Carregando...

O melhor e o pior do teste técnico do Gears 5

Sexta-feria passada, a Microsoft e The Coalition lançaram o Gears 5 beta, o novo título da saga que será lançado no Xbox One e no Windows 10 PC em 10 de setembro. Esta versão beta, que foi usada para realizar testes de desempenho do servidor pela própria Microsoft para ajustar tudo para o lançamento, nos permitiu apreciar o lado multiplayer do título sendo capaz de experimentar três modos de jogo.

Estávamos todos contando os minutos para começar a jogar este teste técnico, para que pudéssemos ver as surpresas que a The Coalition havia preparado para nós. Ao tentar entrar teríamos que esperar entre 20 minutos a 4 horas, isso não foi surpresa, eu imagino todos às pressionando o A para descobrir conseguir provar um pouquinho do Gears 5.

Quando entramos, nos deparamos com treinamento. Nele descobrimos algumas alterações, como pressionar o RB iniciaremos a motosserra do nosso Lancer. A fluidez nos movimentos também aponta que será um dos pontos fortes deste Gears 5.

O sistema de pontaria nos pareceu o mais suave e preciso que vimos até agora em Gears, reagindo perfeitamente a todos os nossos movimentos tendo uma grande facilidade para apontar onde queríamos sem problemas, enquanto, em em linhas gerais, em armas, encontramos um revés bastante agressivo, especialmente nas automáticas. Um problema de balanceamento de armas, a escopeta (Gnasher) sendo muito mais poderosa e eficaz que a maioria das armas automáticas que exigem muitos tiros para acabar com a vida de nosso inimigo (exceto pelo rifle sniper).

Modos de jogo

Nos três modos de jogo que nos permitiram tentar, devo dizer que fico com o Arcade. Esta é uma novidade que encontramos no Gears 5 beta em relação ao resto de Gears of War, podemos escolher personagens diferentes, cada um com uma série de equipamentos e habilidades que nos ajudarão durante o jogo, como melhorar a velocidade quando agachados sob uma cobertura.

Além desses equipamentos e iniciais, à medida que evoluímos ou eliminamos inimigos, obteremos crânios que nos permitirão comprar melhorias diferentes para as armas. Quanto aos objetivos do modo, estamos diante de uma tarefa simples, já que tudo o que temos a fazer é tentar eliminar os jogadores da equipe adversária repetidas vezes até atingir um limite de pontos que nos proclamarão vencedores da partida.

No geral, antes de uma jogabilidade casual e muito divertida que será um portal ideal para novatos da saga que não querem quebrar a cabeça com outros modos mais avançados, como King of the Hill e Escalada, claramente focados para o competitivo.

The Coalition, encarregada de dar vida a essa nova Gears of War, parece ter colocado em evidência os esports com este Gears 5 para recuperar a popularidade que, em outros tempos, os jogos da saga tinham no cenário competitivo, especialmente nos Estados Unidos e na América Latina.

Para isso, neste beta, vimos dois mapas completamente equilibrados e simétricos, como o Distrito e Campos de Treinamento, que nos pareceram dois cantos ideais para jogar os dois modos competitivos. O primeiro desses modos tem sido o King of the Hill, uma forma bastante clássica em que temos que enfrentar o time rival enquanto conquistamos diferentes pontos aleatórios que aparecem ao longo do mapa de tempos em tempos.

O segundo modo é o Escalada, uma evolução do modo competitivo por excelência de Gears of War que, no Gears 5, inclui certas mudanças como um sistema que limita os tempos que podemos reaparecer em cada ponto do jogo que está em jogo. Ambos os modos de jogo nos oferecem muita diversão, pique, adrenalina em sua forma mais pura e os melhores modos competitivos do Gears, mas ainda precisa corrigir o equilíbrio das armas.

Conclusão

Gears 5, pelo menos após jogar esta primeira beta, parece que vai ser muito bom em seu multiplayer, especialmente se corrigir um problema de equilíbrio entre as armas que pareceu um pouco óbvio. Removendo essa pequena barreira, a verdade é que o jogo nos oferece muita diversão tanto em seu casual modo Arcade quanto em seu aspecto mais competitivo com os modos Escalada e King of the Hill.

Em nível técnico, o jogo tem um bom acabamento visual e, embora ainda estamos provando uma versão beta, a verdade é que ele mostra melhora suficiente em relação ao título anterior e que, pelo o nível de otimização e desempenho, nós não poderíamos estar mais satisfeitos com o Gears 5 PC e Xbox One X. O jogo rodou a 4k/60 FPS no Xbox One X e em PCs. Repetimos, o nível técnico é muito alto.

Finalmente, também queremos ressaltar que os jogadores desta versão beta foram capazes de tirar certas recompensas estéticas para a título final do jogo em um movimento bastante inteligente da Microsoft e The Coalition, de modo que o maior número de pessoas neste teste técnico participou, sem dúvida, ela serviu as duas empresas para sintonizar os servidores para o lançamento em 10 de setembro.

O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.