O novo Chromecast do Google permite rodar jogos do Xbox, embora não oficialmente

O Google apresentou uma nova versão do Chromecast, um dispositivo que permite receber conteúdo de smartphones em qualquer TV que tenha uma porta USB. Este novo modelo já vem com Google TV incorporado, que permite o acesso a diversos aplicativos de streaming de séries e filmes como Netflix ou Disney +, podendo também reproduzir conteúdo com resolução de até 4K com HDR.

O interessante sobre este dispositivo é que ele pode se tornar um console de streaming de jogos graças à sua futura compatibilidade com Google Stadia e xCloud, o serviço de jogos em nuvem integrado ao Xbox Game Pass Ultimate. No momento, o novo Chromecast ainda não é oficialmente compatível com nenhum dos dois aplicativos, mas alguns usuários que já puderam testá-lo mostraram que há maneiras de fazê-lo funcionar.

Got Xbox Game Pass running on my new Chromecast. Now I have a $50 Xbox streaming device! from xboxone

No The Verge, eles testaram se o novo Chromecast pode reproduzir os jogos de streaming do Xbox Game Pass Ultimate e a boa notícia é que pode. A má notícia é que o download do aplicativo não pode ser feito oficialmente, mas deve ser feito por meio de um arquivo executável que o próprio usuário deve pesquisar na Internet e instalar configurando o aparelho para permitir a execução de aplicativos de terceiros.

Aparentemente, embora a compatibilidade com o aplicativo Xbox Game Pass não seja oficial, ela funciona muito bem. Chris Welch, do The Verge, postou um vídeo em seu perfil pessoal no Twitter, mostrando um pequeno teste de latência executando o Gears 5 no novo Chromecast via xCloud com uma conexão Wi-Fi de 400 Mbps.

Há alguns detalhes a serem lembrados: embora o novo Chromecast possa reproduzir conteúdo em 4K, o aplicativo Xbox Game Pass ainda não reproduz jogos nessa resolução, pois aparentemente os adapta à tela de dispositivos móveis e os dimensiona a 720p. Se jogarmos em uma TV de resolução mais alta, provavelmente notaremos a diferença. O bom é que o próprio Chromecast é compatível com os controles Xbox via Bluetooth, por isso pode ser bastante confortável quando se trata de transformá-lo em uma espécie de console de streaming.

No The Verge, eles também tentaram transmitir jogos para o Chromecast a partir de um console Xbox, mas aparentemente essa funcionalidade está bloqueada e apresenta problemas de conexão. Resta saber se Microsoft e Google acabam colaborando para tornar esses aplicativos oficialmente compatíveis.

Interessante? O que vocês acham?

28 comments on “O novo Chromecast do Google permite rodar jogos do Xbox, embora não oficialmente

    1. Na sua opinião. Se fosse a opinião de especialistas, Amazon, Google, NVidia e Microsoft não estariam disponibilizando esses jogos via nuvem.

          1. 8ms pingando né, transferindo vídeo a latência é bem maior

            e não é só isso, tem que adicionar:

            -a latência do controle até o chromecast
            -a latência da tela
            -a latência do chromecast pro modem
            -a latência do modem até o servidor do google

            e possivelmente mais que eu não consigo lembrar

          2. A latência do GeForce Now e Google Stadia é de 95+ms.
            A latência jogando num PC localmente é de aproximadamente 40ms.

        1. Ué, eu jogo Counter Strike com 80 de ping em média, e tem muita gente me chamando de cheater.
          Em um jogo single player o impacto será menor ainda…

          1. latência de jogo online não é a mesma coisa que latência de streaming de vídeo

            eu estou falando da latência que existe do momento em que você aperta o botão do mouse e a ação é confirmada na tela do computador

            a latência que você tá falando é a latência entre o tempo em que o jogo manda o clique do seu mouse para o servidor do jogo que então envia para o computador das outras pessoas que estão jogando. quando esse ping fica alto, você continua jogando normalmente, mas quem tá jogando contigo vê você teleportando pelo mapa

          2. eu estou falando da latência que existe do momento em que você aperta o botão do mouse e a ação é confirmada na tela do computador

            E qual a diferença dessa latência para a qual eu citei? A única diferença é o local onde são renderizadas as imagens. Normalmente é no cliente, nosso computador. No caso do streaming é no servidor.

            O que você pode afirmar é que haverá um pequeno aumento nessa latência devido ao tempo de renderização. Mas não é um aumento absurdo, e por isso muitos serviços estão surgindo.

            O nosso problema é que somos um país pobre, com internet de baixíssima qualidade. Esse tipo de tecnologia vai demorar muito pra se estabelecer aqui.

            quando esse ping fica alto, você continua jogando normalmente, mas quem tá jogando contigo vê você teleportando pelo mapa

            Continuando utilizando o CS como exemplo, até 100ms é jogável sem afetar os outros jogadores, pois é implementada no netcode uma compensação de latência. Esse cenário de ver o jogo normal enquanto todo mundo vê você teleportando é coisa de jogo antigo ou com péssimo netcode. O fato é que a grande maioria dos jogos novos é tranquilamente jogável até uns 100ms.

  1. OFF: Alguém aqui que entende de Cartão pode me ajudar, fiz a compra do Series X, mas eu fiz em dois cartões, um dos cartões é Virtual e esqueci de Desbloqueá-lo, ai ele foi recusado, mas no outro que o valor foi de R$ 4.500 foi debitado mas a loja nao deu ainda como aprovado, ta em analise ainda, e essa analise esta demorando demais, é normal isso acontecer?

  2. Daqui alguns anos a maiorias das smartvs já deverão vir com tudo isso aí nativo. Assim como o streaming tá matando os canais de TV tradicional, devem mudar muito o mercado de games. Futuro a briga deve ser entre Microsoft, Apple, Amazon e Google. Ahhh, a Sony não tem estrutura e nem capital pra entrar nessa guerra, espero que os fãs da marca Playstation aproveitem seu último console.

  3. Oficialmente acho dificil essa colaboração, mas será um prazer futucar esse dispositivo pra colocar o xbox em mais lugares na minha casa!

    Uma pena o console streaming (local) estar amarrado no windows 10. Passo a maior parte do tempo no linux 🙁

  4. Na minha opinião Jorge, O novo Chromecast do Google permite rodar jogos do Xbox, embora talvez sim. oficialmente. Na minha opinião. Ok Jorge.

  5. A latencia para jogar pode estar alta hoje, mas os satelites da Tesla para oferecer internet rapida e barata já estão em orbitas muitas pessoas puderam ver nesses dois últimos meses os satelites sobrevoando em altura baixa o espaço aereo BR, inclusive eu, e acharam que eram objetos não identificados…rsrsrs

    1. A internet via satélite vai ser mais para dar acesso barato e a lugares difíceis, mas o ping nem se compara a uma fibra óptica, levar o sinal para o espaço e voltar adiciona muito atraso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *