Por favor Microsoft, transforme o Windows 10 Mobile em “sistema desktop” e acabe logo com isso

android-ios-windowsphone

Antes de iniciar a matéria, já aviso que estou devendo algumas matérias legais para vocês, mas nesta semana resolvi viajar e tirar umas “férias”, mas voltarei a postar com força total em breve.

Muitos acreditam que o Windows Phone morreu, outros acham que está mais vivo do que nunca. Todos os dois estão certos se observados por óticas diferentes, ele estaria morrendo se dependesse da sua participação no mercado, mas estaria mais vivo do nunca de acordo com o avanço das atualizações e da quantidade e qualidade de novos apps. Se por um lado ainda não chegou Pokémon Go, Snapchat ou Periscope, e ainda dependemos do Specter, PoGo e Easyscope, no  outro lado a Plataforma Universal conseguiu trazer o Facebook, Messenger, Instagram, Skype, Twitter, VLC, Steam e tantos outros renovados.

Em quantidade de recursos exclusivos e diferenciais, o novo Windows Phone, chamado de Windows 10 Mobile, também não faz feio com a Cortana em português, Windows Hello, Continuum, UWP, integração cada vez mais profunda com o PC e Xbox, e por aí vai.

Contudo, a Microsoft se desfez de grande parte das fábricas e dos funcionários “herdados” da compra da divisão móvel da Nokia. Os Lumias estão em extinção e possivelmente já chegaram ao fim de linha e tudo parece acontecer de forma premeditada para uma reestruturação profunda deste setor da empresa.

Vamos ser sinceros e entender os problemas

Steve-Ballmer-Microsoft-589x300

  1. O Windows Phone não conseguiu bater de frente com o iOS e Android em termos de participação global. Claro que, na América Latina ou na Europa, o sistema ganhou destaque, mas não conseguiu cativar o apoio de grande parte dos fabricantes e consequentemente de alguns desenvolvedores.
  2. A marca Lumia perdeu força nos sites especializados de tecnologia.
  3. A Microsoft/Nokia dominou a participação do sistema móvel além de possuir aplicativos exclusivos que inviabilizavam a concorrência de fabricantes alheias. Será que injetar dinheiro na Nokia para lançar Lumias espantou outros fabricantes? Provavelmente, sim.
  4. Se Steve Ballmer estivesse na Microsoft, seria capaz do sistema rodar mais apps do Android do que UWP. Lembre-se, ele era fã dessa ideia.

A combinação dessa listinha de erros tornaram o Windows Phone mais perto do iOS, em termos de abertura, do que o próprio Windows desktop da empresa. Entendemos que é um fato.

Corrigindo os erros

nadella-logo-windows-10

  1. A Microsoft decidiu se livrar da aquisição da Nokia, claro que, a “parte boa”, como por exemplo o Pureview, está nas mãos da empresa da rainha dos softwares. Mas a saída dos Lumias do mercado e a retirada de atualizações, aplicativos  e recursos exclusivos  também tentam conquistar mais fabricantes.
  2. A morte da marca Lumia em prol da marca Surface. Bem, se isso se confirmar no próximo ano, veremos o Surface Phone. Por ser de um marca que tem feito um enorme sucesso lá fora, é claro que os sites especializados e a mídia terá melhor olhos se comparado a mais um novo Lumia no mercado.
  3. Foco total na Plataforma Universal.
  4. Criar uma nova categoria de PCs híbridos com smartphones, e se valer da estratégia da linha Surface para atrair mais fabricantes.

PC + Windows 10 = fabricantes

 

samsung-galaxy-tab-pro-s

Ninguém aqui está falando que a Microsoft irá acabar com o Android ou iOS no próximo ano, mas na verdade, esperamos que a empresa de Redmond crie um novo produto diferenciado e que atenda inicialmente nichos importantes, até que se torne também viável aos consumidores finais. Atualmente o Windows 10 Mobile é vendido para os fãs e público empresarial.

Mas como tornar o Windows Phone sustentável sem ter que injetar dinheiro em fabricantes? Será que se injetar em uma, outras ficariam com “ciúmes“? Se pagar pelo Snapchat outros desenvolvedores também iriam querer recursos financeiros? Isso seria sustentável e daria certo? Bem, isso já foi adotado por Ballmer e parece que não foi uma boa saída.

O Windows Phone tem vender por si só, tem que conquistar fabricantes com suas próprias pernas, o “rapaz” já não é mais uma criança. O foco empresarial é justamente para isso. Empresas como a HP e Acer já deixaram claro que, segundo seus estudos, o mercado corporativo busca aparelhos com a segurança e veia produtiva – o Windows 10 Mobile é uma excelente solução. Esta foi uma das saídas que a Microsoft conseguiu para fazer com que mais fabricantes investissem no seu sistema móvel, e tem dado certo, são pelo menos 17 que já apoiam. Dentre elas estão a Lenovo, Vaio, Acer e HP, fabricantes tradicionais do mercado de PCs, e isso pode não ser consciência.

Para muitos, estamos diante da era pós-PC, onde os tablets despescam em vendas e os híbridos, liderados pelo Surface, ganha mais participação no mercado. Aliás, até os smartphones estão a cair em vendas no mundo todo.

A Dell já se despediu dos tablets com Android, a Samsung já lançou Galaxy com Windows 10 (foto acima) e até a Xiaomi resolveu lançar seu laptop recentemente. O Windows está vivo, enquanto o Android em tablets não deu o resultado esperado. Percebam que a era “pós-Pc” está recebendo forte influência da Microsoft e até a Apple quer convencer que o iPad Pro é um PC. Percebam que, os PCs não morreram, só evoluíram para dispositivos mais compactos, conversíveis e com telas touchscreen.

Os PCs estão vivos e com cara nova e, as fabricantes estão apoiando o Windows 10. Voltando alguns parágrafos atrás, nós falamos que a Microsoft quer criar uma nova categoria de smartphones híbridos com PCs, obviamente com Windows 10. Juntando A + B, é fácil descobrir que isso é um movimento para conseguir mais apoio. Nem todo mundo pode levar seu PC nas costas, ou no bolso.

Por favor Microsoft, dê o xeque-mate

Project-Centennial-blu

O Windows 10 Mobile já está a se tornar um “sistema desktop” através do seu Continuum, mas precisamos mais que isso. Recentemente, a Akyumen criou o Holofone, um aparelho com dual-boot entre Android e Windows 10 PC. A ideia é que os usuários não terão que fazer concessões, um aparelho que além de smartphone pode ser utilizado como um PC completo. Parece ser uma ideia genial para quem deseja um aparelho completo e versátil.

Outro ponto que vale salientar, o ChromeBook do Google conseguiu vender bem no primeiro trimestre do ano, depois de anos de fracasso. Claro que, nada estrondoso, mas ocorre que a Google conseguiu cativar os estudantes com seu “notebook baseando na nuvem” com o ponto forte: preço.

Outro ponto interessante, a Microsoft é uma das empresas mais poderosas do mundo dos games, além de possuir o Xbox, ela ainda tem o Windows, o sistema por excelência dos games. Não deve demorar muito para que mais jogos apareçam na Windows Store, sejam do legado Windows, do próprio Xbox ou da nova Plataforma Universal.  O Windows 10 pode fomentar o Cross-buy, Cross-save e Cross-Play graças a unificação proposta como filosofia máxima.

[youtube]D-N5wHC9YUQ[/youtube]

Tudo isso para dizer que, por favor Microsoft, permita que os programas x86 funcionem também no Windows 10 Mobile. As fabricantes poderiam apoiar, afinal elas já têm um preço pelos PCs e existe um bom público que não quer levar andar com um PC nas costas. Os públicos entusiastas, corporativos, estudantes e gamers poderiam servir como nichos iniciais. Já conheço muita gente que usa o Windows Phone por causa do Xbox, por exemplo.

Hoje em dia, muitas TVs já saem com o Miracast de fábrica e já dispensam o uso de adaptadores. Muitos usuários do atual Continuum do Windows 10 Mobile também já descobriram um outro ponto forte além da mobilidade, a economia de energia. Isso já é muito bom para os consumidores, e mais ainda para as empresas.

Percebam que, o caminho para o xeque-mate seria o mesmo que os Surface tomaram ao deixar o Windows RT de lado e focar na programas X86. Mas repetimos, isso não enterraria o Android ou iOS, mas traria um produto diferenciado para o mercado e que poderia atrair fabricantes e usuários para acabar com a história que o sistema móvel é o patinho feio da empresa.

Concordam? ou não?

116 comments on “Por favor Microsoft, transforme o Windows 10 Mobile em “sistema desktop” e acabe logo com isso

    1. Sim..primeiro texto do Jorge que eu concordo 100%..
      Mas deixa uma questao no ar…podemos afirmar que o windows mobile está morto para consumidores normais? Que querem apps e nao programas? Aqueles que querem jogos e apps novos?

        1. me referi a apps tipo snapchat, pokemon go, prisma, essas coisas.

          Mas sei la…é estranho pensar no futuro no windows mobile como um sistema focado no corporativo. Entao aquele executivo que usa um wm para trabalho, anda com ele pra cima e pra baixo sendo seu verdadeiro pc, esse cara vai andar com um outro aparelho tbm, para o uso pessoal? Nao seria estranho andar com 2 celulares?
          Sei la…é estranha essa possivel proposta da ms

          1. O pior é quem nem no corporativo ele tem os apps indispensáveis.

            Tive que comprar um tablet droid, para operar aparelhos de iluminação, som, fotografia, entre outros que utilizo profissionalmente.

            por sorte meu irmão havia guardado um 5s, e me deu, caso contrário, tinha que continuar andando com a tablet..

            e todas as áreas estão horríveis

            Nem as impressoras HPs são conectadas Wi Fi com nosso sistema, ao contrário dos droids e maçã bichada..

            pensa, se nem a HP perdeu tempo em desenvolver um app,,, quanto mais o resto do mundo…
            Pois não existe nada mais universal que HP, Canon, Epson,, e nenhuma dedicou um segundo aos Apps W Phone

            Ou seja
            o merdella não está com esta bola toda, certo ?

            Já caiu Belfiori, e mesmo a Donna, está sumidinha, né ???

      1. não acho que morto. W10Mob está descansando em paz kkk
        acho que muitos confundem quem está morto: A linha Lumia – os dois são tão sinônimos que todo mundo esquece de separá-los nessa hora.

  1. isso vai completamente ao contrario q a microsoft quer fazer, ela quer matar o .exe, o único motivo dela manter no desktop é a retro compatibilidade, a ideia de transformar o celular em um pc já esta acontecendo mas vai ser pela nova plataforma uwp.

    1. verdade, por isso a grande preocupação com o onecore, e unificar a loja de aplicativos, o .EXE vai ficar para traz creio eu, apps serão a realidade, primeiro pela facilidade de alcançar mercado e em segundo pelo desenvolvimento de ser único para ambas as plataformas Windows.

          1. Sim, verdade. É que tem muita criança que Não sabe as diferenças. Assim, simplifiquei para exemplificar minha adolescência no DOS. Hoje muita gente mal conhece api e apk.

    2. so que um total suporte das empresas em abandonar o .exe e lançarem os apps nao loja vão demorar e MUITO…chuto até mais de uns 8 anos

        1. Mas o suporte x86 não pode terminar assim, programas como o Photoshop e Cad são complexos demais para a UWP (Ou não?) e outros programas como antivírus também fica difícil adaptar da noite para o dia, se é que isso é possível.

          Eu penso que essa “transformação” precisa partir dos usuários domésticos (os beta testers), limitando os usuários de versões Home a terem acesso a aplicativos apenas pela loja ou no mínimo incentivar isso o máximo possível. Depois faz o mesmo para as empresas, assim eles tem um tempo maior para se adaptar as mudanças.

          1. Isso mesmo Smartplox.
            Até jogos parrudos ainda estão enfrentando problemas com o UWP. Não dá para se desfazer das bibliotecas do Win32 de décadas tão simples assim.

          2. pois é, já estamos passando por essa transformação, o .exe vai continuar lá mas vai perder suporte a atualizações (vide IE e microsoft edge), sobre a complexidade, bem uma plataforma (java, win 32, uwp, etc) nada mais é q um conjunto de apis, o .exe hoje tem mais apis e as mesmas são mais estáveis, mas o grande problema delas é q por estarem completas uma alteração é dificil, o android é um exemplo disso q ano após ano não consegue a mesma estabilidade de outro sistemas, então é melhor começar uma do zero e efetuar a transição.
            Ficou claro a ideia da microsoft, o windows 10 é essa transição, quando a mesma estiver completa não haverá mais distinção entre devices vc vai ter um celular q roda windows e não w10m (ficaria a mesma coisa hoje do notebook e pc) vc vai ter um device q roda o mesmo sistema e as mesmas linguagens em todas plataformas e ai sim o celular vai se tornar um pc e nem daremos conta disso pq estará tão integrado q vai parecer comum.

          3. Nunca vai, porque construímos uma civilização inteira, sério, em cima de programas x86, não se muda isso de uma década pra outra. Pense em empresas que usam sistemas inteiros de automação, gerenciamento e controle baseados em programas x86. Essas empresa vão só aprimorando e corrigindo erros no decorrer do tempo, ninguém em sã consciência ousaria reescrever programa inteiros pra simples adapta-los a programas universais pra rodar em Windows 10. Só quem trabalha com informática sabe o tanto de clientes que compraram computadores com Windows 10 e exigem que coloquemos o Windows 7 neles. Hoje fiz isso em seis notebooks em uma farmácia que dei assistência, pq o programa que eles usam a mais de quinze anos tem travamentos no Windows 10. Agora pense isso de uma maneira global. Se não me engano, os correios dos EUA da América usam um sistema que só roda no Windows XP e eles já declaram que ao vão mudar isso a longo prazo, pois os custos não valem a pena. Estou dando apenas dois exemplos.

          4. Jaime o .exe vai continuar no pc por um tempo, a questão da matéria é trazer ele para o mobile e fazer uma gambiarra.

          5. A questão é que muita gente prega o fim dos x86 como se isso fosse possível e viável a curto prazo. Não é. Levará décadas pra isso acontecer, e se acontecer.

          6. De certo modo o x86 está saturado, mas ele continuara la por um tempo, a menos q microsoft de um jeito de transformar eles em uwp para q possamos usar softwares velhos

    3. Para o UWP dar certo as pessoas tem que utilizarem os sistemas da Microsoft.
      Windows sem programas x86 não deu certo. A plataforma UWP deve causar a morte do EXE, mas isso não será amanhã e a Microsoft não pode ficar sentada esperando o tempo passar.
      Já está mais do que claro que os apps x86 tem seu valor. Não se aproveitar do seu legado de décadas é ir contra os próprios usuários.

      O Projeto Centennial só ratifica o que eu disse agora. 😉 E ele não é o contrário do que a Microsoft pensa.

      1. O centenial é só um remendo para encher a loja um uwp feito do zero é bem melhor, mas pra ele se tornar padrão precisa passar o Windows 7 em share.
        E ela não vai contra os usuários por não dar suporte a win 32 no smart, ele iria contra se tirasse suporte no pc pq foi pra q eles foram planejados.

  2. OFF
    Pessoal, meu 3G parou de funcionar do nada, já configurei o apn certinho e não rolou e também formatei o Lumia 730 e não funcionou. Alguém sabe o que pode ser? (minha operadora é a Vivo, se é que importa hahah)

  3. “Logo”. Quer algo rápido ou algo bem feito? Se vier pouca qualidade com certeza vão apedrejar a Microsoft. E tudo por causa dos próprios usuários. Sem hipocrisia, por favor.

  4. É complicado uma CPU na arquitetura RISC executar parâmetros da arquitetura CISC… Se os processadores dos celulares fossem feitos pela Intel (q usa CISC) ao invés da ARM (q usa RISC) tenho certeza q a Microsoft já teria liberado os programas x86 ou x64

  5. Acredito muito que o futuro da informática será focado em smartphones/computadores, pois em um único aparelho, conseguiria fazer as ligações e os trabalhos que necessito no computador, ficando fácil levar o seu computador para qualquer lugar que necessitamos…
    O computador poderá ser levado dentro de uma bolsa menor, que irá acondicionar somente a dock, teclado e mouse, precisando somente de um monitor no local de trabalho e em casa ou onde for utilizar o mesmo…..

  6. É fato que a gama de apps .exe é bem maior que UWP, e isso é bom. Teoricamente poderia ser possivel por o Android for x86/PC virtualmente num Hyper-V rodando dentro do Windows 10 Mobile (64 bits) com Snapchat, e tantos outros. Dependeria de um hardware parrudo + bateria claro. Já imaginaram a gritaria da concorrencia , hehehe.

    1. Claro que os desenvolvedores fariam a migração / porting de .exe (x86) ou apk´s´para UWP ocorreriam ao logo do tempo gradativamente com novos hardwares das fabricantes.

  7. Off: Alguém esta conseguindo baixar aqueles apps q ficaram gratis no my free app (ou algo do tipo) ? Aqui aparece pra eu comprar eles ps: Ultima build redstone

  8. Nessa matéria como seria executar .exe (x86) num contexto mobile. Vejo muitos problemas como proporção de tela, interação com programa (quase todos sao focados com teclado e mouse).
    A usabilidade seria muito ruim.
    Acho que melhor estratégia ainda seria o uso de pontes para adaptação para mobile e não algum tipo de execução direta.
    E maior simbiose entre smartphone e PC ajudaria para alavancar as vendas.

    1. Alguns programas já são exemplos de como seria a adaptaçao de tela, como o office. O programa será desenvolvido com essa tecnologia de múltiplas faces. Vcs não entendem nada mesmo!

      1. Vai com calma rapaz! Se você notar direito o office possui as versões x86, x64 e Mobile. O que já vimos que não funciona tão bem para outras empresas…

      1. Ainda bem que depois que a idade avança bem, a gente fica com menos pressa. Apesar que eu deveria ter mais pressa senão me vou desse mundo e não conheço nada do que a MS “pretende” fazer por nós.

        Quando eu era jovem eu tinha uma pressa daquelas. Queria tudo pra ontem.

  9. Eu acredito que o primeiro passo agora é fazer como a google, a google trouxe desenvolvedores pro android não somente porque o sistema ficou popular, trouxeram porque fazem um trabalho bem feito nesse meio, quando introduziram o material design, fizeram um site completo com toda documentação, bem explicativo, fazem diversos eventos que incentivam e que ajudam a entender melhor cada vez o conceito material e etc, e não falo somente de design, a microsoft precisa compreender melhor a cabeça desses desenvolvedores e fazer o que eles precisam, se não ninguém vai ter interesse em desenvolver apps, não basta deixar fácil o processo de programar tem que ter uma experiência bacana, e principalmente deixar seus apps poderosos pra dar o exemplo, o app nativo de alarme por exemplo sempre que vou ligar o alarme ele demora processar essa simples ação e fica travado por alguns segundos.

  10. Pega aquele aplicativo do Google que temos na loja e faça uma busca por voz nele e uma busca por voz utilizando o recurso da Cortana no Edge ou em outro APP, estamos anos luz atrás, até nisso…

      1. Não estou falando de Cortana, Now ou Siri, apenas o reconhecimento de voz, escrever buscas por comando de voz, é horrível no Windows Phone, já pelo APP do Google, tudo que vc disser, ele entender perfeitamente.

    1. Tem que baixar o aplicativo Supervisor de Atualizações (Upgrade Advisor), depois disso é só checar as atualizações novamente.

      Isso se seu lumia for elegível para atualizar para o W10M.

    1. Pra quem não consegue abrir os novos três pontinhos la em cima, ai lado do botão de chamada, desliga o bloqueio de rotação pq na horizontal ela abre normalmente.

          1. Carai, abandonou o Windows 10 mobile, agora abandonou a loja, só falta abandonar a plataforma Windows completamente, parar de desenvolver software e ir vender pipoca no sinal, Pipocas Microsoft, ai eles vão para de fazer pipoca também, ai eles vão fazer a saquinho para a pipoca, ai eles vão abandonar a venda de saquinhas de pipoca

      1. O celular tem se tornado uma extensão do computador… mas tem gente que acha que deve substituí-lo. Claro, dependendo do uso até pode, mas no geral, não pode e não vai. É a mesma coisa com o tablets, falaram que iriam substituir os PCs. Não conseguiram porque não faz sentido.

        Tanto é que a MS lançou o Surface Book. Um tablet com capinha-teclado jamais vai substituir um notebook/laptop.

        E tem gente esperando que um celular vá substituir um desktop. Pelo amor.

        1. Perfeito.

          E há outro ponto que dói os olhos quando eu leio: “Surface é um tablet.” Não. Não é. Ok… tem mais coisas que a galera ai posta que dói…

          O máximo que chegou perto foi o RT, ele sim era um tablet. Surface é um PC em um “form factor” de um tablet.

        2. E pior que nesses sites fanboys o que mais tem é gente que acredita piamente nisso. Tem um tal de William que fala que UWP é superior a qualquer programa x86. Daí questionei como uma empresa tipo a SAP vai migraria todas as soluções corporativas e empresariais dela pro formato universal e qual seria a utilidade disso, ele falou que não precisa pq a Microsoft já oferece soluções empresariais melhores que a SAP. Beleza, oferece… Só que também são programas complexos demais pra portar e nem a Microsoft pretende fazer isso. Enfim, essas coisas servem pra tentar apagar o fogo… Problema quem nem fogo tem mais, já virou cinza.

    1. Esperei bastante ela no pc pra usar pelo celular em sincronia…cansei de falar e ela nao entender…voltei pro google now. Uma pena que ele nao da pra usar pelo pc tbm, que é plataforma que eu fico mais tempo

  11. Jorge, concordo plenamente. Já desejo há muito tempo ver um smartphone rodando o Windows completo, com capacidade de executar não só os arquivos “.appx”, mas também os “.exe”, oferecendo uma experiência completa em informática a partir de um aparelho que cabe no bolso. Usado com o Continuum, ele substituiria perfeitamente um PC (não um top de linha, mas pelo menos os mais básicos, com capacidade para funções menos rigorosas, como editar planilhas e macros de VBA), associado a monitor, teclado e mouse de modo a funcionar no lugar do gabinete da CPU. Para mim, essa é uma evolução natural da computação.

  12. Problema que nada disso é pra hoje, nem processador pra fazer isso existe. E virtualizar aplicativos x86 só funcionaria em países com Internet extremamente boa, oi seja, não iria popularizar o sistema do mesmo jeito. Daí vem outra questão, até isso se tornar possível, três ou quatro anos, qual será o sistema ou tecnologia dominante? Até lá Apple e Google também podem partir pro mesmo caminho, repetindo, se houver demanda dessa tecnologia, e todos sabemos da demora e enrolação que a Microsoft leva pra colocar essas coisas no mercado. Ela pode chegar atrasada num mercado que ela inventou.

    1. Pode ser feito sim na tecnologia atual, como nós mostramos na matéria exemplos de “gambiarras”. Os novos smartphones estão saindo com 6GB de RAM e processadores da intel estão cada vez menores.
      É perfeitamente possível e nada de outro mundo.

        1. Que eu saiba os processadores da Intel, além de terem um custo mais elevado (pela arquitetura e firmware embutido), esquentam muito e consomem mais energia, ou seja, só desvantagens pra plataforma móvel.

          1. Imagina você com um smartphone, que segundo os fãs vai substituir o PC, como ficaria a questão da bateria? Eles ficariam ligados o tempo todo na tomada, ou recarregando na dock? Alto desempenho é igual a alto consumo de energia.

        1. Carai, abandonou o Windows 10 mobile, agora abandonou a loja, só falta abandonar a plataforma Windows completamente, parar de desenvolver software e ir vender chicletes em uma banquinha, ai vão abandonar o chiclete e ficar só com a banquinha, e depois vão abandonar a banquinha, depois de abandonar a banquinha vão fazer a banquinha e aí vão abandonar de fazer banquinhas

  13. Muito Boa Materia! Torço para que venha Bons frutos dessa estratégia e que o Windows 10 Mobile cresça numa escala sustentável assim como o Windows 10 como um todo!

  14. Nem em simples logística a MS pensa privando boa parte do mundo de seus serviços. MS Store nem tem no Brasil e em muitos países. Precisa difundir os produtos das OEMs em suas lojas… Mas cadê as lojas? Kkkkkk. A MS tem de pagar pra trazer apps modinhas ou não vai ter jeito.

  15. Perfeita a análise.

    Parabéns.

    Única falha imperdoável a meu ver… colocar a foto do merdella

    Iria dormir bem mais satisfeito se não tivesse visto esta anta…

    Valeu Abrs

      1. Né, ele simplesmente desapareceu e apagou seu blog, seu canal do youtube, e sua página do Facebook sem dar explicações. Achei uma falta de respeito com seus fãs isso, nem pra explicar porque iria parar com tudo…

  16. “…voltarei a postar com força total em breve.”
    Voltarei a postar com força total. Já estaria bom. Tenho trauma dessa pequena frase maldita: “em breve…”

  17. OFF TOPIC – Depois que atualizei o meu 640XL para a 14393.67, meu whats está uma mer**, lento, travando.;. alguém mais está assim?

  18. Show…. vamos tentar… vamos mudar…
    Tudo isso eu acho valido…
    – Agora uma empresa matar uma linha, sujar o Nome… abandonar os clientes… e etc.. etc.. pra lançarem algo revolucionário isso eu nunca vi..
    – Na melhor das hipóteses isso devia ter sido feito paralelo sem matar os Lumias…. e depois que o novo projeto já estivesse se destacando ai sim ir eliminando os Lumias aos poucos….. Não deixando os Clientes abandonados…

  19. Pow boa a materia. Mais tipo que isso iria ficar meio complicado nos aparelhos mais modestos…
    mais seria uma boa alternativa. Quem não quer seus programas de PCs no celular???
    todos nois queremos….

    1. Quem? Um número ínfimo de pessoas. Me diga cinco programas de PC que a grande massa de consumidores quer. Lembrando que a grande massa nem quer mais ligar um PC, a não ser pra trabalhar.

  20. O que é que a Microsoft tem para oferecer ao mercado corporativo que os outros não ofereçam já,e com participação da Microsoft?Só se remover o Office das lojas da concorrência.De resto,para além das apps da própria Microsoft,há uma miríade de aplicativos nas outras lojas,que não existem na loja Microsoft,e possivelmente nem vão existir.

  21. Muito boa a matéria. Mas isso funciona para o público de fora… Pra nós brasileiros n vai surtir efeito porque mesmo quando n estávamos em crise e tínhamos todos os incentivos possíveis, a Microsoft se interessou em trazer a linha Surface pra cá. Hoje eles tem a grande desculpa para abandonar o nosso mercado e isso faz n valer a pena exportar um produto sem garantia, sem assistência técnica, sem peças de reposição e sem suporte de firmwares (já que elas estão sendo liberadas por região e n por aparelhos).

  22. Como se a MS não tivesse muito com se preocupar, me aparece uma notícia que hackers conseguiram quebrar umas das seguranças mais bem guardadas da MS.
    O tal Security Boot…
    Será que procede?

    1. Carai, abandonou o Windows 10 mobile, agora abandonou a loja, só falta abandonar a plataforma Windows completamente, parar de desenvolver software e ir vender pipoca no sinal, Pipocas Microsoft, ai eles vão parar de fazer pipoca também, ai eles vão fazer a saquinho para a pipoca, ai eles vão abandonar a venda de saquinhas de pipoca.

  23. O surface phone deveria ser um celular com W10. Da mesma forma que existe a opção de modo tablet, poderia ter o modo phone para se adaptar a telas menores e rodar apenas o que é feito para celular.

  24. O texto é bem interessante, mas tem um ponto que faltou mostrar: Investimento sem parceiros e interessados, sempre será lento. O texto tem pontos fortes, mas a Google não precisa correr atrás das empresas, as empresas vão a ela! Os aliados da Google são bem fortes no mercado (Samsung, LG e companhia) e até empresas menores procuram a Google e isso até gerou o Android Phone feito na índia que custa menos de 20 dólares e funciona bem. Ter vendido a Nokia ou não , não faria diferença! Quem estava trilhando esse caminho era a MS e suas políticas quadradas, pois mesmo vendendo a Nokia ela poderia ter comprado a patente dos produtos da Nokia e continuado a usar aquela linha maravilhosa de apps…mas, não quis! Preferiu rumar em frente a uma parede e transformar a câmera de todo Windows Phone não top, em uma parcela do que era antes (a câmera do meu 640 era monstra no lumia câmera classic, dava gosto tirar fotos, perto do lumia câmera 5 e o app de WM10, que só tem piorado e tirar a granulação excessiva, a MS necas.). Em um patamar comparável ao que o Xbox enfrenta em seu nicho a linha Mobile se compara a Nintendo, que vive reclusa e paga aqueles micos feios na E3, que da vontade de queimar o NES/SNES, só de pensar que uma gigante da década de 90 mínguo e virou uma empresa ranheta. O próprio Win10 já é um Lumia gigante e nem estranho a interface, pois parece uma extensão de tela do meu Lumia 640, só que mais potente. Mas a MS derrapou feio com o Quantum Break, já anunciaram uma versão Steam DX11 que vai funcionar com o Win 8/7, tirando um pouco o foco da plataforma de apps universais e sem falar que sério, custa facilitar a vida do jogador da plataforma Windows, equiparando a potência necessária para rodar os jogos deles em vez de extrapolar para algo 2x ou 3x mais que o chip do X one! Eu desinstalei o Forza Apex e o KI do meu PC, pois estava quase nem querendo jogar Forza mais na minha vida… achar a configuração certa e ela funcionar fluída é um desafio em PCS do tipo mid parecidos com o hardware do X one. Killer Instinct é um milagre e roda bem, mas você ganha nada com a versão free… nem um troféu se quer, sendo que os free da PSN e alguns da live tem isso. A MS tem poder, mas não sabe usar direito, pois querem unificar tudo e no papel eles acertam, mas na prática parece o contrário de tudo. Se querem unificar a coisa toda, eles deveriam repensar tudo novamente, pois a única coisa que eles conseguiram nessa unificação foi complicar mais ainda (X one e PC só terão jogos com compra compartilhada em certos títulos da empresa… o conteúdo da loja se unificou e agora você nem precisa de ter um lumia para jogar aqueles joguinhos populares da loja do WM, pois o seu Xbox já vai rodar eles e com melhor desempenho (sendo que isso já ocorre desde o Win8… jogava mais Asphault 8 no meu PC do que no meu Lumia 640) e vai rodar jogos triplo A… o impulso de crescimento é maior nas divisões Xbox e PC e nem se quer citam os Lumias na E3, sendo que na era 360 ele era um complemento e fazia algumas coisas junto do 360…) e estagnar nichos, pois agora tudo que você tem no WM/PC você terá no seu Xbox, o PC será o carro chefe e com isso você nem precisa ter um celular deles, sepultando todo o investimento. Se é para integrar a divisão mobile, porque não seguem o padrão sony PS4+Vita/ PS3+Psp, que pelo menos adicione algo e não deixe o seu Lumia como um mero visualizador de novidades da Xbox live, que praticamente já existe no PC e anula a total usabilidade do app mobile.

  25. Será que a estratégia do “sistema desktop” não vai comprometer as vendas do Surface? Se eu posso comprar um Smartphone-PC que cabe no meu bolso, pq eu vou comprar um Tablet-Laptop? Tudo fica meio confuso! Eu tenho dúvidas quanto a essa aposta da Microsoft e penso que eles já se deram conta disso…

  26. Não… tá mooooorto, nem adianta massagem cardíaca… Abandonou seus clientes em angústia… Não acompanhou o mercado, parem de dizer que é estratégia, ninguém que sair perdendo para depois supostamente virar o jogo… Gosto do sistema e o uso, mas na real, não vamos nos iludir…
    Meu ponto de vista é de usuário do sistema… Vejo outros e estamos MUITO atrás e duvido que chegue perto do IOS e ANDROID.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *