Carregando...

O mega emulador RetroArch está agora disponível para o Xbox One

Nós conversamos longamente neste site sobre como usar o modo de desenvolvedor no Xbox One. Este console já é o rei da retrocompatibilidade, pois roda alguns jogos das gerações passadas, mas saiba ainda que é possível rodar jogos de outros consoles graças ao mega emulador RetroArch.

Esperava-se muito do RetroArch, um emulador que unifica muitos consoles para que você possa jogá-los no seu console. Recentemente, o Libretro anunciou o suporte para o Xbox e, desde então, muitos usuários têm procurado maneiras de usar o RetroArch no console.

O fato é que existem betas deste emulador para o console e podemos começar a usá-lo mais ou menos normalmente. O usuário Dominater01 foi responsável por coletar até mesmo os jogos que funcionam corretamente neste emulador. Ele também fornece o link para download na descrição do vídeo que deixamos abaixo, onde nos mostra como o emulador funciona no console.

RetroArch é um emulador de código aberto, por isso, se você achar que alguém quer cobrar por ele, você está errado. Ele é totalmente gratuito e Open Source. No entanto, você terá que pagar uma conta de desenvolvedor à Microsoft para ativar o modo Dev no console. Até foi oferecida uma promoção para criar uma conta gratuita, mas não sabemos se essa promoção ainda está ativa.

Para ser específico, levar esse emulador de jogos para o Xbox One só foi possível como parte de um esforço maior para mover o RetroArch para a plataforma Microsoft UWP. Isso significa que agora ele pode funcionar como um aplicativo UWP do Windows 10, bem como um aplicativo do Xbox One.

Neste tutorial em vídeo você também pode seguir as instruções sem maiores problemas, você pode vê-lo abaixo.

Este lançamento do RetroArch não é um lançamento oficial, é um beta avançado que faz parte do código lançado no GitHub para a versão 1.7.6. Será necessário estar atento para o seu lançamento que não parece que vai demorar muito.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.