Os primeiros títulos do Xbox Series X serão intergeracionais

Estamos no ano do Xbox Series X e, desta vez, não é uma revisão de hardware, como era o Xbox One X, mas uma nova geração, e que será compatível com todos os jogos das gerações anteriores, inclusive com os do Xbox One. Esse aspecto já está claro, mas permanece a questão de saber se o Xbox Series X terá jogos que não chegam ao Xbox One e, se não, até quando a Microsoft espere que seus estúdios trabalhem apenas na nova máquina. Isso é comum na mudança de gerações, pois jogos como Ryse ou Forza Motorsport 5 foram lançados para o Xbox One e não obtiveram uma versão do Xbox 360.

Nós recebemos a resposta de Matt Booty em uma entrevista ao site mcvuk. Nele, Matt explica que, durante os próximos dois anos, os jogos serão intergeracionais e serão lançados simultaneamente para o Xbox One e Xbox Series X.

“À medida que nosso conteúdo aparece no próximo ano ou nos próximos dois anos, todos os nossos jogos podem ser jogados em toda a família de dispositivos (Xbox One/S/X e Xbox Series X). Queremos garantir que, se alguém investe no Xbox entre esse período e o lançamento do Series X, eles sentem que fizeram um bom investimento e que estamos comprometidos com a criação de conteúdo.”

Precisamos esclarecer que estamos falando de jogos da Xbox Game Studios; portanto, durante os primeiros anos de vida do Xbox Series X, todos os jogos exclusivos do ecossistema Xbox serão lançados para o Xbox One, Xbox Series X e PC.

Até o momento, sabemos que o Halo Infinite será um título do Xbox Series X, mas também será lançado para o Xbox One. Hellblade 2 é outro jogo confirmado para a Series X, embora, como ainda esteja em desenvolvimento, seja difícil saber se será lançado no próximo ano, o que poderia significar que sua versão do Xbox One poderia ser descartada. Quanto a este assunto, esperamos que Phil Spencer esclareça melhor essa questão no futuro próximo.

180 comments on “Os primeiros títulos do Xbox Series X serão intergeracionais

  1. E a mídia brasileira fazendo distorção como sempre.

    The Enemy fez a seguinte chamada!

    ”Xbox Series X demorará um ou dois anos para ter jogos exclusivos, diz Microsoft”

    Qualquer pessoa que faz a leitura rapidamente vai achar que o console VAI demorar a ter jogos exclusivos o que é inverídico.

    https://twitter.com/TheEnemyBR/status/1215696262688845824?s=20

    1. Nossa, isso foi mesmo ridículo. Conseguiram distorcer um notícia ótima para algo assim. O pior é que quem não lê a matéria entende que não vai ter jogo mesmo.

    2. O que não é mentira nenhuma, mas logico, isso dói no coraçãozinho dos lunáticos. Mas que diferença faz, Xbox não tem exclusivo faz tempo. Kkk

          1. a realidade é que vc está amando ser entranhado por japoneses não dotados kkkk continue nos divertindo kkkk

    3. Sugiro irmos lá na notícia alfinetar nos comentários.

      EDIT: quem fez a matéria foi o Breno Deolindo, o maior hater Xbox do The Enemy. Já fui lá e deixei o meu protesto. Muita gente já criticou o título tendencioso também. Galera tá pistola. Tomara que deem um esporro nesse “jornalista”.

  2. Muito bom isso. Nem todo mundo migra para a próxima geração no primeiro ano do lançamento. Eu particularmente possuo bastante coisa a desfrutar antes de migrar.

      1. O que acho melhor nisso é como aconteceu quando troquei do Xbox One para o X, quando revisito algum jogo melhorado parece que é algo novo e você se diverte como se nunca tivesse jogado.

      1. Obrigado por me avisar que não é a minha força gravitacional que mantém a terra girando em torno de seu eixo ao redor de mim. Me sentindo frustado agora…

    1. Com isso, o recado que a MS dá para a comunidade é que o Xbox Series X em si não é única condição necessária para poder desfrutar dos seus jogos e serviços, mas sim é uma opção interessante dentro de uma família de dispositivos oferecidos.

      O que interessa pra MS é estar dentro do ecossistema jogando, gastando, assinando serviço… seja o Xbox One caixão ou o novíssimo Series X. Esse jogador que hoje está no Xbox One, uma vez sentindo a necessidade de comprar futuramente um console novo, a tendência natural é que seja um novo Xbox, e o Series X figuraria como uma opção mais viável pra esse jogador.

      1. Eu entendi foi o contrário. Na minha leitura, o lançamento de exclusivos pro Xbox One (ou seja, todos os Xbox One) tem prazo de validade: 2 anos a partir do lançamento do XBSX. Depois disso, todo mundo vai ter que migrar. O que a Sony vai fazer já a partir deste ano, o Xbox fará depois.

        O que é um baita de um passo atrás, porque o discurso na época do lançamento do Xbox One X era de que ninguém seria deixado pra trás, que não ia mais haver gerações, enfim, não condiz com essa notícia.

        Entretanto, é consistente com tudo o que vinha sendo feito. A retro no Xbox One foi interrompida pra dar lugar à do Scarlett. Ali foi o começo do fim do suporte do Xbox One, mas todo mundo aplaudiu. Tenho minhas dúvidas se é tão complexo e custoso assim dar suporte a ambos…

        Penso que, levando em consideração o que houve com o 360, as versões pro Xbox One desses novos exclusivos, principalmente Xbox One S, vão ser meio precárias. Forza Horizon 2 do Xbox 360 é péssimo. E na época só houve interesse no crossgen porque a migração não foi no volume esperado.

        Claro, o 360 era uma máquina muito diferente do One, mas eu não duvidaria de a Microsoft apostar tudo no Scarlett e vir com 1080p60 num One X por exemplo. Com as thirds (e a Sony) vai ser pior ainda.

        1. Essa atitude vai ser muito bem vinda aqui no Brasil. Muita gente não compra console no lançamento pelo alto preço. De 1 a 2 anos é o período que começam trocar de console,  exatamente quando parar de sair jogo pro One e começar sair os jogos exclusivos do Series X. Acho que esse foi o raciocínio da Microsoft.

          Muita gente que acabou de comprar um One X, vai poder aproveitar Halo Infinita de boas.

          1. Sob esse ponto de vista faz sentido mas a indústria é mais que os AAA… Os consoles atuais ainda têm muita lenha pra queimar.

            Uma desvantagem do console em relação ao PC é essa, pra ter um enhanced você fica na dependência das publishers. Essa notícia é um colírio pra empresas como Ubisoft, pois permite eles lançarem um remaster do Black Flag sem compatibilidade com o Xbox One em vez de simplesmente lançarem um enhanced pra versão do One.

            E pra mim essa prática é difícil de defender… Mas é algo que a Microsoft influencia apenas indiretamente.

          2. Pra ser sincero, não sei porquê essa notícia causou tanto alarde. Isso é normal nós consoles. Chega um período que jogos da nova geração param de chegar nos consoles antigos.

            A diferença é que isso geralmente não acontece com jogos exclusivos, na tentativa de vender o novo console. Os mais fanáticos fãs de Xbox que sempre defenderam a exclusividade de tudo no Xbox, que reclamam dos jogos no PC , etc. Ficam puto com isso.

            Mas precisamos entender que a pegada do Xbox mudou, não é como da Sony, de forçar a compra do console. A Microsoft não liga ONDE você joga, desde que você jogue os exclusivos dele. Por isso estão dando uma colher de chá pra quem comprou o Xbox One X poder lançar os novos jogos. Pra eles, vender mais jogos e serviços é mais importante que vender console.

          3. Esse alarde começou com um rumor que a Sony não lançaria mais nada no PS4 a partir do day one do ps5 ,só sairia o tisushima e falou 2 the last of us e tchau.

        2. Na verdade não seria 2 anos garantidos porque eles estão contando com 2020 também, então seria esse ano e mais o próximo apenas, com + 1 ano de bônus. Lembrando que o Series X está previsto lançar em novembro deste ano.

          E eu não acho o discurso da MS incoerente, sabe porque? Porque a MS afirmou que iriam romper com o conceito tradicional de gerações (um conceito bem abrangente), no entanto devemos atentar também que uma hora o Xbox One terá de sair de cena e deixar de receber lançamentos, e em 2021 o console faria 8 anos de mercado, então entendo ser um ciclo bem longo pra um videogame e até um pouco acima do que empresas como a Nintendo e Sony costumam fazer.

          Aquele conceito disruptivo de gerações pode ser retrabalhado de maneira a tornar a transição de uma máquina para a outra muito mais suave do que em qualquer outra era da história dos videogames.

          Embora em algum momento ele deixe de receber os lançamentos, acredito que a longevidade geral do Xbox One será bem maior, tipo, o Xbox 360 está vivo até hoje, por meio da retrocompatibilidade, e ainda tem o fator Gamepass hoje em dia.

          1. O seu raciocínio é algo que tinha me passado pela cabeça, de que o fim das gerações tem mais a ver com software.

            É que, putz, eu gosto do One X. O Series X vai ser mais fodão, mas o One X foi o turning point da Microsoft, além de ser uma baita realização conseguir tanta performance de uma caixinha pequena daquelas. O Series X por sua vez é um console “sem compromissos”, ou seja, gastando tudo o que dá.

            A Microsoft deu um período de carência pro Xbox One e acho que algumas outras publishers podem seguir esse caminho também. A base do Xbox One é grande, não é do tamanho do 360 mas existe ainda um mercado rentável ali.

          2. Eu pretendo ficar com o One X até o final de 2021, e aí investir no Series X.
            Sei que o discurso da MS em não abandonar o Xbox One é bonito e que pelo menos os first party ela pode assegurar, mas as produtoras thirds deverão ser as primeiras a querer lançar jogos dedicados aos novos consoles em detrimento dos antigos já em 2021. O jogo do Senhor dos anéis, por exemplo, está listado pra sair em 2021 pra ps5, Series X e PC, e NADA foi falado sobre ps4 ou Xbox One.

            Estou bem curioso também pra ver como a retrocompatibilidade poderá tirar proveito do novo console. Acredito que estejam trabalhando nisso como um feature especial pra incentivar a galera a migrar logo.

    1. A Sony garantiu que não vai abandonar os usuários de PS4…é, assim como não fez com o Vita ou o PS3…de boa, suporte ao consumidor da MS é milhares de anos luz a frente da Sony, sem ser fanboy, apenas constatando um fato (tipo comparar Amazon e Americanas).

      1. Só discordo da parte do ps vita. O console foi abandonado! Possuia um hardware poderoso, mas nem de longe teve a mesma atenção que o psp por exemplo. Teve poucos jogos bons e um caminhão de indie. Ele não passa de um controle gurme do ps4. Pessoalmente acredito que muito disso esta relacionado ao bom do smartphone.

    1. Um console vai morrer logo quando lançar só pq também vai lançar games pra geração antiga.
      Aham, 100% de lógica nesse comentário. A propósito, se é assim todos os consoles estão mortos pois isso sempre existiu na troca de gerações.

          1. tu quer falar em capado? kkkk Olha pro teu remasterstation primeiro rapá kkkk te encherga garotinho mimado kkkk

  3. Kkkkkkkkkkkkkkkk….???????????????????????cadê os novos estúdios que iriam fazer trilhões de exclusivos?… Caixista só fode mesmo, agora vão ficar aí jogando jogos capado durante 2 anos. ????????????????????????????????????????????assim fica fácil pra Sony, mais uma geração batendo em cachorro morto!!!

  4. A Sony disse o mesmo, mas cá entre nós, a Sony é a empresa mais mentirosa que já vi. https://www.meups4.com.br/noticias/sony-promete-nao-abandonar-ps4/

      1. Igual a Çonia mentiu sobre os 120 FPS do PS3, mentiu sobre o 1080P 60 da turbina e mentiu sobre o 4K da turbina pró ??????

    1. Ela disse que dará suporte, mais não disse que não haverá jogos exclusivos do ps5, pode apostar que vai ter, e serão jogos sem limitações da atual geração.

  5. O que eu sei é que quem tem um xbox 360 ainda tá recebendo jogos na GwG. E isso não é ninguém que está dizendo. É o que está acontecendo. A hora do 360 vai chegar, mas o vovô tá cruzando uma geração além sem perder apoio da empresa. Mantendo a mesma política, o One ainda vai ter uma vida razoável pela frente

  6. É o ideal, se nao acontece igual o xbox fat, vendeu pouquíssimo no início, teve jogos de um orcamento mais elevado que acabaram não se pagando por isso. É interessante que ela possa lançar qualquer tipo de jogo e o público do xbox possa comprar ate q o xsx tenha uma base sólida de usuarios para bancar os jogos

      1. Cara, entenda de uma vez por todas! Esse negócio de geração acabou! É só UPGRADE gráfico e afins de agora em diante, não faz sentido você ter um console que pode muito bem rodar um game novo com gráficos mais modestos e esse jogo não ser liberado pra esse console! Se tu quer o pior para você, beleza! Mas a maioria não quer.

          1. Não, antes tinha exatamente o que você falou! Deixar de lançar um game para o console mais antigo só pq saiu um novo! Sai dessa! Perfil fake em site caixista e ainda quer ter moral.. kkkkkkk

        1. Quem dita as regras em um segmento é quem lidera o mercado,no caso dos consoles a sony… então o negócio de geração morreu pra ms,mas pra sony,nintendo esse conceito continua vivíssimo

          1. A Sony lidera? kkkkkkkk
            Só pq vendeu mais consoles tu acha que isso é liderar? Carros populares vendem mais do que carros de luxo, e são eles que lideram o mercado? NÃO! Quanta besteira..

          2. Porra,pela décima vez essa analogia falaciosa cara? Um carro de luxo custa muito mais q um carro popular,diferente do xbox e ps que tem preços próximos,essa analogia não cabe

  7. Interessante essa proposta acredito que alguns jogos possam ir muito além, especialmente indies, eu consigo imaginar Hollow Knight entre outros rodando liso no 360. Se a arquitetura for parecida é mais um incentivo pros devs indie lançarem no maior numero de plataformas possível. Ótima jogada, Microsoft.

      1. A questão é que ambos XBSX e Xbox One são x86, não vejo obstáculo pra suportar os dois. Devido ao Play Anywhere, os exclusivos da Microsoft rodam até em torradeiras…

        Essa conversa de ter jogos exclusivos nos novos consoles é apenas obsolescência programada, assim como acontece nos smartphones.

        Não sei se me afeta, pois certamente vou comprar o XBSX no futuro, mas é curiosa a mudança no discurso. Phil Spencer nos fez/faz muito, mas também não é nenhum Jesus Cristo pra ser acima de críticas.

  8. O novo xbox pode fazer chover eu vou de ps5, jamais vou perder todo meu progresso na psn pra entrar em um console multiplataforma.

        1. Então torça pra ter retrocompatibilidade e que continue tendo nas próximas gerações, no ps3 tava todo mundo feliz da vida com o ps3 rodando seus jogos de ps2 e ps1, depois as novas versões do console vieram sem retro, chegou o ps4 matou de vez a biblioteca do pessoal, quem quiser jogar alguma coisa do ps3 tem que ter o console ou se contentar em comprar o jogo de novo em versão remasterizada, quem tem Xbox ja ta despreocupado com isso, não vai perder nada.

          1. E isso não é disculpa, a diferença de arquitetura do ps4 com ps3, é a mesma do Xbox One com 360 e Xbox OG.

          2. a retro do xbox é um emulador veio, não sei no one x, mas no no s a grande parte dos jogos são injogaveis.

          3. quer dizer então que tu jogou a geração passada inteira numa tela pequena? eu joguei a geração passada numa TV de 40″ e hoje uso uma outra também de 40″, os jogos continuam do mesmo jeito que eram graficamente e com a performance melhor, injogavel só na tua imaginação.

  9. Só acredito vendo, duvido chegar um jogo full next gen e o console antigo rodar satisfatoriamente, vai fazer igual forza horizon 2 no 360, todo capado, nem pode-se dizer que é o mesmo jogo.

  10. Kkkkkkkkkkkkkkkk….???????????????????????cadê os novos estúdios que iriam fazer trilhões de exclusivos?… Caixista só fode mesmo, agora vão ficar aí jogando jogos capado durante 2 anos. ????????????????????????????????????????????assim fica fácil pra Sony, mais uma geração batendo em cachorro morto!!!

    1. Acho que vcs não acostumados com respeito ao consumidor por parte da Çoni, deixa eu explicar: Se você tem um Xbox vc vai jogar os jogos da próxima gen enquanto no PS vc só toma no rabo mesmo

    2. Caixista vai comprar o Series X. Tu é muito burro ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

        1. Eu disse que é burro, não vale o mato que come.
          Tu vai comprar PS5 retardado? A Sony falou que vai ser crossgen nos primeiros anos tbm ????????????????????????????????????????? os sonystas so tem dois neurônios e um nao funciona

        2. Eu disse que é burro, não vale o mato que come.
          Tu vai comprar PS5 retardado? A Sony falou que vai ser crossgen nos primeiros anos tbm ????????????????????????????????????????? os sonystas so tem dois neurônios e um nao funciona

        1. Pioro, são jogos que vão ser levados para o PS5, a própria Sony já disse. Diferente da Sony, que fez esses jogos pra rodar no PS4 e vão ser portados para o PS5 e vão cobrar por isso ainda, Halo e Forza são jogos feitos para o Series X e serão portados para o One, notou a diferença baby?

        2. Pioro, são jogos que vão ser levados para o PS5, a própria Sony já disse. Diferente da Sony, que fez esses jogos pra rodar no PS4 e vão ser portados para o PS5 e vão cobrar por isso ainda, Halo e Forza são jogos feitos para o Series X e serão portados para o One, notou a diferença baby?

  11. Pelo que entendi, inclusive eu estava lendo uma news agora pouco no Eurogamer, com os jogos first party da MS o suporte ao Xbox One é garantido em 2020 e 2021, e com alguma sorte até 2022. Pensando como jogador, é ótimo, apenas vou observar a qualidade dos jogos no Xbox One X.

  12. Pronto, já vi que se o PS5 disparar na frente em vendas a desculpa dos caixinhas vai ser essa…”E pq não precisa comprar o Xbox SX para jogar os novos jogos”

    1. Pronto, já vi que se o Xbox SX disparar na frente em vendas a desculpa dos sonistinhas vai ser essa…”É pq não precisa comprar o Playstation 5 para jogar os novos jogos”

  13. A mídia Br está bostejando ai afirmando que o SX só terá exclusivos depois de dois anos depois do seu lançamento. O negócio deles e endeusar o PS isso eles sabem fazer.

  14. Em outras palavras, deixem pra comprar o XSX depois de dois anos, pois só aí vai ter que jogo que realmente justifique o preço do console. Antes disse, vai ser tudo limitado pelo xonão capadão.

      1. Caixista é mesmo uma graça, acha que toda merda que a MS faz com o Xbox a Sony vai fazer também com o Playstation. Se liga, cara, jogo first de PlayStation saindo pra geração anterior depois de lançada a nova, quando existiu, foi exceção, a exemplo de GOW2 no PS2 e LBP3 no PS3.

        1. A Microsoft está mudando as regras do jogo faz tempo, agora é: “jogue nossos jogos, não importa onde“.

          Pra ela acabou a regra: “quer este jogo novo, então compre outro console

          Mas você já sabe disso.

          1. É mesmo, parça? Então ela deveria manter o XSX sem exclusivos, afinal de contas o que importa é todo mundo jogar onde quiser segundo o seu argumento. Aproveita e lança tudo também nos consoles concorrentes, afinal de contas o que importa é todo mundo jogar.

  15. O título dessa postagem me lembrou aquele meme da Dona Irene: “Ora, não me diga!” (leia com sotaque de Pernambuco) kkkkkk

  16. A ms ja tinha dito que acabaria com o conceito de gerações. Outro ponto é o investimento no xCloud cujo as laminas sao baseadas no Xbox S. Esse investimento todo pra 2 anos jogar tudo no lixo? Basta fazer as contas e incorporar a mãe Diná pra ver o que será do futuro da marca.

  17. Em outras palavras só após 2 anos do lançamento vamos ver algum “exclusivo” usando todo o potencial do FrigoBox… que o PS5 vai dominar a próxima geração já é certo, mas com a MultiSoft ajudando assim vai ser um massacre sem precedentes e fora os boatos da Big N esta fazendo um console de mesa “potente”.

  18. Bem, isso é bom porque assim teremos mais tempo para ver qual console se sai melhor em termos de custo x benefício, oferta de exclusivos e preços.

  19. Meu primeiro console foi um Hi-Top Game. Na caixa dele dizia “compatível com o sistema nintendo”, que era a forma de não ser chamado de “pirata”, porque minha família não tinha condições de comprar um Mega Drive, ou SNeS que tinha acabado de chegar nas lojas. A versão oficial do Nintendinho ainda não tinha sido lançada no Brasil por incrível que pareça, e custava o olho da cara importar um.

    E foi assim de geração em geração: eu comprava um SNES quando tava chegando na loja o N64, um Saturn quando chegou o Dreamcast e um PS2 quando chegava o PS3 e Xbox 360. Tenho certeza absoluta que a maioria dos garotos que jogam videogame hoje passaram ou estão passando por algo parecido nos dias de hoje. Talvez tenham um smartphone ou um notebookzinho sonhando com um console com jogos de ponta. Mas o caso é sempre o mesmo. A maioria desses aí que tão falando esse monte de merda em relação aos jogos do Series X serem cross gen um dia com certeza passaram pela mesma coisa em alguma dessas fases de transição.

    Enquanto a maioria dos garotos que jogam videogame ficam sonhando com o next gen que já tá nas lojas, as empresas simplesmente esquecem o “modelo ultrapassado” só pensando em quanto vão lucar com as vendas e o cara tem que se contentar com jogos que tem disponíveis na máquina dele, que apesar de serem bons, são tratados como coisa sem valor pra “elite” (midia, empresas e essa laia).

    Isso nunca aconteceu antes na história dos consoles e deveria ser tomado como exemplo! Pode falar a merda que for. Essa decisão me deixou orgulhoso por ter escolhido o lado verde da força! O que a MS tá fazendo nesse caso é mais que pró-consumidor, é lindo!

    Vá pro inferno você que pensa o contrário.

  20. Serão dois anos lançando jogos para Xbox one fat e série X!

    O série X será outro one X rodando os mesmos jogos do one fat porém melhores; mais sem a potência gráfica que almejamos em uma nova geração; 2 anos praticamente para mostrar seu poder; por mim poderia enterrar de vez o one fat/X pois isso apenas limita e muito os jogos que poderiam apresentar todo poder do novo Xbox série X

  21. Que bom, como vou comprar o ps5 primeiro, aguento mais um tempo com o one, e quando o series x estiver relevante com jogos exclusivos compro ele.

  22. Como eu já esperava, ainda vou ter um tempo de vida com meu Xbox One X antes de trocar pelo Xbox Series X. Acho excelente a MS dar esse suporte a quem já tem seu produto dando uma longevidade maior aos consoles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *