A nova Microsoft não vai matar o Xbox, mas as coisas deverão ser bem diferentes

call-duty-wwii

Vamos lá para mais uma morte midiática de um produto da Microsoft, dessa é o Xbox. Esta não é a primeira vez – e provavelmente não será a última – que estão tentando matar o console da Microsoft, às vésperas de uma E3 com um console amplamente aclamado pelo seu poder.

Se você acompanha todas as novidades da Microsoft, deve ter achado isso uma maluquice, e é, mas muitos canais do Youtube estão falando muitas inverdades  e é bom que o público dos consoles entenda a estratégia atual da empresa.

O “público gamer”

Antes de tudo, a mentalidade de muitos dos jogadores de consoles ainda está atrelada a guerras de plataformasinclusive marmanjos barbados. Por exemplo, se postarmos um novo aplicativo para Windows Phone aqui no site, não precisamos falar se ele saiu para Android ou iOS, o site é “WindowsClub“. O site PC Gamer posta algo como “tal jogo vai sair para PC“, ninguém liga se vai sair para Playstation ou não, pois o público do site pouco se importa, quem está num site “pc gamer” que notícias sobre jogos de PCs. Contudo, nas matérias para Xbox, se não falar que tal jogo vai para a Plataforma da Sony, você será “tendencioso” ou estará omitindo, mesmo que o trailer do game deixo claro que o jogo é  multiplataforma. Tudo vira guerra por bobagem, tudo é briga infantil.

Infelizmente, muitos ainda estão presos nisso, e para eles, temos péssimas notícias: exclusividade não é o sobrenome da Microsoft. Outro exemplo, o Mixer (antigo Beam) poderá ir para o Playstation também, se a Sony assim permitir.  Muitos acham isso um absurdo, mas eles não sabem que a Microsoft é uma gigante da nuvem e tem muitos planos lucrativos para seu serviço de streaming.

A nova Microsoft

ninja-gato-lateral

Antes de fevereiro de 2014 a Microsoft era uma empresa, após esta data vimos uma renovação completa. Não, não estamos falando de Phil Spencer, que tem agradado a muitos com sua gestão de líder do Xbox, mas o mérito aqui vai para Satya Nadella o novo CEO.

As ações da Microsoft estão mais altas do que nunca, e desde a chegada de Nadella a empresa quase que dobrou de valor. Obviamente, isso foi conseguido sem fazer caridade. A Microsoft nunca valeu tanto.

A nova Microsoft é representada pelo “Gato Ninja” (foto acima), isso virou uma marca interna entre os funcionários e que se expandiu entre os fãs. Ela lucra rios de dinheiro com a nuvem, popularizou o Windows 10 após as falhas do Windows 8, criou produtos como Surface Pro, Surface Laptop, Surface Studio e Surface Book que se tornaram tendências até para outros gigantes como a Apple (iPad Pro) e Google (Pixel C).

Quando ela quer matar, ela “atira” sem pena, e foi assim que acabaram com a linha Lumia, e não com o Windows Phone que voltará com nova roupagem. O que não dá dinheiro, a Microsoft tira de circulação. Bem, o Xbox dá lucro? Entenda antes, a Microsoft é muito maior que a Sony ou a Nintendo. Estas podem ficar satisfeitas com o que recebem, mas a Microsoft é a terceira empresa mais rica do mundo, o dinheiro aqui tem que ser muito mais para satisfazê-la.

Por que muitos da mídia estão matando o Xbox?

Call-of-Duty-WWII-vazado

 

 

Você já entendeu que a Microsoft é a empresa mais rica do mundo gamer, inclusive muito mais poderosa financeiramente falando. Contudo, na opinião de muitos: Cadê os exclusivos? Cadê os contratos de comercialização com os grandes estúdios?

Além disso tudo, na E3 2017 a Microsoft virá com um stand com metade do tamanho da rival e bem menor que o ano passado, e que além da diminuição de tamanho ela também acabou indo para outro setor da feira.

Para piorar os fundamentos, nos últimos anos, era comum ver os jogos da série Call of Duty aparecendo nas conferências da Microsoft para a E3,  mas agora estão com a Sony  o Call of Duty e mais uma enxurrada de estúdios.

Por tudo isso, muitos acreditam que a Microsoft jogou a toalha…

A nova Microsoft e o Xbox

scorpio-meme-xbox

Bem, você já aprendeu que a Microsoft está em alta, lucrando e muito bem valorizada. Além disso, que Satya Nadella foca simplesmente na lucratividade. O Xbox tem que lucrar.

Lembram de 2013?  Na campanha de marketing catastrófica do Xbox One que deu a vitória ao PS4? Então, a Microsoft veio com uma proposta de TV já para vender o console até para quem não fosse gamer. A Microsoft, felizmente, sempre quer mais, se não deu certo, bola para frente, pelo menos tentou.

Segundo Phil, o dinheiro será levado exclusivamente para conteúdo exclusivo, não seria prudente investir em algo multiplataforma. A Microsoft parece que não quis gastar muito com espaço na E3 também ou preferiu optar por uma área menor e mais reservada. Enfim, o dinheiro vai para jogos exclusivos, segundo o chefão aí de cima.

Destarte, os jogos multiplataforma deverão ficar bem melhores no Xbox Scorpio, e o que fez o PS4 ganhar impulso em 2013/2014, pode fazer o inverso agora. Um jogo multi tinha força de um exclusivo no PS4, pois era noticiado que a máquina da Sony rodava melhor o game e que tinha 50% a mais do poder do Xbox One. O drama agora pode ser “sonysta” se os papéis se inverterem.

Mas cadê os exclusivos? Bem, no ano passado vimos vários, e os próximos serão mostrados na E3, obviamente.

Existe chance do Xbox morrer?

xbox-scorpio

Possivelmente, em termos estritamente financeiros, é mais fácil a Sony ou a Nintendo acabarem. Elas não andam tão bem como gostariam, convenhamos. Contudo, o Xbox para a Microsoft vai além do dinheiro. A marca, segundo Satya Nadella, é um elo positivo que a Microsoft tem com consumidores, e isso será preservado.

Mas o Xbox e seus jogos no Windows 10 ajudaram a afastar a ameaça das Steam Machines e agradou os fabricantes de PCs. A Microsoft retirou as ameaças do Windows. Além disso, com o Xbox Scorpio, a criação de games Xbox e PCs estará mais unificada e a Microsoft vai usar o seu console para conseguir mais conteúdo para sua loja, o Xbox Play Anywhere foi só o primeiro passo.

Notem, a Microsoft não passa por crise financeira, a marca Xbox não está dando prejuízo e reflete positividade para a imagem da empresa. Ele é uma peça fundamental no futuro de toda a companhia que está cada vez mais determinada a se tornar uma potência ainda maior nesta industria.

O Xbox One S foi o console mais bem vendido nos Estados Unidos no segundo semestre, e a campanha de marketing do Xbox Scorpio é a melhor em anos. Não duvide da nova Microsoft, a E3 está logo ali.

39 comments on “A nova Microsoft não vai matar o Xbox, mas as coisas deverão ser bem diferentes

  1. Para o desespero de todos a Microsoft mudou e ao invés de sair atacando ou se colocando como a melhor como a Sony faz, ela fica no canto dela trabalhando para entregar o melhor para os jogadores.

    O desespero da Sony é evidente.

  2. o desespero da mídia e da sony esta grande, tudo que a MS faz atacam já com medo do sucesso, o sucesso da Xbox e xbox live é inevitável, é engraçado que a MS teve um valor de $500 Bilhões, e 11% disso é da divisão Xbox, com isso é mais de $55 bilhões, isso o Xbox, e o valor total da sony, não chega ao valor da divisão Xbox, a mídia é paga para falar bem da sony, vão quebrar a cara novamente

  3. Pra mim a MS precisa rever seu marketing geral, apresentar um stand tão menor na E3 é uma desvantagem grande independente da conferencia ser ótima ou não. A Sony e a Nintendo terão mais espaço, mais consoles disponíveis para teste, mais jogos dela e de terceiros, poderão da mais apoio as produtoras no seu stand, os jornalistas terão mais facilidade de conseguir horários para testes reservados, juntando tudo isso vai gerar um marketing enorme repercutindo a experiencia desses jornalistas, youtubers e publico ao fim da feira. Pelo visto apostaram tudo na conferência e se essa for decepcionante e concentrada no Scorpio nas próximas semanas pela net só vai dar matéria da Sony. Quem sai perdendo com isso é a própria MS já que pros jogadores nada muda.

    1. Ela decidiu investir no que importa.
      Precisa de um stand enorme pra mostrar os jogos que passam na apresentação no telão, que sinceramente é isso que o mundo quer ver. E não um stand maior.
      Ela sabe que tem o que mostrar e que será mais que o suficiente.
      Só o Scorpio será uma audiência absurda de todo o mundo.
      E para presentear e saborear ainda mais , terá jogos que até então ninguém ouviu falar.
      Pode escrever, a Microsoft vai surpreender nessa E3.
      Ou vc acha que stand maior, aparecer em cinemas do mundo todo vai fazer as pessoas do mundo todo se importar mais se vc não tiver o que realmente interessa.
      Jogos e hardware .
      Pelo menos é nisso que acredito com muita convicção.
      Mas tb posso estar errado.
      Mas apostaria fácil que será o máximo.

      1. Quem não vai acompanhar a feira pessoalmente vai fazer diferença apenas a conferência, mas pra quem vai estar la na feira e isso inclui praticamente toda a mídia vai ter muito mais facilidade de acompanhar, testar e produzir conteúdo com a Sony, pra quem cobre esse tipo de evento sabe que o tempo é essencial, não da de acompanhar tudo, muita coisa é apresentada em portas fechadas com horário agendado, a feira vai estar aberta ao publico isso já implica em filas enormes e se vc for testar um jogo que tenha que ficar 2 horas na fila enquanto nesse tempo vc pode testar 3 jogos na concorrente vc vai se concentrar mais na concorrente. Recentemente a Microsoft divulgou um gráfico em que o tamanho da xbox equivaleria a 50 bilhoes de dolares dentro da MS, acho que tem dinheiro pra fazer um stand digno da importância dela e ainda sim sobrar dinheiro pra todas as outras coisa que mencionou.

    2. Amigo,tente entender a jogada que foi mostrada ali em cima!
      A Sony não precisou de um estande maior para tornar o PS4 popular no começo da geração,só precisou falar que ele era mais potente e rodaria os múltiplatáformas com maior qualidade gráfica.
      A Microsoft percebeu isso e não quer gastar tanto com estande abusivamente grande atoa.Se for seguir a mesma lógica da Sony no começo da geração você só precisa ter em mente uma frase:”It’s a monster”.

      1. Não foi só isso que fez a sony explodir e dar um arranque tão forte, foi todo o marketing que ela fez e faz até hoje, se vc for em qualquer lugar ela é muito mais falada, os jogos dela tem uma grande divulgação nos sites e são tratados de forma especial enquanto os da MS são apenas divulgados como de qualquer outra produtora, não aposte que apenas rodar os multi melhor e ter o console mais forte vai ser suficiente para o Scorpio explodir, o proprio ps4 pro mesmo sendo mais potente vende apenas 10 % do que sua versão slim.

    3. A Sony PRECISA de um estande maior pois o Console dela não é o mais falado do momento e sim o Project Scorpio, é só o Phil Spencer fazer a lição de casa na E3: Preço amigável + Jogos da Microsoft + Melhores Multiplataformas + 4K Nativos = Sucesso.

  4. Se matar o Xbox significar eu continuar vendo essa onda de melhoria e evolução enquanto plataforma de jogos, pode continuar matando à vontade.

  5. A Nova Microsoft só trouxe melhorias a marca, e vai continuar sendo a maior Fábricante de Consoles, mesmo a Sony vendendo mais PS4 o Xbox consegue Lucrar mais e a tendência é aumentar com o Project Scorpio.

  6. quero ver nesse segundo semestre, onde a sony terá apenas o fraquissímo GT Sport, se a mídia vai ficar questionando “cadê os exclusivos sony?”.

  7. A melhor proposta da Microsoft é o que os fãs (os alienados, vale lembrar) criticam. Infelizmente!

    A Microsoft quer expandir a divisão game e lucrar mais. Mas infelizmente tem gente que acha ruim ter o mixer no PS4, lançar jogos no PC e outras coisas.

    Realmente eu concordo com autor da matéria, expandir seus produtos vai popularizar ainda mais a divisão de games da empresa e com isso mais lucro. Mas os alienados olham mais pro concorrente do que o próprio console.

    Eu prefiro e sou caixista mesmo, Mas eu queria um PS4, queria muito jogar unchated 4 e outros exclusivos, será que isso faz de mim um inimigo do Xbox? Claro que não, vou continuar a ser gamer e o mesmo caixista de sempre.

    1. Concordo com vc, sou gamer de PC, e apoiador do software livre e claro, do Linux. Mas gosto dos exclusivos de PS, oq da eu emulo, oq n da eu jogo na casa de amigos, eu teria um PS se a grana n fosse um problema, mas pra mim n dá pra ter um console por 4 jogos. E da msm forma se o jogo só tem no Windows, n deixo de jogar, jogo nele msm. Na vdd é o único motivo pelo qual tenho Windows no meu PC. Essa visão de que os concorrentes são inimigos é super antiquada, as empresas não agem assim, só msm fanboy sem noção q n ganha nada com isso.

    2. Tu não é caixista, caixista é aquele fanboy extremista assim como os sonystas, aquele cara que ignora tudo do outro console e enaltece o seu.

      1. Caixista e sonysta virou rótulo de extremistas sim, concordo. Mas eu acho que não deveria ser assim.

        Eu me considero um caixista (não, nesse sentido extremo) porque eu prefiro Xbox mesmo, antes de um nintendo ou PS, eu vou escolher o Xbox, entendeu? Mas tem uma diferença…

        Acima de ser um caixista, eu sou gamer, e por ser gamer eu gosto de jogar e ponto. Como falei, eu gosto muito de jogo no estilo de Uncharted, vou fingir que não gosto só porque é da Sony? Besteira né.

        Jogo desde os 16bits, joguei todos os consoles até hoje, como vou ser um fanáticos de marca? Não dá po!

  8. Unica critica que tenho é steam ainda é a plataforma mais popular de jogos para pc, steam machine nunca foi viavel para PC gamer é caro, jogadores de pc sempre vão preferir jogar os jogos baratos da steam.

  9. Vejo tds falando cmo se tivesem grana pra compra um escorpion e uma tv de 4k de 6mil pra cima, tenho os dois consoles e estou pouco me lixando, pela a briga das empresas acho que tem que ter competicao mesmo, e nao se fala mau de um ou de outro nao testaram ambos, brasileiro é bem ignorante com isso, e mesma coisa que futebol acho um absurdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *