‘Nokia’ foi para o Android, mas está pior do que na era Lumia e Windows Phone

this-is-fine

Bem, a HMD Global agora está vendendo smartphones com Android sob a marca da Nokia, e claro, sabemos que a Nokia Mobile foi comprada pela Microsoft, mas ainda assim, a HMD Global conseguiu fazer um contrato para licenciar e se aproveitar da marca finlandesa mais famosa.

Hora de prestar as contas! Desde fevereiro a “Nokia” voltou com o Android e muitos acreditavam que com tal sistema a marca voltasse a ser o que era, roubando a cena da Apple e da Samsung, e culpando a Microsoft por sua caída no mercado… será mesmo?

Um relatório da IDC veio para nos revelar tais números, pois a HDM ou Nokia se negam ainda a se manifestarem sobre o número exato de unidade vendidas. Assim, a empresa de análise de mercado aposta que a Nokia já vendeu cerca de 4 milhões de smartphones e dumbphones  ao redor do mundo desde fevereiro, e nós já estamos no mês de outubro. No primeiro semestre de 2017, foram enviados para as lojas 1,5 milhões de smartphones Nokia Android.

Muitos sites estão comemorando esse números, mas estranhamente são os mesmo que relatavam o fracasso da linha Lumia, mesmo com números bem maiores. Já vimos a Microsoft vender mais de 10 milhões de Lumias, e em 2015, nos tempos das vacas magras, vendiam quase 9 milhões de Lumia a cada três meses, não precisa ser um gênio da matemática para ver a vantagem da era Windows Phone.

A IDC ainda diz que a HMD é o 11º maior fabricante de smartphones da Europa. Vale notar, a Microsoft era ocupava a terceira posição, só perdia para a Apple e Samsung. Na América Latina, os Lumias superam os iPhones, assim como no Brasil.

Hhhaaa, mas  alguns podem argumentar “a HMD ainda não vende Nokia no Brasil”… bem, outro ponto falho, pois temos um mercado muito aberto aos produtos com o nome da Nokia, e a Microsoft antes de encerra a linha Lumia apoiava maciçamente o nosso país. Enfim, 2018 está logo ali, e parece que o Android não foi o suficiente para tornar o que a Nokia um dia foi.

Via: Digitaltoday

252 comments on “‘Nokia’ foi para o Android, mas está pior do que na era Lumia e Windows Phone

  1. A Nokia errou com os Lumias -Low-End do Windows Phone.

    Os unicos que prestavam eram os High-End e o L1020 veio com uma camera foda e uma CPU lixo demais…..

    Se ela tivesse lançado 2 smartphones por ano High-End e dado maior suporte globalmente creio que o Windows Phone teria dado mais sucesso…

      1. Os resultados são fracos e o “Boom” tende a ser maior no primeiro ano, pois as pessoas estão com “saudades” da Nokia e tal expectativa pelo Android era alta.

        Nesta matéria foram comentados fatos, e não suposições. Não se conta com o ovo que ainda tá no cu da galinha 😀

        1. No seu próprio texto fonte esta escrito que a HMD espera de 12 a 18 meses para se tornar a 5 na Europa.. No próprio texto afirma que não a vendas ainda em grande parte do mundo

          1. O Windows Phone esperava em 2015 ter mais de 15% da participação global.

            Por favor, a matéria é foca nos resultados reais, e não em achismos da própria empresa ou de analistas.

          2. Sim.. Nao e achismo mais vc quer uma coisa impossível.. Vc sabe muito bem que no mundo todo as datas de mais vendas e de novembro a janeiro… Dai o cenários pode mudar… Isso e fato

          3. não deu nem tempo de abrir as lojas que a MS conseguiu fechar, como vai ter resultados??

    1. Não vejo ninguém deixando de comprar um Moto G sei lá quantas gerações pra comprar um Nokia. Ou Samsung, por exemplo. Tempo da Nokia já passou!

  2. Verdade, o problema era que a imprensa nunca simpatizou com o sistema Windows Phone, lembro da Tecmundo que procurava derrubar os Lumias a cada chance. Essa Nokia não é nem sombra da original, provavelmente nunca veremos a Nokia real de volta. A Nokia original teria problemas em se estabelecer no saturado mercado de Androids, o publico no geral vai pelo hype. Se as pessoas considerassem custo beneficio jamais comprariam iPhones e os Galaxys top. Hoje vemos a imprensa ressaltando como inovação tecnológica em iPhone recursos que a Nokia já tinha colocado em 2012 no revolucionário Lumia 920, aquilo sim era um baita aparelho, aquele realmente inovou.

    1. Que lixo de comentário seu hein.. Mas também vindo fanboy de bosta que nem você é, não me surprende.. Ainda compara um tal de “Luminha 920” que veio com um sistema? todo capado, que nem a porr# de um navegador descente e um gravador de áudio nativo, tinha, e vem o compara com os recentes iPhones.. Puts, se fanatismo matasse, você já tava apodrecido à tempos.. Mas isso eu não vejo graça, mas sim pena de gente como você.. Que depositou todas as esperança, gastou horas e horas defendedo a Microlixo, usou tota a suas econômicas.. e no fim sabe que vocês ganhou dessa empresinha? Um peso de papel.. Haha legal né.. Pois é.. Não tem mais Grove, não tem mais spotify, gorinha não terá mais nada.. Só o fantatismo doente de vocês, pois até a Microlixo já pulou fora..

      1. Calma, relaxa, respira fundo. Todo sistema quando nasce vem faltando muitos recursos. O iPhone no principio faltava muita coisa que já existia na concorrência. O Windows Mobile 6.1 permitia instalar apps tanto na memória interna quanto no SD, isso a quase dez anos atrás, que tal isso? Ninguém aqui está defendendo a Microsoft, nem a Nokia, que se afundou por méritos próprios antes da Microsoft entrar lá. Desde de 2012 eu comprei só Lumias como telefone principal, mas tive MotoG, Galaxys, iPhones e preferia o Windows. Acredito eu que você tenha um iPhone e tenha se ofendido com a exposição da relação custo-benefício. Realmente não vale a pena, ainda mais aqui no Brasil. iPhone é mais status que qualquer outra coisa. O sistema é ótimo, tem uma loja incrível e muito suporte, mas a maioria esmagadora não comprar por isso. Compra pra aparecer e a Apple sabe vender isso muito bem. O status. Se custasse um terço seria o melhor produto da história.

    1. No texto original o autor aborda como algo muito relevante e tem a esperança de ver a Nokia no top novamente, porem acho que vai demorar mais de 5 anos para voltar ao topo. Se o mercado permanecer como esta será bem difícil a Nokia voltar a sombra ao que era antes, Huawei em crescimento absurdo a Samsung fazendo de tudo para se manter e a Apple com folga no todo torna esse trabalho bastante complicado. Isso sem considerar as outras empresas chinesas como Oppe e Xiaomi que tornarão a vida da Samsung no mercado chinês muito difícil.

        1. O próprio Windows Phone para quem não sabe em um período de tempo rendeu LUCRO para a NOKIA, a situação ficou complicada porque ela demorou a responder o mercado e fracassou não por conta do Windows mas sim por conta de as eram maiores que as receitas.

          1. Sim o nao discordo.. Quem levou o Windows Phone nas costas foi a Nokia.. Gerou lucro, gerou.. Mais no cenário atual de desenvolvimento do Windows Mobile.. Estaria pior… Talvez nao estaria pq a nokia a única que tinha peito para bate com a Microsoft e botar o sistema pra cima….

          2. Justamente isso que eu falei no final do texto.. A nokia era a única que tinha peito para bate com a Microsoft..

  3. Os fãs da Nokia vivem de passado.

    Só porque antigamente ela foi alguma coisa, acham que “em breve”, ela vai tornar a ser.

    Na verdade, a Nokia, não é mais a Nokia; é só uma marca, um nome, uma lenda.

  4. Tá bom Jorge , e se ela tivesse continuado com o W10M estaria vendendo quanto? Provavelmente seria mais um super fracasso como o HP Elite e outros que estão tentando desesperadamente se livrar dos estoques.

    1. Ué e foi para o Android para vender menos que no Windows Phone?

      Em 2017 4 milhões de smartphones e dumbp vendidos? Sony Xperia manda lembranças.

        1. HP elite é vendido como um PC, tais modelos não precisa de milhões de unidades. Foi apenas um dos modelos dos PCs para um público corporativo.

          HP tem uma proposta muito diversa dos concorrentes com Android, um suporte diferenciado, suíte de soluções completamente diferente.

          1. Hum hum , mercado corporativo médio/alto escalão usa iPhone , não a gambiarra do Elite que apenas possui apps proprietários duplicados da MS , foi um fracasso sim.

          2. Mas quem do mercado corporativo usa W10M?? Conhecem, já viram ou ouviram falar de alguém do mercado corporativo que trocou IOS e Android por W10M?

      1. Estamos falando de um produto em seu pico (Nokia WP) e um produto que está sendo inserido no mercado (Nokia Android). A previsão é de que ainda esse ano ela alcance ou ultrapasse o pico do Nokia WP em unidades vendidas. Seria a mesma coisa que comparar vendas de HP e Alcatel juntas com o Nokia.

        1. Previsão era WP com 15% de participação global em 2015.

          Previsão de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 em 2018.

          Por favor, pouco importam as previsões. Estamos falando de números atuais. Previsão de 5 anos num mercado como este não faz sentido.

          1. Mas não temos números atuais de vendas de HP Elite x3, vendas de XBOX One S, Flat, X e todos sabemos que venderam bem (ao menos os consoles). E não estamos falando de previsão de 5 anos, estamos falando de 10 milhões este ano se as vendas continuarem no ritmo que estão.

  5. Lógico que voltar a ser como era antes, é muito improvável. Difícil, tem muitas fabricantes de aparelhos com Android. Talvez, se Nokia optasse por um sistema seu, talvez obtivesse mais sucesso.

        1. Estou falando da questão dos apps (que na época que o Symbian da Nokia estava no “auge” ainda não tinham o papel que tem hoje)… um app feito para o Android rodaria nativamente no ecossistema Nokia? Teria que ser reescrito? Haveria interesse nisso? TALVEZ ela cairia no mesmo “circulo vicioso” (não tem compradores porque não tem apps/não tem apps porque não tem compradores)… bom, nunca saberemos, não é?

  6. Mercado low end está super saturado. Os chineses já estavam dando trabalho ao WP lá em 2015 imagine agora. Não está fácil competir com os Chineses, e eles já estão mirando o mercado high ends. Daqui a pouco, veremos poucas empresas antigas no mercado, somente Chinesas. Sorte a esta nova Nokia, que se não inovar como fazia antigamente, seus aparelhos serão comprados somente por saudosistas da marca.

      1. Agora o próximo passo para o futuro atende pelo nome de Andrômeda? Vai estar consolidado, competindo de igual para igual com outros OS daqui há quanto tempo?

  7. Vocês são loucos! Na “era Microsoft” a Nokia lançava smartphones bem medíocres. A grande maioria com especificações bem interiores aos concorrentes. Apenas os seus fãs mantinha-se fiéis. As inovações da Nokia antecedem ao Windows Phone. Isso é fato!

    A Microsoft está pouco se importando com o setor mobile. Está na hora de admitir que o IOS e o Android estão bem à frente do W10M. Chega de “em breve”. Surface Phone é um sonho.

    Tem condições de um top de linha não “rodar liso” os apps mais populares? Tenho um Lumia 950 XL e direto me deparo com aquele “retomando” chato do caralh*.

    Enquanto vocês tentam defender um OS/Marca, eles nem sabem que vocês existem. Chega de fanboy.

    1. Em termos de câmera você está enganado, em termos de tela também, construção dos Lumias sempre foi superior a concorrência na mesma faixa de preço e até os de preço maior, a câmera então era superior até aos smarts mais caros. Lembro do Lumia 720 dando pau nos S4 e iPhone da época, por causa da sua abertura e lentes. Se quando fala em especificações está se referindo a memória ram, tudo bem, pois o Windows Phone sempre foi mais leve e exigia menos ram mesmo pra roda. No mais entendo que você esteja completamente errado. O W10M realmente decaiu em qualidade bastante, embora tenha sido um recorde de novos recursos o OS estava longe da estabilidade e fluidez da era WP8.

      1. Não disse que os Lumias eram inferiores em todas as especificações. Leia meu comentário novamente. Ao meu ver, o único diferencial dos Lumias era a câmera principal (só a principal porque a frontal é uma tragédia…meu Lumia 950XL, por exemplo, tem uma câmera frontal bem limitada…e o meu L930 nem se fala). Sempre gostei do OS, mas é evidente que a MS não tem investido o suficiente nele. Melhor Windows Phone foi o 8.1(não lembro a versão) que nem foi liberado oficialmente para todos…ficou “preso” entre o 8 e o 10. Quase certeza que meu próximo smartphone não será Windows.

        1. Concordo, o 8.1 foi bem melhor. O fato era que a Nokia vinha conseguindo números melhores a cada trimestre e a Nokia lutava pra ter Angry Birds e o Instagram no sistema, enquanto da parte da Microsoft nós não percebíamos tanto empenho. A Nokia teve muitos erros na plataforma, e a Microsoft piorou o cenário. Mas veja, pegue por exemplo um Lumia 435, lançado pela Microsoft. Eu paguei 260,00. Compare com aparelhos da concorrência com o mesmo preço e me diga então qual tinha melhores especificações, Desempenho, câmera, tela e tudo mais. Pegue um Lumia 640XL, um 640, veja o hardware e me diga se eram inferiores de verdade a concorrência. Nós tínhamos o 730 que trazia 5MP na frontal e 6,7 na traseira e que dava um pau em tela, câmeras(frontal e traseira) na concorrência na mesma faixa de preço e ainda tinha um processador decente. Meu ponto é que mesmo na era Microsoft os Lumias ainda tinham uma melhor relação custo-benefício no que tange o hardware. A Microsoft fez os Lumias decaírem por não melhorar o OS, não manter as inovações de hardware, não atrair e nem criar apps/jogos exclusivos de apelo e qualidade. O diferencial dos Lumias começou com o Lumia 900 que de tão resistente se podia bater pregos usando a tela dele, o 920 estraçalhou em inovações, Puremotion HD, OIS, Carregamento sem fio, tudo isso em 2012. Posso listar inúmeros aparelhos da Nokia na era Windows que eram bem melhores que a concorrência, mas não souberam vender o peixe e a Nokia não teve tanto apoio da Microsoft no que tange a produção de aparelhos, a situação era que a Nokia não conseguia bancar mais que 600.000 Lumias 920 por semana na época do lançamento. Esse é um dos inúmeros problemas que os Lumias enfrentaram em sua vida. Tenho um 930 e vou ficar com ele até que não possa mais usar.

  8. Primeiro que não é a Nokia, é uma empresa que vende celulares com a marca fantasia “nokia”. Segundo que essa empresa não vende globalmente, só em alguns mercados, sendo os principais na Asia.. Esse “blog” é o mais fanboy que eu vi na vida; Meu deus..

    1. No título tá “Nokia”… todo mundo bem informado sabe que a Nokia original fazia Lumias, o resto é imitação.

      Como disse na matéria, um erro não vender no Brasil.

        1. deixa eu explicar detalhadinho pq tem gente q n intende. a M$ compro a nokia mobile, depois demitiu os cara da nokia mobile, ai cara da nokia mobile que foram demitidos, se juntaram e criaram a hmd global, e depois licenciaram a marca nokia. intendeu ou quer q eu desenhe?

          1. Tem certeza, que eu sou o ignorante, pq ate agora, não xinguei e nem te tratei mal, agora fica ai debatendo so, blz, pq tenho mas o q fazer, senhor educação.

          2. https://www.tecmundo.com.br/nokia/114780-historia-nokia-empresa-mudou-mundo-celulares.htm

            “Em 18 de maio de 2016, a Microsoft vendeu a divisão de feature phones da Nokia para a HIF Mobile Ltd, uma subsidiária da fabricante taiwanesa Foxconn, pelo equivalente a R$ 1 bilhão. Até aí, nenhuma grande expectativa estava formada, certo?

            Só que uma das parceiras da HIF na aquisição é a também desconhecida HMD Global, UMA EMPRESA FILANDESA FORMADA POR EX-FUNCIONÁRIOS DA EQUIPE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA NOKIA TECHNOLOGIES.

            E eles agora são também os novos donos da licença para lançar aparelhos sob a marca “Nokia”, com uma cadeia de produção gigantesca à disposição. Em outras palavras, a boa e velha Nokia voltou para casa.”

            pronto sua anta, agora para de cagar pelos dedos

          1. n estou falando q o idc é ruim, estou falando das sua maneira de comparar, n se da pra comparar o numero de vendas de uma fabricante q vende 3 smartphones em alguns mercados, com outras q vende mais de 10, praticamente no mundo inteiro

          2. Não vende por que não vende, se vendesse vendia. Não adianta soltar celular no mundo inteiro se os principais mercados não compram.

          3. ela não tem como produzir, gerenciar, prestar assistência técnica e marketing em tantos mercados sendo pequena como é hoje. Voces forçam a barra demais

          1. Pq não consegue mais ver formas de falar da concorrência e começa a fazer comparações sem nenhum sentido.

            Ah é, pra você não adianta explicar nada.

  9. Ma-ma-mas se tivesse Android a Nokia voltaria ao topo. #TechManja
    Mais uma prova de que quem salvou a Nokia de sumir completamente na irrelevância foi a Microsoft. Menos para os #TechManja, é claro. Microsoft boba =)

  10. Especialistas em marketing dizem que se um determinado produto ou marca se ausentar por mais de 45 dias das prateleiras, expositores ou etc…fatalmente são esquecidos pelos consumidores. Vamos ver se essa teoria se aplica a Nokia.

    1. Não some a Nokia existe e está ficada em Pesquisas no campo de tecnologia, ela só não fabrica mais Celulares, ela foi licenciada nesta parte, agira eu seu que Lumias não existe mais isso sim kkkkk e mal sei o que vem após essa era! Kkkkkk

      1. a nokia que pesquisa, tem know-how sobre comunicações em 5g e varias pesquisas em cima do grafeno. o futuro da tecnologia depende justamente dessas áreas.

        1. Bom isso eu sei né kkkkkk e já que ela não fabrica vamos criticar a outra e nada mais do que a HMD Global (Nokia), porque vc não fala da Samsung ou LG por exemplo, monta um só sobre elas kkkkkk

          1. E pensar que Samsung e LG faziam celulares com windows. Já tive Samsung com windows 6.5 e LG com Windows 7.1. O que será que a Microsoft fez para afastar Samsung, LG e, por ultimo, Nokia? Me pergunto! Quem ficou no prejuízo foram os usuários.

          2. A MS fez nada. Isso mesmo, NADA, ficou parada e quando acordou fez merda.
            Não tem parceria que aguente, principalmente se surgem alternativas mais atraentes (CoffCoffAndroidCoffCoff)

  11. As pessoas devem se atendar em dois pontos.

    1° A ‘’Nokia’’ voltou ao mercado e basicamente não existe motivos em teoria que faça as pessoas comprarem um aparelho da marca, sendo mais especifico não existe diferencial algum que faça os celulares Nokia serem relevantes perante a Samsung, Huawei, LG que vem acertando, Xiaomi e entra várias e várias outras.

    2° A HMD voltou de uma forma que não agradou a todos, a abordagem na nostalgia e a promessa de voltar a ser o que era acabou sendo um volta morna com Nokia 6, a empresa vem cometendo os mesmos erros da Nokia quando fazia aparelhos praticamente iguais mas com numeração diferente.
    As previsões de venda de 10 milhões em um ano é ‘’insignificante’’ quando olhamos para o nome NOKIA, ainda mais quando vemos uma Xiaomi vender 12 milhões de aparelho em apenas 1 mês.

    Ao MEU ver qualquer empresa que queira relevância no mercado de Android vai ter que vender seus aparelhos a preço de custo como a Xioami faz e além disso ter diferenciais que façam jus o cliente escolher um NOKIA ao invés de um Samsung.

      1. Mas mesmo assim parceiro, as marcas que mais vendem são as que possuem Android customizado, ou seja, pra competir em vendas com Samsung, Xiaomi, Huawei e Lenovo, vai ter que fazer muito mais do que está sendo feito.

          1. “Puro”, pois ainda vem com alguns aplicativos proprietários da Motorola e pequenas modificações no sistema. E mesmo após tanto tempo investindo assim, não conseguiu suplantar a Samsung, que é a OEM que mais vende aparelhos com Android, e ainda viu empresas como a Huawei e a Xiaomi se tornarem grandes concorrentes no mercado.
            Por enquanto essas duas últimas vendem mais no mercado asiático, imagina se elas resolvem expandir o mercado de vendas (o que não é difícil de acontecer)?

      2. Não, a Samsung melhorou e melhorou muito o sistema que ela entrega que hoje se fosse para eu usar outro sistema seria o Android feito pela Samsung pq o do Pixel aqui é feio e não tem nem a metade de funções nativas da Grace UX, tem muito apps sim mas é só desativar.

  12. Bom eu acho um pouco de dor de cotovelo do Jorge kkkkk, mesmo porque nem dá para comparar Nokia antiga com a licença da marca, comp tbm o MS e a morte do WP que ela sentenciou, não é a mesma, sabemos e bem disso, como tbm sabemos que ela pode sim se dar bem pois é constituída de Ex-funcionários, não tem nada da antiga em questão de produtos, patentes etc. Mas pode sim dar certo, agora a Ms promete e promete e já tem 2 anos desde que ela usou o W10M para nós testar e depois abandonar o SO, o que vem depois? Não sabemos, vamos esperar, uma coisa é certa, a HMD Global( Nokia) está fazendo Smartphones e a MS não.!?

    1. Começou mal mas terminou bem. Não se trata de dor de cotovelo, vejo como números que mostram a real realidade. A nokia vendia mais com windows. O mercado android já está saturado e dominado. A separação apenas foi ruim para ambos, igual divórcio.

      1. Pior, mas enfim, Ms escolheu assim, não deu valor, e HMG não é Nokia, mas vale apostar nela como mais uma opção de Smartphone, e tbm aproveitar a Nostalgia de Nokia. Eu como tem várias opções eu vou de HMD Global Nokia kkkkk

      2. Eles mal voltaram rapaz… se quer fazer uma comparação honesta, compare o primeiro ano com WP e apenas nos mesmos países onde a Nokia já chegou até agora.

  13. nossa, esse foi o post dor de cotovelo mais forte que lí. comparar um nome em declínio com o mesmo nome em ascensão. os objetivos podem ser semelhantes (vender e se impor como fabricante de smartphones).
    O caminho é longo. e o NATAL E ANO NOVO chines nem chegaram.
    não estou mais do lado da nokia antiga, e nem provei o gosto da nova nokia. espero que ela cresça e nos dê a inovação que a antiga não conseguiu ao se juntar com a microsoft e todos tinham altas esperanças.
    em um mundo do mesmo sistema operacional. quais serão suas particularidades?

    1. Exatamente. A capacidade fabril da HMD atualmente é uma fração da que a NOKIA tinha anteriormente. A idéia é se a HMD conseguir reerguer o mercade de celulares, a NOKIA iria gradualmente reassumir esse encargo

    2. E olha que a Nokia começou a vender aparelhos nesse ano e ainda está em poucos países, começou a vender nos Estados Unidos através de operadoras à uns dois meses atrás e já estão comemorando como uma derrota, espere ela espanadir pra mais países incluindo o Brasil e depois vejam o resultado

  14. Reclamavam quando usava o Windows Phone, agr reclama que não é mais a mesma empresa de antigamente e dizem que é mais do mesmo no Android… vamos parar de mimimi e apoiar a HMD GLOBAL.

    Queriam Nokia com Android agr toma, “mas eu queria a antiga, buá” desculpa eu dizer isso, mas a Nokia antiga NÃO EXISTE MAIS!

  15. A nokia ainda não atua nos mercados que ela atuava totalmente, o Android puro, e agora a volta do “Lumia câmera” e “Zeiss”, so falta Pure View e Clear Black, com relação ao Android, eu prefiro feio e puro do que bonito e lento, mesmo que seja um segundo de diferença como Nokia 8 vs Samsung S8 Speed test.

  16. Fundamentalismo é um terror. A Nokia vendeu poucos Androids justamente porque o nome ficou associado aos fracassados Lumia. Só isso. Menos, Jorge. Menos!

    1. Vi uma matéria da revista exame no Facebook falando do retorno da Nokia, a maioria dos comentários eram de leigos pensando que tava vindo com Windows Phone.

      1. Já estava e a MS enterrou de vez. Apostaram, faz parte. MS não soube gerir um SO e deixou muitos, muitos na mão. Inclusive acabando de vez com a marca.

        Nem é essa questão, mas o muro de lamentações que este artigo é. Nokia por Nokia ficou presa no Symbian o problema é um post destes desmerecer a HMD por assim dizer.

        1. A Microsoft tentou sim ajudar e levantar o nome Nokia, mas o boicote de desenvolvedores e da Google (aplicativos populares da massa) contribuiram para isso. Aceite.

          1. Que nada… Microsoft so sujo o nome da Nokia.. Reconheça se nao fosse a nokia o Windows Mobile até hoje nao tinha Bluetooth e muito menos central de notificação e um aplicativo de câmera descendente..

      2. não estava detonado,a nokia fez a cagada lá no passado e optou por escolher o wp ao invés do android ou dar um belo de um upgrade descente no symbian pois ela “nokia” não botou fé no sistema dela e muito menos no android e deu noque deu.

        O symbian tinha de tudo para ser um sistema ótimo pois tinha um N8 e era top na época.Massss.

  17. Mas de toda forma, essa nao eh mais a mesma Nokia de antes. Se eles tivessem mudado antes de ser vendida pra microsoft, acredito que seria beeem diferente.

    1. Tendenciosa foi toda uma mídia global, de The Verge ao Tudo Celular, ridicularizando o Windows Phone, mesmo este sendo muito utilizado no Brasil e em muitos países da Europa.

  18. O povo critica aqui, mas…

    É basicamente o que muitos veem aqui fazer. Usa um parâmetro para coisas relacionadas à Microsoft, o sistema mobile no caso, enquanto para outros… E para quem ler a matéria, percebe-se que a crítica maior fica às mídias que antes, com números BEM maiores diziam que era fracasso, mas com isso, transformou-se num sucesso. Isso é dois pesos, duas medidas.

    Está no começo? Sim, mas esses números da Nokia, AGORA, são piada, é a realidade. Nada mudou. Os números ficam mais enfraquecidos quando você levar em conta que agora está num sistema que não precisa lutar pela vinda de apps.

  19. Que comparação imbecil!
    O cenário de smartphones em 2011 era totalmente diferente do que vemos hoje, e a Nokia reinava nesse cenário. Estamos em 2017 e sim a “Nokia” tem muito o que comemorar, pois entrou tardiamente num mercado dominado pela Samsung e pela Apple, sem contar as variantes de grandes nomes como Motorola/Lenovo, LG, Xiaomi, Sony, Huawey, etc… Sinceramente Jorge, para que tá feio velho!

    1. Como assim tardio? Vejo muitas pessoas comprando celulares e até mesmo importados (como Xiaomi). Diziam que se a NOKIA viesse com Android seria um sucesso, mas pelo visto não pq não passa de mais do mesmo!

      1. Tardio sim, o mercado está inchado com androids, e os aparelhos da Nokia são mais do mesmo também. Foi exatamente isso que falei, o cenário é desfavorável e mesmo assim a “Nokia” representa melhor a marca hoje com android do que antes com o falecido!

  20. Na era dos Lumias com a Logo Nokia e Microsoft lançava os aparelhos em vários países incluindo o Brasil , as atualizações chegavam pra todos os aparelhos na data estipulada pra alguns com atraso mais vinha pra todos sem essa de em Breve, o material usado nos aparelhos era de boa qualidade, naquela época Microsoft queria chegar o topo, e chegaria se não tivesse feito uma merda atrás da outra

  21. A matéria forçou um pouco a nível de comparação pois temos dois cenários diferentes, duas épocas diferentes.

    Porém, o que não deixa de ser interessante e relevante é justamente a medíocre participação inicial da HMD.

    O que torna interessante é ver que o fervor do nome Nokia, não foi suficiente para estourar a entrada no mercado. Podemos dizer que se a Nokia (sem HMD) tivesse lançado sua linha lá atrás, TALVEZ teria outro resultado hoje. Não podemos afirmar nada. Lembrando, aos odiadores, que não foi a MS que faliu a Nokia, a mesma já estava falida antes da MS comprar, e antes da Nokia usar WP. Isso é fato, logo, esse mimimi de que a MS queimou a Nokia, não cola mais.
    Isso não quer dizer que a MS tenha acertado com a compra e/ou soube aproveitar a marca, fez besteira igual.

    1. Engraçado que temos:

      1 – Uma legião de fãs do Android que jura de pé junto que celulares Windows são naturalmente fadados ao encalhe, sistema morto, lixo, não presta, tem pouco app;
      2 – Uma empresa finlandesa que ao embarcar o Android e colocar a logomarca Nokia em seus aparelhos, deveria vender mais que os Lumias.

      Em tese, ao insistir no Windows, a Nokia estaria falida e ao adotar o Android, desbancaria Samsung e LG, mas não foi o que aconteceu com a HMD. Por que será?

        1. Inchaço de mercado: se você preferir, pode usar o termo “mercado saturado de dispositivos Android”.

          Não é Nokia na íntegra: concordo totalmente com você, mas pros haters do Windows, a impressão que tenho é que eles acham o Android melhor até que o finado Symbian.

          1. Cara, eu tive Android de 2012 até 2016. Sempre me atendeu bem. Sai do SO pois o problema de falta de att é grande, correções que nunca chegaram e a fragmentação, me fizeram repensar. Junto com Android, uso IOS, então, sempre usei duas plataformas. Experimentei WP com dispositivos 520, 640, ambos brindes da operadora. Usava para testar o SO, e te confesso, puta sistema show, organizado, intuitivo, prático. Ano passado quando sai do Android, adquiri um 950 com W10 nativo. Rapaz, melhor SO operacional, no 950, pois testei no 640 e ficou uma merda. Mês passado me desfiz do 950 pois consegui um cara que queria muito.
            Estou te relatando a minha experiência para que saiba que de SO eu conheço bem, assim, me trás um certo direito de opinar.
            E digo por excelência que, Android não é o melhor SO.

      1. A Nokia começou a vender aparelhos nesse ano e ainda está em poucos países, começou a vender nos Estados Unidos através de operadoras à uns dois meses atrás e Vcs já estão comemorando como uma derrota, espere ela espanador pra mais países incluindo o Brasil e depois veja o resultado.

        1. A HMD é apenas mais uma no imenso mundão do Android. O povo nunca associou Android com Nokia. Associou com Samsung, LG, Motorola na menor da hipóteses. A gente está errado em acreditar no futuro do Windows, mas os haters estão certos em acreditar que a HMD vai desbancar as gigantes do Android?

          Pergunta retórica. Pois só o tempo vai responder.

          1. Desancar não vai, mas com certeza elas expandindo pra mais países principalmente o Brasil onde ela tinha uma marca e presença forte, vai ter um desempenho satisfatório em vendas.

        2. Vocês são mesmo interessantes.

          Celular Nokia com Windows vendendo pouco = Windows é um lixo
          Celular Nokia com Android vendendo pouco = HMD ainda não expandiu sua área de atuação.

          1. Hahaha ó as ideia, falei mentira?? Me diga se a Nokia já tá operando na América Latina em geral?? Por toda a Europa, África e Ásia?? Se nós poucos mercados que ela já tá operando saiu uma matéria no tec mundo e no tudo celular que a hmd não tava dando conta de fabricar os aparelhos tendo que vender em flash sales até pouco tempo atrás, e outra por mais que Vcs estejam zuando ela tá comemorando ao contrário da Microsoft que vivia com as prateleiras encalhadas de lumias.

  22. ¬¬’

    E quem importa com a sua analise ridícula..? Haha ninguém.. Antes a Nokia com um sistema consolidado do que aquele merda de Windows Phone que nem na época tinha gravador de áudio nativo, só faltava ter tirado a calculadora também.. e espere pra mais daqui uns 3 anos, se a Nokia não faz você comer esse seu post de trás pra frente.. A Nokia esta se rerguendo filho, ela já vendeu muito mais do que se juntar todas aquelas OEMs loucas que se propuseram usar aquele sisteminha que nasceu estado de decomposição avançado, vulgo Windows 10 bosta.. Não é atoa, que seu destino já era premeditado desde do primeiro dia que foi lançado com aqueles “flashipsinhos” de plastico da Microlixo em novembro de 2015.. e na época quem dissese ao contrário, era hater, tecmanja e não sei mais o que… No final quem pagou de pato não fomos nos que fizemos a previsão.. e sim vocês fanboys alienados da Microlixo, que agora tem um peso morto nas mãos de mais de 2000 reais.. Haha.. Aceitam que dois menos..

    1. cara olha o site (windowsclub) acha que eles iam falar bem do android???

      não adianta debater kkk..

      Mesma coisa entrar no macmagazine e falar mal do ios kkkk.

      Site de fanboys.

      1. Pois é.. pura bobeira minha vim aqui comentar isso..
        É melhor deixarem esses caras se iludiram sozinho..
        Até porque são maiores de idade, e sabem o que fazem..
        Se eles acham que o sistema deles vai ser um dia como foi,deixam eles acreditarem, mas o mundo não para para nos..
        Enquanto estamos evoluindo, eles estarão estagnados em 2015.

        Hoje eu me despeço de tudo que é relacionado à esse sistema para
        dispositivo móvel, cansei de ser hater.. rs tenho mais o que fazer do que vim aqui tentar abrir os olhos desses caras. Adeus!

    1. Cagou imenso! Filho da puta! O Windows Mobile descia o pau no iPhone em DIVERSOS PAÍSES, inclusive muitos da Europa. Itália, Portugal e Espanha, por exemplo… BURRO!

  23. Só vim aqui pra ver as tietes do Android se remoendo. Ué? A culpa não era do Windows? O Android não é superior ao Windows? Porque então que a HMD não desbancou a Samsung e a LG?

          1. Eu vi sim. E sei que a divisão de smartphones que a Microsoft adquiriu da Nokia ainda está com ela. Mas, quem está colocando celulares mais-do-mesmo com a marca Nokia na carcaça é a HMD.

  24. Os cara já tão comprando como se fosse uma derrota kkkkkkk a Nokia está vendendo em porquissimos países e não tem um ano aínda de vendas, espera quando chegar em mais países principalmente o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *