve beneficiar o Xbox One e Project Scorpio

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Nos últimos meses, a Microsoft tem realizado esforços significativos para aproximar os jogadores de PC e Xbox. Como exemplo recente, a Microsoft lançou os primeiros títulos do Xbox Play Anywhere na Loja do Windows, permitindo que os jogadores adquiram um jogo uma vez e os joguem no Xbox One e no Windows 10 PC sem pagar mais por isso e com direito a cross-play.

A próxima atualização do Windows 10, chamada Creators, também deverá trazer novos recursos para os jogadores, como o serviço de streaming de jogos Beam integrado, bem como um novo “modo de jogo” (modo game) que deverá trazer melhorias no desempenho dos jogos.

No entanto, parece que o “Modo Game” não será um recurso exclusivo do Windows 10 PC, já que o Windows Central acaba de relatar que ele já foi ativado de alguma forma no Xbox One em 2016. A ideia seria dar requisitos para os desenvolvedores de games em enviarem os jogos criados para a Plataforma Universal de Windows (UWP) no Windows 10, no Xbox One e no Project Scorpio.

De acordo com o relatório, o Modo Game foi lançado pela primeira vez nos kits de desenvolvimento do Xbox One e recebeu atualizações adicionais nos meses seguintes. A Microsoft descreve os padrões “alvo” como resolução de 900p a 1080p para Xbox One e resolução de 4K com 60 fps para o Project Scorpio.

Há algum tempo atrás, o Windows Central já tinha revelado detalhes do Projeto Helix, que um jogo criado para UWP poderia ser executado nos PCs, Xbox One e Projeto Scorpio com uma quantidade mínima de alterações e esforços para os desenvolvedores. Agora com o Modo Game a coisa ganha mais força.

Como funciona o Modo Game

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Este modo irá priorizar o uso dos processos do sistema em prol do jogo quase que exclusivamente. Quando um desenvolvedor criar um aplicativo para UWP com o “Modo Game Ativado” terão os seguintes benefícios:

  • No Xbox One, o jogo apresentará um melhor desempenho, de 900p-1080p. Por exemplo, Battlefront em 2015 rodou a 720p no Xbox One, já Battlefield 1 em 2016 rodou entre 900p-1080p.
  • No Windows 10 PC e no Scorpio a resolução será 4k com objetivo de atingir até os 60 fps no caso deste último.
  • Jogos criados com o Modo Gamer terão 95% do código pronto para todos os dispositivos com Windows 10. E isso pode explicar porque muitos desenvolvedores importantes têm pulado para o UWP, como por exemplo, Residente Evil 7 que chegará na Windows Store no dia 24 de janeiro de 2017.

No geral, parece que a Microsoft está fazendo a coisa certa e tornando cada vez mais obrigatório criar jogos para a Plataforma Universal do Windows 10 – UWP. Contudo, criar games com selo Xbox Play Anywhere ainda é uma faculdade dos desenvolvedores, esperamos que estes não sejam tão gananciosos e repassem os benefícios para os jogadores como o cross-buy e o cross-play.

Fonte: Windows Central

35 comments on “‘Modo Game’ do Windows 10 deve beneficiar o Xbox One e Project Scorpio

  1. eu colocaria a opção de instalar aplicativos de fora tb, instalaria o steam e jogaria os games que não tem pra Xbox, ai a coisa ficaria seria

      1. Sim, eu ja ate comentei sobre isso aqui, porém, o app uwp teria que partir dela o desenvolvimento, o que atrapalharia ela no steam machine deles, ja instalar o aplicativo ja esta feito, e seria o mesmo que ja esta feito e ela com certeza vai manter atualizado

      2. Eu acho que impede sim. A MS tirou o app que emulava jogos e, segundo o desenvolvedor desse app, eles removeram porque esse app tinha que ser submetido como emulador e não app simples, ou seja, um programa pra jogos. Eu acho que a Microsoft não permitiria outra loja no Xbox e deve ter sido um dos motivos de eles terem tirado. Tudo bem que esse emulador não é uma loja, mas isso abre muitas possibilidades futuras. Eu acho que eles poderiam colocar um app da Steam pra você jogar teus jogos UWP, mas não comprar. Você teria que comprar no PC e usar o Xbox somente pra baixar e jogar.

  2. 4K 60fps no Scorpio só se for em jogos Indies, remaster ou jogos mais simples, pq 4K 60fps em futuros lançamentos AAA simplesmente o Scorpio NÃO terá hardware para rodar.
    Uma GTX 1080 peida pra rodar The Witcher 3 4K 60fps, imagina o Scorpio então…

      1. Creio que 4k 30fps seja bem possível, com os gráficos equivalente a um médio ou high de PC.
        Ms 4K 60FPS com gráficos equivalente a um High de PC vai ser extremamente difícil, por mais otimizado que seja.
        E isso é o que a Microsoft quer… Vai ser um belo console, mas prevejo resolução dinâmica e bem difícil ser travado 4K 60fps.
        Temos que ser realistas…

        1. Bom, a Microsoft já fez seu pronunciamento a respeito da resolução dos jogos no Scorpio (pelo menos a dos jogos exclusivos): Os jogos da MS Studios feitos para o Scorpio irão rodar em 4K (nativo). Não sabemos se será 60fps, mas se for por exemplo um Forza Motorsport, os 60fps são quase uma obrigação. Vamos ver os próximos capítulos dessa novela…

          1. Acredito em 4K 30fps. Mas 4K nativo, 60fps e visual semelhante ao jogo para PC no high para o ultra jamais. O Scorpio não tem hardware para isso.

          2. É difícil saber exatamente o poder do Scorpio, pois o hardware em que ele se baseia nem sequer foi lançado. Não sabemos também qual será sua dinâmica de funcionamento. Eu acredito que o Scorpio irá entregar o que a MS promete, pois se não entregar, o bicho pega…

          3. Não é correto comparar com o PC, a otimização faz toda diferença. Tá vendo como não compensa ser PC gamer?

            Se o PS4 pro entrega jogos indies, que necessitam no máximo de 200Gflops pra renderizar os objetos, em 4K nativos a 60Hz. O Scorpio com 1.8 teraflops a mais que o PS4 Pro não vai conseguir renderizar os AAA do Xbox One com sobra e em 4K nativos a 60hertz? Com certeza vai.

            E ainda vai fazer melhor por conta de outros fatores.

      2. Aí que está. Se for pra rodar no mínimo em 4k, melhor colocar uma resolução dinâmica com mais qualidade.
        Pra rodar no Scorpio 4K 60fps, o jogo precisa ser extremamente leve e muito otimizado.

    1. Bom, o Spencer já frisou várias vezes que o console não terá só a GPU pra fazer isso. Toda vez que entra esse assunto de que o hardware do Scorpio será mais fraco do que de PCs Tops atuais em termos de Tflops (o que é verdade mesmo), ele dá essa mesma resposta.

      1. Sim sim, sabemos que o jogo para um console é diferente, e pra falar a verdade, nem ligo pra esse lance de resolução e tals.
        Mas achar que o Scorpio vai fazer 4K 60fps em títulos AAA com o mesmo visual de um PC no high ou ultra é achar de mais.
        E quem ainda acredita em promessas da Microsoft?

        1. Td bem que a Microsoft deu uma bela atrasada no Mobile, e várias coisas que foram ditas (como atualização para todos os Windows 8.1 pra 10) não foram cumpridas. Mas nos outros setores o que foi falado foi feito, inclusive isso de rodar programas win32 em Arm, coisa que a pouco tempo era ficção científica. Rodar Windows de PC em Arm então, nem se fala.
          Mas quem entende de hardware sabe que pode-se fazer o que ainda não foi feito. Não sei se o Scorpio vai rodar jogos nessa resolução e fps e ainda com tudo no Ultra. Só sei que não é impossível. Basta arquitetar o hardware de maneira mais eficiente do que um PC normal (mesmo com GPU mais fraca). A questão final mesmo é quanto vai custar para o consumidor esse hardware. E até que ponto a Microsoft realmente vai qrer mostrar poder de fogo nele em detrimento de um preço competitivo.

          1. Eu acho que não é necessário se preocupar com o preço porque consoles são um investimento pra muitos anos. Desde que o Scorpio tenha um preço proporcional ao que está sendo oferecido já basta. Se ele for mais poderoso, será mais caro e terá um ciclo de vida maior. O importante é não lançar um console com o preço muito próximo do visto no Xbox One porque a MS acabaria matando o Xbox One e isso seria péssimo para os negócios já que este console ainda tem um potencial muito grande nas vendas. Em resumo, quem quer um Xbox para os próximos 4 anos de uso, até a chegada do PS5, compra um Xbox One, mas se você prefere o próximo concorrente do PS5, então compre um Xbox Scorpio e terá um console para os próximos 10 anos.

    2. Não funciona assim.
      Uma GeForce GTX480 possui 1,3Teraflops de poder de processamento e foi lançada em 2010.
      Essa mesma placa tem o mesmo poder bruto de um Xbox One.

      Com base nas funções de hardware e novas tecnologias o Xbox One roda jogos como Forza Horizon 3 ( Mundo aberto com gráficos absurdos ) em 1080P. Esse mesmo jogo jamais rodará em uma GTX480 nem se quer na pior qualidade possível.

      O Scorpio vai conter caracteristicas tecnicas inovadoras, presentes na arquitetura VEGA da AMD, tais como freeseync 2, sistema de gerenciamento e compressão de cores em hdr consumindo muito menos largura de banda da memória, prefech, novo engine computacional, novo gerenciador de streaming de texturas, etc…etc… etc…

      Pra termos de comparação a base inicial do Scorpio é uma GPU que nem foi lançada, baseada na arquitetura VEGA, com mais de 320GB/s de largura de banda.

      Isso é mais do que o suficiente pra rodar um Forza 6 em 4k60FPS.

      Scorpio tem poder de sobra e tecnologias inovadoras que nem mesmo foram lançadas. E a Microsoft tem mais de um ano pra otimizar o hardware.

      1. Não duvido que em termos absolutos, um console roda melhor do que uma placa com o mesmo poder bruto.
        Mas vemos que para 4k 60fps, com o hardware suposto dele, vai ser bem difícil.
        E um console é algo que tem uma vida útil de 4 a 6 anos.

        1. Só baseado em número já dá pra ter certeza que dá pra rodar jogos em 4K/60 no Scorpio, mas a parte de software é também muito importante. O conjunto de programas rodando na GPU conta muito, a tal API e toda a otimização que puder ser feito nesse conjunto de softwares pode turbinar o resultado. Com tudo otimizado, 5 Tflops já seria o suficiente pra rodar um jogo do Xbox one em 4K/60 e é por isso que o chefe do Xbox falou que além disso os jogos no Scorpio vão rodar melhor simplesmente porque vai sobrar poder de processamento.

    3. Nunca se esqueça que em consoles e principalmente em jogos exclusivos os desenvolvedores podem otimizar até o último clock do processador, já que fazem um jogo especificamente para um determinado hardware. Além disso, não é só o hardware que traz desempenho, a API gráfica e as APIs do sistema também pode.

  3. Eu gostaria que a Microsoft obrigasse os desenvolvedores a se submeterem ao play any where. A loja não é uma só? pelo menos em tese, essa é a ideia, então se lançar o jogo nessa loja será automaticamente distribuído para todas as plataformas com sistema Windows 10 ou sistema baseado no Windows 10 (Xbox One e Scorpio), pelo app Xbox.

    1. Isso poderia ser um belo tiro no pé, pois sabemos que as principais publishers (EA, Activision, Ubisoft, etc.) são bem mercenárias, e creio que elas não gostariam muito de cortar sua receita ao meio. É preferível que o jogo saia com base na UWP, porém sem cross-buy (com o modo gamer, ajudando a fortalecer a Windows Store e talvez um com cross-play) do que simplesmente em .exe e foda-se a MS rsrs

  4. Vega Architecture

    – 4x Power Efficiency
    – 2x Peak Throughput/Performance Per Clock
    – High Bandwidth Cache
    – 2x Bandwidth per pin
    – 8x Capacity Per stack ( 2nd Generation High Bandwidth Memory )
    – 512TB Virtual Address Space
    – Next Generation Compute Engine
    – Next Generation Pixel Engine
    – Next Compute Unit Architecture
    – Rapid Packed Math
    – Draw Stream Binning Rasterizer
    – Primitive Shaders

    Tudo que vazou da VEGA é baseado nas novas diretrizes do DirectX12.1 e além.
    Como a Microsoft é que manda, não dúvido nada o Scorpio chegar com tecnologias exclusivas em sua arquitetura.

    Haja vista que o sistema de cache da VEGA é claramente baseado no sistema de cache do Xbox One ( Famosa sRAM ).

    Pixel Engine é o novo sistema de gerenciamento de saída dos canais de cores e pixel, que economiza uma largura de banda absurda. Digamos que uma GPU para reproduzir os pixels em qualidade 3840x2160p / 10BIT HDR10 / 60FPS gaste 200GB/s de largura de banda. Pixel Engine vai fazer esse número cair praticamente pela metade.
    Isso sobra largura de banda para outras funções como uma melhor física, melhores texturas, sombras, mais polígonos.
    Fora diversas outras vantagens como Chamada de Rasterização por distância, Base rápida de empacotamento reservada, streaming de texturas melhorado, que compacta textura. etc…

    4X mais performance por Watt significa que a VEGA é 4 vezes mais eficiente do que um FURY X pela mesma quantidade de 300W.

    Tem poder de sobra pra socar 4k/60fps sem perdas de qualidade.

    Somando isso as vantagens de otimização dos consoles…

    Sonystas irão chorar.

    1. Seria um sonho.

      Eu quero muito tudo isso. Espero que seja isso tudo que você colocou aí mas não estou muito otimista. A Microsoft poderá nos surpreender se for assim o Scorpio e eu torço pra isso, senão até penso em montar um PC com tudo o que você citou.

      Eu li uma entrevista sobre o Scorpio onde um executivo que atende pelo nome de Mike, não lembro o sobrenome dele, ele afirmou que o Scorpio teria 384Gb/s de largura de banda, e isso foi um indicativo de que usariam uma HBM (128Gb/s), 3x HBM = 384, ou 1x HBM 2nd gen + 1x HBM = 384 Gb/s, é mais provável a primeira opção porque permitira mais memoria por possuir mais stacks. Mas depois ele voltou atrás e disse que seriam apenas 320 Gb/s para o entrevistador. 320Gb/s é com certeza uma GDDR5x, mais consumo de energia e ocupa mais espaço… brochante…

      Quero HBM, VEGA e ZEN tudo junto!

  5. Pode esperar por 4k/60fps nos seguintes jogos:

    Killer Instinct
    Halo
    Gears
    Forza

    fora outros…

    Todos esses jogos rodam em 1080p60fps no Xbox One.

    Se seguir a matemática básica…

    1920x1080p X 4 = 3840x2160p

    Xbox One tem 1.3Teraflops de processamento bruto, com 204GB/s memória Cache sRAM e 64GB/s de memória DDR3.

    Pra rodarmos os jogos em 4K ( que é 4X mais que o 1080p ) fazemos o seguinte calculo.

    1.3 Teraflops x4 = 5.2 Teraflops
    64GB/s de Banda x4 = 256GB/s de Banda

    A base do Scorpio é a seguinte:

    6.0 Teraflops
    A partir de 320GB/s de banda

    Lembrando que é a base, o anuncio foi feio a mais de 6 meses atrás, com lançamento previsto para Novembro de 2017. Logo a Microsoft tem mais de 1 ano e meio para melhorar as especificações, funções e otimizar o hardware.

    Sendo restritivo, e jogando a expectativa pra baixo o Scorpio usando 64 Núcleos Vega que chega a mais de 12,5Teraflops, diminuindo o Clock para cerca de 50% teriamos um console de 6,2Teraflops…

    6.2 Teraflops é o mínimo do Scorpio, usando 50% do Clock da VEGA como base. Isso faria o consumo cair pra 150W.
    A CPU RYZEN mais poderosa consome 90W.
    Se o Scorpio tiver 12GB GDDR5X que consomem aproximadamente 25W, mas todos os outros conjuntos de hardware, como hd, chipset, disco, memórias flash, etc… Chegue em mais 50W.
    Total de 315W em todo o sistema.

    Um PS4 Pro consome 310W.

    Levando em conta um cenário real, com o máximo de otimização e balanço possível entre todas as peças de Hardware do Scorpio, podemos chegar perto do que o console pode vir a ser.

    GPU VEGA operando em cerca de 60% do Clock, com consumo na casa dos 175W.
    CPU baseada na RYZEN com 40% do Clock, consumo na casa de 25W.
    Memórias 12GB GDDR5X com consumo de 25W.
    Demais componentes com consumo em 25W.

    Consumo total de 250W.

    Um console de 250W~300W estaria dentro dos padrões de consumo.

    E dentro do que tem no mercado o Scorpio vai ter as seguintes especificações:

    Pode total bruto entre 6.4Tflops a 8.2Tflops
    Largura de Banda entre 320GB/s a 460GB/s
    CPU de 8 Núcleos entre 2.0GHz a 2.6GHz

    Só vai depender do quanto a Microsoft quer cobrar pelo console.
    Se vier mais forte vai custar mais caro, por conta de uma fonte energica melhor, sistema de dissipação de calor melhor, etc.

    Meu chute é que o Scorpio Final seja uma máquina de $399~449 e 7.5 Teraflops de poder bruto, 380GB/s de banda, CPU em 2.2GHz.

    1. A questão é que se for os 6tflops, os jogos de xbox one a 1080p ele rodaria em 4k nativos, mas e os jogos que rodam 720p-900p? Nesse caso, teria que usar resolução dinâmica, técnica que já é usada no xbox one para manter o frame rate estável.

      Meu palpite é que o Scorpio teria poder de fogo pra rodar 80% dos jogos em 4k nativos, e os outros 20% seria adotada resolução dinâmica, sobretudo em jogos a 60fps.

      1. Esses jogos são em sua maioria antigos, primeiro ano do console.
        Atualmente todos os jogos first party da Microsoft são 900~1080p.

        Outra coisa que 4k facilita a vida é que não precisa de AA, basta usar um FXAA e pronto.
        Jogos como Forza Horizon 3 que possui 4XMSAA e FXAA em 1080P ao ser convertido pra Scorpio, a GPU vai ganhar uma carga enorme de processamento extra, tirando 4XMSAA.

        1. Exatamente! São tantos pixels que dispensa os AA mais atuantes e que exigem mais processamento. Jogos em 4K até sem o FXAA ficam bonitos. Tinha me esquecido disso. Valeu por me lembrar kkkkkk

        2. Bem lembrado, filtros pós processamento como AA consomem muita banda GPU, e uma vez que não precise usar muito AA, já poupa muitos recursos.

    2. Na verdade os jogos da Microsoft rodam em 1080p em “30” fps. Pra rodar em 1080p/60 em tese são necessários 1 teraflop e em 4K são 4 teraflops. Com isso em mente você pode perceber que o Scorpio tem de sobra porque são 6 teraflops, onde 2 teraflops podem ser utilizados pra renderizar os jogos (os objetos) e 4 teraflops pra gerar as imagens/resolução a 60 frames. Além do mais, efeitos como o antialising são dispensados em resoluções em 4K.

      Veja Forza Horizon 3 por exemplo, são 500 gigaflops para a resolução a 30 frames e 800Gflops para a renderização de tudo dentro do jogo. A resolução consome muito poder da GPU. Se 4 teraflops são necessários pra rodar em 4K nativos a 60hz, então os dois Teraflops que sobram pra renderizar os objetos dentro do jogo são mais do que o necessário já que FH3 requer apenas 800 Gflops e isso justifica o porque Phil Spencer disse que além de alcançar 4K/60 eles rodariam melhor no Scopio. Isso sem levar em consideração o capacidade total de otimização da DX12, estou considerando somente as antigas APIs nesse cálculo.

      Veja o PS4 Pro (4.2 teraflops) por exemplo, este roda jogos indies que consomem no máximo de 100 a 200 Gflops para serem renderizados e mais 4 teraflops para rodar em 4K nativos a 60hz. Sim, o PS4 pro roda jogos indies muito fracos a nível de jogos de game cube ou pouco melhores mas bem inferiores aos jogos de X360 em 4K nativos a 60 frames por segundo.

  6. Sonysta é tenso, esta vendo as especificações e ainda não quer acreditar na potencia do console, ainda faz comparação com placa de video defasada de 7 anos atrás auahuhauahuah

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