Nadella quer revolucionar, o “Surface Phone” terá três grandes diferenciais

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

E lá vem a Microsoft causar turbulências para quebrar conceitos novamente. Atualmente, vimos notebook que vira tablet ou tablet que vira notebook, e tem até PC se transformado em mesa criativa. Enquanto a Apple dizia que essa mistura não daria certo, pois seria como juntar uma “geladeira com uma torradeira“. A Microsoft provou o contrário e tem conseguido obter bons resultados com a linha Surface.

Destarte, até a própria Apple resolveu “misturar” também ao lançar o iPad Pro com teclado e canetinha – duas coisas que eram improváveis para os seus tablets.

Bem, a Microsoft também quer ampliar essa fusão de utilidades para os smartphones, ou melhor, a empresa não quer nem tocar mais nesse nome “smartphone“, ela pretende lançar um nova categoria de dispositivos com Windows 10 que serão melhores que um mero smartphone, ou pelo menos para alguns nichos.

Sobre isso, Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, deu a seguinte declaração ao Wall Street Journal:

Temos dispositivos que são telefones hoje. Mas o lugar onde estamos focados é, qual é a única coisa que nosso telefone pode fazer? Então, por exemplo, temos um telefone que pode substituir seu PC, da mesma forma que temos um tablet que pode substituir seu laptop. Essas são as categorias que queremos criar. Queremos uma nova forma, nova função, novo valor agregado.

Percebam, os próximos “smartphones” terão ao menos três diferenciais: nova forma, nova função e novo valor agregado.

O que aprendemos com isso?

Será um Surface. Surface Phone ou Surface Mobile, mas podemos apostar que se trata de um novo Surface já que está sendo criado pela mesma equipe, mas o mais importante, segue a mesma tendência inovadora que os demais membros da linha possuem.

Nova categoria. Será um smartphone que vira PC e o contrário também. Um híbrido. Um 2 em 1 ou 3 em 1. Ainda não tem nome definido.

Nova forma. Será que veremos um novo design? Com teclados escondidos em capas? Com uma segunda tela em algum lugar? Que nova forma seria essa? Essa é uma nova revelação interessante. Um corpo diferente.

Nova função. Essa parece ser fácil, será um PC portátil que funciona com smartphone e Windows 10 Mobile. Pelo menos acreditamos que ele quis dizer isso.

Novo valor agregado. Compre um, e leve dois. Terá um custo-benefício maior que os smartphones convencionais.

Mas cadê o Surface Phone?

surface-book-phone-3

A principal pergunta de todas é justamente essa. Percebam que Nadella pode está falando do recurso Continuum e de acessórios como o Lapdock. Inclusive a empresa não esconde que este é um dos principais produtos do seu sistema. Porém, por quê não lança tal produto agora? O que falta?

Este é o grande mistério. O mais provável é que ele esteja a espera da Redstone 3 e  Redstone 4, e se for isso, o mistério só aumenta.

Vale destacar, por ser híbrido, ele deverá concorrem em pelo menos duas categorias convencionais da atualidade: smartphones e PCs de baixo custo. Desse modo, o Windows poderá  concorrer diretamente até mesmo com os Chromebooks.

Por hora, é o que temos de oficial.

Fonte: WSJ

69 comments on “Nadella quer revolucionar, o “Surface Phone” terá três grandes diferenciais

  1. Lembrando que a Samsung em anos passados apresentou um protótipo de smartphone de tela flexível que virava tablet. Mas no caso, um tablet Windows também pode ser um PC, enquanto o tablet Android é um smartphone de tela grande

  2. Ansioso pela chegada do Surface Phone. A parte frustrante será a importação, já que dificilmente veremos oficialmente por aqui. Mas espero muito essas interrogações sejam substituídas por exclamações o quanto antes.

  3. Se seguir o mesmo padrão desse Surface Studio (inovação, design, usabilidade), o Surface Phone ou seja lá o nome que levar, será um lançamento que pode mudar o mercado.

    1. E o pior q a Microsoft já mudou o mercado…qm não sonha com um Surface!? E o Surface Studio com esse design renovado …agora as fabricantes irão copiar…#ChupaApple , a Microsoft a prendeu com os próprios erros…o/a Google segue no msmo caminho unificando os sistemas

    1. Xbox One S
      Surface 3
      Surface Pro 4
      Surface Book
      Surface Studio
      Azure
      Office
      Windows 10
      UWP
      Recorde nas ações da Microsoft no último trimestre.

      Fazendo ele tá. Ele já foi temido no Xbox, diziam que ele iria vender essa divisão, o que não ocorreu.

      As coisas não são mágicas, mas pelo menos ele vai tentar reverter o quadro de uma forma inteligente.

  4. Panos Panay vai fazer aquela cara dele de “nao é só isso” e vai apresentar um mobile foda, mano, pode aguardar, so ta demorando porque n vai ser qualquer coisa, a aposta pra mim é clara: Continuum e a capacidade do telefone ser pc, cctz. Daqui pra la o win10mob vai amadurecer muito

    1. Ele vai mostrar uma nova edição do Surface Pro, um Surface Book 3, uma atualização do Surface Studio, com refinamentos e corte de preço no primeiro, e depois de dizer algumas coisas empolgantes, dá uma pausa, respira, bate as mãos como se tivesse encerrado, então ele dá aquela olhada meio de lado e pergunta: “vcs querem ver um novo produto?”
      e a galera vai à loucura.

      1. Cara, acho que vai ser um Surface Book 2. Essa edição que lançaram junto com o Studio não ganhou o nome de SB 2, pelo menos não vi em nenhum site. É só uma opção com i7, não é um modelo novo. Mas sei lá…

        1. Mas ai que ta, eles nao lançaram um novo pra nao saturar o mercado, dai a demora da MS em lançar um mobile, pq o mercado de cell nao tem inovação, e pra inovar ela precisa de hard, soft, e apps, como ela sabe que devs nao ta nem ai, o jeito e portar os 32 pra mobile, e so lançar quando tiver rodando liso

  5. Microsoft deve ter alguma “carta na manga” para fazer essas afirmações até porque do modo como as coisas andam bem com a marca Surface ela não seria louca de cria um produto para “acabar/manchar” a marca Surface,ou seja ela tem algo que o mercado jamais visto e vou logo avisando 2016 foi o ano do Galaxy S7,agora 2017 e o ano do Surface Phone,só lamento para quem não concorda mais 2017 vai ser o ano da Microsoft.Ela tem algo que ainda não nos mostrou porque a equipe de Panos Panay e uma equipe de surpresas e sempre como o amigo disse “Não e só isso”,eles mostram as coisas que tem que mostrar e por ultimo mostra o ponto “chave” do evento e ai como o amigo Rafael disse:Vocês querem um novo produto?,dai ele mostra um teaser e ai quando acaba a galera vai a loucura e ligam-se as luzes e ai ele pega o Surface Phone na mão e ai a galera fica “meia” hora batendo palmas rsrs.

          1. O mimix vai causar uma onda com sua tecnologia, o mercado sem imaginação se apóia nesses pináculos tecnológicos.

          2. concorrência sempre e deve existir. eu acho que esses chineses de olho puxado (ó o preconceito!!) anda “tudo” de patota.
            Da mesma fabrica sai todos os smartphones chineses para os fanboys digladiem entre si.

      1. Poise,povo sem noção quanto mais concorrência melhor e,assim as fabricantes acordam para vida,se não teríamos a “mesmice” de sempre e ainda “acharíamos” bom e o pior e que as fabricantes iriam colocar os preços nas alturas(apesar de que já e,isso não vem ao caso).

    1. Mano,você não conhece a Microsoft?,Quando ela quer fazer as coisas bem feitas ela consegue.Esse e o caso do Surface Phone,tudo esta feito conforme seu tempo para não da erro,se realmente lança o Surface Phone quem vai ser o HP Elite x3 na fila do pão?

      1. Dá uma olhadinha nas informações sobre o Elite x3. Mais de 4000 mAh de bateria, escâner de íris e sensor de digitais, processador monstro Snapdragon 821, 3 GB de RAM, autofalantes frontais de uma empresa especializada, e por aí vai. E claro – Continuum. O Elite x3 não é ninguém na fila do pão, ele é o dono da padaria

        1. Isso pq o SO permite. E como a Microsoft é a dona do SO, ela pode usar APIs que são bloqueadas para outras produtoras (como ela faz no Windows PC, no Xbox, etc).
          O que falta no caso, e eles já provaram várias vezes que conseguem, é ter um hardware de ponta que nunca teve antes. O Elite X3 foi uma melhora do que surgiu no L950.

          1. Eu diria que o SO não permite. A HP queria colocar multi-janela, suporte à caneta e outros recursos, mas a Microsoft ainda está trabalhando pra preencher o outro buraco do Windows fora o de apps – o de API’s. Pois é a falta delas que barra a ânsia por funcionalidades de OEM’s como a HP

          2. Perdão pelo engano, então. De qualquer forma, é fato que a HP queria mesmo ela fabricar uma CPU de bolso com tela e Windows com todas as funcionalidades desktop – não a toa criaram o WorkSpace

          3. Eu estava falando das características q vc citou antes. A HP fez pq o SO permite, igual o L950 faz. Essas outras coisas que o SO ainda não tem é outra questão. Resumindo, se a Microsoft quiser, pode ter o hardware mais potente e com mais recursos que qualquer outra OEM com windows mobile.

        2. Moço,a Microsoft não e nenhuma “idiota” de perder o mercado mobile justo agora,ela vai fazer que nem os novos lançamentos Surface 4 Pro,Surface Book, ela vai dar uma aula as fabricantes de como se faz um Smartphone de verdade,mas na verdade ela quer cria uma nova categoria e sair da “mesmice”.Quanto mais concorrência melhor ,assim,vamos ver se as fabricantes acordem para vida e saia da “mesmice” e torço para que a Microsoft inove e traga algo já mais visto.A Microsoft só fazendo uns ajustes necessários e vai dar um estrago na concorrência pode anotar isso,só quero ver Google,Apple,Samsung na hora que lançar.O HP Elite x3 não vai ser nada comparado ao Surface Phone e se esse for o nome só de olha já causa impacto.A Microsoft tem muita coisa guardada a sete chaves porque a equipe de Panos Panay e a melhor nisso.Ela vai fazer que nem o Hololens,quando todo mundo pensou que era só isso dai em instantes vem a Microsoft e nos surpreende,só que dessa vez vai ser algo jamais visto pode acreditar

          1. O Surface Phone não fará mais que a obrigação de ser revolucionário. No mais, pra mim o Elite x3 é atualmente o melhor aparelho com Windows 10 Mobile

  6. Quando Nadella fala que vai criar um novo nicho, uma nova categoria, enfim, creio que além de um mero “smartphone” ai vem mais um grande sucesso de vendas. Viva a Microsoft e morra os invejosos que irão a imitar. Tirando, claro, os seus OMS

  7. Eu penso assim:Se tudo ocorrer bem em 2017,a Microsoft pode trazer coisas novas alem do ponto chave que o Surface Phone.Penso que ela vai marca um evento perto do evento de aniversario de 10 anos da Apple.Quando ela fazer eventos vai apresentar coisas novas e por ultimo Panos Panay com aquela cara de:”Haha,ta achando que e só isso?” vem e mostra um teaser do misterioso e quando ligar as luzes:Esta lá o Surface Phone e todo mundo batendo palmas.

      1. Com toda certeza Microsoft e espertinha, enquanto a Apple vai remover algumas coisas e dizer que e inovação nessa data a Microsoft vem e da uma aula de como cria um “smartphone” diz:Querem inovação?então tomem kk

        1. com o custo de um iphone atualmente, se conectasse um mouse , teclado e monitor rodando uma versão desktop. realmente seria um feito para revolucionar o mercado. fora os fanboys que iriam voltar a pertubar a todos.

          1. Penso que a Microsoft que sair do básico ou seja ele quer juntar o util ao agradável .Ela quer mostra ao mundo algo jamais visto.
            “Acho” que não vai ser apenas conecta com mouse e sim muito alem do que imaginamos.Ela deve ter as cartas na mesa.

          2. Um mouse e teclado fora do comum. Imagina poder clicar em links ou ícones em geral apenas olhando pra eles para selecionar e mexendo a boca pra abrir. Ou com comando de voz para cortar caminhos.

            … o futuro é agora! Thank you, Microsoft!

  8. Creio que hoje o maior obstáculo seja o processador e uma evolução no continuum, de modo que ele trabalhe de modo idêntico ao desktop (gerenciamento de janelas, processos, arquivos, etc).

  9. Ainda bem que meu coração está trabalhando como um relógio, mas relógios também falham. Haja coração.

    Eu acho que precisam esperar as novas tecnologias de litografia. Penso que 10 nm e melhor, 7 nm e que use material de baixíssimo consumo. Também tem uma nova bateria que com a metade do tamanho tem a mesma capacidade das atuais e são super seguras quanto explodir e pegar fogo (essa parte a Samsung não curtiu…).

    Sei lá. Tantos mistérios, mas eu gosto de mistérios.

  10. Sei lá, pode ser revolucionário e o que for. Mas se não tiver uma maçã atrás ou letras coloridas da Google, não vai ter aquele “Uaaaal” da mídia.

    Não sei porque, mas quando se trata de Microsoft as pessoas fingem não se impressionar, quando é Apple todos vão a loucura.

    Mas nem tudo é pessimismo. tô achando que a MS tá voltando ao centro das atenções sim. Com os Surface’s, eu vejo a Microsoft chamando atenção de muita gente, igualmente aquela época dos Ipads e Iphones.
    Continua assim MS!

  11. Gente, vamos lá, sei q o blog aqui é para enaltecer o universo windows, mas convenhamos, temos que buscar ser mais imparciais em TI, não adianta, alguém TEM QUE PAGAR A CONTA!!! Não adianta ficar falando por aí que a MS tá arrebentando por causa dos lançamentos dela, até agora ela não vendeu nada desses produtos, não dá para saber a aceitação do público e se o pessoal vai comprar mesmo, vamos aguardar a evolução do mercado e ver quem tem mais razão: Apple ou MSoft !!!

  12. Eu gostaria que o Surface Phone realmente fosse algo além de um Smartphone. Algo que eu pudesse apertar um botão ou dar um comando de voz e as luzes da minha casa ascendessem. Algo que eu pudesse apertar um botão ou dar um comando de voz e ele trancasse ou destrancasse a porta. Algo que ativasse os irrigadores do jardim, que abrisse a porta da garagem, que mudasse os canais da minha TV, seja aberta ou paga, e independente da operadora, um controle universal. Algo que servisse como controle do meu Xbox, realizando todas as funções por touch e conectado via bluetooth. Algo que pudesse dirigir meu carro remotamente, como se eu tivesse num vídeo game, mas na verdade, estivesse controlando o carro mesmo, usando uma câmera frontal e traseira dele mesmo. Algo que pudesse ser controlado 100% via Cortana. Tipo… Cortana, acesse menu iniciar, aplicativo WhatsApp, conversa de Anna, escreva “Estou indo almoçar, volto depois”, e envie… E ela dissesse ‘Sim, Senhor, pra já’. Algo que eu pudesse apontar para meu rádio e ele mudasse as estações, algo que desse até pra regular a temperatura do chuveiro elétrico. Que tivesse um painel solar no logo espelhado da MS que carregasse a bateria com luz do sol caso virado pra cima e exposto ao mesmo. Algo que tivesse um tipo de Skype Holo, que permitisse chamada de vídeo via holograma e afins. E tudo isso, NATIVO do OS, sem precisar de app. Nossa, seria DESTRUIDOR demais!

  13. Estou esperançoso por esse novo Surface, mas ao mesmo tempo, tendo em vista que nada de Surface aparece por aqui, é bem capaz de esse Surface Phone não pisar aqui também. Tomara que esteja enganado, porque a Microsoft sempre soube que o Brasil gosta dos WP. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *