Carregando...

Não há planos para que o lançamento do Xbox Series X seja atrasado no Brasil

Phil Spencer, líder da divisão do Xbox, concedeu uma rica entrevista recente novas informações sobre o console de próxima geração da empresa. Ele diz que  não iniciaram um plano B para o lançamento do Xbox Series X, pois ainda não viram nada que sugerisse que não cumprirão as datas originais. Ao discutir o lançamento do Xbox One, no entanto, ele acrescenta que atrasos no lançamento em diferentes regiões “os prejudicam” e que ele “hesitaria” em considerar isso como uma estratégia para o Xbox Series X.

Falando em uma entrevista à IGN, Spencer foi perguntado se a equipe do Xbox Series X tinha um plano B em mente. “No momento, não temos nada que diga que não vamos marcar as datas que planejamos”, disse Spencer, acrescentando mais tarde que “realmente não começamos nenhum tipo de plano B” – como remessas territórios limitados. “Eu direi que, após o lançamento do Xbox One … sei que atrasos significativos nos lançamentos na região nos machucam. Nos machuca com o sentimento dos fãs, e toda vez que vou ao Japão, lembrou que estávamos … nove meses atrasados ​​no lançamento lá com o Xbox One”.

Parece que Spencer está pensando no lançamento do Xbox One constantemente, pois ele costuma comentar que eles desejam evitar quaisquer erros que possam ter cometido no último console. Em entrevista ao The Verge, ele reconheceu que eles estavam determinados a aprender e se adaptar a partir do Xbox One, que, segundo seus próprios comentários, era mais caro e menos poderoso. Sua relutância, depois de ver o impacto de lançamentos atrasados ​​para o Xbox One, em considerar o lançamento do Xbox Series X com atrasos semelhantes em diferentes regiões e em arriscar o impacto dessa decisão no relacionamento deles com a base de fãs, é outro exemplo claro desse desejo para melhorar com o lançamento do próximo console.

No entanto, a pandemia do COVID-19 é uma situação imprevisível. Spencer deixou claro que também está colocando a saúde e a segurança dos funcionários do Xbox em primeiro lugar. Para a Microsoft o emprego vem em segundo plano e as vidas são mais importantes. “Isso é algo em tempo real e vou colocar a segurança das equipes no topo, junto com o produto de qualidade”, disse ele, acrescentando: “Eu não quero apressar um produto se não está pronto”. Ele também reconhece as dificuldades de prever como o trabalho remoto afetará a produção, dizendo: “construir um videogame em casa, uma grande equipe distribuída de centenas de pessoas não é fácil” e, falando sobre como ele trouxe o Xbox Series X para casa, que “esse tipo de tempo com o console é importante e queremos garantir que tenhamos o tempo certo para a tecnologia de plataforma que estamos implementando para realizar todos os testes”.

Os comentários de Spencer pareciam estar mais focados no próprio console, mas ele adicionou uma breve nota sobre os jogos. Ao mencionar que a equipe estava “em constante conversa com parceiros de terceiros”, que “o hardware e o sistema e o software de serviço … precisam permanecer ligados” e que ele não “desejaria” enviar um pedaço de hardware para onde a plataforma está instalada não completamente lá, acrescentou Spencer.

O fato de a equipe do Xbox ainda não ter dado nenhuma indicação de que não cumprirá a data planejada de lançamento e os comentários de Spencer de que ainda não há um Plano B em andamento, juntamente com sua óbvia relutância com a ideia de lançamentos atrasados, todos sugerem que o Xbox está, no momento, relativamente certo de cumprir a data de lançamento.

O Xbox One foi lançado no Brasil ao mesmo tempo do “lançamento global”, e acreditamos que isso ocorra com o Xbox Series X já que Phil Spencer parece que não quer deixar nenhum país para trás. O único medo é os prejuízos que o novo coronavírus podem causar.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.