‘Propaganda gay’ pode proibir FIFA 17 na Rússia

fifa

Parlamentares russos solicitaram ao Roskomnadzor, órgão nacional de regulação de comunicações, que checassem se o game FIFA 17 poderia ser enquadrado comopropaganda homossexual“. De acordo com o Guardian, se a resposta for positiva, o jogo poderá ser bloqueado em toda a Rússia.

Ocorre que uma lei russa de 2013 veta a promoção de “relações não-tradicionais” por considerar que ela pode “danificar a saúde e o desenvolvimento de crianças“. Essa mesma lei já levou o país a pensar em banir o Facebook porque a rede social contém emojis que ilustram pessoas do mesmo gênero biológico em relações afetivas, e impediu Tim Cook, o CEO da Apple (que é gay), de entrar no país.

Em novembro deste ano, a EA Sports, publicadora de FIFA 17, apoiou a campanha “Rainbow Laces” do grupo inglês Stonewall. O Stonewall é um grupo que combate homofobia e transfobia no futebol, e iniciou essa campanha após levantar que 72% dos frequentadores de estádios já tinham ouvido insultos homofóbicos ou transfóbicos durante a partida.

Para apoiar a campanha, a EA Sports permitiu que os jogadores de FIFA 17 baixassem gratuitamente uniformes coloridos como na imagem acima. A ação durou até o dia 28 de novembro.

Foi o suficiente, contudo, para que parlamentares russos solicitassem apuração da ação pelo Roskomnadzor.

Quem está certo? EA ou Rússia? As crianças podem virar gays por conta desses uniformes?

50 comments on “‘Propaganda gay’ pode proibir FIFA 17 na Rússia

    1. Daqui uns anos, os Russos irão criar uma máquina para destruir os Arco-Íris que aparecerem no céu deles, pois vão alegar que a natureza é gay….kkkkkkk

      1. Por consequência, tá proibido chover também, chuva traz arco-iris que é gay e faz mal pra saúde. Não pode água também não, pq tá relacionado com chuva que traz a natureza gay. Não pode ler sobre óptica tbm, pois ela explica o arco-iris. Esses gays vai dominar o mundo.

          1. Mas as suasticas não foram proibidas colega,por causa da associação ao Nazismo?(não discordando do q vc disse,é só uma dúvida que quero tirar)

          2. Sim é proibido mas acho uma grande idiotice, suásticas em geral existem a centenas de anos e em geral são relacionadas a paz, mas, o ser humano tem o dom de estragar o real sentido das coisas.
            Com certeza a uns 4 séculos não existia o nazismo.

          3. Arco-íris é o símbolo da bandeira LGBT. Ele não foi transformado em alho negativo, mas sim positivo. Suástica nazista é outra história.

          4. Arco íris não é símbolo de nada ao meu ver nem suásticas são símbolos nazista, se for pensar assim tudo quanto é”coisas”são símbolos do preconceito,esses dias tava vendo que um meme bem antigo de sapo estava sendo relacionado a preconceito,e também os homofóbicos nos EUA estavam agredindo os gays em códigos tipo buterfly. Entre outros insetos, quem faz maldades e associações idiotas de preconceito são alguns seres humanos idiotas.

          5. A questão não é o que você acha, mas sim o que os símbolos representam com embasamento histórico. Historicamente, a suástica é marcada no mundo todo como um dos símbolos da Segunda Guerra Mundial. Hitler usava ela sobretudo para dar uma idéia de nacionalismo, de unidade, de homogeneidade do povo alemão, além de, inclusive, trazer uma idéia de que tudo é voltado para o Estado totalitário. No caso do arco-iris, historicamente é um símbolo associado às lutas LGBTs e é, como todos sabem, a própria bandeira do movimento. Por isso, sinto em dizer, mas essas coisas são fatos, estão dados e independem do que você ou eu “acha”. Dizer que “arco-iris é símbolo de nada” é a mesma coisa que dizer que a água é apolar e o óleo polar, ou seja, é controverso com os próprios conhecimentos acadêmicos. Apesar disso, é importante também lembrar que anteriormente ao nazismo, as suásticas em algumas culturas possuíam outros significados sim, embora atualmente seja associada ao nazismo por ter sido ressignificada por Hitler.

          6. Respeito sua opinião mas, penso de forma diferente, arco íris e suásticas pra mim são neutras, e não representam nada, sei que meu pensamento é diferente da maioria mas, se o mundo fosse tudo Maria creio que ia ser uma merda pior do que já é????

    2. Sem mentira, to ficando realmente ‘heterofóbico’ com essas coisas. Antigamente, eu nem dava bola, mas é tanta merda que a gente ouve hoje em dia, que toda vez que vejo um cara e uma guria se beijando ou abraçados na rua, me dá um nojo tão grande, e uma agonia tão grande, juro a ti. Só da raiva que me dá ao lembrar que esse ‘tipo de gente’, os ditos ‘normais’, estão fazendo e falando ‘mundo afora’.

  1. O que eu acho mais engraçado na Rússia é o seguinte, uma camisa colorida, como mencionado por Robson não fará ninguém virar gay, mas eles tem um preconceito enorme e sem sentido neste sentido, mas eles vivem reclamando das sansões dos outros países, os quais vem destruindo sua economia. Se a Rússia quer perseguir minorias, ele no âmbito mundial é uma minoria em relação aos outros países que a cada ano vem aceitando diferentes religiões, diferentes pensamentos, diferentes ideologias, querem viver nos ostracismo. Então que coloquem mais sansões na Rússia, se eles não são obrigados a aceitar uma camisa colorida, o resto do mundo não são obrigados a aceitar um país conservador se dando bem.

    1. Somente acrescentando ao que vc disse colega,os Russos não perseguem apenas minorias,eles restringem a liberdade de expressão,perseguem adeptos ao cristianismo,dentre outras coisas,chamar a Rússia de “conservadora” foi elogio da sua parte.

      1. Justamente, mas vivem reclamando dos outros países devido as sanções. Acredito que a coexistência de gays, ou pessoas de outras religiões e pensamentos, tem mais a contribuir e evoluir do que prejudicar.

    1. mas isso não entra na cabeça das pessoas, se vc está em algum lugar vc tem que respeitas as leis locais, só pq no seu país tal ato é permitido, vc não pode obrigar que em outro país seja

  2. Vou dar a minha opinião.Sou contra o homossexualismo,acredito que homem e mulher foram feitos um para o outro(minha opinião),mas cada um faz o que quer.Não acho que uma camisa colorida poderia influenciar crianças,se tivesse cenas no jogo a respeito disso eu até entenderia,mas não é o caso.Eu acharia até divertido jogar com essa camisa,completamente desnecessário a posição da Rússia.E acerca do que disseram do arco-íris aqui nos comentários,o arco-íris nunca foi e nunca será gay,a comunidade LGBT que a aderiu como símbolo do movimento desde 1978.

    1. Sobre o arco-íris: acho que todos sabemos que ele não tem sexo, impedindo que o mesmo possa se reproduzir com outros arco-íris, a questão é que tal fenômeno foi adotado como símbolo da causa LGBT e é reconhecido em todo o mundo como representante deles.

      1. Mas não deixa de ser um fenômeno da natureza que independe da associação com a LGBT.Em relação ao que falei do arco-iris,”nunca foi gay” foi no sentido de ênfase,não preconceito.Sinceramente,quando vejo aquele arco colorido no céu,o admiro,pois é lindo,obra-prima de Deus na natureza.Não o associo a Comunidade Lgbt,mas se a sociedade vê como um símbolo Lgbt,não posso fazer nada.

        1. Arco-íris realmente não representa unicamente a comunidade LGBTI para quem viveu a vida toda numa caverna isolada do mundo. O símbolo se refere a bandeira gay, do mesmo modo que não se refere, apenas não devemos misturar o contexto. Hoje em dia o arco-íris tem dois sentidos, científico(natural) e social. Então o significado vai depender do contexto em que você vai usar. Dizer que não significa nada é tentar tampar o sol com a peneira.

    2. Então fofo, ser “contra o homossexualismo” (sic) não é opinião, viu ? Ser contra uma característica inerente a determinado grupo – característica essa que não prejudica em nada a sociedade nem qualquer individuo – é ser discriminatório. Discriminação não é opinião, é discurso de ódio.

      1. Não fiz nenhum discurso de ódio.E a constituição me dá direito sim a opinião.Já ouviu falar de “liberdade de expressão”?Sou contra e vou continuar sendo.Conheço pessoas que optaram por viver assim e eu respeito.Lembrando que não sou contra o homossexual(pessoa),mas sim,contra o homossexualismo(ato).Portanto não estou discriminando ninguém.

        1. Eu sou contra a existência dos negros. Eu sou contra mulheres em postos de chefia. Eu sou contra o “homossexualismo”. Mas essa é só minha opinião. Percebeu ? Dizer que algo é minha opinião não isenta de cometer discurso de ódio. A constituição diz que temos direito a liberdade de opressão e isso é muito diferente de discurso de ódio. Se você disser que negros que não concorda com a existência de negros, está cometendo um crime. Ou seja, a liberdade de expressão não contempla discurso de ódio. Além disso Quando você diz que “não sou contra a pessoa homossexual, mas sim contra o “homossexualismo” você está sendo sim sendo contra todas as pessoas homossexuais indiscriminadamente pois ser homossexual é una característica inerente a essas pessoas, da mesma forma que ser heterossexual. Ou seja, são duas coisas inseparáveis e você está dizendo que essas pessoas são de alguma forma erradas por ser quem são, uma vez que você não concorda.

          1. Meu caro,se você acha que é crime dizer ser contra a homossexualidade me processe.Acredito a homossexualidade ser algo comportamental,vc escolhe ser ou não ser.E vc não pode me tirar o direito disso,ou agora tudo é discriminação.Citaste o caso dos negros…há racismo no Brasil?Há sim,mas o sistemas de cotas não é a solução.Há preconceito contra mulheres?Há sim,mas o que o feminismo quer não são direitos iguais,querem benefícios melhores somente a mulheres,sendo que existem mulheres guerreiras no Brasil que não concordam com o feminismo.E aí chegamos a homossexualidade,que tem seus direitos sim.A pessoa tem o direito de fazer o que bem entender,não está bom!?Discriminar é o ato de humilhar,injuriar,hostilizar alguém.Nunca humilhei um homossexual na vida,ao contrario,respeito eles.Mas não passam de pessoas iguais a eu e vc.Então o homossexual não pode ser contrariado,pois senão é crime?Se o homossexual for impedido de entrar no banheiro feminino,é crime de discriminação?Se um pastor se recusar a fazer uma união homoafetiva,é crime de discriminação?Pelos direitos dos homossexuais…..mas eles não tem direitos?Tem sim,e muito mais que em muitos outros países por aí.Sou contra matar,humilhar homossexual,e tenho nojo de quem comete essas barbaridades.Agora vc dizer que eu não posso ser contra a idéia da homossexualidade,ah meu filho!?Não estou impedindo ninguém de ser gay,não estou ofendendo nenhum homossexual,agr não posso nem dizer que sou contra o ato da homossexualidade,por favor né!?Isso é como se fosse uma ditadura,não pode nem opinar e ser contra o homossexualidade?Ok meu caro.Entendo a luta da Comunidade Lgbt,e admiro tb,mas é injusto certos direitos que a comunidade esta buscando.Um abraço.

          2. 1) Quando você escolheu ser heterossexual ? Em qual dia foi isso ? Antes disso você pensou em ser o que ?

            2) Se – hipótese – fosse uma escolha, qual o seu argumento, com embasamento, dos porquês ser contra isso ? Em que te prejudica ?

            Outro ponto: Qual o privilégios que minorias em direitos quer ? Cita ai o privilégio. As pessoas morrem por ser homossexuais. Elas morrem por crimes comuns a todos, mas além disso, morrem por crimes específicos que são os de discriminação. O Brasil é o país que mais mata a população transexual, segundo o Transgender Europe, devido a crimes de ódio. Você realmente acha que criminalizar algo tão recorrente, por exemplo, é um privilégio ? É um privilegio saber que as pessoas homossexuais são agredidas nas ruas e, por isso, querem tipificar esses crimes ? Essa, alias, é a palavra: Tipificação criminal. Da mesma forma que, por exemplo, há a tipificação para o estupro, pois esse é um tipo de crime especifico. Ainda dentro de direitos jurídicos, os homossexuais tampouco podiam – há pouco tempo – realizar uma união civil. Porque casais heteros podem ? Questionar isso é querer privilégios ? Mais de 90% das pessoas transexuais se veem obrigadas a se prostituírem, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil, porque elas estão sujeitas a violências especificas por serem trans. Por exemplo, não conseguem emprego pois os estabelecimentos não as aceitam, além de a maioria ser expulsa de casa quando os país descobrem a suas transexualidades. Portanto, quando você diz ser contra essas pessoas – sem nenhuma explicação plausível, até porque não há – você está corroborando com esses tipos de violências sistemáticas, está naturalizando o comportamento de pessoas que os agridem. E isso é um fato, uma vez que não há como separar a homossexualidade, por exemplo, do indivíduo, pois ser homossexual é que ele é. É uma escolha sua continuar perpetuando esse tipo de violência que mata as pessoas todos os dias, mas arque com isso. O seu discurso odioso tem impacto na sociedade, pois, se assim fosse diferente, não veríamos quebrando lâmpadas fluorescentes na cabeça de gays que andam, por exemplo, na Avenida Paulista.

          3. Não queria te responder mais,mas já que vc ja está falando que meu discurso é odioso vamos lá.Me prove na ciência se existe combinações genéticas diferentes de XX=fêmea,XY=macho?Não existe,portanto a criança ou nasce macho ou nasce fêmea.Se os homossexuais nasceram assim,pq não se reproduzem entre si?Porque homem e mulher se reproduzem num novo ser.E este novo ser tem o sexo definido quando se forma,pois é só identificar se é menino ou menina a partir do “Sistema XY de Determinação do Sexo”.Se me provarem cientificamente que exista uma combinação genética diferente dessas duas,eu até revejo meus conceitos,mas fora isso meu amigo,continuarei vendo a homossexualidade como escolha do indivíduo e não como padrão genético.Queria avisar que sou totalmente contra a violência a qualquer pessoa,seja ela hétero,homo e transsexual.A respeito dos direitos,meu direito acaba aonde começa o direito de outrem.É valido a luta pelos direitos,desde que isso não de encontro a nenhum direito do próximo.Se eu tenho direito a saúde,educação,trabalho,o homossexual,o transsexual também deve ter.Agora se tornar crime o fato de não apoiar a prática homossexual é ridículo.Espero que tenha entendido meu pensamento,boa noite.

    3. Bom, primeiro acredito que você deveria mudar, pois “ismo” denota doença então foi retirada o “ismo” da palavra homossexual, então seria certo falar que é contra a homossexualidade. Na realidade você tem uma opinião formado de acordo com pensamentos de sua família que deva seguir uma religião. Porém, a homossexualidade é muito mais antiga que a própria Bíblia, e as vezes, não devemos seguir ao pé da letra uma livro que muitas das coisas ali escrita, não serve para a cultura e evolução de hoje, afinal de contas, Jesus pregou o amor, ele pregou que devemos amar uns aos outros e não julgar, como ele mesmo disse, só quem julga é Deus e pronto. E além do mais, afirmar que o homem foi feito para a mulher, é uma forma limitada de ver a vida como um algo maior, a gente foi feito para o outro e escolhemos quem devemos amar e gostar, se o cara tem desejo por mulher, que bom, ele foi feito para mulher, mas se o cara tem desejo por homem, ele foi feito para o outro homem, basta ele achar alguém que tenha o mesmo desejo, o certo e errado tem limites e depende muito, se não prejudica você, eu ou outra pessoa, não vejo problema nisso, exemplo:

      1 – Droga prejudica todo mundo, pois cria uma cadeia instável na segurança do mundo, do seu país, estado e cidade.

      Porém a homossexualidade alheia não prejudica ninguém, vejo muito religioso afirmar que influência, isso é bobagem, falam em promiscuidade, mas promiscuidade existe no mundo heterossexual também e em alto e bom tom… Ou seja, não existe santo neste mundo, seja no mundo gay ou não, tem os erros e acertos.

      1. Ok.Tudo bem,como preferir,homossexualidade.Concordo com o que vc disse,realmente,não devemos julgar,e eu não fiz isso,ao contrário respeito.A respeito de homem e mulher,biologicamente falando,foram feitos um pro outro.Concordo que não existe pessoas santas,todos nós pecamos.A questão é que eu tenho direito a ser contra(desde que não haja discurso de ódio),quem quiser ser,que seja.Admiro Clodovil,homossexual e homem de caráter.Ultimamente tudo é discriminação.

      2. O “ismo” não significa doença, o ismo significa opção, assim como cristianismo, judaísmo, Comparar uma pessoa ser contra o homossexualismo com ela ser contra negros é de uma ignorância absurda. O branco nasce branco, o negro nasce negro e ponto final. Assim como o homem nasce homem e a mulher nasce mulher. Agora a opção sexual da pessoa é outra história. Devemos respeitar, mas não quer dizer que todo mundo é obrigado a apoiar a prática. A pessoa por exemplo, pode nascer preferindo gostar da cor verde, outro acha sua cor favorita amarela, se ele tem essa preferência desde que nasceu ou mudou de opinião, pouco importa, devemos respeitar. Mas ninguém é obrigado a gostar da prática.

        1. O sufixo “ismo” da palavra homossexualismo refere-se a condição patológica, logo, caracteriza essas pessoas como doentes. Esse termo era utilizado antes da Organização Mundial da Saúde retirar essa orientação sexual da lista de distúrbios mentais, em meados de 1990. Atualmente o termo correto é homossexualidade. Este, por sua vez, não possui uma conotação pejorativa igual ao seu antecessor. Além disso,é completamente cabível a aproximação entre discriminação racial e discriminação por sexualidade ou gênero. Isso se dá porque tal como negros nascem negros, homossexuais nascem homossexuais, por exemplo. Embora a biologia não explique tudo, ela é um dos campos da ciência e, atualmente, temos alguns estudos que já indicam a listagem de genes que tem influencia na sexualidade. Portanto, discriminação é discriminação. Ser racista não é diferente de ser LGBTfobico e essa atitude possui um grande impacto negativo na vida dessas pessoas, causando, sobretudo, mortes.

  3. Uma vez vi uma reportagem no YouTube sobre isso e não é só o governo que reprime os gays, mais da metade das famílias russas não toleram, até grupos anti-LGBT online enganam e humilham quem é, fazem beber até xixi para “curar”, expondo tudo online. É um preconceito enraizado, infelizmente.

    1. Mas isso vem da educação, como eu li uma vez, criança não nasce sabendo o que é gay, cor, religião, ou algo assim, ele terá embasamento das coisas de acordo com a educação da família, na escola e no ambiente que vive, e Rússia não é um ambiente saudável para ninguém, querem decidir o que vão vestir, o que irão fazer na cama, que religião seguir, o que comer, isso é muito idade média.

  4. A Rússia é um desserviço a humanidade, bem que esta nação retrograda poderia já ter sumido do mapa, ou desaparecido com tantas guerras em que já se meteu. A Comunidade Gamer também não ajuda, os ‘heteros de boca’ (nunca pegaram uma mulher na vida porque passam o dia na frente do PC) só falam merda sobre o assunto. Comunidade Tóxica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *