Projeto xCloud foi adaptado para ajudar a criar jogos durante a pandemia do COVID-19

A situação de saúde que estamos enfrentando neste 2020, com a infeliz pandemia de coronavírus que assola o mundo, teve inúmeras consequências em todos os setores, incluindo o de videogames, causando atrasos e que os estúdios se adaptassem com pressa ao teletrabalho para continuar moldando os jogos que estão por vir.

Hoje, a Microsoft publicou um artigo interessante em seu blog oficial, no qual conta como começou a trabalhar para adaptar seu serviço de streaming de jogos, o Project xCloud, às necessidades de vários estúdios para que eles pudessem continuar trabalhando para o Xbox One e Xbox Series X.

Durante o texto, eles falam sobre as dificuldades dos desenvolvedores em continuar trabalhando em jogos para o Xbox One, já que na maioria dos casos eles não podem levar os kits de desenvolvimento para casa, um elemento necessário para continuar a moldar seus jogos. Ele funciona para executar testes técnicos e jogáveis ​​em seus títulos para encontrar bugs e fazer melhorias.

Para ajudá-los, a Microsoft começou  trabalhar para adaptar o serviço Project xCloud, movendo recursos para criar um aplicativo de PC para os devs  pudesse conseguir uma conexão remota com kits de desenvolvimento do Xbox para continuar trabalhando e testando seus trabalhos com baixa latência já a 60fps.

Alguns dos estúdios que usaram e estão usando o Project xCloud para testar seus jogos são Eidos-Montréal, Infinity Ward, Ninja Theory, Playground Games, Rare, Turn 10 Studios ou Undead Labs que, graças a essa ajuda da Microsoft, continuam seu trabalho para consoles Xbox, independentemente de fazerem em casa ou em seus escritórios.

É mais do que provável que alguns desses estúdios que mencionamos nas linhas anteriores estejam trabalhando em jogos que veremos no próximo Xbox Games Showcase que a Microsoft celebrará em 23 de julho e graças aos quais vamos dar uma olhada no inicia jogos  first party para o Xbox Series X.

 

Fonte

 

138 comments on “Projeto xCloud foi adaptado para ajudar a criar jogos durante a pandemia do COVID-19

    1. Os retardados daqui não poderão fazer o mesmo com ghost of tsushima

      The Last of Us 2 pode ter feito Metacritic mudar sistema de análises de usuários
      Usuários notaram que estão impedidos de analisar games no dia do lançamento

      8 de julho de 2020 por Vinícius Paráboa

  1. Smart Delivery

    DiRT 5 incluirá upgrade gratuito para o PlayStation 5
    Codemasters não te cobrará se quiser ir para a próxima geração
    Publicado por Pholi, em 11:12 (3 horas atrás).

  2. Eu quero saber seus Caixistas safados oque vocês vão falar sobre a descontinuidade do One S e X???? ambos os consoles que tem de 3 a 4 Anos pararem de fabricar ? Cadê o Suporte honesto ? Cadê a Palavra sagrada do Phil Mentiroso e quem comprou o console agora ?

    1. O 360 até hj atualiza, vc acha que vai tirar suporte mesmo? O máximo é parar fabricação. Mas suporte vai ter por uns três anos ainda.

    2. Qual foi o youtuber ou “influenciador” que colocou essa merda na sua cabeça, pra você vir aqui e repetir?

      Tenho reparado que os argumentos falaciosos e desinformação de sonistas são sempre os mesmos…

  3. Eu torço muito pros planos do Xcloud darem certo. Nao é difícil acreditar nesse cenário dos jogos em nuvem. Está mais próximo do que imaginamos.

    O Xcloud vai se unir ao gamepass se tornando uma única assinatura. Isso é louco demais! Você assina, joga Hellblade 2, Halo Infinite, e cancela hora que quiser!!! A Microsoft é a empresa que mais se aproxima do desse modelo igual Netflix, graças ao gamepass!

      1. Duvido muito, mesmo q o xcloud seja um sucesso completo os consoles ainda são muito populares, só em um futuro bem distante para isso acontecer e se acontecer todas as empresas iriam migra para esse tipo de serviço.

          1. Óbvio que não é mais popular , Xbox perdeu a Relevância e isso é Nítido , e os rumores já estão circulando do Fim do console os Caixistas já vai levar uma facada nas costas porque ONE S E X vai ser descontinuados e corre o risco de perder também o Suporte

          2. A geração do one acaba esse ano, tem mais é que focar em produzir o Series X mesmo, suporte deve continuar só não vão mais produzir.

          3. Ta vendo é por isso que eu falo que Caixista é tudo gadolandia mesmo e oque o Phil Mentiroso disse que os Exclusivos ainda sairia por 2 Anos após o lançamento do Séries ? me dê uma resposta sobre isso

          4. Se isso de descontinuado se confirmar significa que eles vão parar de fabricar o console, jogos e serviços vão continuar seu animal. Just dance do ano passado foi lançado para o Wii sendo que até o Wii U já foi descontinuado, se quiserem lançar jogo no Xbox vão lançar.

          5. Já é fanboy, dono da verdade e de todo o conhecimento da indústria dos games, deve ter começada na jogar nessa geração e está por aí falando besteira.

          6. Piada, esse não sabe nada! A Microsoft tem um ótimo histórico de suporte. Dá suporte ao Xbox360 até hoje!

          7. Xbox teve quase 50% menos de vendas em relação ao 360, um verdadeiro fracasso incontestável… Se o Series X não vingar, o que dadas TODAS as pesquisas com players mostram que não vai, já que SEMPRE mais de 50% fala que vai pro Playstation 5, eu diria adeus Xbox enquanto hardware

          8. Não dá para saber, Xbox original vendeu pouco mas o 360 foi um enorme sucesso, game Cube vendeu pouco mas o Wii foi um enorme sucesso e dps veio o Wii U que foi um fracasso, PS2 teve um sucesso gigante mas o PS3 começou bem mal e só foi se recuperar no fim da geração dele, o one pode ter vendido menos mas nn foi um fracasso e tudo que a Microsoft fez nessa gen foi começar a se preparar para a próxima, o one teve um lançamento horrível, tinha poucas parceiras e uns 4 estúdios, agr está tudo diferente, muitas parceiras, muitos estúdios e a publicidade tem mostrado o series X desde o ano passado, a gente já conhece bem ele e oq faz. E outra, a grande massa que compra console (só para jogar FIFA, cod e fortnite) não tende a ser muito fiel.

          9. Mas são estúdios que não apresentaram nada ainda de realmente relevante. Hellblade pode ser a qualidade que for, não é, pelo menos não ainda, um system seller. Todos os outros estúdios ainda não apresentaram algo que a maioria das pessoas bata o olho e já queira na hora, e alguns deles têm péssimo histórico… Tipo aquele de We Happy Few. Esse jogo é uma tralha COMPLETA! O inXile trabalha com jogos de NICHO (estratégia) que não é system seller tbm. O Xbox está prometendo, prometendo e prometendo tem anos, mas não entrega! Tento que, como eu disse, vc vê todas as pesquisas com consumidor, a esmagadora maioria sempre aparece tendo Playstation como preferência de compra!

          10. A verdade que incomoda:
            Xbox- 24 milhões. Inovou para sua época! Jogabilidade online, HD embutido, e 2x mais potente em tudo do que um ps2.
            Xbox360- 85+ milhões. Quase tanto quanto o ps3 e todo o peso da marca playstation
            XboxOne- 48+ milhões de consoles.
            Marca Xbox – Ultimamente só apresenta pontos positivos:
            4k de verdade no Xbox One X
            Só elogios ao Gamepass
            Superioridade inquestionável do XSX
            Satisfação dos consumidores lá no alto

          11. Já disse:
            É FLOP queira vc ou não.
            O Gamepass é um Flop, tanto que só o negócio de 1 Real quase vitalício na gambiarra aí que mantém tendo usuários.

          12. Ih, atacou irracionalmente um serviço pró consumidor, daí fica complicado discutir. A Microsoft está muito a frente nos serviços que serão essenciais no futuro da indústria, com o Game Pass e o futuro Xcloud, porque além de ter mais lucro que a Sony, tem uma base fiel de assinantes, está disponível em quase todo lugar e tem mais de 8 mi de assinantes a mais, mesmo tendo vendido quase 60 mi de unidades de consoles a menos. Diferentemente do PS Now, que mal tem 2% da base instalada usando e está disponível em pouquíssimos países.

          13. Gamepass é ANTI-consumidor. Assim como o Netflix é! Sempre fui a favor das propostas do PCO de estatizar o Netflix assim como o Uber.

        1. Será sim amigo é só uma questão de tempo, minhas expectativas é que em 2030 ou na pior das situações 2040 tudo seja via streaming.

          1. Eu acredito que sempre existirão consoles novos só que deixarão de ser vendidos pelo preço de fabrica.

          2. Só, por curiosidade, então vc acredita que os consoles novos serão vendidos por um preço maior que o de fábrica?

          3. Não tem sentido algum. Para se manter, durante quase toda a história, a indústria cobrou o preço de fábrica ou mais barato nos consoles (isso quando não são subsidiados e a empresa leva prejuízo), para lucrar com software, acessórios e serviços. Se os consoles custassem o preço de PC, esse modelo de negócios acabaria e ninguém compraria console.

          4. Essa seria a condição em meio ao domínio do Streaming por exemplo. E ainda assim teria saída mesmo tendo PC como opção por duas hipóteses: leigos em PCs ou o fim de jogos sendo rodados também no PC devido ao Streaming. Afinal, por que as devs lançariam seus jogos no PC se o objetivo das devs desde que mundo é mundo é evitar venda de jogos de segunda mão, aluguel de jogos sem retorno algum e pirataria? Anote aí o que estou dizendo, no dia que streaming dominar, se ainda houver um pingo de chance de haver jogos rodando localmente isto acontecerá em consoles custando o mesmo tanto que PCs e PCs não receberão mais jogos pois nós consoles ainda é possível combater pirataria.

          5. Eu temo muito o futuro dos jogos para os gamers não casuais, porque a tendência será que os consoles acabem. É tudo uma icógnita, mas parece que o modelo atual deixará de existir. Sobre sua pergunta, é simples: jogos para PC vendem bastante e por serem digitais, não tem como alugar, vender de segunda mão, nem emprestar. E eu acho mais provável extinguirem os consoles que os PCs gamers num cenário de domínio do streaming, pq placa de vídeo sempre vai existir e não tem razão de ser comprar um console se o processamento na nuvem entregar o mesmo resultado dispensando o hardware.

          6. Não existe essa de ou extingue jogos nos PCs ou os consoles, pois podem extinguir ambos. Essa condição que vc impõe não existirá. Em relação a vendas os consoles vendem muito mais jogos e serviços que PC e faturam mais por isso são referência na produção de jogos. Muito devs lançam ainda jogos com programas anti pirataria sabendo que perderão dinheiro senão fizerem e lançam mesmo assim pois mesmo vendendo menos do que vendem em consoles ainda vendem bem nos PCs. No entanto se chegarmos a um ponto de não fazer mais sentido consoles, o que acho improvável, os PCs vão ser abandonados também. Não se engane com seu pensamento de relevância de PCs. Uma vez tornando tudo streaming todos os jogadores serão obrigados aderir se quiserem continuar jogando os jogos novos e claro que vão aderir. Nós PCs vc pode passar pra outros seus jogos digitais ou fazer uso da pirataria. Por que vc acha que muitos jogos de sucesso só chegam depois nos PCs?

            “…pq placa de vídeo sempre vai existir e não tem razão de ser comprar um console se o processamento na nuvem entregar o mesmo resultado dispensando o hardware.”

            Pois é, isso também afeta os PCs. Sem jogos nos PCs, sem pirataria e mais vendas e serviços sendo contratados na nuvem e com isso mais dinheiro.

          7. Eu imagino que ambos serão muito afetados, mas eu vejo os consoles como muito mais frágeis que os PCs. Os PCs sempre estarão aí, gamers ou não, assim como as placas de vídeo, porque eles tem muito mais aplicações do que só jogar jogos. Em um console, a única coisa relevante é jogar, o resto é bônus. Em um cenário em que o streaming domina, pois o hardware é dispensável para se alcançar a mesma qualidade (imagine jogar o Game Pass, por exemplo, do seu celular ou um PC sem memória e placa de video, ou seja, sem precisar de hardware algum), os consoles estarão condenados a extinção. Já os PCs vão continuar por aí, independente de qualquer coisa, e embora o mercado de pc gaming também vá embora junto, não custa nada continuar lançando jogos para PC, especialmente se os streaming rodarem jogos desenvolvidos para PC a partir de um servidor, o que é mais provável e menos problemático que desenvolver a partir de uma arquitetura específica de videogame ou uma terceira. Sobre o mercado, a indústria mobile é maior que a de console e de PC, sendo que os dois últimos tem praticamente a mesma relevância. Por fim, sua preocupação com pirataria é descabida, porque ela também existe nos consoles, não tenho dados sobre isso, mas eu até chutaria que ela é maior nos consoles que nos PCs.

          8. Com certeza os consoles estão mais sujeitos a inexistência uma vez que o principal objetivo de existir são os jogos. Os PCs continuarão existindo pra rodar o Office, mineração e AutoCAD kkkk

            Não se engane, eu não estou preocupado com pirataria, apenas citei a preocupação que a indústria gamers tem com pirataria, não eu consumidor. A pirataria não está presente nos atuais consoles. Sei que no playstation já resquícios. Porém no passar do tempo na medida que os jogos e arquiteturas vão ficando mais complexas vai ficando mais difícil e demorado hackear e isso são palavras de vários grupos de hackers que já se manifestaram a cerca disso. Novamente não se engane, PC sempre foi e sempre será a maior e principal plataforma para pirataria, seguida de Smartphones e por último os consoles.

          9. O meu ponto principal é que é mais fácil que os consoles acabem do que os PC gamers. Sobre a pirataria, não achei nenhum dado conclusivo até porque ela não tem controle, mas imagino que tenha mais nos consoles. Já existe desbloqueio para PS4 tipo desde 2015, pra Xbox também. O Switch já tinha depois de meses do lançamento. Claro que esses desbloqueios não são 100% seguros, podem comprometer o online, brickar o console, terr banimento etc, nem são confiáveis, porque a qualquer momento pode surgir uma atualização que o impeça de rodar os jogos, etc, mas eu diria que tem muita gente com consoles desbloqueados e jogos piratas nos consoles, talvez mais que no PC, que também tem esses problemas, mas os jogos são mais baratos e é preciso um investimento muito maior para se ter uma configuração gamer . Agora sobre emuladores de consoles anteriores, aí sim, eu concordo que tem um monte no PC e smartphone.

      2. As projeções dos especialistas dizem que todos os consoles estão perto de acabar. Tudo irá para a nuvem, só é uma questão de quando. Jogo via streaming vai ser que nem a ascensão dos games Mobile, quando iniciou ninguém dava nada e rapidamente se tornou a maior industria de games e a mais lucrativa (o que é pessimo para os gamers hardcore). A era do streaming tem potencial para ser mil vezes mais forte, principalmente porque engloba smartphones, tablets, PC, TV e praticamente qualquer dispositivo inteligente. Na vdd eu estou é preocupado com a Sony e Nintendo, que estão muito atrás nesse mercado.

        1. Eu acho que ambas são as que mais podem se dar BEM nesse mercado.
          Ambas têm franquias enormes, que são system sellers… Qualquer serviço de Streaming que queira jogos delas nos catálogos vai pagar uma nota pra isso. MUITO diferente da Microsoft que não tem franquias de peso que são System Sellers. Só tem Halo, mas a popularidade de Halo decaiu muito. Gears poderia ser tbm, mas os 3 últimos não tiveram o impacto dos 3 primeiros. E Forza é jogo casual.

          1. Em questão de jogos exclusivos, eu concordo que as duas estão na frente da MS, especialmente a Nintendo, que tem vários jogos e franquias system-sellers. É óbvio que nenhuma das três irá falir se os consoles não forem mais lucrativos, mas a minha preocupação não era sobre os jogos, era sobre o serviço em si, O PS Now ainda é muito tímido e a Nintendo nem tem um serviço do tipo, até um tempo atrás era resistente a fazer jogos para mobile.

          2. Isso sim… Mas de qualquer forma, se uma Amazon por exemplo fosse atrás de alguma dessas pra incluir suas franquias lá, iria pagar um preço bem alto pra Sony e pra Nintendo.

          3. Não é muito difícil não passar vergonha na internet com comentários sem nenhuma base na realidade. Vou te ajudar dessa vez. É só procurar por “lista de jogos mais vendidos para Nintendo Switch/PS4/Xbox One” e ver que não só o Switch vendeu muito mais jogos que os outros dois consoles dentro dessas listas, como também tem um attach rate enorme (chegando a quase 50% para o Mario Kart 8), sendo quase todos os 32 jogos da lista são exclusivos first party, ao contrário dos outros dois,em que quase a metadade da lista é multiplataforma. Então sim, a Nintendo tem muitos jogos e franquias system seller, que vão até além da tríade Mario, Zelda e Pokémon.

          4. Mas a Microsoft lançou pro One 6 Forzas, 3 Gears e 2 Halos (5 em 1 MCC). O terceiro está para chegar e abafar!

          5. Halo 5 que vendeu menos de 7 milhões de cópias. Uma vendagem patética pra uma franquia dessa magnitude.
            Os Gears Of War mal chegaram a ser Million Seller.
            Forza é jogo casual, não é system seller.

          6. Discordo. Forza é um system seller. Vejo isso até pelos comentários de vídeos de gameplay do YouTube. Tipo direto: “Vou comprar um xbox one amanhã”

          7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            É sim, é sim… Sendo que esse negócio roda até num notebook da Barbie

          8. Cara você é muito chato. Até o Baltar, que está com uma forte tendência sonysta recentemente elogiou o trabalho da Microsoft com o Gears 5. Você tá falando isso porque já tá sabendo que vão melhorar ainda mais os gráficos, além da versão pra PC, pro XSX?

          9. Não faço ideia de quem seja Baltar. Mas se elogiou Gears 5 como exemplo de otimização, não jogou no PC. Pq é um HORROR

      3. Delírio Sonysta. Com quadro atual, PS5 vs XSX, é mais provável que o Playstation acabe antes e que a divisão playstation se torne apenas uma produtora de jogos-filme!

        1. Então me responda:
          Pq em TODAS as pesquisas mais de 50% dos eleitores dessas dizem que vão preferir ter só o Playstation 5, enquanto Xbox fica em torno de 20.
          Quem vai ter ambos e quem vai ter nenhum fica em geral entre 15%

          1. Pesquisa? não seriam enquetes de sites sonystas? Eu vi uma enquete na qual dava 60%+ pra XSX e 25%+ pro ps5, você está por fora com o seu TODAS!

          2. Não, vc não viu, vc está MENTINDO, pq não há uma pesquisa com esse resultado.
            E estou falando de pesquisa em sites SÉRIOS como GameSpot, Forbes, neoGAF, VGC, Twitter do Geoff Keighley….

          3. Eu ri cara porque não estou. Rolou link pra esta enquete há tipo um mês atrás aqui no windowsclub na época que o jorge tava aceitando link.

    1. Nintendo? ?

      Google está a uma passo de cancelar mais um projeto, Stadia é uma piada, pra não dizer outra coisa

      Quanto a Amazon até o momento não vi nada sobre ela no campo de jogos, então não posso mensurar o nível de ameaça ao xCloud.

        1. Em relação ao futuro e como serão jogados os games eu nem vejo a Nintendo nesse cenário, até a Sony tem alguma chance, com muito esforço e investimento pesado.

        2. “PlayStation entra no Guinness como console mais vendido de todos os tempos”

          Acho que vc não estudou direito. Hihihi

          Seria mais inteligente você dizer que Xflop foi a única divisão nunca ter ganhado nenhuma geração. ???

          1. Até o presente momento, VENDAS. Se o futuro será diferente só os babacaixistas mãe dina de Taubaté para saber. Hihihi

          2. SÓ A REDE PSN lucra mais q a divisão xbox toda, com jogos pra windows junto, e a nintendo inteira com pokemon go e tudo, desde 2016 até hj. 4 anos seguidos.

          3. Vendas né?
            Sobrou somente isso né?
            Enquanto isso a M$ ganhou em todo resto.
            Lucro, se tornando a empresa mais valiosa.
            Servidores proprios
            Serviços próprios e mais lucrativos
            Rede online próprio e melhor
            Melhor console em poder 4k de verdade.
            Melhor controle de todos os tempos ( ainda é pilha?).
            Maior segurança para os clientes
            Melhore valores a custo benefício
            Melhore suporte.
            Melhor sistema de console.
            Pode ficar com sua vitória de vende de consoles $18 de lucro cada

          4. A lista é boa, mas faltaram os jogos e rede cidade fantasma peidou na pandemia. Hihihi

            Controle melhor sem botão share, sem softtouch, sem giroscópio, sem autofalante e a pilha de radinho. Muito bom esse controle! ???

          5. 90 Milhões de assinaturas discordam de vc.
            A rede teve sobrecarga de players e como é fantasma? Incoerência não?
            Chega de atenção Felipinho, vá tirar sua soneca da tarde.

          6. Entrada p2, estou tentando entder sua pergunta.
            Falas do controle melhor do. Mundo?
            Se for tem sim faz anos luz

          7. Acabaram se os arjumentos? Esses já perderam a graça. Me responda somente quando tiver algum melhorzinho. Esses vou passar, ok?!

          8. Vc não teve argumento até agora e quer mais argumento?
            Felipinho já chega de Internet por hoje.

          9. Kkkk… Não chola filho, qualquer um sabe que XflopOne passou em branco de um bom Halo.

          10. Melhor q ter o console DESCONTINUADO kkkkk

            Ps3 foi fabricado até 2017 kkkkk

          11. Em chamar PS1 PS2 PS3 PS4 tudo de Playstation pra inflar o número de “Playstation vendidos”.

          12. Com 40 mi vendidos. Fracasso da geração. Switch passou isso em 2 anos. Chutando a microsoft pra terceiro lugar DE NOVO

          13. Outro babacaixista, qualquer imbecil sabe que esse recorde é puro e exclusivamente aos consoles de mesa, excluindo os portáteis. Hihihi

          14. A divisão xbox nunca fez dinheiro. Tão recuperando o preju de 7 bilhões do xbox original até hj, kkkk

          15. Na verdade é a marca de videogame mais vendida. “Most selling brand”. A Nintendo por exemplo tem tudo nome diferente : Wii, DS, SNES, GC, Switch.
            “The PlayStation has been recognized by Guinness World Records as the world’s best-selling home video game console brand, having sold 450.19 million units”

  4. Kd os sonsytas, por que não comenta mais? Será que foi devido ao fracasso de tlou 2, o suposto Goty?
    Fábio
    Adriano
    Kazuma
    Max
    Ragna.

        1. vai ver oque a Microsoft fez com o One S e X Burrão , Consoles já decretados como Mortos! Continua defendendo essa empresa mentirosa

          1. PS4 morre assim que o PS5 for lançado, já que vc não vai poder usar nada do PS4 no PS5.
            Além que terá suporte no Xbox s e X, por alguns anos.
            Por falar em mentiras, vc não tem moral pra isso.
            Sony em todos os jogos entregou com downgrede.
            Prometeu i 120 fps no ps3
            Prometeu 4k no PS4 pro
            Primeteu retro no PS5
            Fora outras.

    1. Os retardados daqui não poderão fazer o mesmo com ghost of tsushima

      The Last of Us 2 pode ter feito Metacritic mudar sistema de análises de usuários
      Usuários notaram que estão impedidos de analisar games no dia do lançamento

      8 de julho de 2020 por Vinícius Paráboa.

      1. Realmente espero q GoT seja um jogo incrível mas tlou2 infelizmente em questão de história é muito inferior ao primeiro oq salva esse jogo é a gameplay e o gráficos q são incríveis mas já q a história sempre foi o ponto mais forte de tlou esse jogo acabou decepcionando muitos fãs da franquia.

        1. Pois é, já fui sonysta, zerei TLOU e até platinei ele, o fato da Ellie ser lésbica não influenciou negativamente, porque o TLOU 1 teve um enredo muito bem construído, mas falando do TLOU2, como é que com tanto tempo pra criar a continuação os caras conseguiram acabar com todo um enredo e história ? Na moral mesmo, qualquer fã que não entenda de enredo faria algo absurdamente melhor do que esses caras foram pagos pra fazer. O diretor de TLOU deixou a fama subir a cabeça e acreditou que a história criada por ele cheio de lacração seria aclamada

          1. Concordo com a sua opinião mas tem pessoas com opiniões diferentes e isso é normal,mas eu sei q fãs hardcore de tlou realmente não gostaram de tlou2

      2. Cara, o game vendeu milhões. Qualquer conhecido ou cliente que tenha pedido o jogo pro dono da lojinha da esquina conseguiu o jogo antes. Sem contar os amigos dos que trabalham nas grandes lojas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *