Carregando...

PlayerUnknown’s Battlegrounds agora é exclusivo do Xbox One e PC, sugere estúdio

PlayerUnknown’s Battlegrounds agora é exclusivo do Xbox One e PC, sugere estúdio

Battlegrounds

PlayerUnknown’s Battlegrounds, ou melhor, PUBG, foi anunciado como um “Exclusive Launch”, ou melhor, “exclusivo de lançamento”. Contudo, ainda alguns jogadores e boa parte da mídia interpretava isso como “exclusivo temporário”, algo que ele nunca foi.

Para ficar mais didáticos:

  • Exclusivo temporário: o jogo fica impedido de ir para outra plataforma por um período de tempo, normalmente de seis meses a um ano. Um empresa paga para que o game não saia em uma outra plataforma.
  • Exclusivo de lançamento: o jogo sai em uma plataforma específica, mas está livre para ir para outra plataforma – mas isso não quer dizer que vá.

Um exemplo prático, Cuphead é um exclusivo da Microsoft, mas não por acordo, e sim por simples convicção do desenvolvedor. Por ser um estúdio pequeno, eles não querem ter mais trabalho com o Playstation. Black Desert, um dos fenômenos do PC do momento, o estúdio também não é grande, e pode levar anos ou talvez nunca chegar ao Playstation.

PUBG sempre teve um amor adicional pelo Xbox, e já vimos sites afirmando que tal game chegará ao PS, isso é mentira. O estúdio nunca confirmou isso, e apesar do sucesso no PC (8 milhões de unidade em 4 meses), o game ainda nem foi lançado, ainda está no programa de acesso antecipado da Steam. Entenda, o estúdio não é grande e está muito atarefado.

PUBG não tem data específica para chegar ao Xbox, apenas “no final de 2017“, algo muito estranho pois estamos praticamente no mês de setembro.  Também por isso, a Microsoft interviu e resolveu publicar o jogo, ou seja, vai ajudá-lo a chegar no Xbox de forma aceitável ainda este ano. Nos consoles, a Microsoft que vai publicar, mas veio a pergunta, e no Playstation, se um dia ele sair, será a Microsoft a editora?

Não, segundo um dos desenvolvedores, a parceria foi fechada com a Microsoft e não existe previsão de ser lançado em outros consoles. A Microsoft também ajudará o estúdio na versão PC (possivelmente torna-lo algum dia em um Xbox Play Anywhere). Mas com a negativa de estar sendo desenvolvido para o Sony Playstation e a Microsoft ajudando no seu desenvolvimento, inclusive sendo sua editora. Como visto acima, PUBG não está sendo pensado para outros console, logo, ele é um exclusivo Xbox One e PC.

Um dia a exclusividade pode ser quebrada? Quem sabe, mas é melhor esperar sentado, como dito acima, a versão para PC nem foi lançada ainda e o desenvolvedor confirmou que não irá para outro console pois agora a Microsoft tem participação efetiva no game.

Fonte: MSP

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.