Perfect Dark comemora 20 anos!

Perfect Dark, Rare

Foi em 22 de maio de 2000, nos Estados Unidos, que os felizes proprietários de um Nintendo 64 foram capazes de descobrir o universo futurista e distópico de Perfect Dark. Considerada uma sequência espiritual do tão amado GoldenEye 007, Perfect Dark comemora seu vigésimo aniversário hoje. A oportunidade de voltarmos a este título, que está hoje no top 15 do Metacritic dos melhores jogos de todos os tempos.

Numa época em que o FPS ainda era chamado de “Doom-like”, o jogo de ação em visão subjetiva parecia destinado a brilhar no PC. A bomba Half-Life lançada em 1998 lembrou apenas a obsolescência de tentativas em consoles deste tipo de jogo. Com raras (Rare) exceções, sem trocadilhos. Em 1997, o estúdio britânico Rare publicou na Nintendo 64 um certo GoldenEye 007, a adaptação para videogame do filme estrelado por Pierce Brosnan no traje do agente Bond. O sucesso comercial e crítico que se seguiu convenceu o estúdio a apostar em FPS em consoles.Apesar da proposta ter feito muito sucesso, o estúdio preferiu criar sua própria franquia. Assim nasceu Joanna Dark, uma agente secreta que descobre os mistérios de organizações perigosas.

Parabéns Joanna Dark!

Perfect Dark no Nintendo 64 acontece em 2022. Quando sua criação começou em 1997, ainda imaginávamos que os carros voadores Blade Runner vagariam entre os arranha-céus das metrópoles, na década de 2020. À frente da equipe de desenvolvimento, encontramos Martin Hollis, que trabalhou anteriormente no GoldenEye 007. É por isso que observamos muitas semelhanças em termos de mecânica entre a aventura de Bond e a de Dark.

Os guardas têm quase a mesma inteligência artificial, o manuseio é muito próximo e os objetivos são adicionados em caso de dificuldade mais alta, como o FPS anterior produzido pela Rare. A engine do jogo em si é uma versão aprimorada da usada para o GoldenEye 007. No total, o Perfect Dark exigiu 3 anos de desenvolvimento, o que pode ser considerado o tempo de produção normal hoje, mas que foi percebido como (muito) muito tempo na época. De fato, Hollis teve que lidar com várias armadilhas durante o design, desde a saída de alguns de seus executivos até a falta de RAM no console. O Expansion Pak, um pequeno cartão para inserir no N64 para dobrar a RAM, também é obrigatório para jogar a campanha do jogo.

No entanto, estaríamos errados ao comparar o Perfect Dark com um simples reskin do GoldenEye 007. Joanna Dark realmente tem mais de um truque na bolsa. Ela tem a possibilidade de dar uma olhada discretamente para verificar o que está acontecendo em uma sala, ela tem gadgets divertidos, como a famosa mini-câmera a ser implantada para inspecionar os níveis e, acima de tudo, ela pode ser acompanhada por um (e) colega. A aventura principal pode de fato ser compartilhada por dois, graças a um inovador modo cooperativo da época. Graficamente, o jogo é um dos softs mais bonitos do N64. Os danos localizados e o sangue projetado nos corpos à medida que as lutas ocorrem geram uma boa sensação de poder ligado às armas, enquanto as músicas, que variam de acordo com o grau de perigo, mostram boas composições. No que diz respeito ao design de som, as vozes digitais em inglês trazem imersão real. Se isso faz você sorrir hoje, não era comum ouvir vozes reais nos jogos lançados na máquina Nintendo.

A história cativante e os bots de integração multiplayer mais do que completos ajudaram o Perfect Dark a se estabelecer como um dos maiores sucessos da Rare. Um plebiscito tão crítico quanto comercial que motiva a desenvolvedora a produzir um novo episódio destinado ao GameCube, antes da aquisição do estúdio pela Microsoft não o transformar em título de lançamento do Xbox 360, em 2005, sob a direção desta vez de Chris Tilston. Mesmo se suspeitarmos a Microsoft está pensando seriamente no retorno da espiã, Joanna Dark é, no momento, uma personagem que pertence ao passado.

Para aqueles que desejam (re) descobrir o trabalho da Rare, uma versão remasterizada está disponível na Xbox Store (também incluída no Rare Replay – está no Xbox Game Pass). Também possui um modo cooperativo que pode ser jogado na Xbox Live, permitindo a tela dividida. Ótimo para sentir que seu melhor amigo está jogando ao seu lado enquanto você tenta salvar o mundo.

39 comments on “Perfect Dark comemora 20 anos!

    1. Você disse.

      ”E vamos combinar, enquanto a sony ta ai entregando, com melhor grafico ou nao, jogos AAA, a Microsoft só entrega indies ou joguinhos como Grounded, pelo amor de Deeeeeeeeeeeeeeus, ate eu que sou caixista to de saco cheio ja.”

      Achei que os AAA eram classificados pelo orçamento e primor na qualidade, mas ta bom né.

    2. O último jogo “Denso” da Sony que prestou foi em 2018.

      Microsoft não lança indies, pois é a editora mais rica de todas. Se ela lança indie, então todas outras são. Pode lançar jogos com baixos ou altos orçamentos, mas indie não é. Vamos estudar o que são jogos independentes!

      Nós últimos meses tivemos jogos como Gears 5, The Outer Worlds, Ori e Gears Tactis. Todos com estilos variados, sucesso de público e ótima notas. Ainda serão lançados e anunciados mais jogos para este ano.

      A Sony só lançada jogo “Denso”, cadê os multiplays, RPGs originais, jogos de estratégia, metrovânia, shoother, masmorra…? Days Gone, Erica ou Medieve são densos? Se for, por favor Microsoft, não faça “Densos”.

      Comecem a cobrar da Sony variedade e originalidade. Vocês não contam do mesmo estilo de jogo só com a temática diferente?

      1. Só vi choro nesse comentário, melhores jogos a Sony lança e o cara vem falar isso, acho que todos mereciam jogar as obras prima que Sony lança… Vcs iam mudar de ideia, parecem q vcs tem ANTOLHOS nos seus olhos …

        1. “Exclusivos” é um fator cíclico. Explica essa: se a Sony lança os melhores jogos, pq sua média de notas é pior que a da Microsoft? Você também é um alienado?

      2. Eles não cobram da Sony pois sabem que ela não atende, afinal foi o executivo dela que falou que se as pessoas não estão satisfeitas que saiam.

      3. Vou te responder te fazendo uma pergunta: uma boa parte dos profissionais que estao compondo as novas desenvolvedoras Microsoft Studios estao vindo de onde?
        Ja ja chegamos em gears 15, mas queremos jogos exclusivos foda nos estilos rdr2, AC, homem aranha, entre outros… o video game mais potente do mercado pra usarmos so pra gears 5?
        Eu nao disse aqui que a microsoft nao presta ou é lixo, estou falando aqui que falta ela fazer algo que crie uma hype fudida como esta sendo com cyberpunk, como foi com rdr2, como esta sendo com ghost… nao vai ser com grounded que ela vai conseguir isso. Sorry.

        1. Vc conhece um jogo com o nome Mário?
          Aquele mesmo q t pega atrás do armário!
          Desde la dos anos 1980 ou 1990!
          Bem q eu quero q lancem GEARS todos os anos!
          Uncharted tem 4 jogos da história principal!
          God of war tem oq? 4? 5? 6?
          A EA deve considerar ruim lançar fifa todos os anos e cobrar bem por isso!

        2. Como que poderiamos criar hype sendo que já foi dito milhares de vezes que os jogos de seus 15 estúdios serão anúnciados em julho.
          Não seria mais consciênte esperar até julho?

          1. Exato. Tem uns sonystas que teimam na mesma ladainha de que a Microsoft comprou mais estúdios pra desenvolver mais Gears…

        3. Não e possível que você ache que o mundo gira em torno de você. O Xbox Game Studios tem que entregar conteúdo diversificado. Cadê os jogos em visão isometrica da Sony e Nintendo? Ou
          em primeira pessoa? Eu gosto de jogos assim também. Tem que ter jogos em primeira pessoa, em terceira pessoa e também em visão isometrica, ou seja, atender a todos os gostos. Eu por exemplo estou muito interessado em Grounded.

          Na tua visão a Microsoft tem que entregar sempre jogos para te atender tão somente. Falaram mal de Sea of Thieves, State of Decay 2 e ORI 2, mas taí o resultado, fazendo sucesso até hoje.

        4. Espero mesmo q sempre tenha Gears no Xbox, Santa Monica do PS só faz god of war, guerrilha só fazia Killzone até o shadow fall q foi tão ruim q resolveram parar pra criar outra ip (Horizon zero Dawn), Spiderman qndo saiu insomniac nem era deles compraram posteriormente, bloodborne é de estúdio third, naugthy dog só sabe fazer uncharted, tlou2 até hj não teve continuação e pelo q vi vai ser uma bosta comparado ao primeiro.
          Nem Microsoft nem Sony vai parar de fazer suas franquias Halo, Gears Forza, god of war, uncharted enquanto esses jogos venderem bem. Microsoft adquiriu estúdios em 2018 da uma segurada q jogo não sai da noite pro dia.
          Se for pra Microsoft criar uma nova ip tipo Horizon zero Dawn e para isso Halo deixe de ser feito como foi com o Killzone prefiro continuação de Halo.

        5. Meu filho, NÃO EXISTE na Sony jogo exclusivo do mesmo naipe/magnitude do RDR2 ou TW3. Único que se aproxima é o HZD e mesmo assim não chega nem perto.

      4. Por essas e outras que uns jogarão The GOTY os US Part II e Ghost of Tsushima e outros jogarão Grounded. Hihihi

        Resta mesmo sonhar com o próximo Xflop, que esse morreu em 2013.

        Eu li isso “Nós últimos meses tivemos jogos como Gears 5, The Outer Worlds, Ori e Gears Tactis” eu queria saber quem não recebeu The outer Worlds? Kkkk E quais dos outros precisam exclusivamente desse Flop chamado Xflop One?

        Xflop One está tão SEM relevância até por parte da Microsofret que Gears Tatics nem no consoleco flopado chegou ainda. Hihihi

        Vai Phillll…. soca mais joguinho mediocre nesses lunáticos que ta pouco!!!! Hihihi

    3. Pra quem esta bem vestido ai na foto parecendo um advogado!
      Vc é o manja rola em!
      So jogo curto?
      Indie = independente (se isso significa ser independente de outras empresas ou do dinheiro dos outros, pode ser q se encaixe!)
      So multiplayer! Conhece quantum break??
      Algo denso? Oq seria?
      Agurado respostas!
      Obrigado!

    4. Outro perfil do Felipe, esse cara é completamente doente, ele fica caçando fotos de modelos, advogados, empresários etc, fotos de homens que parecem bem sucedidos para criar inúmeros perfis falsos e ficar falando mal de xbox, cara já superou o nivel de sociopatia há muito tempo, já é um psicopata com certeza.

  1. Um dos maiores e melhores FPS de todos os tempos, infelizmente Halo chegou no ano seguinte e o tornou obsoleto, mas até hoje são pouquíssimos os jogos com o nível de customização do Perfect Dark.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *