Netflix e outros gigantes para Windows 10 abraçam o sonho universal da Microsoft

Hoje (16), o Netflix está liberando uma atualização para o seu aplicativo para Windows 10. Agora é a vez do popular serviço de streaming abraçar plataforma de aplicativos universais da Microsoft para executar o mesmo app no PCs, tablets, smartphones e Xbox One.

Enquanto atualização de hoje é voltada aos PCs e tablets com Windows 10, o mesmo aplicativo irá chegar ao Windows 10 Mobile no início do próximo ano.

O novo aplicativo da Netflix foi reconstruído, e o projeto foi ajustado em conformidade com melhorias na interface do usuário e desempenho. Características como a Live Tile gigante e suporte para a Cortana foram implementadas, permitindo procurar conteúdo dentro Netflix usando Cortana.

Mais grandes nomes estão indo para o Windows 10

O Netflix é o mais recente a adentrar na plataforma universal. Uber, Shazam, Box, e Twitter foram todos criados nesta filosofia. Mais importante ainda, o Facebook se comprometeu a lançar suas próprias versões universais do Instagram e Messenger para Windows 10.

A Microsoft atualmente tem mais de 110 milhões de máquinas com o Windows 10. Além disso, há milhares de grandes aplicativos indo para a Microsoft, pode dizer que os aplicativos universais, segundo o The Verge são um sucesso.

24 comments on “Netflix e outros gigantes para Windows 10 abraçam o sonho universal da Microsoft

  1. Não entendi ainda isso de “aplicativos Universais”, pensei quando saísse um aplicativo para Windows 10 ele séria rodado em todas as plataformas. Mas o que vejo são aplicativos divididos entre Pcs, Grandes Tablets e Xbox e Smartphones e pequenos Tablets. Se for assim acho que isso não vai gerar os frutos que a Microsoft quer, pois se o Mobile não vingar a empresa pode simplesmente não lançar o aplicativo.
    Pensei que seria algo revolucionário, mas pelo que estou entendendo vai ficar a mesma coisa de sempre…

    1. Sim, são universais.
      Antes eram construído 2 aplicativos do zero, e hoje é construído apenas um e é feito uma adaptação de desktop para mobile ou vice-versa. Essa adaptação gira em torno de 20 a 30% dos códigos.
      Aí vem a pergunta: Tenho um app pra Windows Desktop pronto, porque não adaptar apenas umas coisinhas e já terei pra versão mobile?

    2. Isso é natural, é começo de uma plataforma nova, a Netflix pode estar adequando seu App para varias telas, mas já adiantou o PC por ter uma base instalada muito grande.
      O código é o mesmo e a facilidade de portar o app de um lugar pra outro é muito grande, mas não quer dizer que o app vai ser lançado simultaneamente em todas as plataformas, só que devido a facilidade eles vão ser lançados mais rápido entre essas plataformas.
      Cada plataforma precisa de um pouco de atenção pra poder redimensionar, e reposicionar tudo, tem N variáveis, quer um exemplo, o SNAP do Xbox One.

      Mas, com isso dito, eu chuto que semana que vem sai o APP pra Windows Mobile, ou no máximo em duas semanas.

      Agora volta um pouco no tempo, quando um APP feito do zero seria feito pra cinco tipos de aparelhos diferente em um mês com uma equipe pequena?

    3. Isso se chama ENGANAÇÃO, eu também fiquei puto quando começou essas coisa de O APP é universal mas a versão mobile só sai em 2055… se é universal, se o windows 10 é universal, tinha que sair para as 3 plataformas ao mesmo TEMPO! Microsoft não me engana mais.

      1. Ai o problema é da desenvolvedora que não QUIS publicar o app para mobile, pois ninguém é OBRIGADO à fazer para ambos, a Microsoft só fornece a facilidade para fazer, mas ela não tem controle.

    4. Não é uma questão de apenas se adaptar ao tamanho da tela, e sim o App universal do Windows 10 apenas com alguns ajustes no código pode rodar no Mobile. Com a mesma interface funcionalidades e tudo mais. Ou seja o Dev não precisa fazer dois aplicativos, apenas um e adaptá-lo.

      1. Entendo, mas isso deixa a brecha do Desenvolvedor não fazer o aplicativo, como fez a Facebook.inc que lançou o app para W8.1 e deixou de lado o WP8.1.

        1. Deixaram de lado, pois teriam que construir o app inteiro novamente no Windows Phone. Já agora com Windows 10, os apps terão a mesma interface, e para rodar no Mobile precisarão apenas de alguns ajustes no código.

  2. Esses números estão altamente desatualizados. 110 Milhões ela tinha há 2 meses atrás… Hoje o Windows 10 tem 135 Milhões de usuários no PC e 105 Milhões no Mobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *