Nova estratégia da Microsoft criou uma rachadura na armadura da Apple

office-word-wp10

Um pouco mais de um ano atrás, a Microsoft anunciou o Office Mobile para iOS, insinuando que as soluções de produtividade da plataforma serão importantes para a sua estratégia futura. Esta tarde, a Microsoft demonstrou o Office Mobile em um iPad Pro em evento especial da Apple, removendo todas as dúvidas da importância dessa estratégia.

Apple assume a superioridade do Office

A Apple tem sua solução de produtividade, chamada iWork, que não foi mencionada no evento. Basicamente a empresa desistiu e convidou a Microsoft e seu Office para mostrar a superioridade no palco.

A Apple não costuma mencionar a existência de concorrentes a menos que seja para apontar como a ela é superior, e elogiar um concorrente como a Microsoft representa uma mudança radical não só em práticas da Microsoft, mas na Apple também. Deu pena da equipe responsável pelo iWork.

A Microsoft entre a cruz e a espada

O iOS e Android estavam fazendo a festa, não só no celular, mas também em canibalizar o mercado do Windows PC. As coisas eram tão terríveis que o anúncio de uma “era pós-PC” feito pela Apple se espalhou por toda a mídia. Hoje, as vendas de PCs tradicionais, ou seja, desktops e notebooks continuam a estagnar.

Em suma, a Microsoft estava enfrentando um futuro muito sombrio se o Windows se mantivesse como seu principal produto.

O Cavalo de Tróia foi implantado com sucesso

microsoft-apple

A Microsoft tem conseguido um bom êxito com Windows 10 – que ainda é um “bebezinho“. Porém muitos usuários vão continuar usando o Office em seus iPads, logo irão permanecer no “acampamento” Microsoft. Afinal, dessa forma a empresa praticamente eliminou o iWork e o Google Docs ficou sobre ainda mais pressão.

Esta é uma estratégia Cavalo de Tróia que é muito mais propensa a ter sucesso do que aquela que obriga usuários a mudarem de iOS e Android para o Windows 10 diretamente. A Microsoft mantém seus clientes enquanto melhorar o Windows 10 para atraí-los.

Certamente, a Redmond está fazendo coisas boas para demonstrar o poder de sua plataforma. O que é mais notável é a rapidez com que a nova estratégia da Microsoft criou uma rachadura na armadura da Apple. Você pode até achar que é um “acordo de paz” entre as rivais, mas no final a Microsoft só deu mais um passo para assegurar um futuro promissor.

54 comments on “Nova estratégia da Microsoft criou uma rachadura na armadura da Apple

      1. A Microsoft está trabalhando para prover serviços em todos os âmbitos, mas o povo mesmo só vê comercial da Apple e Samsung. Acho muito pobre as ações promocionais se comparado as outras no brasil. Espero estar errado.

        1. No Brasil, o Windows 8 teve mais destaque mesmo. Mas no meu íntimo acho que a Microsoft lançou o Windows 10 corrido, sem aparelhos que o representasse, só para avançar território.

          O mercado precisa de aparelhos que explorem esse novo sistema com preço competitivo para daí então as propagandas surtirem efeito.

          Pelo menos no Brasil a oferta ainda é ridícula.

          1. Achei interessante ver propaganda do Windows 10 no ônibus aqui em São Luís MA, nordeste. “Atualize para Windows 10”.

  1. Tenho lido uns blogs e esse em especial tem viajado. Serio mesmo! Antes de implantar cavalo de troia..ou seja lá o que for…tem que apresentar um sistema e um aparelho de primeira. Da a entender que a MS nao ta se importando muito se a parte de Mobile dela vai dar certo, ja que, ataca em diversas frentes.

    1. Sistema de primeira: Windows. Quem não acha isso é questão de gosto. Mas a Microsoft tem um sistema de primeira qualidade e ninguém pode negar isso.
      Aparelho de primeira: depende do segmento… Jogos: Xbox – ultrapassando o PS4 em diversos pontos. Surface – eliminando os Ipads aos poucos. Windows Phone – estamos aguardando um. E vários outras marcas como Acer, Toshiba, Motorola e LG apostando no sistema operacional.
      Sobre o descaso no mundo Mobile: provavelmente você está mencionando ao Windows 10 Mobile e a demora no lançamento de builds. Se for isto: o programa Insider não é uma obrigação da Microsoft, uma cortesia aos seus clientes para experimentar o sistema antes e uma forma dela obter relatórios de desempenhos do sistema, leia-se, bugs. Ela não tem obrigação de lançar builds quando o usuário pedir. Sobre a falta de alguns recursos, isto ela tem que correr atrás com o novo sistema, APÓS o lançamento do novo sistema Mobile.

      Você tem que filtrar mais o conteúdo que você lê na Internet.

      1. Eu tenho um 930. Top de linha até então certo?

        “Lumia ninguém quer , estão vendendo seu mesmo aparelho a 600..700 no olx Só procurar
        E desvaloriza muito mais que qualquer outro aparelho ”

        Essa foi a resposta de um vendedor quando propus uma troca em um moto x play. Ele queria meu aparelho + 600 reais Sabe quais os aparelhos que pessoal oferece como troca?LG G3, S4, Moto G2, IPhone 4s. Ou seja ..so lixo.

        A diferença é que nao sou fanboy, so quem enxerga essa maravilha toda é quem é fã do sistema, nao o mundo.

        1. Cara aí já é questão de gosto. Tenho um L830 com bastantes recursos (suporte qi, NFC, Dolby Digital, Pure View, Lentes Zeis etc.) utilizo bastante para produtividade. Infelizmente aqui no Brasil o marketing da linha Lumia nao é um dos melhores, e quando falamos de um publico que nao sabe distinguir um IOs de um Android a nao ser pelas marcas o quadro piora mais ainda, é um fato saber que a mudança gera conflitos e isso é verdade, no meu trabalho “miguem gostava de windows” por que era difícil de mexer, nao tem aplicativos etc. Quando cheguei com meu L830 que venhamos e convenhamos é muito lindo, o povo ja mudou de cara, hoje todos amam o Windows Phone, ja fiz uns 5 comprarem e estão amando. Sabe o que eles me dizem quando pergunto? “Se tiver Wpp esta perfeito”. Enfim, é tudo questão de usabilidade e necessidade, o Windows Phone em si nao é um sistema ruim, to usando o W10 e apesar da demora de novas biulds estou gostando.

          1. No lançamento do Lumia 800, todo mundo me parava na rua, nos ônibus, nos locais.

            Fazia sucesso de visual, mas todas as pessoas que eu deixei usar o aparelho, reclamaram que era difícil.
            Embora eu não ache difícil, experiências são importantes, né?

            Eu acho o marketing da Microsoft equivalente, pelo menos na minha cidade.

            Comercial na TV, Outdoors, vitrines etc.
            Agora se não vende tanto… já não sei o motivo.

          2. O que foge do habitual se torna difícil, na verdade o WP é muito mais simples de se usar, se coloca seus appa na tela inicial e dando um swipe da direita para a esquerda tem acesso a todos os apps, mas enfim. Temos ótimos aparelhos. 😉

        2. Eu não entendi muito bem o seu comentário… Você teve uma má experiência na venda do seu celular… E?
          Sobre o fato do Windows Phone não ser valorizado isso não tem discussão. Mas o que a gente pode fazer a respeito disso? Segue exemplo do coleguinha aí de cima. 99% que fala mal do sistema não sabe o que tá falando.

        3. Concordo com vc sobre a desvalorização dos Lumias. Vc compra no lançamento por 800,00 e três meses depois acha vendendo por 600,00 novo e o usado passa a valer uns 500,00 ou menos com menos de 6 meses de lançado.
          Comprei um Nexus 5 por 1100,00 e vendi por 900,00 10 meses depois.
          Imagina quem pagou 1500,00 no lançamento do Lumia 930 e tentou vender 10 meses depois? Com sorte ia pegar 900,00 ou menos, ainda mais depois das promoções onde chegou a ser vendido por menos de 800,00.
          Um Lumia top usado hoje em dia vale a troca em um Android bom de 2 anos atrás e olhe lá. Muito mais fácil fazer uma boa venda com um Galaxy S4 usado do que com um Lumia 1520 ou o 930.

        4. Recentemente precisei vender o meu iPhone 6 para comprar um Lumia 930 para minha esposa. Comprei um Lumia 830 para mim. 3 meses depois eu comprei um Moto X Play. Ele é sensacional. Adoro o Windows Phone e torço para tudo dar certo, e quando der, estarei la. Mas eu cansei de ficar sem fazer o que eu fazia e esperando. A propósito, depois do Moto X Play, o LG G3 foi o melhor Android que já usei. É sensacional, eu trocaria pau-a-pau fácil, mas não desvalorizaria o meu Lumia dando dinheiro a mais. Se você pegar o Moto X Play, vai ficar bem feliz. A tela é exagerada, mas se acostuma.

        5. Eu comprei um 925 por R$ 1,300 na época.
          Fui vender com menos de 1 mês de uso.

          Não queriam dar nem R$ 500, aqui em Fortaleza.

          E o diálogo com os compradores de usados é tipo assim:

          – Amigo, compra usado?

          – Qual o aparelho?

          -Lumia 925

          -NÃO!

          1. Nao. Teoricamente o 930 é o top por ser geração xx30 e nao xx20. Porém eles são praticamente iguais a diferença é a tela que é maior mas de pior qualidade e o slot de cartão.

          2. É só ver o preço do aparelho no site do fabricante, TOP , melhor mais caro..

            Olhar só os números finais é ridículo
            Então o 535 de 300 reais é superior ao 930… KKKK

            entendeu ?

            é toda numeração

            Aliáz além do preço, basta ver o Designe, melhor Camera, etc, etc, etc

          3. Vamos lá Pablo

            Você deve no mínimo ser cego

            é só verificar a quantidade de X VERMELHOS, ou seja vantagens que você só encontra no 1520

            E principalmente o cartão na qual esta empresa é tão canalha que ainda diminuiu, pois tenho um cartão de 128 Gb e funciona perfeitamente.

            Gorila glass 3, é porque na época do lançamento do 1520, ainda não existia ele

            Tudo o mais é infinitamente melhor ou no mínimo identico ao 9xx lançado quase um ano depois

            então o top é o 1520

            pode ser, não acredito, que no próximo movimento da Microsoft, eles lancem algo melhor

            mas duvido

            só mesmo o Surface Phone Intel

  2. Só eu acho essas conspirações ridiculas? Pelo amordedeus, uma paga para ter o serviço da outra, simples assim. – Apple, microsoft to lançando um ipad novo, e to querendo por o office nele, quanto vc cobra por isso.
    – Microsoft, ahh legal olha para esse tipo de serviço to cobrando alguns milhões pode ser?
    Apple, opa negocio fechado!!!
    E todas ficam felizes para sempre.

    1. Eu até entendo que essas “conspirações” podem parecer malucas mas seria muita inocência achar que a Apple fez esse convite de graça e achar que a Microsoft implantou o Office iOS por bondade. Isto é mercado, gerência estratégica… Quem não vê é quem não quer. O texto tem muito sentido.

    2. Então o Google pagou milhões para MS lançar o Office no Android também? Não seria melhor ter investido no Google Docs?

      Recomendo que assista: Piratas do Vale do Silício.

      Você vai começar a entender como funciona tudo isso.

      A Microsoft não precisa de milhões da Apple para queimar sua menina dos olhos, o Office, que sempre foi muito rentável, muitas vezes mais que até o próprio Windows.

      Apple e Microsoft são as empresas mais poderosas do mundo. Milhões é o que Bill Gates usa para ir na feira.

    3. Cara, tem mto mais em jogo. Imagina vc se a Microsoft mantivesse o Office apenas no Windows? Obviamente a concorrência do Office ia ganhar mto mercado. Um dos motivos pra ter Office em outras plataformas é manter os usuários no Office e minimizar mto o crescimento dos concorrentes.
      Isso é apenas um dos motivos. É tudo estratégia de mercado que essas empresas fazem, nada de conspiração.

  3. Desde sempre a Apple e a Microsoft sempre se deram bem em soluções empresariais. Faz muito tempo que a Apple no antigo site empresarial destacava o Office pra Mac. Na época que tinha o Xserve, ela falava que rodava o Windows Server. O Exchange então, nem se fala, a Apple sempre cita.
    A Microsoft com certeza pagou pra participar da apresentação, pra consolidar de vez o Office nos tablets que ficou anos e anos sem ter uma versão oficial.
    O trunfo era o Windows e o Surface, principalmente o RT, e o Windows Phone. Não deu tanto certo e tanto lucro quanto a Microsoft pensou que ia dar, e ela abriu as pernas pro mundo.
    O Office não foi o suficiente pra fazer o Windows Phone e o Surface venderem a ponto de dar um lucro exorbitante, simples! Se tivesse vendendo a rodo, a Microsoft não iria ter lançado praticamente todos seus aplicativos pra Android e iOS.
    Esse post viajou legal. O que eu vejo nessa história toda, é que nem a Microsoft acredita que o WIndows Phone vá ter tanto sucesso assim, a ponto dela sacrificar uns 97% do mercado mobile, esperando a participação dela crescer.

    1. Respeito sua opinião.

      Mas o Surface tá vendendo muito bem, diferentemente do iPad.

      Também não acredito muito que a Microsoft tenha pago para participar do evento da Apple, ou ao contrário.

      O Windows Phone não vai mal na maior parte do mundo, o problema são Estados Unidos e China.

      Vejo que o avanço do Android e iOS representou uma ameaça para Office. Eu mesmo estava a utilizar o Gdocs no tempo da faculdade – ainda não tinha Office Online. Creio que foi para marcar território, assim como tantos outros aplicativos de produtividade que a Microsoft tem comprado e que são importante no ecossistema da Apple.

      Agora fale a verdade, qual iPhone você usa?

      A Microsoft não acredita no Windows Phone? Nisso você acertou, ela acredita e aposta no Windows 10 e Windows 10 Mobile.

      Amigo, o Office no iPhone e Android é gratuito. Você acha que a Microsoft foi fazer caridade? É como eu disse “entre a cruz e a espada” a melhor estratégia é o cavalo de tróia.

      1. O Surface está começando a dar lucro, não significa que está vendendo tanto quanto os demais tablets. iPads estão caindo mesmo, mas a Apple ainda é lider, com 25% das vendas no ultimo trimestre! É muito iPad já no mercado e muito iPad sendo vendido ainda.
        Pra um produto que vendia pouco, no caso do Surface, é muito fácil falar que vendeu X vezes mais que no periodo anterior. Não sei em numeros, mas no ultimo trimestre a Apple vendeu por volta de 10 milhões de iPads.
        Se o problema do WP é Estados Unidos ou China, está fodido, pq são os maiores mercados. Simples.
        O Office gratuito em tablets e smartphones é um chamariz pro Office 365, pago, junto com o OneDrive e demais serviços. E pra isso, a Microsoft precisa ir onde tem clientes, coisa que o Windows para smartphones até agora não tem! É uma participação muito pequena para deixar um produto tão bacana quanto o Office exclusivo para ele.
        Não tem essa de cavalo de troia cara, não viaja! Empresas vão onde tem público. O iPod no começo dos anos 2000 estourou quando a Apple lançou ele pra PC, junto com o iTunes. A Apple vai lançar o Apple Music pra Android. Se tem cliente, as empresas vão atrás.
        Tablets ainda é com o iPad, e são clientes em potenciais pro Office 365 no Mac e no PC de quem usa o iPad. A Microsoft não poderia deixar de perder essa. A Apple tem o iWork, poderia muito bem ter destacado a própia suite de aplicativos, mas não fez. E de graça não foi, garanto…
        Se a Microsoft realmente acreditasse no Windows Phone ( ou Windows 10 Mobile ), não estaria vendendo tão avidamente o Office junto com a Apple no iPad ou pré instalado com a Samsung.
        Com sorte, MUITA sorte o Windows para smartphones chegará a 15% de participação total dentro de alguns anos… Tem potencial, é uma tarefa dificil pq a concorrencia tem bons produtos também. E como eu não preciso de um smartphone ou tablet Windows pra rodar os aplicativos da Microsoft, ai também fica dificil…

        1. Mas a vendas são altas para os mercados que o Surface é presente, e aumentam muito a cada trimestre, diferente dos iPads que despencam.

          Ainda acho dizer que a Microsoft não acredita no Windows Phone pelo fato de liberar o office em outras plataformas, o meu pensamento está no preço. Aliás nem vejo relação nessa sua teoria.

          Inclusive, o comprometimento é tão grande da Microsoft com os smartphones que criou um sistema universal e deu a gratuidade do Windows 10 justamente para crescer a loja de apps para Windows Phone. Se isso não é comprometimento, eu não sei o que é.

          O seu problema é que você é um típico fã da Apple. Acha a Apple mágica, superior, mas não é.

          Prova disso é iPad Pro, cópia do Surface Pro, aliás tá mais para o Surface RT, mas tudo bem.

          A Microsoft tá marcando território, praticamente tirou o iWork de circulação.

          Acha que ela vai desistir do Windows 10 Mobile? Sabe de nada inocente.

          1. Nem iPad eu tenho, muito menos iPhone. A Microsoft tem meu grande respeito e admiração, principalmente o Exchange, que é o melhor produto dela e simplesmente não tem concorrente a altura ( e provavelmente vc nem sabe o que é ).
            Se a Microsoft vai ou não desistir do Windows 10 mobile eu não sei. Também não sabemos se ele vai ganhar participação relevante.
            A jogada da Microsoft com o Office eu acho genial. Desperdício deixar o Office exclusivo de um sistema irrelevante a nível de participação de mercado ( no caso o Windows Phone ).
            Não curti também o iPad Pro. Acho que a Apple errou em tudo, principalmente no preço e nas funcionalidades, mas ai é outro papo.
            Defendo e muito a Microsoft, como apoio e acho muito sábia a atitude dela. Ela simplesmente foi onde tem público, simples.
            Office dá dinheiro, tem que colocar no máximo possível de produtos mesmo. Só não pode deixar exclusivo em um sistema irrelevante mesmo.

          2. Se fosse por relevância não teria saído para o iPad e nem para o MAC. Só para o iPhone mesmo, e olhe lá.

          3. iPad = Tablet lider no segmento, com a loja que mais dá lucro.
            Mac = Equipamentos caros, onde detém mais de 90% na venda de máquinas acima de 1000 dólares e tem um grande market share nos Estados Unidos, principalmente entre estudantes.
            iPhone = Segundo sistema móvel mais usado, porém com grande participação em grandes mercados e com a loja que mais lucra e que os usuários mais gastam.

            Quem não quer ter os serviços nos produtos da Apple?

            Android detém o maior market share, porem os aparelhos premium vendem bastante. Só o Galaxy S vende a ponto de competir com o iPhone nos Estados Unidos. Tem o seu público que gasta e é um produto presente nas casas de muitos que usam PC. Quem compra algum serviço da Microsoft, vai querer usar também no Smartphone ou Tablet.

            Windows para tablets = Surface está vendendo mais do que antes, está engatinhando e isso é bom/
            Windows para smartphones = não chega a 4% de participação.

            Deu pra entender que a Microsoft simplesmente está indo onde os clientes estão, e que não tem nada disso de cavalo de troia?
            Deu pra entender que ter ignorado o iOS e o Android por todos esses anos, esperando um crescimento que não veio com o Windows também foi um erro? Imagina o tanto de dinheiro que a Microsoft não deixou de ganhar?
            Windows Phone desde 2010 está pra ser o sistema “matador” e a próxima versão vai “ser a melhor”. Assim foi do 7 pro 7.5. Assim foi quando lançou o 8 e o 8.1. E agora com o 10.

            O Android no final de 2010, mesmo ano do lançamento do Windows Phone 7, estava na versão 2.3. Olha a evolução em todos os sentidos no Android do 2.3 até a 4.4 ou a 5.X.
            iOS em 2010 dominava geral com o iOS 4 e o iPhone e se mantém como um bom sistema até hoje.
            Tenho fé que o Windows 10 vai ser um bom sistema, e torço para que ao menos chegue a 10% de participação no mercado mundial…

          4. Estamos a falar do Office, da Microsoft.

            A participação do MAC é ridícula ou do iPad em se tratando do Office.

            A Microsoft não queimaria por uns trocados, lembre-se que no iPhone ele é grátis.

            A Microsoft vai ganhar muito com o Office por lá, mas o principal objetivo não foi nem esse. Afinal ele é mais vendido em computadores com Windows que são mais de 90%. Principalmente para o público empresarial.

          5. A MS tem seu próprio SO… portanto toda e qualquer ação será voltada para ele… mesmo que não pareça… mas isso tudo só tem um objetivo, vender o Windows… em todo ‘canto’…

        2. Uma limitação de recursos em outras plataformas pode atrair sim usuários de outros OS para o W10M. Isso foi feito com a Cortana também. E a estratégia é sim de “Cavalo de Tróia”. Quando expandir sua visão, verás com mais clareza.

  4. A MS eh uma empresa responsável, ao contrario da merda da Google que abandona seus clientes no WinPhone/WinM. (nao sou cliente da Google), ja a Apple olha so pro próprio rabo, eh como se existisse apenas ela. O fato dela cvdar a MS pro evento me surpreendeu mto, gostei do Surface com iOS kkkkkk

  5. Já que o assunto são os rumos da MS, eu vejo ela muito forte apenas no segmento de softwares. Em hardwares os caras só veem só o mundinho EUA. O que adianta ter excelentes produtos se não tem pra vender. O foco da MS nunca foi varejo e sim o corporativo, é muito fraco o relacionamento deles com grandes varejos, os próprios lumias são difíceis de encontrar em lojas do varejo, somente internet. Suface??? o que é isso? só vi pela internet. Microsoft Band??? piada isso né? o povo fora do EUA nem sabe que existe. Ou eles investem pesado em distribuição desses periféricos, ou fiquem apenas com os softwares os quais eles são os melhores.

  6. quando lançar o windows phone 10 oficial, vamos ver a galera concorrente com inveja, Era uma vez minha irmã e meu cunhado que serviam ao major android e viviam falando mal do Imperado windows phone, certo dia eu convidei o imperador lumia 640 xl, ele aceitou, chegou o dia em que o imperador lumia 640 xl chegou de viagem, quando minha irmã e meu cunhado o viram deixaram de servir ao major android e passaram a olhar somente para imperador, e todos ficaram felizes para sempre. imperador o que? não escutei!

  7. Sou apaixonado por Windows agora mais ainda com Windows Phone quero ver meus colegas babando com o crescimento da Windows 10
    Eles que tanto fala mal do meu xap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *