PC gaming ganhará novo aliado ainda neste ano; Steam se popularizará no bolso?

gpd-pocket-jogo

Na WinHEC 2016, a Microsoft anunciou o Windows 10 para dispositivos ARM, abrindo todo um universo de novas possibilidades.

Os dispositivos com ARM são tipicamente menores e mais eficientes em termos de energia que os seus primos volumosos da Intel, ao custo do poder de processamento bruto. À medida que os chips ARM se tornaram mais poderosos, a Microsoft finalmente superou a lacuna entre a arquitetura Win32 e ARM. A empresa explicou como os novos dispositivos que funcionam nos mais recentes processadores Snapdragon da Qualcomm podem executar programas como o pacote completo do Office, o Adobe Photoshop completo e os “jogos populares do Windows“.

Os esforços no mercado de games para dispositivos móveis da Microsoft estão concentrados até agora na Windows Store. Existem alguns jogos que funcionam em smartphones e PCs Windows, mas geralmente são títulos muito ocasionais. Os poucos jogos AAA da loja do Windows 10, como Gears of War 4 e Forza Horizon 3, ainda estão de fora.

E se milhões de jogos Win32 da Steam não tão exigentes pudessem ser executados em um futuro dispositivo móvel com Windows 10?

Claro, não estamos falando de um Battlefield 1 no curto prazo (levará mais de alguns anos para esse tipo de poder chegar ao ARM), mas há muitos de jogos, inclusive inéditos, que poderiam funcionar muito bem nos processadores ARM mais modernos. Na WinHEC 2016, a Microsoft demonstrou o quão bem World of Tanks Blitz é executado em um PC com Windows ARM. As possibilidades de executar jogos populares como League of Legends ou mesmo World of Warcraft em dispositivos com ARM tornam-se claras. A API de gráfica 3D padrão do DirectX já é suportada pelo Windows 10 baseado em ARM.

League-of-Legends-galvao

Os parceiros de hardware poderão criar uma série de novos computadores com Windows 10 finos, leves, com boa duração da bateria e sempre conectados que executam aplicativos Win86 e UWP, incluindo o Adobe PhotoShop, o Microsoft Office e os populares jogos do Windows.

Atualmente, fácil imaginar como isso é na prática, pois isso já ocorre com os processadores da Intel, a exemplo o GPD Win, Nvidia Shield ou até mesmo o tablet Linx8, embora com uma enorme biblioteca na Steam e GOG.com, os jogos Win32 funcionariam bem em máquinas de baixo custo. No caso do PGS poderia até funcionar como smartphone, pois ele vem também com Android.

[youtube]6O2nBoa0VAc[/youtube]

[youtube]rEx_JEIOOno[/youtube]

[youtube]nudBNhvKFTE[/youtube]

[youtube]EpTy_vs0KMI[/youtube]

[youtube]yjq4loTiCqQ[/youtube]

Naturalmente, esses dispositivos precisariam de controles externos porque a maioria desses jogos clássicos não suportam touch, mas as possibilidades são claras. Já não existe uma barreira de nível do sistema operacional entre tablets , phablets, smartphones e jogos Win32.

phil-spencer

O chefe do Xbox, Phil Spencer, disse uma vez que viu uma oportunidade para a Microsoft voltar a emergir como uma marca de consumo nos jogos, da mesma forma que a Apple alavancou a música com o iTunes e do iPod.

(Apple) na música com o iPod e o iTunes e tudo o que eles fizeram foi uma incrível oportunidade de crescimento para eles, e eles realmente provocaram prazer e inovação no produto, tanto no design industrial quanto na forma como o serviço funcionou. Eu acho que temos a mesma oportunidade com o Xbox aqui na Microsoft.

Essa nova tecnologia poderia ser a evolução do que ouvindo na WinHEC 2016, além disso, só nessa semana, a Microsoft lançou o programa Creators Live que possibilita que os jogos da Windows Store possam também funcionar no Xbox – antes só funcionava com aplicativos ou jogos de estúdios grandes ou do programa ID@Xbox. Dessa forma, já foi dada a largada para que um jogo comprado num smartphone com Windows 10 possa ser utilizado no notebook ou console Xbox.

Com os novos processadores ARM mais potentes, o Xbox Play Anywhere poderá ir para o bolso em dispositivos mais finos, compactos, com maior duração da bateria. A Nintendo tem tido um bom resultado com o Switch, e quem sabe as parceiras da Microsoft agora finalmente possam popular o Windows em dispositivos mais compactos e não necessariamente mais caros.

A Microsoft tem uma grande oportunidade para dar aos jogadores de PC dispositivos móvies para os gamers – uma versão para o bolso da Steam.

Quando isso será possível? Após o próximo mês, e ainda este ano, a Microsoft e seus parceiros começarão a vender o Windows 10 para dispositivos ARM, e se alguns já faziam “mágica” com os processadores da Intel em dispositivos compactos, agora tudo será mais facilitado. Mais um concorrente para a Intel e mais opções para os consumidores.

Compraria um dispositivo em ARM? Ou só confia na Intel? Tem interesse em dispositivos portáteis para jogos?

6 comments on “PC gaming ganhará novo aliado ainda neste ano; Steam se popularizará no bolso?

    1. Jogos em ARM ainda é complicado. Vide o Switch, um hardware (e software) feito exclusivamente para jogos, mas que não roda todos os jogos, alguns só roda em resolução mais baixo e por ai vai.

        1. Eu tenho um e gostei dele.

          Zelda ficou bom, Mario ficou bom. Mas são jogos feitos pensando numa arquitetura ARM. É diferente você pegar um jogo pensado para Intel e emular num ARM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *