O que vamos ver no Windows 10 para smartphones? Lista com recursos prováveis

windows-10-for-smartphones

Pode ter certeza que a Microsoft já preparou boas surpresas para o substituto do Windows Phone.Entretanto, lógico que nem tudo vai ser novidade, já que muita coisa foi vazada por fontes confiáveis.

Então, quais as novidades?

Office Touch

microsoft-office

O que já foi um trunfo do Windows Phone, hoje é um ponto fraco. O nosso Office está muito desatualizado, digamos assim. A Microsoft liberou versões para os concorrentes (Android e iOS) de ótima qualidade. Lógico que, neste caso, não é que ela tenha priorizado os concorrentes, a questão é que o novo Office para os smartphones será um conjunto aplicativos universais, ou seja, funcionaram também em tablets e computadores com tela sensível ao toque. Este é o motivo da demora.

Você pode conferir aqui mais detalhes do Office Touch.

Nova tela Inicial

windows10-smartphones

Aqui não sabemos de quase nada. A úncia coisa que podemos afirma é que o fundo preto e branco poderá ser substituído por um papel de parede da sua preferência. A imagem acima é oficial e foi liberada pela Microsoft no evento de lançamento da versão preview do Windows 10.

O Windows 10 vai funcionar em todos os Windows Phones

De acordo com Nawzil, todos os aparelhos com Windows Phone 8 irão receber a atualização do Windows 10. Não existe rumor contra esta afirmação. Mais detalhes aqui.

A Microsoft também veio a confirmar isso aqui.

Windows 10 para smartphones ou Windows 10 Mobile?

Não sabemos, o nome deverá ser revelado somente no evento. O que podermos afirmar é que o Windows Phone deixará de existir em breve. O mais provável é que tudo seja chamado simplesmente de Windows.

Windows para smartphones e tablets será o mesmo sistema

Não haverá mais a parte “desktop” em tablets. O Windows Phone se fundirá com o Windows RT forando um único sistema que rodará até mesmo em dispositivos com processador intel.

Isso pode significar que os tablets poderão se valer de programas clássicos do desktop? Ou é significa que esses tablets e smartphones com o Windows 10 terão a mesma interface? Respostas no dia 21.

Novos aplicativos

Xbox-Music-Logo

É esperado um novo Xbox Music, pelo menos foi prometido pela Microsoft. Também devemos conferir o novo Skype que pode ter sido vazado aqui. O Xbox Smartglass também tá na pauta.

Atualizações divididas em rápidas e lentas

windows-phone-agendar-update-atualizacao

As últimas builds do Windows 10 trouxeram uma novidade interessante. As atualizações podem ser divididas em rápidas e lentas.

  • Atualizações rápidas: Recebe antes, porém com mais bugs.
  • Atualizações lentas: Recebe depois, de modo refinado, com menos bugs.

No Windows Phone será assim? A versão preview possivelmente sim.

Firmware via Developer Preview

Hoje podemos instalar a versão preview do Windows Phone de forma antecipada no nosso aparelho. Porém, recursos contidos na firmware não podemos obter. Por exemplo, muitos ainda estão a espera da Lumia Denim para utilizar o Lumia Camera 5.

Paul Thurrott falou que a Microsoft irá em breve incluir o firmware no Developer Preview. Este é, naturalmente, uma grande notícia, mas, infelizmente, Paulo sugere que vamos ter que esperar até BUILD 2015, em maio. No ano passado foi no mês de abril e foi lançado o Windows Phone 8.1 no evento.

Windows 10 para smartphones preview pode ser lançado já no dia 21

Rumores apontam para o final de janeiro ou início de fevereiro. Não é certo se vamos poder instalar o Windows 10″Mobile” já no dia 21, mas temos grandes. É bom você já deixar seu Windows Phone preparado para isso aqui.

O que gostaríamos de ver?

Nova Interface Modern 2.0

windows10-continuum

Rumores apontam que o Windows 10 irá incluir uma interface “Metro” ou “Modern” atualizada quando for lançado neste ano. A nova interface irá incluir um monte de novas funcionalidades, que visa a alinhar os sistemas operacionais com os sistemas concorrentes. A interface Mordern será o centro das atenções com tablets, e assim irá remover a parte desktop em tablets já que não precisa mais dele.

Live Tiles Interativas

Uma das novidades que devem ser apresentadas com o Windows 10 são as live tiles interativas. O novo recurso vai permitir aos usuários interagirem com as informações presentes nelas, sem nem mesmo precisar abrir os aplicativos. Segue o vídeo abaixo:

Mais informações aqui.

Central de Noticiações interativa

A Microsoft jpa lançou algo similar no Skype do Windows 8.1, onde você pode interagir com o aplicativo a partir da notificação. No Android e iOs este recurso já está presente. Então apostamos fortemente que vamos poder responder mensagens, por exemplo, pela central de notificações ou pela notificação propriamente dita, sem entrar no aplicativo.

Cortana em Português

A próxima versão do Windows Phone, seja GDR2 ou Window 10 é grandes chances de inclusir o português do brasil na assistente por voz da Microsoft.

Dois aplicativos na mesma tela

windows-phone-threshold

Alguns smartphones terão o recurso “multi-Windows” que você pode ver  um conceito no vídeo abaixo.

[youtube]Jem6948ioDY[/youtube]

Multitarefa no estilo do Windows desktop

Será que vamos ver a multitarefas introduzida no Windows 8 nos smartphones também? Seria muito bom!

multitasking-windows-phone-9

Como você pode perceber, sabemos muito pouco sobre o novo sistema da Microsoft.  Vamos ter  que  acompanhar o evento do dia 21.

Qual recurso você quer ver? Gostou do que foi vazado?

10 comments on “O que vamos ver no Windows 10 para smartphones? Lista com recursos prováveis

  1. Espero que no Windows 10, aqueles quadradinhos na barra de notificações não fique mais limitado em só 4 (ou 5 em aparelhos de tela maior), mas que assim como no Android, possa-se arrastá-los para o lado e colocar quantos necessitar. Também falta um daqueles gerenciadores de cor (esqueci o nome) em que você pode colocar qualquer cor em qualquer tom no Windows Phone. As cores atuais são bem limitadas..

    1. “””Espero que no Windows 10, aqueles quadradinhos na barra de notificações não fique mais limitado em só 4 (ou 5 em aparelhos de tela maior), mas que assim como no Android, possa-se arrastá-los para o lado e colocar quantos necessitar.””

      E a Google vai pensar que a Microsoft roubou a ideia dela.

  2. espero uma central de notificação mais aprimorada, e que os toggles deslizem como no Android. Que coloquem um controle melhor pra brilho de tela e que use mais os cantos da tela para adicionar funções e atalhos extras 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *