“Os smartphones estão mortos”, acredita o inventor do Kinect e HoloLens

microsoft_hololens_oficial

Alex Kipman, um dos técnicos superiores da Microsoft, acredita que a era do smartphone já está longa demais. “O smartphone já está morto,” diz Kipman, em entrevista ao Bloomberg. “As pessoas só ainda não perceberam.” Kipman declaradamente acredita que um dispositivo de realidade mista como HoloLens irá substituir o telefone, mas ele ainda não compartilhou suas previsões exatas para quando o smartphone será substituído. Para ele, os smartphones não morreram devido a falta de vendas, mas sim pela falta de inovação.

Pode parecer loucura, mas existem muitos rumores que a Apple também pensa de forma similar e que já em 2018 poderemos ver um iPhone com uma combinação de óculos para tirar proveito dessa tecnologia.

Kipman é um dos inventores da tecnologia dentro do HoloLens e ajudou a desenvolvê-lo em segredo em Redmond, Washington. Kipman também inventou o sensor Kinect e ganhou destaque dentro Microsoft depois das boas vendas do gadget no Xbox 360. A história do Kinect tomou um rumo errado quando a Microsoft tentou vender o acessório obrigatoriamente com Xbox One e com um preço U$100 maior que seu rival PlayStation 4.

Abaixo, o vídeo do teletransporte:

[youtube]7d59O6cfaM0[/youtube]

Kipman sugere que a Microsoft pensa em misturar o holográfico com a realidade também em um telefone. A Microsoft ainda não enviou uma HoloLens aos consumidores, mas alguém com U$3.000 pode comprar um diretamente da Microsoft. Um sucessor para a deve chegar até 2019, pois devido à falta de concorrência a Microsoft teria se pode se dar ao luxo disso. Contudo, muitos parceiros já começaram a criar dispositivos com tecnologia similar.

Será que próximo telefone da Microsoft poderia usar a realidade virtual? Os smartphones podem morrer com novas tecnologias?

54 comments on ““Os smartphones estão mortos”, acredita o inventor do Kinect e HoloLens

        1. Já é consenso entre a mídia especializada de que ele é sim a melhor ferramenta de realidade aumentada que temos atualmente. Tem gente sendo operada por médico usando isso (aqui no Brasil inclusive).

          1. mas não é um aparelho pra substituir smartphones, é pra ser usado em casa, no trabalho… e não sair com isso no meio da rua…

          2. Aí tu se entende aí com o Jorjão ou com o cara que deu entrevista porque eu to falando apenas do Hololens

  1. Então podemos dizer que os smartphones são os carros com motor de combustão interna e os dispositivos de realidade mista são os carros com motor de célula de hidrogênio?

    1. “Para ele, os smartphones não morreram devido a falta de vendas, mas sim pela falta de inovação.”

      Não houve a inovação ainda, vai reina enquanto isso.

    2. O iphone inovou e causou um reboliço no mercado de celulares. O que esta faltando e algo que tenha preço viavel, móvel e chame a atenção dos usuarios para que eles deixem o celular de lado e concentrem sua atenção.

  2. Pessoal está de matar o smartphone de qualquer jeito.

    Smartphone está igual PC hoje em dia, não importa o que aconteça, ambos não vão morrer.

    1. a Microsoft fracassou no mundo dos smartphones e agora querem acabar com eles todos rsss parece birrinha de criança… tipo, “não queria mesmo… isso aí já era, já morreu… já saiu de moda… ” rsss

  3. Para quem nao entendeu, o próximo boom do mercado tecnológico sera: Internet das coisas, inteligência artificial e holografia. Alguma semelhança com filmes de ficção dos anos 90? O que ele quer dizer é que do msm jeito que as pessoas deixaram de focar sua ate pão em pcs em detrimento de smartphones, deixaram de focar em smartphones devido o surgimento de outros dispositivos mais complexos e com funções inovadoras. O smartphone atual, baseado na experiencia iphone nao sera eterno.

    1. Mas sera necessário um aparelho pessoal, ninguém vai querer ver um email na rua e todo mundo ver……… Smartphones estão definitivamente ligados nas vidas das pessoas

  4. Enquanto as pessoas não percebem continuam gastando o seu dinheiro nos smartphones e a concorrência enchendo o bolso. Espero estar errado mas a perda deliberada de mercado não vejo como uma jogada de mestre.

  5. ô… já estou até vendo as pessoas andando na rua com um trambolho na cara, fazendo cosplay de Cyclops dos X-Men kkkkkkkkk velho, smartphone é tipo mouse ou as TVs, o smartphone não vai sumir, só vai ser melhorado… mas o formato básico é esse, uma tela controlada com os dedos e comandos de voz.

  6. Desculpe, mas o mundo não esta preparado para isso ainda… Smartphone serve para ligar, conectar e tudo mais. Ninguém vai ficar andando com um óculos no meio da rua, se você ligando já bate carro, imagina com isso?

  7. Enquanto o autor mata smartphones todo dia, pessoas estão acessando mais a internet por eles do que por PC`s.
    Só pq o Windows fracassou em smartphone, não quer dizer que eles estão mortos.
    Os únicos smartphones que estão mortos, são os com Windows.

  8. Os pc estão muito mais mortos que os smartphones e a Microsoft continua investindo, olha que o mercado vem caindo faz anos. E smartphones ainda estão crescendo

  9. A transição dos celulares para os smartphones demorou alguns anos, mesmo assim ainda existem os celulares convencionais em grande quantidade pelo mundo. Essa grande tecnologia que substituirá os smartphones ainda não é palpável, muitas pessoas nunca viram e ainda acham que é produto de ficção científica, pode ser que se concretize e realmente substitua, mas alguns pares de anos ainda seria necessário para poder declarar os smartphones mortos, até porque não estaria morto um setor que mesmo com a diminuição do crescimento, não para de crescer. Não sou nenhum crítico no assunto, mas os dados estão ai, qualquer pessoa com acesso a internet pode confirmar que ainda é setor que mais da lucro pra várias empresas.

  10. Kinect que está morto isso sim e se engana quem pensa que foi por causa do preço, o Kinect, o Wii e todos esses esquemas de jogo sem joystick morreram pq as pessoas gostam de passar horas jogando sentadas com seus joystick enquanto passam pouco tempo jogando sem joystick, é coisa pra confraternização de fim de ano com os familiares e amigos

  11. A queda dos smartphone pode ser uma tendência de longo prazo, mas até lá, milhões ou até bilhões de aparelhos serão vendidos

  12. Entendi o que quiseram dizer embora tenha ficado uma desgraça total a matéria, mas a única coisa morta de fato até agora é o Kinect mesmo.

  13. Eu acredito que o HoloLens é um produto feito para que os desenvolvedores encherem ele de aplicativos de realidade mista e ao mesmo tempo distraem as empresas concorrentes (Apple, Google, etc). Enquanto tentam copiar o HoloLens, a Microsoft secretamente cria seu dispositivo (Surface Phone/Surface Pocket/Surface Screeless) que vai substituir os smartphones tradicionais, chegando no mercado com centenas de Apps já desenvolvidos para o HoloLens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *