Carregando...

O que é o Windows 10X: você pode instalar o novo sistema da Microsoft?

Ontem, a Microsoft novamente demonstrou seu compromisso com o hardware, com a apresentação de sua nova linha de dispositivos Surface. O novo Surface Pro 7 e o novo Surface Laptop 3 foram muito esperados e já queremos experimentá-los, é claro; mas é inegável que as estrelas reais eram os novos dispositivos.

A Microsoft optou totalmente pelo conceito de duas telas, tanto no Surface Neo quanto no novo smartphone, o Surface Duo; Em Redmond, eles realmente acreditam que representam o futuro e, portanto, a escolha do sistema operacional foi muito importante.

O Surface Duo é baseado no Android, uma declaração de intenções da Microsoft, que não se preocupa mais em contar com terceiros para entrar no setor de smartphones. Mas o Surface Neo é outra história. Este tablet e laptop híbrido ainda usa o Windows 10, mas não apenas qualquer versão.

O que é o Windows 10X?

A Microsoft define o Windows 10X como uma “expressão” do Windows 10, daí o X do nome. No momento da verdade, é uma versão do Windows 10, mas adaptada para dispositivos de duas telas.

Portanto, a primeira coisa a deixar claro é que o Windows 10X não é o sucessor do Windows 10, como havia rumores na época. Ambas as versões estarão disponíveis independentemente, mas isso não significa que cada uma existirá em sua bolha; De fato, podemos interpretar pelas imagens do Windows 10X como uma prévia do que está por vir no Windows 10.

E é que o Windows 10X introduz algumas mudanças importantes no design do sistema. Alguns são projetados para facilitar o uso de duas telas e outros são mais estéticos e podem ser movidos mais facilmente para o Windows 10.

O que será exclusivo do Windows 10X será tudo relacionado à interface de duas telas. É um sistema mais eficiente que consome menos bateria, devido à necessidade de ter duas telas na maior parte do tempo. O sistema agora gerencia melhor a bateria, independentemente de estarmos usando novos aplicativos, adaptados a sistemas novos ou antigos. As mudanças, portanto, não são apenas estéticas, mas também internas.

O Windows 10X inclui suporte avançado para caneta de toque, além de novos gestos e toques para aproveitar as duas telas. Podemos passar aplicativos de uma tela para outra simplesmente arrastando-os, por exemplo. A Microsoft prometeu suporte para diferentes tipos de dispositivos e hardware, adaptando a interface a cada um.

O exemplo mais curioso foi demonstrado com o uso de um teclado sem fio; Quando você o coloca na parte superior da segunda tela, ele aproveita o espaço disponível para mostrar outros aplicativos ou implementar uma interface de botão de toque chamada Wonder Bar.

Outra mudança importante na interface é vista no menu Iniciar, que agora é mais semelhante a um “iniciador” de aplicativos como um smartphone. Temos um design mais limpo e prático. Essa é uma das coisas que não ficaríamos surpresos ao ver também em futuras atualizações do Windows 10 .

Posso usar o Windows 10X?

Um detalhe importante é que o Windows 10X poderá executar todos os aplicativos do Windows 10, incluindo os programas clássicos programados no win32. Portanto, não o forçará a usar a nova plataforma UWP, como fazia no dia com o primeiro Surface. O Windows 10X poderá otimizar o desempenho para executar esses aplicativos em “contêineres”, sem afetar muito a vida útil da bateria.

Se tudo isso parecer atraente, precisamos avisar: o Windows 10X não pode ser instalado em um computador convencional; Não podemos simplesmente fazer o download e instalar como em qualquer versão do Windows.

O Windows 10X estará disponível apenas pré-instalado em dispositivos de duas telas, começando com o Surface Neo; Mas a Microsoft também anunciou que fabricantes como Asus, Lenovo, Dell e HP já estão preparando seus próprios dispositivos. O Surface Neo terá um papel semelhante ao primeiro Surface: ventile o mercado demonstrando o que é possível.

O Windows 10X chegará no segundo semestre de 2020, junto com esses novos dispositivos de duas telas. Mas, primeiro, esperamos notícias da Microsoft sobre o Windows 10 e como ele receberá influências do Windows 10X.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.