Samsung e Microsoft juntas, após suposta traição do Google

Samsung-Galaxy-Note-4-vs-Nokia-Lumia-1520-01

Em uma casamento improvável até então, onde tais empresas duelavam por direitos sobre patentes nos tribunais, surge uma relação “afetiva” que pode causar “ciúmes” a um certo Gigante de Buscas.

Algumas das fabricantes buscam independência querem se afastar do Google, enquanto este último quer fabricar os próprios smartphones e a linha Pixel ainda tem um futuro incerto de qual empresa vai fabricá-los.

A Samsung é o maior fabricante de smartphones do universo Android. A sua posição é de tal forma grande que já conseguiu bater a Apple no topo das vendas nos Estados Unidos e noutros países em muitos momentos.

Mas a presença da Samsung no universo Android está mudando, o Tizen é só um dos “desapegos” que a sul-coreana quer do Google. Esse é o sistema operacional criado pela Samsung, e hoje é usado principalmente nos smartwatches. Nos últimos anos, muitos foram os rumores de que a Samsung viria a desistir do Android e mudar para o próprio SO.

Em 2016, segundo declarações de um executivo da Samsung ao jornal Korea Times, em breve a empresa Sul Coreana poderá migrar todos os seus smartphones para o Tizen, abandonando a Google e o Android. Parece loucura, mas a queda do Symbian da Nokia também era absurda ou até smartphones sem teclados físicos já foram.

Atualmente, a Samsung já ultrapassou a marca de 1 milhão de aparelhos com Tizen em poucos meses.

Google é inimigo do Tizen?

google-monopolio

Ainda segundo o Korean Times, a FTC está investigando práticas abusivas do Google que teriam atrapalhado o desenvolvimento do sistema operacional livre. Pois a Samsung poderia aproveitar-se dos aplicativos do Android (que não é um sistema completamente livre como na teoria deveria ser).

Na prática, segundo o jornal conceituado coreano, o Google estaria confabulando para impedir que seus parceiros adotassem sistemas abertos concorrentes, leia-se Tizen. A Samsung certamente não gostou de saber disso.

Apesar desses acordos existirem, isso está enquadrado como “concorrência desleal”, e as leis de comércio internacional vetam  isso.

A Samsung é esperta!

Criado pelo desenvolvedor Slawomir Musial, o intitulado Nougat Launcher, foi lançado na Tizen Store e, como você pode imaginar, o programa deixa os smartphones Z1, Z2 e Z3 com o visual da última versão da plataforma móvel mais utilizada no mundo. Ou seja, os aparelhos com Tizen podem se comportar como se Android fossem.

Além disso, a Samsung também está preparando o lançamento de um top de linha com Tizen, e pedia ajuda para Microsoft ajuda para obter aplicativos para ele.

Samsung e Windows

samsung-galaxy-tab-pro-s

A Samsung apoiava o Windows Phone, mas se afastou após a entrada da Nokia. Talvez pelo fato de que concorrer com a finlandesa não fosse nada agradável na época, além de que a Microsoft dava 1 bilhão de dólares por ano para a Nokia e ainda permita acesso exclusivo ao código do sistema operacional móvel. Sabemos que Bill Gates na época não gostou disso e chegou a se afastar de Ballmer, pois a Microsoft deveria manter a “filosofia aberta“.

Depois vieram os tablets, que não deram certo, mas vimos os Surface, estes deram certo e a Samsung lançou a sua marca “Galaxy” nos dispositivos com Windows 10. A Microsoft agora tem parceria com a coreana quanto ao marketing e na distribuição do Galaxy Book para o público corporativo. Além disso, a Redmond ajudou a adaptar seus apps ao “Continuum da Samsung”, e sem ela, atualmente, não faria sentido, sabemos que a produtividade é o segundo nome da Microsoft.

Além disso, a Samsung foi parceira da Qualcomm na elaboração do Snapdragon 835, e a Microsoft, por coincidência ou não, foi a responsável pelo primeiro vazamento deste processador no ano passado. Depois soubemos que será com ele que a Microsoft vai lançar uma nova categoria de dispositivos.

Samsung e Microsoft não são concorrentes

samsung-Tela-flexivel

A Microsoft vai lançar uma nova categoria de dispositivos, que será liderada pelo “dispositivo móvel definitivo“, e não é segredo que o ponto alto será rodar os programas x86 do legado Windows. Já o Tizen foca em smartphones convencionais e que não se tornam PCs, e nunca irão se tornar.

Além disso, a Samsung tem interesse em ver o Windows 10 em ARM se popularizar, pois ela irá fornecer chips com essa tecnologia.

A Microsoft tem que ser aberta para convencer os fabricantes a adotarem o seu sistema, e parece que a Samsung, maior fabricante do Android, caiu nas graças da Redmond, e vale lembrar que a HP e Dell, fabricantes poderosas dos PCs, já estão confirmadas pela Qualcomm na próxima estratégia móvel da Microsoft.

A Samsung é uma fabricante que espalha seus dispositivos como uma “praga” no mercado, e a Microsoft certamente quer seu apoio na propagação da sua próxima categoria móvel “pós-smartphone“.  Rumores apontam que tais aparelhos podem ser também dobráveis, e a Samsung, junto com a LG, será uma das principais fornecedoras  dessas telas.

As duas juntas, o consumidor só tem  a ganhar.

68 comments on “Samsung e Microsoft juntas, após suposta traição do Google

      1. Pra quem tem preguiça de acessar o link que postei:

        Ele é mantido pela Linux Foundation, gerenciado pelo Techical Steering Group e guiado pela Tizen Association através de seus membros para atender seus parceiros (que não sou poucos).

        […]

        As origens do Tizen são do SLP (Samsung Linux Platform) e do LiMo (Linux Mobile). O Bada OS da Samsung não era código-aberto e o quase falido MeeGo, baseado no Maemo (que é baseado no Debian Linux), apareceu, fizeram uma suruba, juntaram a porra toda e surgiu o Tizen. Lembrando que o Sailfish OS também veio do MeeGo.

        Ele é fortemente baseado no kernel Linux, usa a glibc (GNU Library C), JavaScript, jQuery, jQuery Mobile, HTML5 etc.

          1. Ahahaha e é novidade? Jorjão parece criança.

            O modelo de Kubler Ross explica. São 5 estágios do sofrimento:

            1. Negação
            2. Raiva
            3. Negociação
            4. Depressão
            5. Aceitação

            O Jorge vivia negando que o WP estava morrendo e que a concorrência é melhor.

            Depois que ele percebeu que realmente estava morrendo pra concorrência, ele começou a ter raiva e passou postar matérias xingando os outros, xingando a Samsung etc.

            Agora o Jorge tá na fase e negociação, ou seja, que a MS deve se relacionar com a Samsung pra continuar viva no mundo Mobile, seja oferecendo seus produtos e serviços à Samsung.

            Quando a MS anunciar que vai descontinuar o W10M porque está focada em tablets com Windows 10 e produtos e serviços para as OEMs, o Jorge vai entrar em depressão porque esses tablets menores nunca chegarão ao Brasil e as OEMs vão preferir usar o Windows 10 apenas em híbridos/PCs.

            Por fim, ele vai aceitar e vai usar os produtos e serviços da MS em um Android ou iPhone.

          2. Cara, foi o melhor argumento até agora! Meus parabéns, excelente abordagem (além de ser científica).

          3. Sabe existe cachorros que são treinados pelo exercito… Enquanto raposas só ficam no mato fazendo nada produtivo…

    1. Cara é uma parceria entre a Intel, Linux, Panasonic e a Samsung, porem quem mais usa o sistema é a Samsung e a assimilação de propriedade é inevitável já que ela também é a maior investidora e interessada no projeto.

      1. Não é porque a Samsung é a quem mais usa o Tizen que o Tizen foi cirado pela Samsung. Acredito que isso não seja difícil de compreender.

        1. “Criado em PARCERIA com a Samsung”, ou seja, também foi criado por ela, e pelo fato dela ser a maior investidura no sistema enquanto as outras empresas o deixaram de lado, sim, podemos dizer que atualmente o Tizen é da Samsung. Acredito que não seja difícil de compreender ?

          1. “Esse é o sistema operacional criado pela Samsung, e hoje é usado principalmente nos smartwatches”

            E não, o principal uso do Tizen pela Samsung é nas smartTVs.

    2. Tizen é um sistema operacional baseado em Linux cujas aplicações são bastante vastas. Ele pode ser utilizado em telefones, tablets, IVIs, notebooks, Smart TVs, Smart Cameras e demais possibilidades. O Sistema Operacional é originário de um consórcio entre a Linux Foundation e outras empresas do ramo de tecnologia, a exemplo da Samsung e Intel .

      http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/tizen.html

  1. Vejo algumas coisas que devem ser consideradas nessa parceria nova da MSFT e da SAMY. Guerra de patentes que foi resolvida logo após a MSFT ventilar a possibilidade de usar a tecnologia das telas flexíveis da SAMY. A SAMY querendo uma caminhar com as próprias pernas e desde o WP7 lançando aparelhos em uma plataforma sempre considerada natimorta(Não se lança um aparelho sem gastos de engenharia, marketing e etc.). Ambas as empresas não são bobas e querem sua fatia no mercado. A MSFT parece ter aprendido a parar de perder dinheiro em setores onde não sabia atuar e aparentemente está querendo dar na Alphabet(Google), o mesmo bote que deu na Apple com seus dispositivos.

    1. No fim, a questão é sempre o lucro. Mas enquanto o lucro for obtido em um processo que beneficie o consumidor, está ótimo. A MS não é boba e quer ganhar em todos os lados possíveis.

      1. Trabalhei na antiga fábrica da nokia/ms e peguei justamente a era naddela, era nítido que a empresa visa lucro e principalmente reduzir, até onde der, custos.
        A MS, apesar de ter muita grana, não gasta atoa.

  2. Engraçado, até dias atrás era a inimiga da Microsoft nesse blog. Não esqueci dos posts falando sobre o incêndio na loja da Samsung e outros desdenhando da empresa e dos seus produtos bombásticos, agora que a sul coreana falou que contou com a ajuda da Microsoft, viraram parceiras por aqui. Aham, tá.

    Até anteontem, Samsung era a nova praga que a Microsoft deveria exterminar.

      1. Até anteontem, a Samsung era um lixo completo. Ontem ela virou (Samsung DeX) a nova praga que a Microsoft deveria exterminar e agora viraram parceiras que o consumidor tem a ganhar. A verdade é que a Microsoft está completamente perdida e está atirando pra todos os lados.

  3. A brecha para o mundo olhar um pouco mais para o winmobile, vai ser justamente quando a Samsung deixar o android e usar o Tizen. Vai ser uma rasteira no android.

    1. Quanto mais sistemas concorrendo, melhor, isso só aumenta a qualidade de cada um, pois nenhuma empresa vai querer ficar pra trás.

  4. Hahahahaha como esse blogueto é paranóico, ontem na apresentação do s8 quem assistiu viu que a principal parceria no desenvolvimento do s8 foi o Google e a Samsung citou isso diversas vezes , a Samsung so citou a Microsoft na hora de apresentar o Samsung desk, pra vc ter uma ideia de como o Google e a Samsung são parceiras o próprio Google now responde se vc perguta qual é o melhor smartphone de 2016 ela só falta fazer a referência pro s7.

  5. Samsung e microsoft amiguinhas, apresentação dos novos tablets totalmente focadas no windows 10, agora esse galaxy… com snap 835…. vão refletindo e vcs vão vendo aonde vai chegar essas parcerias.

  6. Sobre a adoção do Tizen eu penso assim. Se embarcarem o sistema fechado nos celulares, tal como já acontece com o Android, vai ser mais do mesmo.

    E não era assim com o finado Firefox OS.

  7. Só da Samsung lançar uma versão do Android com todos os serviços da Microsoft já é um belo chute nos dois “o” da Google. Vamos ver no que vai dar, mas tecnicamente não tem como ser ruim uma parceria entre as duas empresas, principalmente se isso envolver futuros aparelhos com Windows, nem que seja um “Surface Like”.

      1. Verdade, esqueci desse detalhe que é o maior motivo para todos os fabricantes estarem amarrados aos serviços e apps da Google, o Google Play. ?

  8. Acho que foi um triângulo amoroso que desenvolveu o 835, Qualcomm, Samsung e Microsoft. O 835 é o primeiro que foi produzido para lidar com a nova categoria de PCELULAR, sendo o 820 (Alpha), 821 (Beta) e 835 (1.0).

    Microsoft cuida do Continuum, Qualcomm produzir e Samsung espalha pra geral comprar

  9. “Esse é o sistema operacional criado pela Samsung” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Depois de fizer que a MS lançou o primeiro smartphone com leitor de iris, tu me vem com essa? ETA FANBOY ALIENADO!

  10. Pow, quero é mais que os sistemas que estão no fundo do baú de certo…
    e que sistemas de celular seja só opções de escolhas…

    VAI TIZEN, VAI FIREFOX OS… E outros mais se existirem…

  11. Sim, não podemos negar que a Samsung realmente espalha seus produtos como uma praga, como disse no artigo, e que ela tem grande influência no mercado. Com certeza, essa parceria com a Microsoft pode render bons frutos. Mesmo assim, não gosto de Samsung, mas há quem goste, e por isso as opções existem.

  12. Quem lê esse texto pensa que as empresas são inimigas. São parceiras, uma fornece serviços e componentes para as outras. Google, Microsoft, Apple, HP, Samsung, LG,… não passam de empresas que cooperam entre si para desenvolvimento de seus produtos. Inimigos sãos os fans boys que até se matam por preferencias.

      1. A Microsoft sempre faz isso. Lembra do IOS 7 que trouxe alguns recursos do windows phone? Teve também o carregamento sem fio por NFC, agora a bola da vez sera as tile live que deverão estar no próximo IPhone.
        Tecnologia é isso, ou ganha dinheiro agora, incluindo venda de patentes ou amanhã estará obsoleto.
        O chato é que os sistemas da Microsoft funcionam melhor nos outros sistemas do que nos dela mesmo. Sou fa, uso um 950XL mas ja nao suporto o abandono da plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *