No Brasil, a “dança das cadeiras” no mercado de smartphone muda, Apple e LG despencam

lumia-930-htc-one-lg-g3-samsung-s5

As coisas mudaram bastante no último ano no Brasil, algumas pelo fato da crise economia e outras pela tendência global na retração dos mercado de smartphones.

Vamos entender a situação do nosso país a esse respeito. Dados do Gartner mostram uma queda de 25% nas vendas de smartphones em nossa terra durante o primeiro trimestre de 2016 se comparado com o ano passado. Praticamente todas as grandes fabricantes sofreram dano em vendas.

A Microsoft, por exemplo, nem está a parecer no gráfico, já que os seus Lumias estão em extinção no nosso país, mas de forma impressionante, ainda consegue ser bem maior que a Apple em termos de participação no mercado.

Das empresas que estão vendendo seus mais recentes produtos por aqui, as que mais “sentiram o impacto” foram a Apple e a LG: a primeira sofreu uma redução de 40% nas vendas, enquanto a sul-coreana despencou 58,4%.

gatrher

A Samsung sofreu uma redução de 15%, enquanto a Lenovo – Motorola – vendeu em torno de 21% a menos. A exceção foi a BLU, empresa que aumento em 10% a comercialização de seus smartphones e ocupa hoje o terceiro lugar do ranking, segundo o Gartner. Vale notar que a BLU sempre teve forte interesse no Windows Phone, esperamos que criem excelente aparelhos com ele.

A LG é a nova Sony ou HTC?

android-fail

A LG anunciou que sua divisão Mobile Communications vendeu 13,9 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2016 (que terminou dia 30 de junho).

Apesar disso, a divisão mobile da companhia fechou o período com prejuízo operacional de US$ 132 milhões (R$ 431 milhões na cotação atual). O motivo do valor negativo são os aumentos nos gastos com marketing e as lentas vendas iniciais do LG G5.

Particularmente, o Windows Club está surpreso com a força dos Lumias, pois nos dois últimos meses a quantidade de acessos e procura pelo Windows Phone tem superado todas as expectativas, recorde são quebrados com frequência.

Parece que estes dados nos dão a resposta disso tudo: o mercado de smartphone está carente de inovação e as pessoas estão felizes com o que tem, e na maioria das vezes, só pensam em trocar quando o aparelho quebram ou quando são roubados.  Só isso para explicar como a Microsoft ainda tem essa força por aqui, mesmo sem novos aparelhos há muito tempo.

Fonte: Gartner  e LG

73 comments on “No Brasil, a “dança das cadeiras” no mercado de smartphone muda, Apple e LG despencam

  1. Realmente, as empresas não inovam em nada, fora que pagar mais de 2000,00 em um aparelho so pq ele trás melhorias quase insignificantes é quase inviável no atual momento econômico do país. Por isso a Microsoft tem a salvação no colo, com continuum. Eu, mesmo em período de crise, investiria em um aparelho assim, pois me atenderia de inúmeras formas, seja trabalho ou estudo.

    1. Continuum não é arma para dizer em salvação. A Microsoft precisa ter sua loja de apps com a mesma qualidade da concorrência até mesmo porque o continuum vai fazer uso deles. Enquanto isso não mudar vamos ficar derrapando.

      1. Continuum é uma salvação, para o consumidor “Empresarial”. Eu imagino a utilidade dele… Dados pessoais, arquivos e etc. Tudo isso no seu celular. E sem precisar de nuvem e etc, apenas conectar o dispositivo em um Computador e desfrutar do seu excel kkkkk
        Já para o consumidor “Padrão”, a falta de apps ainda é um dos maiores problemas do Windows, e não tem continuum que resolva.

        1. Não somente consumidor empresarial, mas também estudantes seja de ensino médio, fundamental, seja de faculdade, seja qual ele for, e tem também o fato que li uma matéria que tem desenvolvedor querendo lançar jogos que funcionem no modo Continnum.

      2. bem… cada um tem uma leitura de futuro, pra mim eventualmente o smart vai se voltar a produção como um NB e ai as pessoas só vão trocar quando tiver reais vantagens em trocar… e não por firulinhas… e ai a MS ganha muito com isso pq a unificação para as demais é apenas um mito… para a MS já está se tornando realidade…

        1. Justamente, teve um site muito famoso dos Estados Unidos que fez uma matéria sobre isso, e quem fez a matéria foi um programador com anos de experiência, ele analisou os Windows, desde 95 ao Windows 10, ele afirma que a Microsoft esta criando algo completo em todos os sentidos, que fará parte de todo tipo de Hardware, claro que respeitando o limite daquele Hardware, e pelo visto, o povo não entendeu ainda, nem mesmo os desenvolvedores entenderam como os aplicativos universais vão ajudar mais eles do que prejudicar, pois hoje mesmo, se eles querem estar em todos os dipositivos para Android, tem que desenvolver para Smartphone/Tablet, TV, Android Car, Relógio e assim por diante… Com o tempo, o povo irá percebr a vantagem.

          1. Mas não é o consumidor que tem que entender, é o mercado que tem que entender e entregar o que o consumidor quer.

          2. E além do mais, isso que mencionei foi um site americano que só fala em tecnologia, e feita por um programador profissional, e que falou de tudo o que a Microsoft vem fazendo e mostrando a intenção dela, e ele concordando com tudo abordado por ela hoje… Sabe por que o mercado de Smartphones vem apresentando quedas e mais quedas, por que tudo é igual, Android não trás novidade tem 3 anos já, adiciona recursos já existentes.

          3. mas os produtos: Android, Android TV, Android Auto e Android Waer precisam ser refeitos? Achei que todos eram android com interface modificada para cada segmento. Então a pessoa não precisa refazer o app, e sim adaptar por conta de novas funcionalidades e resoluções de tela, ou não?

      3. Nunca duvidei do potencial da Microsoft, porem o Continuum so vai ser útil quando tiver algo para usar nele, hoje ele não pode ser considerado um diferencial pois a usabilidade é bem rasa, ela tem que melhorar o recurso e fazer com que os devs passem a adaptar seus apps para uso no Continuum.

        1. Além de se popularizar de alguma forma o acesso aos aparelhos que tenham capacidade para usar tal recurso, pois se isso não fosse relevante, não teríamos o fracasso do Blackberry com seu foco exclusivo no meio corporativo como exemplo

  2. o mercado está estabilizando, aos poucos as pessoas vão parar de comprar um smart por ano, e vão acabar voltando para a base do smartphone q eh utilidade… hj está muito voltado à diversão… mas eventualmente as pessoas enjoam… e quando voltar para produtividade ai as pessoas deixam de trocar smart anualmente… tendem a se tornar como um PC… vc não troca seu NB a cada ano… vc soh troca quando ele não t satisfaz mais… um analista já tinha previsto isso… que gradualmente a venda d smarts vai cair

    1. Eu não sei, mas é uma marca americana, começou pequena, no Brasil ela vende aparelhos com Android e Windows Phone, talvez isso explique o crescimento dela, deveríamos mandar e-mails pedindo mais aparelhos com Windows, principalmente intermediários bons.

  3. Ainda tô procurando os dados que justificam toda essa euforia em relação a aparelhos com Windows, no caso smartphones. A Microsoft sumiu das estatísticas e mesmo assim o editor da matéria tenta passar uma visão otimista sobre aparelhos com Windows. Hahahahaha.

    1. Tu disse mais acima que tu escreve onde quer né… O editor do site escreve o que ele quer também qual o problema? Estamos em um pais livre e cada um tem uma visão diferente das coisas. Se fosse por você ele nem deveria ter o site.

      1. Eu tô fazendo comentários, ele tem um blog supostamente jornalístico. Aqui eu comento p que quero, ele tem responsabilidade de dizer a verdade, se tem interesse que o site tenha credibilidade.

        1. A verdade que tu quer ouvir né? Pois ja vi comentarios seus em matérias sem fundamento onde você tinha concordância com que estava sendo falando mesmo sabendo que não era verdade. Ahhh é meio irracional querer discutir um uma opinião pessoal kkkk.

          1. Uai, a Microsoft some das estatísticas e o cara inventa fatores otimistas com isso. Enfim, kkkkk. Me divirto por aqui. Agora manda isso aí que você falou. Pq não tô lembrado.

          2. Robson. Foque no comentário que eu fiz sobre a matéria. Ele tentou passar otimismo numa matéria que nem mantra mais aparelhos com Windows nas estatísticas.

          3. O que tem passar otimismo? Ele esta fazendo algum mal? Alguma coisa errada? A matéria claramente é sobre a Apple e a LG e a Microsoft nunca foi uma grande vendedora de Smartphones. Nokias? esses não devem ser levados em conta, então a Microsoft como vendedora não vai aparecer mesmo 🙂

  4. Eu fico olhando esses relatórios e penso. O que a bosta da Samsung tem para ser a melhor?

    O Android que mais trava é o dela, com aquela Touchwiz horrível. Os Smartphones dela são feios pra cacete. Não tem nada de novo que qualquer outro também não tenha. E ainda é cara pra dedeu!

    Se for olhar pela lógica, Samsung deveria estar tão fodida quanto as demais, ou mesmo o mercado deveria ser mais equilibrado, já que tudo é a mesma merda!

    1. E o mais engraçado é que o povo jura que Samsung é boa. “Ah comprei um tablet melhorzinho pro meu filho, é um Samsung”. E na verdade é uma das piores. Acontece que ela tem aparelho de todos os tipos de preços, atende todos os tipos de bolsos, enchendo as prateleiras de celulares praticamente só com modelos dela. E o marketing dela também é pesado,né

    2. Acho que a única linha realmente interessante da Samsung é a linha Note. Nunca gostei da Samsung tbm, mas quando conheci a linha Note, experimentei. Tô gostando bastante do Note 4, apesar de que a bateria dele deu problema e vou ter que comprar outra agora….

    3. Erivelton, não é questão de ser “boa” ou “melhor”. A Samsung tem tantos modelos que cobre todos os segmentos e faixas de preço. Isso ajuda muito nas vendas. Campanhas de marketing também ajudam. A maioria esmagadora de consumidores de smartphone é da “massa”, eles não conhecem se conhecem ou se importam com detalhes técnicos. Portanto propagandas e preço influenciam em muito.

      Beleza não se discute: eu acho o S7 Preto seguido do iPhone 6 Branco os mais belos smartphones que tem no mercado. Isso é pessoal.

      Quanto ao software, a Samsung melhorou muito. Mas muito mesmo.

    4. Obviamente você nunca usou um Samsung depois do s6. A Tw está outra interface, muito mais rápida e fluida basta ver os reviews dos aparelhos recentes. Design é questão de gosto, obviamente a maioria gosta já que é a mais vendida. Se fosse o lixo que você fala as vendas estariam fracas e os clientes sumiriam, fato.

        1. E o resultado final não é o mesmo ?
          Aparelhos da serié A também são bem rápidos agora, por isso acredito que a tw também tenha melhorado bastante. Ainda não está perfeita mas já está bem próximo do Android puro.

    5. único quesito que a samsung ganha realmente da concorrência é no hardware, geralmente o celular mais rápido geralmente é o deles

    1. Último parágrafo, na materia explicamos e colocamos um link que nao em vendas, mas em uso a Ms ainda mostra força no nosso país, mais que a Apple.

    2. A “força” é um vestígio do que se conseguiu até um determinado momento de 2015.
      Mas não é algo pra se gabar. Não é mais.
      Não sei quando e nem sei como a MS e/ou OEMs vão nos agraciar com algo de “impressionar”, mas esse ano Lumia é morto no Brasil.
      Lumia legado então… Pior ainda.

      1. Bom eu não sei quanto a vc, mas mim impressiona muito, demorou pra acontecer. Vejo o lado bom da situação, sistema fluído no mobile e no pc, integração em todas plataformas, a ponto de vc poder transmitir um video do pc pro xbox sem precisar de muito esforço, conseguir emular um jogo de N64 no seu xbox. No mobile eles estão melhorando a cada atualização, existe a falta de um monte de aplicativos? Existe, mas o essencial ta ali e não te deixa na mão, não trava constantemente e o risco de vírus é mínimo. A microsoft ta fora do mercado simplesmente pq ela optou terceirizar o fornecimento de dispositivos como acontece no pc e pro mercado, o Brasil é inviável, pois estamos numa crise. Não sou fan boy, só me adaptei melhor com o Windows, senão teria um iphone, pois ja tive uns 3 androids, um sony, lg e samsung, o Lg eu ataquei na rua de raiva pra vc ter uma idéia. A idéia dela foi tão foda q a Apple e a Google já estão copiando, se elas ficaram impressionadas e vc não, ai complica.

        1. uma dúvida, porque o mais seguro? O Windows (PCs) hoje é o que mais sofre ataques de vírus não é? tipo, 90% dos caras que querem ferrar um computador, irão apostar em criar um vírus para windows correto? Essa unificação, não tornaria tudo digamos… alvo de ataques, e até mais fácil? Porque vejo as pessoas dizendo “você cria um app pra windows 10 que ele roda em tudo” então se eu criar algum vírus para Windows, posso ferrar com o mesmo código, pessoas com pc, xbox e mobile?

          1. Se vc entendesse de software não diria isso, a estrutura é diferente, pra atingir todas as plataformas, tem q ter algo em comum, e em questão de segurança, não é qualquer app q entra na loja da microsoft, vc ja viu alguma matéria falando de app falso? Eu nunca vi. Bom isso explica tudo, agora vai pro Android onde vc paga um valor e pode jogar qualquer coisa na play store

          2. entendi, mas então, se tem essa diferença de arquitetura, é meio que uma forçada de barra dizendo que “só vai ter o trabalho que programar uma vez” que irá funcionar em tudo então? porque pelo que eu via a galera dizendo, parecia simples, cria um que vai funcionar em tudo… e não tem controle nenhum na play store? porque as falhas de segurança que vejo era relacionado a apps instalados de fora da loja.

          3. Quando faz esse app universal, ele utiliza apenas o necessário pra funcionar, agora o q ira afetar é diferente. É infinitamente mais seguro do que o Android, pois os virus não vem da loja da Microsoft, e sim de executaveis ou aplicações que o próprio usuário permite. Vc não vai instalar nenhum .exe no celular ou no xbox, na loja do google não tem segurança alguma, vc sendo desenvolvedor, vc coloca qualquer coisa sem ser analisado. A Microsoft percebeu q aqui não tem futuro, vc ja ve q o skype q é muito utilizado lá fora, aqui o povo nem instala, é só whats e snap.

        2. Eu acho tudo certo. Tudo bem feito.
          Mas, não sou eu que controlo todo um mercado.
          Se fosse por mim, cada usuário no mundo todo estaria usando tudo isso e mais um pouco.
          Então, não sou eu e nem você que vai fazer mudar isso.
          É esperar e esperar e esperar como sempre tenho feito há muitos anos.

  5. O que mata uma empresa é ela inventar algo inútil e o G5, era o rei disso. Ter colocado vários apliques e cobrar caro neles não ajuda, sem falar do vexame G5 capado no Brasil. O problema da Apple é ser escrota!! Não é só aqui que rola as reclamações… mesmo que o modelo Apple USA seja barato, ver uma diferença acima dos 200 dólares por 48 gbs a mais e uma cor safada irrita ate o mais calmo. Lenovo cagou a linha motorola, então era de se esperar e eles priorizam a sua linha própria. Outros totalizam várias empresas de menor porte e é um tapa na cara a Blu ganhar da Apple!!

    1. Concordo em tudo, uma marca que nunca recomendei foi essa lg, me estresso com os preços da apple, sempre falo isso: a lenovo cagou a motorola, sempre recomendava os moto, passei a recomendar lumia e xiaomi, mas as duas sairam do brasil, depois dessa fiquei interessado nessa blu

  6. Nao troco meU Lumia por nenhum Android… E Dona Apple fique sentada esperando que eu Pague 5 Mil no Teu Iphone pra ser roubada no outro dia ! Colar de beijos ! #Wp10Go

  7. A LG estava indo muito bem até lançar o G5, o produto dela que não convenceu já que outras empresas como Samsung, Huawei, xiaomi e etc continuam indo muito bem e atraindo mais público, isso globalmente claro.
    No Brasil a LG lançou um G5 capado a preço de galaxy s7, obviamente não ia vender. A LG era boa quando trabalhava com custo benefício.

  8. Já no mundo as vendas aumentaram graças aos chineses.
    Mas a estagnação está cada vez mais presente.
    Outra coisa é o hardware que está cada vez mais perto da litografia final.
    Se bem que novas tecnologias surgem quanto menos esperamos.
    E sobre Lumia legado no Brasil… Esquecemos-os…
    Agora só nos resta um novo tempo que possivelmente a MS nos trará.

  9. Já no mundo as vendas aumentaram graças aos chineses.
    Mas a estagnação está cada vez mais presente.
    Outra coisa é o hardware que está cada vez mais perto da litografia final.
    Se bem que novas tecnologias surgem quanto menos esperamos.
    E sobre Lumia legado no Brasil… Esquecemos-os…
    Agora só nos resta um novo tempo que possivelmente a MS nos trará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *