Rápido e grátis: emuladores no Xbox Series X, Series S e Xbox One para jogos Playstation, Nintendo e mais

O Xbox Series X e o Series S podem ser usados ​​como máquinas de emulação, mesmo sem ativar o modo de desenvolvedor. A descoberta foi feita pelo usuário do Twitter Simm, que também mostrou um clipe de God of War para PS2 rodando em seu Series X. Nós vamos explicar tudo certinho para vocês.

Os consoles Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X podem emular jogos por aplicativos, mas a Microsoft não permite este tipo de app em sua loja virtual, e dessa forma, se você quiser instalar isso no seu console terá que fazer isso por fora da loja. Para tanto, você pode usar o modo de desenvolvedor, que é pago, mas existe um outro método rápido e grátis que o Windows Club vai te ensinar agora.

Vamos utilizar o Retroarch neste exemplo, este é emulador mais completo para Xbox até então. Suporta jogos do Playstation 1, Playstation 2, Nintendo Gamecube, Megadrive, Dreamcast, Gameboy, Super Nintendo, e muito, mas muito mais!

Os desenvolvedores do Retroach liberaram o aplicativo sem custo para instalar da seguinte forma:

  1.  Faça o cadastro neste link. Depois de alguns dias é possível que estará aprovado seu registro (demora em média 4 horas).
  2. Resgate o código: TCDHW-9TWDD-H379D-9VWV2-HF2YZ
  3. Acesse este link no navegador Edge do Xbox.

É muito simples. Você pode ver o God od War rodando no Xbox Series X abaixo:

É bom notar que nem o Playstation 5 pode fazer isso, apenas o Xbox pode rodar estes jogos de Playstation – louco né? Desse modo, os consoles Xbox podem rodar:

  • Ps1
  • Ps2
  • PSP
  • Wii
  • Game cube
  • Genesis
  • Arcade
  • 3DS
  • N64
  • Xbox Classic
  • Xbox 360
  • Xbox One
  • Jogos da nova geração (Xbox Series X, Xbox Series S)
  • E todo o vasto catálogo Game Pass

É bem incrível. Não sabemos até quando esta dica estará disponível. Siga o Windows Club nas redes sociais para não perder nada, temos várias dicas para você!

124 comments on “Rápido e grátis: emuladores no Xbox Series X, Series S e Xbox One para jogos Playstation, Nintendo e mais

  1. Bom dia pessoas

    Ontem estava jogando aqui em casa o Minecraft Dugeons pelo Xcloud, funciona muito bem, os controles touch estão muito bem feitos e o streaming dele tá muito otimizado, tô jogando liso numa conexão 2,4ghz e 45mbps.

    Como eu já tinha dito antes, ele já é um jogo bom e fica perfeito pra jogar no celular.

  2. vai valer a pena mesmo quando tiver core de wii u e de switch, antes disso é apenas um extra pra quem já tem, mas não vale comprar só por isso (por enquanto)

  3. Tenho vontade de pegar esse app para jogar alguns jogos mais antigos, mas o medo de perder a minha conta tanto por banimento como por ser hackeado é bem grande, prefiro esperar até sair outro modo

          1. Não tem haver com questão de exclusivo ou não, se o cara gostou do jogo e quer jogar no emulador de um series s por exemplo, qual o problema? Eu jogaria de boas jogos antigos sendo exclusivos ou não. O seu problema é que você só quer olhar onde convém, por isso essa visão extremamente limitada.

        1. Syphon Filter é um excelente jogo! Principalmente o 1, 2 e 3. Eu como fã de Syphon Filter lamento o fato de ser exclusivo da Sony, quem sabe se não fosse exclusivo já teriamos mais jogos da série… ou pelo menos teriamos na retrocompatibilidade no Xbox.

  4. BOMBA:

    series x agora dropa pra 1100p no ac valhalla pra manter os 60fps, enquanto o ps5 dropa pra apenas 1440p

    parece que a gpu do monstro não é tão poderosa assim

    1. Já tá na hora do povo entender que o jogo tá feito bem porcamente e que os devs não quiseram empenhar no estudo do hardware xbox, onde se tem muita coisa nova quando se trata de desenvolvimento. O séries x é mais potente, porém mais complexo para se desenvolver pó enquanto.

      1. Tô achando estranho a DF não fornecer a taxa média de resolução, que na minha opinião é o que conta de verdade na hora de comparar poder.

      1. claro que não man, sony tem jogo top, o negócio é tem ums loko ai que n sabe nem oq ta falando tanto sonysta como caixista, mas o XBOX rodar jogos de ps1 e ps2 e o PS5 não é vacilo kklkkkkk poha sony ai fica difícil denfender carai

    1. Não sei pra você mas o PS2 e principalmente o PS1, foram melhores que ps3 e ps4 juntos. Além disso é um bônus, um mega bônus. Mas vcs são tontos demais pra entender isso. Ver o XSS fazer o básico que o console da sonia deveria fazer, é engraçado. Sem falar nos jogos de wii kk pqp, é top

  5. TNavigator era bem melhor e mais simples de usar.

    E já que é pra apoiar a Pirataria no Xbox!!!

    Prefiro mil vezes o TNavigator do que esse RetroArch

    1. Tnavigator é mais fácil de usar, mas na verdade ele é bem mais limitado.

      O suporte do Retroarch não se compara ao Tnavigator.

      Por exemplo, além de ser de graça, ele roda N64, Dreamcast, Wii, GameCube, PS2… Isso não tem no tnavigator, que é pago e pra alguns emuladores (PSX, por exemplo) vc tem que pagar mensalidade.

      Retroarch é tudo grátis.

  6. Eu já tenho um Ps3 Desbloqueado Via Hen pra Jogar PSX Ps2 Psp e Emuladores Mame então pra mim não faz falta ::) MAS Deixo meu Join pra ajudar!

      1. Com Desbloqueio CFW e Via Hen você Consegue Jogar centenas de centenas de Jogos de Psx e Ps2, e muitos jogos do Psp, e nem precisa ser o Ps3 Modelo FAT aquele que tem a Retro Nativa pra poder rodar os jogos

        1. Ei tive um slim desbloqueado HEN em 2014. Dei vontade de pega um ps3, pra joga de ps2 também, ps2 tem muitos jogos bons. Fatal frame eu curtia demais

          1. Falando sério, alguns modelos de PS3 FAT tem retro nativa, então funciona com praticamente 100% dos jogos, versões posteriores tem uma boa compatibilidade via emulação, mas terá problemas com alguns títulos, via desbloqueio ainda se tem fixs para alguns jogos, mas alguns não vão rodar mesmo.

    1. Acho que não deve funcionar bem, o problema dos emuladores no Xbox One/Series é que os aplicativos são restritos a usar 2 núcleos da CPU e 1gb de RAM, por isso alguns emuladores mais exigentes como o de ps2 fica um lixo no Xbox One e One X, só roda no Series pq a RAM e CPU dele tem um clock bem mais alto, o cemu já acho que não funciona só com 1gb de ram, a não ser que já tenham feito muitos aprimoramentos e eu não to sabendo. Se a galera der sorte, e por algum motivo a Microsoft liberar mais ram pros devs usarem nos Apps, ai os emuladores rodem melhor.

        1. pois é, a não ser que consigam um jailbreak do console pra poder usar todo poder dele em um emulador, dificilmente vai rolar essa emulação no console com essa limitação de 1gb e 2 cpu-cores

          1. Emulação de PS3 é tão lixo que só é melhor qur a do PS2 que é lixo também. Tão ruim que nem a Sony sabe fazer pro PS4/PS5. E no PS1 Mini os caras roubaram o emulador open-source da comunidade pq não tavam com saco de fazer um emulador próprio da Sony.
            Simplesmente ridículo.

          2. PS2 é ruim, mas é bastante compatível, muitos jogos rodam.

            Lixo mesmo é a do Saturno, N64… Consoles pouco documentados e difíceis de emular.

          3. O Dolphin está melhor mesmo, aliás já faz muito tempo que está melhor, e emula 2 consoles devido à semelhança de hardware entre eles (GameCube e Wii).

    1. Quando sair o CEMU pro Retroarch PC, aí podemos começar a criar esperanças… Dreamcast já roda, acredito que seja o Flycast, e roda bem até no Xbox One X, esse núcleo além de rodar Dreamcast, roda Atomiswave e Naomi.

      1. Dreamcast roda até em Playstation Classic com soc Mediatek low-end. Não se trata de capacidade gráfica do hardware e sim otimização do emulador…

        1. Sim, sim, mas a questão é rodar em fullspeed. Xbox One X compesa a otimização com poderio de hardware e mantém fullspeed. PS Classic roda DC via Flycast sim, mas é daquele jeito…

    1. Consoles Nintendo é melhor comprar originais e destravar. Fiz isso com o New 2ds XL (do primeiro DS até os únicos exclusivos pra série New) e o Wii U (uma belezura por usar PowerPC roda desbloqueado GC e nativamente Wii)

    1. Sim, antes os registros eram aprovados em cerca de 1h, mas a partir de hoje, o desenvolvedor disse que ia ficar atualizando a lista de aprovados apenas uma vez por dia.

      Então o passo é
      1: Se cadastrar na lista com o email da live e a conta do discord
      2: Aguardar ser aprovado
      3: Acessar o link no navegador do Xbox pra baixar direto da loja.

      Aí só configurar e curtir o console que te dá mais opções ^^

  7. O Tnavigator continua sendo a melhor opção. Só comprar o bagulho e pronto, não precisa nem se preocupar com os jogos porque tem tudo lá pra baixar. E ele não usa a memória principal do Xbox, e sim a memória que o aparelho separa para aplicativos e capturas de tela.

    O Trevisan só precisa adicionar o N64, PSP e Dreamcast e já era.

  8. Antes os registros eram aprovados em cerca de 1h, mas a partir de hoje, o desenvolvedor disse que ia ficar atualizando a lista de aprovados apenas uma vez por dia.

    Então o passo é
    1: Se cadastrar na lista com o email da live e a conta do discord
    2: Aguardar ser aprovado
    3: Acessar o link no navegador do Xbox pra baixar direto da loja (resgatar o código agora é opcional, mas de preferência, tenta resgatar antes)

    Aí só configurar e curtir o console que te dá mais opções ^^

  9. Mano, isso não tem perigo de brickar o console ou coisa do tipo? Eu gostaria muito de jogar os games de PS1, os antigos RE e o SH 1, quero jogar demais eles.

  10. Aqui deu certo fiz o registro e nem tive resposta o código já da como resgatado mas abri o link pelo edge do Series S e ele te encaminha pra baixar os emuladores ai é só instalar e abrir coloquei algumas ROMS que eu tinha em um pendrive e é só procurar pelo diretório (aqui foi o D:) testei God Of War Ghost Of Sparta no de PSP e rodou legal 60 FPS (ás vezes cai pra 40/50) mas nada que prejudique testei também o emulador de Game Boy Advance Pokémon Ruby e rodou liso outro tb foi o emulador de Nintendo DS Pokémon Heart Gold e roda liso também bom que reconhece tudo certinho o controle sem a necessidade de configurar vou testar outros emuladores como PS1 e PS2

      1. testei por cima aqui e não consegui tb não a tela do emulador fica preta e não carrega talvez tenha que mexer nas configurações ou algo assim quando tiver tempo vou dar uma olhada mais a fundo jogos de ps2 são mais pesados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *