Dev de Scorn diz que CPU em vez de SSD é o maior avanço da próxima geração

Scorn, o jogo de terror de sobrevivência inspirado nas obras de HR Giger e originalmente financiado via Kickstarter, ressurgiu repentinamente depois de muito tempo atrás no recente episódio Inside Xbox com um lindo trailer novo (incorporado no final deste artigo). O jogo chegará ao Xbox Series X e PC (Steam, Microsoft Store e GOG), embora ainda não haja uma data definida.

O MSPowerUser conseguiu entrevistar o diretor do Scorn Game, Ljubomir Peklar, que disse em sua opinião que o maior avanço no hardware de próxima geração será a CPU, e não os novos SSDs.

Todo mundo está divulgando o SSD como a próxima grande novidade, e sim, os SSDs ajudarão muito no carregamento e movimentação de ativos, mas o maior culpado que está criando problemas na geração atual é a CPU. É daí que surgirá a maior diferença de próxima geração em comparação à geração atual.

De fato, o salto entre os processadores Jaguar usados ​​para PlayStation 4 e Xbox One e os processadores Zen 2 que encontraremos em seus sucessores de próxima geração será enorme.

O Scorn será um jogo da próxima geração e Peklar explicou o porquê na entrevista.

Não queríamos trazer Scorn para os consoles da geração atual, porque queremos que nosso jogo seja jogado a 60FPS. Isso seria quase impossível sem grandes sacrifícios. A próxima geração é sobre capacidade de resposta, suavidade e muito menos perda de tempo. O problema com esses recursos é que eles não são fáceis de vender em vídeos ou capturas de tela.

Peklar também concordou que a Microsoft teve um problema de comunicação no episódio Inside Xbox, com muitas pessoas esperando assistir a muitos gameplays do Xbox Series X quando havia muitos trailers sem gameplays.

A Microsoft teve alguns problemas de comunicação. As pessoas esperavam que milhões de jogos de produção AAA mostrassem visuais de última geração e, mais importante, mostrassem gameplays.

O Windows Club irá continuar acompanhando o Scorn e demais jogos para Xbox que serão anunciados este ano. Então, fique ligado!

273 comments on “Dev de Scorn diz que CPU em vez de SSD é o maior avanço da próxima geração

  1. Eu sou o único que preferiria um HD bom de 4tb do que esse SSD?

    Eu vou acabar demorando pra pegar o Series X porque vou esperar um modelo com mais memória, só no One eu já não tenho mais espaço, imagine com os jogos do Series X que vão ser umas 4x mais pesados!

    1. SSD faz muita diferença em loadings e carregamento de alguns recursos, não é algo de outro mundo, que vai lhe dar mais fps e gráficos melhores, mas a tecnologia precisa avançar e os SSDs demoraram chegar nos consoles.

    2. Somos 2, quase comprei um HD de 4tb pro meu One X pra depois usar na próxima geração, na verdade acho que se a próxima geração for compatível com HDs convencionais, vou investir em um, mesmo que tenha que aguardar loadings, já vivi tanto tempo com loadings que não me importo muito com isso.

  2. Jorge, decide aí, pô!! Começaram hypando teraflops, não deu certo, depois tentaram empurrar que o SSD do Xbox ia ser tão bom quanto o do PS5, não deu certo, aí correm pra CPU, cuja diferença pra do PS5 é a menor de todas?

        1. XSX é de longe o sistema mais equilibrado.
          Um console que tem uma cpu muito poderosa rodando a 3,8 GHz, sem asteriscos, sem “se você colocar pressão na gpu, a cpu vai funcionar mais devagar” , nada, apenas uma grande cpu.
          Um console que tem uma GPU muito rápida e ultra poderosa, novamente sem asteriscos.
          Rodando a velocidades de clock muito altas (de 1,8 GHz) de forma consistente, novamente sem asteriscos e velocidades variáveis, e com
          suficiente para fornecer um número sem precedentes de RDNA2 TF no espaço do console (12.155)
          Um console que tem uma ótima configuração memoriar.
          320 mb/s bus 10 GB a 560 GB/s mais um extra de 3,5 GB/s a um nível inferior, mas ainda mais do que respeitável 336 GB/s. (2,5 GB são para o SO).
          Esta configuração alimentará a poderosa GPU extremamente bem.
          Um SSD muito rápido, mais do que suficiente para um salto geracional em comparação com a geração anterior de consoles.
          Em suma, um sistema extremamente equilibrado em tudo o que funcionará como prometido sem ses e mas à vista.

          Fora as features>
          GPU Work Creation, Intelligent Delivery, Mesh Shading, Sampler Feedback Streaming que também é um recurso do Xbox Velocity Architectur, além do Bcpack é claro.

          Sobre a techdemo no PS5 :
          Usou 20 Mil triângulos e 16 Bi LOD

          A demonstração do Asteroide do Mesh shader no Series X:
          50 Mil triângulos e 3000 Bi LOD.

          PS5 é o console mais fraco. Supere isso e siga em frente.
          https://pbs.twimg.com/media/EYJvu5cUYAEQ7CJ?format=jpg&name=large

        2. XSX é de longe o sistema mais equilibrado.
          Um console que tem uma cpu muito poderosa rodando a 3,8 GHz, sem asteriscos, sem “se você colocar pressão na gpu, a cpu vai funcionar mais devagar” , nada, apenas uma grande cpu.
          Um console que tem uma GPU muito rápida e ultra poderosa, novamente sem asteriscos.
          Rodando a velocidades de clock muito altas (de 1,8 GHz) de forma consistente, novamente sem asteriscos e velocidades variáveis, e com
          suficiente para fornecer um número sem precedentes de RDNA2 TF no espaço do console (12.155)
          Um console que tem uma ótima configuração memoriar.
          320 mb/s bus 10 GB a 560 GB/s mais um extra de 3,5 GB/s a um nível inferior, mas ainda mais do que respeitável 336 GB/s. (2,5 GB são para o SO).
          Esta configuração alimentará a poderosa GPU extremamente bem.
          Um SSD muito rápido, mais do que suficiente para um salto geracional em comparação com a geração anterior de consoles.
          Em suma, um sistema extremamente equilibrado em tudo o que funcionará como prometido sem ses e mas à vista.

          Fora as features>
          GPU Work Creation, Intelligent Delivery, Mesh Shading, Sampler Feedback Streaming que também é um recurso do Xbox Velocity Architectur, além do Bcpack é claro.

          Sobre a techdemo no PS5 :
          Usou 20 Mil triângulos e 16 Bi LOD

          A demonstração do Asteroide do Mesh shader no Series X:
          50 Mil triângulos e 3000 Bi LOD.

          PS5 é o console mais fraco. Supere isso e siga em frente.
          https://pbs.twimg.com/media/EYJvu5cUYAEQ7CJ?format=jpg&name=large

          1. Que bonitinho, copiou um texto enorme e não entende metade do que escreveu. E tá querendo gozar com o pau dos outros no demo do asteróide da Nvidia?

          2. Que bonitinho, copiou um texto enorme e não entende metade do que escreveu. E tá querendo gozar com o pau dos outros no demo do asteróide da Nvidia?

          3. Então porque está discutindo na internet? Se já sabe qual é mais “poderoso”.

          4. Alguém tem que esclarecer o quão próximas essas máquinas são, e que cada um terá suas vantagens e desvantagens.

          5. Esse alguém é você kkk… não te vi falando isso quando a diferença era infinitamente menor entre xbox one e ps4, baba ovo da sony.

          6. Esse alguém é você kkk… não te vi falando isso quando a diferença era infinitamente menor entre xbox one e ps4, baba ovo da sony.

          7. Mas isto é obvio amigo, uma foi para um lado e outra para outro.
            A diferença em mult será miníma, somente colocando lado a lado para ver um pixel a mais ou frame a mais.
            O que vai se sobressair, serão os jogos exclusivos.

          8. Pronto, tá vendo como discutindo a gente chega num consenso? Concordo plenamente com o que você disse agora.

          9. De forma alguma, veremos o que essa geração poderá fazer nos multis em uns 2/3 anos, quando pararem de fazer jogos crossgen, e muito antes nos exclusivos first party.

          10. Sim, meu ponto, é que será lindo os gráficos nos 2 e os exclusivos se sobressaindo com gráficos cada vez mais lindos.

    1. Negativo, compare as unidades computacionais de ambos os consoles, e verá que isso muda muito a diferença, procure sites especializados e se informe

      1. É mesmo? Cita um aí que diz que uma diferença de 18% nos teraflops vai ser enorme. Já uma diferença de 130% na velocidade do SSD…

        1. Não entendo onde o ssd vai superar uma gpu ou cpu, visto que ambos usam ssd! Ainda que o do ps5 seja mais rápido, apenas faria sentido enaltecer se o XSX estivesse usando HD, o que não é o caso

        2. Entenda uma coisa, o Playstation 5 tem um total de 36 unidades computacionais com 2304 shaders e um clock variável com máximo em 2,23GHz. Já o Xbox Series X traz clock menor e fixo, os 1,825GHz, mas com um chip muito mais “parrudo” com 52 unidades computacionais e um total de 3.328 shaders.

          Mesmo com a diferença nos clocks variáveis, há uma diferença bastante respeitável entre a estrutura do Xbox frente ao Playstation, pois 40% mais shaders é muita coisa. Mas um número que o pessoal se apegou bastante é outro: 12 TFLOPS, esqueça a diferença dos TF, as Unidades Computacionais a mais no Xbox resultam em Ray Tracing em tempo real no Xbox, algo que não vai poder ser feito em tempo real no PS5 devido a sua limitação de UC, se quiser mais informações dá uma pesquisada melhor, se quer continuar falando poucas palavrinhas achando que tá se saindo superior num debate, vai em frente.

          1. aí o PS5 todo fraquinho lança um novo uncharted e pronto…o série x passa a geração inteira e não chega nem perto…

          2. Ta desesperado kkk… tentando ate profetizar pra tentar fazer esse console zumbi ser relevante na próxima geração kkk…

          3. Continuo aguardando um site especializado que ateste que a diferença vai ser grande. Ficar apenas repetindo specs de uma tabela que você pegou em qualquer site não funciona, colega, quero ler a opinião de um especialista.

          4. Não sou seu professor de ensino, se quer informações, busque! Não estou defendendo nenhum console, estou comparando as unidades computacionais que já existem em testes com placas da NVidia, não vou perder mais meu tempo tentando te explicar, abraços.

          5. Parabéns, apenas repete specs sem citar um site que ateste o que perguntei. Não vale à pena mesmo falar com você, abraços.

          6. Vejamos: o autor parte da premissa que o PS5 não vai conseguir sustentar o clock máximo na maior parte do tempo, ou seja, deve estar achando que a solução da Sony é mero overclock, ponto que o Mark Cerny já deixou claro que não é o que acontece, e mesmo em situações em que seja necessário diminuir esse clock, isso não ocorreria por muito, pois a relação entre clock e energia não é linear, sendo possível liberar muita energia com pouca baixa de clock. O autor também considera que os desenvolvedores não terão acesso a todo poder da CPU/GPU, coisa que Cerny também já esclareceu ao Richard Leadbetter da Digital Foundry, dizendo que há energia suficiente para que tanto CPU quanto GPU estejam no máximo.

            Você me vem com um site que se baseia em uma premissa que não pode provar ou que não entende e ainda tem informações desatualizadas?

          7. Na verdade, o clock começa por baixo e não por cima, ele só atingirá 2.23GHz quando precisar.

            É tão fanboy que não sabe nem o que o Cerny fala.

          8. É claro que toda GPU não fica no máximo o tempo todo, gênio, nem a do XSX vai ficar, funciona assim tanto em consoles quanto no PC. Mas quando for necessário, ela vai ficar no máximo em quase todo o tempo.

          9. Jesus, acha mesmo que toda CPU/GPU funciona no máximo o tempo todo? E ainda diz que entende um pouco…

          10. Fixo – Adjetivo
            Que não se move: ponto fixo.

            Se vai ser variável não sei, mas a Microsoft disse que é fixo, claro que levanta uma questão: CPU/GPU funcionando nesse clock, mesmo sem estar em uso?
            É estranho, mas ela não disse que vai variar, disse que será fixo.

          11. Na verdade, o clock começa por baixo e não por cima, ele só atingirá 2.23GHz quando precisar.

            É tão fanboy que não sabe nem o que o Cerny fala.

        3. Entenda uma coisa, o Playstation 5 tem um total de 36 unidades computacionais com 2304 shaders e um clock variável com máximo em 2,23GHz. Já o Xbox Series X traz clock menor e fixo, os 1,825GHz, mas com um chip muito mais “parrudo” com 52 unidades computacionais e um total de 3.328 shaders.

          Mesmo com a diferença nos clocks variáveis, há uma diferença bastante respeitável entre a estrutura do Xbox frente ao Playstation, pois 40% mais shaders é muita coisa. Mas um número que o pessoal se apegou bastante é outro: 12 TFLOPS, esqueça a diferença dos TF, as Unidades Computacionais a mais no Xbox resultam em Ray Tracing em tempo real no Xbox, algo que não vai poder ser feito em tempo real no PS5 devido a sua limitação de UC, se quiser mais informações dá uma pesquisada melhor, se quer continuar falando poucas palavrinhas achando que tá se saindo superior num debate, vai em frente.

        4. Entenda uma coisa, o Playstation 5 tem um total de 36 unidades computacionais com 2304 shaders e um clock variável com máximo em 2,23GHz. Já o Xbox Series X traz clock menor e fixo, os 1,825GHz, mas com um chip muito mais “parrudo” com 52 unidades computacionais e um total de 3.328 shaders.

          Mesmo com a diferença nos clocks variáveis, há uma diferença bastante respeitável entre a estrutura do Xbox frente ao Playstation, pois 40% mais shaders é muita coisa. Mas um número que o pessoal se apegou bastante é outro: 12 TFLOPS, esqueça a diferença dos TF, as Unidades Computacionais a mais no Xbox resultam em Ray Tracing em tempo real no Xbox, algo que não vai poder ser feito em tempo real no PS5 devido a sua limitação de UC, se quiser mais informações dá uma pesquisada melhor, se quer continuar falando poucas palavrinhas achando que tá se saindo superior num debate, vai em frente.

        5. Você está errado, pois está medindo a diferença bruta, você não está levando em consideração as features, BCpack, Xbox Velocity Architecture, etc…

          1. O ps5 não vai ter nada de avanço tecnológicos só o Xbox kkkkkk o ssd tá lá só pra vc ver ele

          2. Vai, mas o Cerny não mencionou as features cara, única coisa que ele falou é Primitive Shading.

          3. Cerny falou por 50 minutos sobre facilidade de programação, frequência variável, Smartshift, Geometry Engine, SSD e I/O customizado e Tempest engine e ainda não conseguiu falar de tudo, mas não, ele não mencionou as “features”…

          4. O ps5 não vai ter nada de avanço tecnológicos só o Xbox kkkkkk o ssd tá lá só pra vc ver ele

          5. Vai, mas o Cerny não mencionou as features cara, única coisa que ele falou é Primitive Shading.

          6. Deixa eu te explicar, a Velocity Architecture engloba 4 recursos: um SSD customizado, uma API(DirectStorage), um bloco de descompressão que usa Zlib(geral) e BCPack(texturas) e um recurso pra otimizar a cópia de texturas pra memória (SMS). O SSD sozinho tem velocidade de 2.4 GB/s, mas quando usa todos esses recursos da Velocity ele pode chegar a 4.8 GB/s com compressão na média e 6 GB/s no máximo teórico. A título de comparação, o SSD do PS5 sozinho chega a 5.5 GB/s, 9 GB/s com compressão e 22 GB/s no máximo teórico. Entendeu a diferença?

    2. A demonstração executaria da mesma forma no Series X, exatamente o mesmo, apenas alguns pixels a mais no XSX por causa da GPU e largura de banda das memórias e talvez alguns modelos levariam uma fração de segundo para transmitir mais polígonos durante a cena fly-though.

      Vamos esquecer que o cara da epic falou que um NVME + uma 2070S roda a demo e se apegar no que você falou, já que é a sua área de formação.

      “A number of different components are required to render at this level of detail,” says Sweeney. “One is GPU performance and GPU architecture to draw an incredible amount of geometry. You’re talking about a very large number of teraflops being required for this. The other is the ability to load and stream it efficiently.”

      Would this demo run on my PC with a RTX 2070 Super? Yes, according to Libreri, and I should get “pretty good” performance. For comparison, the PlayStation 5 GPU the demo video was captured on achieves 10.28 teraflops, while the RTX 2070 Super hits just over 9 teraflops.

    3. A demonstração executaria da mesma forma no Series X, exatamente o mesmo, apenas alguns pixels a mais no XSX por causa da GPU e largura de banda das memórias e talvez alguns modelos levariam uma fração de segundo para transmitir mais polígonos durante a cena fly-though.

      Vamos esquecer que o cara da epic falou que um NVME + uma 2070S roda a demo e se apegar no que você falou, já que é a sua área de formação.

      “A number of different components are required to render at this level of detail,” says Sweeney. “One is GPU performance and GPU architecture to draw an incredible amount of geometry. You’re talking about a very large number of teraflops being required for this. The other is the ability to load and stream it efficiently.”

      Would this demo run on my PC with a RTX 2070 Super? Yes, according to Libreri, and I should get “pretty good” performance. For comparison, the PlayStation 5 GPU the demo video was captured on achieves 10.28 teraflops, while the RTX 2070 Super hits just over 9 teraflops.

      1. Mais um caixista sem capacidade de argumentar e que recorre a bloqueio, meus parabéns, está seguindo muito bem o exemplo do mestre paladino condenado. Aliás, com essa boca suja, pode me bloquear mesmo.

          1. Seja bem vindo de volta, mas maneira nessa boca suja que aqui é discussão de adulto, não de pirralho de colegial.

          2. Outro sonysta frustrado que quer pagar de fodão intelectual elite dos games mas não joga p.n e espera 6 anos para um jogo ser lançado para depois terminar em 2 dias e ir correndo anunciar no OLX.

          3. Tem dois grandes exclusivos vindo agora em junho e julho, e estou jogando FF7 no momento. Tá jogando o quê, fera?

          4. Só “exclusivo” velho, fera? Tem nenhum novo, não? DMC5, MHW e Doom Eternal também já joguei.

          5. Porra de exclusivo, eu quero é jogar. Negocio de exclusivo é coisa pra sonysta que faz sexo com a bunda. Doom Eternal saiu quando demente desgraçado fdp?

          6. Só “exclusivo” velho, fera? Tem nenhum novo, não? DMC5, MHW e Doom Eternal também já joguei.

          7. Porra de exclusivo, eu quero é jogar. Negocio de exclusivo é coisa pra sonysta que faz sexo com a bunda. Doom Eternal saiu quando demente desgraçado fdp?

          8. Tá, avisa então pro Phil que ele jogou dinheiro fora comprando um monte de estúdios pra fazer “exclusivos” e comprando exclusividade temporária de jogo multi.

          9. Foda-se, os jogos multis são os melhores. Só sonysta que faz quad anal fica com essa paranoia com exclusivos.

          10. Deixa eu te perguntar, você consegue jogar FF7 hoje em outro console ou PC? Já tem data pra sair no xonão, fera?

          11. Seja bem vindo de volta, mas maneira nessa boca suja que aqui é discussão de adulto, não de pirralho de colegial.

          1. E como fez diferença no demo do UE5, e não sou eu que estou dizendo, veja o que o Tim Sweeney, CEO da Epic falou a respeito. A propósito, cadê o demo da MS mostrando o poder do comedor de monstros? Tudo o que se viu foi CG sem gameplay até agora.

          2. kkk… demo capada a surpreendentes 1440p kkk… queimando ate o furico do sonysta pra chegar a isso.

          3. o objetivo da demo era mostrar técnica de iluminação e a técnica dos polígonos em tela, o que foi um sucesso e surpreendente. Sua necessidade e persistência em tentar desmerecer isso é patético.

          4. Engraçado, sabe o que é curioso a respeito da resolução do demo? A própria DF admitiu que está tendo dificuldade pra contar os pixels das imagens do demo, tamanha a qualidade gráfica exibida. E procure uma citação em que Alex Battaglia da DF, conhecido por Dictator no fórum Resetera, admite que será necessário procurar outra métrica de qualidade de imagem, pois esse demo mostrou que resolução está se tornando inútil.

            E claro, a Epic estava preocupada em demonstrar as tecnologias Lumen e Nanite da UE5, não em colocar máxima resolução como disse o colega abaixo.

          5. exatamente, o objetivo era a demonstração dessas duas técnicas. Agora tem que ser uma pessoa muito cabrestada para ficar desmerecendo a demo ou achar que 1440p 30fps vai ser o padrão da nova geração.

          6. bua, bua, bua me convenceram que 1440p é um máximo kkk… epa mas eu sou sonysta e nunca joguei em 4kkk… ai fica fácil me enganar.

          7. Que pena, garanto que se você pudesse ler isso que estou escrevendo agora, veria o quanto de argumentos já apresentei. Bom, provavelmente ele não teria capacidade de entender mesmo.

    4. A demonstração executaria da mesma forma no Series X, exatamente o mesmo, apenas alguns pixels a mais no XSX por causa da GPU e largura de banda das memórias e talvez alguns modelos levariam uma fração de segundo para transmitir mais polígonos durante a cena fly-though.

      Vamos esquecer que o cara da epic falou que um NVME + uma 2070S roda a demo e se apegar no que você falou, já que é a sua área de formação.

      “A number of different components are required to render at this level of detail,” says Sweeney. “One is GPU performance and GPU architecture to draw an incredible amount of geometry. You’re talking about a very large number of teraflops being required for this. The other is the ability to load and stream it efficiently.”

      Would this demo run on my PC with a RTX 2070 Super? Yes, according to Libreri, and I should get “pretty good” performance. For comparison, the PlayStation 5 GPU the demo video was captured on achieves 10.28 teraflops, while the RTX 2070 Super hits just over 9 teraflops.

  3. É por isso q não perco mais meu tempo discutindo algo tão lógico. A MS apostou no hardware certo para entregar um console que vai disponibilizar os melhores gráficos da Next Gen, junto com o PC obviamente. Só quem é doido ou não tem um pingo de noção fala q o SSD vai melhorar o Gráfico do Jogo. Perca de tempo discutir com esse tipo de pessoas.

          1. Comecei no atari 2600 jogava 360i de resolução e 10 fps, creio que resolução ou fps não me fará escolher console e sim jogos, se eu gostasse de poder teria um PC high end.

      1. Gráficos? Ele vai ajudar a carregar as texturas, mas quem processa os gráficos visuais, é a GPU. wtf kkkkkkkkkkkk quando penso que não pode piorar, a coisa desanda.

        1. Não, a troca de dados ente o CPU e o ssd não fará diferença nenhuma, todos os devs estão errados, até a Microsoft está quando afirmou que o ssd será a evolução nos jogos, caixistas leem o que lhe convém sempre, próximo.

      2. Gráficos? Ele vai ajudar a carregar as texturas, mas quem processa os gráficos visuais, é a GPU. wtf kkkkkkkkkkkk quando penso que não pode piorar, a coisa desanda.

      3. SSD não processa gráficos kkkkkk, cara entenda o seguinte, tudo que o sistema executa está na RAM, quando a RAM atinge o limite ele armazenamento o que não é prioritário no HD e quando tu usa aquela atividade que ta no HD ele puxa de volta pra RAM, como a taxa de transferência do HD é mais lento que o dá RAM tem que esperar carregar, por isso o loading.

        O PS5 tem um SSD muito rápido, o que vai ajudar a enviar as coisas mais rápido pra RAM o que reduz os loading, só que a Banda da RAM do PS5 é mais baixa que do Serius

        O Serius X possuí SSD também, só que não tão rápido quanto do PlayStation, mas a Ram dele tem uma banda maior que do PS5.

        Resumindo, SSD não melhora gráficos e ambos vão ter loading rápido, onde a diferença de quem carrega mais rápido não vai ser tão significante pra um jogo kkk

        1. A demo foi a 1440 p pra justamente mostrar que objetos renderizam 8k e não aparentam estar em resolução dinâmica, triste pessoas que não entendem inglês e apenas veem imagens e interpretam como lhe convém.

  4. A Sony como fabricante de hardware sempre inovou nos consoles, excessão foi o PS4.
    PS1 abriu caminho para processadores Risc.
    PS2 inovou no processador Emoticon Engine com acesso direto a memória Rambus e co-processadores V1 e V2( o processador e memória do PS2 eram superiores aos processadores e memórias do Xbox1 e GameCube), se a PS2 tivesse 64 megas de RAM igual o Xbox 1, o PS2 massacraria o Xbox .
    PS3 inovou com o Cell e memória XBR.
    PS5 inova ao ligar o SSD ao processador principal através de uma interface de 12 canais.

    Já xbox, poder, poder, poder, poder…

        1. Tu não para de falar merda né rapaz…
          Melhor nem de longe, o que teve foi apoio das devs, além de parceria exclusivas, pois ele apanhava tanto para o Xbox, quanto para o Cube.

          1. Como apanhava ? Kkkk pq o Xbox one X não bate no ps4 pró e nem no xonao ? Não entendi. Se for questão de rodar o jogo melhor, o que vc faz num PC high end que eu não faço num xonao por exemplo ?

        2. Comparar qualquer multi da geração você vê o quanto o ps2 era mais fraco que os outros. O que eles acertaram foi usar os recursos financeiros superiores aos rivais pra fechar com o máximo de desenvolvedoras, impedindo que outras empresas tivessem mais jogos e também baratear os hardwares do console pra manter o preço baixo.

          Era um console tecnicamente mais fraco e quebrava com facilidade, mas é o que timha a maior variedade de jogos e preço mais baixo. Foi uma estratégia excelente pra Sony, mas péssima pra indústria. Praticamente gerou um monopólio que destruiu rivais como sega e snk, a Nintendo literalmente precisou sair do mercado de consoles concencionais pra sobreviver, outras simplesmente desistiram do mercado e nunca mais criaram consoles.

          Mas o pior é que a grande maioria das produtoras de jogos tiveram que fechar as portas pelo fato de competiam entre si em um mesmo console. A maioria dos jogos que eu curtia não existe mais por causa desse console.

          1. Li barbaridades aqui Santiago, se as outras não se adaptam ao mercado e morrem a culpa é da Sony ? Kkkkk

          2. Isso se chama sufocar a concorrência, é uma prática que já foi mais comum no que se chaava capitalismo selvagem. Nenhuma concorrente tinha o aporte financeiro da Sony e ela usou isso a favor dela pra tentar o monopólio. É tudo verdade. Acredite você ou não.

          3. Mas pode me dizer quais foram as barbaridades, posso mostrar elas aqui uma a uma se quiser. E essa não foi a primeira vez que ela tentou isso, seja no mercado de jogos quanto em outro tipo de mercado que o conglomerado fazia parte na época, essa era uma prática comum da empresa.

            Nem sempre deu certo, como no caso do betamax, mas deu certo com o Blue Ray (as empresas favoráveis ao HD DVD pediam que o formato do blue ray aceitasse tanto java quanto o do HD DVD, o que impediria uma guerra de formatos, a Sony recusou e todas as empresas que trabalhavam com o formato tiveram que fechar as portas). Não existe “adaptação” pra mercados tão voláteis como esse, ou você está dentro ou você está fora.

            Pra citar um exemplo, está vendo a dificuldade que a Google está tendo pra entrar na competição? A Google vai precisar investir talvez bilhões só pra ter uma chance. Que outra empresa você acha que sobreviveria nesse mercado? A Sony sempre buscou monopólio nos mercados que entrou. Isso é fato.

          4. Você acha que ela entraria nesse mercado de outra forma? Ela já foi via streaming porque sabe que se fosse com um console seria ainda mais complicado. Isso não foi um tiro no escuro, foi muito planejado e ainda assim tá do jeito que está. Mas como falei, ela tem dinheiro pra reverter isso, pode ou não investir, mas tem como. Outras empresas não. Não existem mais empresas dispostas a entrar nesse mercado. Talvez em paralelos (old gen, etc), mas não nesse.

            Engraçado que de tudo que falei, isso foi o que você tirou… O importante é não dar o braço a torcer né…

          5. Tá indo mal pq o streaming pra jogo ainda não está no seu tempo, no que não dou o braço a torcer ? Concordo com algumas coisas e outras não, não tem nada a ver com braço a torcer

          6. O que falei sobre a Google não foi pra discutir o streaming, mas pra mostrar que esse foi o ramo do mercado que eles viram que tinham uma chance. Isso foi mais pra exemplificar o que se tornou esse mercado após o PS2 que pra falar sobre esse caso do Stadia.

            Dar o braço a torcer no sentido de entender que a Sony tem essa prática de buscar o monopólio. A MS já teve essa mentalidade também, mas que me lembre nunca com a mesma agressividade da japonesa, que aliás até hoje tem esse mesmo pensamento nos negócios

    1. Contra fatos não há argumentos, mas no caso do PS5 acho que a Sony deu uma pisada na bola, não tanto como no PS3 e o Cell.
      Mas ela colocou um SSD nível deus e uma GPU nível normal, não tem muito sentido, por mais que será um console foda, não é nada equilibrado esse sistema.
      Os jogos dela, serão ultra-mega-fodas, mas os Thrid Party não usarão o total potencial do SSD, os devs já terão que otimizar o Tempest, se eles errarem a mão, vai tudo cair na CPU.

      1. mas ai que esta, a GPU dela é a mesma que o xbox só que menos tunada, talvez seja uma estrategia dela ter colocado uma GPU menos tunada e um ssd brutal justamente para beneficiar esse ponto de troca de dados. Mas eu não sou os engenheiros da Sony muito menos onisciente para saber o que eles estão pensando.

        1. 1° Não, não é a mesma GPU, está louco?
          2° Não, o SSD não compensará Unidades Computacionais, quanto mais unidades computacionais, mais algoritmos podem ser processados.

          A diferença não está só nas UCs, esta no numero de ROps, se o XSX tivesse os mesmos 64 Rops que o PS5 tem, o PS5 conseguiria tirar essa diferença de UCs, mas o XSX tem 80 Rops.

          PS5 GPU:
          64 ROPs x 2,230 x 1000 = 142,720,000 rendering operations per second
          XSX GPU:
          64 ROPs x 1,825 x 1000 = 116,800,000 rendering operations per second

          PS5 GPU:
          64 ROPs x 2,230 x 1000 = 142,720,000 rendering operations per second
          XSX GPU:
          80 ROPs x 1,825 x 1000 = 146,000,000 rendering operations per second

          1. cara vc nao entendeu ainda, ssd nao é para algoritmos, é para carregas os recursos para o processador trabalhar. o SSD do ps5 é bruto por causa disso.

          2. kkkkkkkkkkkkkkkk você não entende bulhufas, não há porque eu ficar aqui debatendo com você, depois dessa, eu tenho que largar o pc e ir dormir.

          3. Suponha que você perguntou ao seu colega como chegar à padaria saindo de seu trabalho.
            Ele te responde assim:

            1- Siga reto;
            2- Quando chegar na rua A, vire à direita;
            3- Se o sinal estiver aberto, siga reto. Caso contrário, vire à esquerda;
            4- Se você seguiu reto, vire à esquerda na segunda rua;
            5- Se você seguiu à esquerda, vire à direita na terceira rua;
            6- Siga reto e você chega lá.

            Você entendeu essas instruções? Seria capaz de seguí-las?
            Então parabéns, você fez exatamente o que um software faz o tempo todo enquanto seu computador, celular e outros gadgets estão ligados: você seguiu um algoritmo.

            Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.
            Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”.
            Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções para executar uma tarefa, que o SSD enviará para CPU e GPU processar.

          4. Suponha que você perguntou ao seu colega como chegar à padaria saindo de seu trabalho.
            Ele te responde assim:

            1- Siga reto;
            2- Quando chegar na rua A, vire à direita;
            3- Se o sinal estiver aberto, siga reto. Caso contrário, vire à esquerda;
            4- Se você seguiu reto, vire à esquerda na segunda rua;
            5- Se você seguiu à esquerda, vire à direita na terceira rua;
            6- Siga reto e você chega lá.

            Você entendeu essas instruções? Seria capaz de seguí-las?
            Então parabéns, você fez exatamente o que um software faz o tempo todo enquanto seu computador, celular e outros gadgets estão ligados: você seguiu um algoritmo.

            Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.
            Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”.
            Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções para executar uma tarefa, que o SSD enviará para CPU e GPU processar.

          5. Suponha que você perguntou ao seu colega como chegar à padaria saindo de seu trabalho.
            Ele te responde assim:

            1- Siga reto;
            2- Quando chegar na rua A, vire à direita;
            3- Se o sinal estiver aberto, siga reto. Caso contrário, vire à esquerda;
            4- Se você seguiu reto, vire à esquerda na segunda rua;
            5- Se você seguiu à esquerda, vire à direita na terceira rua;
            6- Siga reto e você chega lá.

            Você entendeu essas instruções? Seria capaz de seguí-las?
            Então parabéns, você fez exatamente o que um software faz o tempo todo enquanto seu computador, celular e outros gadgets estão ligados: você seguiu um algoritmo.

            Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.

            Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções para executar uma tarefa.

          6. O cara falou a asneira de que a GPU do fraquissimo PS5 é a mesmo do XSX que é bem mais forte, só rindo mesmo.

          7. Cara, aonda que essa GPU vai trabalhar com essa taxa de 2,230 o tempo todo? Essa conta ja nao bate! Isso ae vai pegar fogo! Não tem com calcular nada no PS5. CPU e GPU são variáveis. Não sabemos nem quanto tempo ele pode ficar em modo boost. A SONY fez isso ae na intenção de confundir a galera.

  5. Pelo que estão dizendo, o foco em resolução também não vai ser tão grande. Você vai ter 4K… quando der.

    Agora, é evidente que a GPU do Series X é superior e vai permitir melhores gráficos, assim como também é evidente que a CPU do PS5 precisa rodar a todo vapor pra ainda ser ligeiramente inferior à do Series X. Taxa de I/O não tem como compensar essa perda. Quem cuida de aceleração (e portanto performance) gráfica é núcleo de GPU, não SSD. Quem permite resolução maior é RAM, não SSD. Quem cuida de física é CPU, não SSD. Em todos os quesitos o Series X é superior.

    Se Halo Infinite for um jogaço, essa conversa de não ter jogo vai acabar. Sonysta é tão inseguro que pra bater na Microsoft ficam usando até a Nintendo, que só faz Mario e Zelda.

    1. Sonysta é inseguro kkkkkkkk, a Nintendo estuprou vcs com 3 anos de vida, PS4 nem vou falar, 110 milhões de consoles, quando sair tlou 2 e ghost vai pra 130 milhões

  6. É triste ver as pessoas achando que SSD faz milagre! Sou formado em ciência da computação e trabalho na área, toda vez que me deparo com esse tipo de comentário enaltecendo o SSD ao inves da GPU e CPU me bate uma agonia vendo tamanha alienação

    1. É o que sobrou pra mídia denfender o PS desesperadamente. Se no início desta geração faziam listinhas de resolução e na metade desta faziam listinhas de jogos exclusivos, na próxima farão listinhas de tempos de carregamento. Tudo pela conveniência.

    2. cara, tu não entendeu nada do SSD ainda. precisando ler mais. Em momento nenhum é dito que o SSD esta fazendo milagre, apenas que a forma como foi implementado no hardware do PS5 disponibiliza maior velocidade na troca de dados.

      1. O SSD nunca fez e nunca fará milagres gráficos, acontece que na cabeça de mta gente isso é mais importante. Quanto a ler mais, deixo pra vc! No momento ando ocupado com projeto de IA

        1. Não faz diferença amigo? O ssd não faz diferença ? Pq a Microsoft vai lançar um vídeo game com ssd, era só deixar um HD lá e botar 12 teraflops, e ainda vendia mais barato, é tão óbvio que o ssd vai comandar a next gen que até a Microsoft já falou que vai ter um Xbox 5 teraflops com ssd, só engole o choro, fica calmo aí, já falei estuda direito, todos os desenvolvedores já falaram sobre ssd não vai ser vc que vai desmentir eles……

        2. Caralho, SSD nao é para fazer milagre grafico, ele vai apenas disponibilizar uma velocidade monstra para carregamento de texturas do mais alto nivel. Cara a discussão é velocidade de entrega de dados ao processador, vc esta preso nessa coisa de GPU, abre a mente.

          1. kkkk você é louco ou o que?
            Você acha que com NPC’s, o mundo do game todo criado, com ray tracing, vão conseguir entregar texturas em 8k em jogos finalizados? Sem tudo isto que citei, a Techdemo rodou em 1440p/30, imagina quando tiver tudo isto que citei.
            Mama-mia você está completamente abduzido ou é um comediante.

          2. Bem lembrado, uma tech demo que rodava a 30 fps, controlada, sem NPCs!
            Foi apenas um vislumbre visual do que pode ser feito e foi bem legal de se ver, mas ao analisar tecnicamente encontram-se diversas falhas e sem contar que estava rodando em um devkit visto que não existe ps5 ainda! Lembrando que o DevKit é mais potente que o console que vai ser vendido

          3. Hoje um gringo no Twitter me disse que os devkits e os consoles finais, tem as mesmas specs, coisa que achei bem estranho.

            Em resposta a @Wesley72745610e @blue_j3ans
            They are one in the same minus debug. Activision dev confirmed this. Specs are identical

          4. Houve uma má interpretação da sua parte!

            No seu comentário está escrito “em momento nenhum é dito que o SSD está fazendo milagre”, em meu comentário apenas dei ênfase na sua afirmação!
            do seu ponto de vista direciono mais atenção a GPU e CPU que o SSD, mas ainda não entendo como o SSD possa ser mais importante que os dois, o vejo como algo que agrega mas longe de ser tão importante quanto ambos, afinal um SSD não custa mais de 5000 como uma 2080TI, não custa mais que um i7-9700k de 2500.
            Meu ponto é; estão dando importância demais pra isso pq é praticamente a única coisa em que a concorrência perde

          5. “Cara a discussão é velocidade de entrega de dados ao processador, vc esta preso nessa coisa de GPU”

            ALGUEM VipPerWeS – ? ✖️box Series ✖️? • uma hora atrás
            cara vc nao entendeu ainda, ssd nao é para algoritmos, é para carregas os recursos para o processador trabalhar. o SSD do ps5 é bruto por causa disso.

            Ele ta doente pelo fanatismo, além de ser leigo.
            Primeiro: porque nem sabe o que é algoritmos e Segundo: para ele o que importa é SSD e PROCESSADOR, GPU não serve para nada.

          6. “Cara a discussão é velocidade de entrega de dados ao processador, vc esta preso nessa coisa de GPU”

            ALGUEM VipPerWeS – ? ✖️box Series ✖️? • uma hora atrás
            cara vc nao entendeu ainda, ssd nao é para algoritmos, é para carregas os recursos para o processador trabalhar. o SSD do ps5 é bruto por causa disso.

            Ele ta doente pelo fanatismo, além de ser leigo.
            Primeiro: porque nem sabe o que é algoritmos e Segundo: para ele o que importa é SSD e PROCESSADOR, GPU não serve para nada.

        3. Não faz diferença amigo? O ssd não faz diferença ? Pq a Microsoft vai lançar um vídeo game com ssd, era só deixar um HD lá e botar 12 teraflops, e ainda vendia mais barato, é tão óbvio que o ssd vai comandar a next gen que até a Microsoft já falou que vai ter um Xbox 5 teraflops com ssd, só engole o choro, fica calmo aí, já falei estuda direito, todos os desenvolvedores já falaram sobre ssd não vai ser vc que vai desmentir eles……

          1. Estudei em uma faculdade particular e o conhecimento adquiri todo fora dela, não é atoa que consegui uma bolsa de estudos no canada pra especialização em IA

          2. Estudei em uma faculdade particular e o conhecimento adquiri todo fora dela, não é atoa que consegui uma bolsa de estudos no canada pra especialização em IA

    3. cara, tu não entendeu nada do SSD ainda. precisando ler mais. Em momento nenhum é dito que o SSD esta fazendo milagre, apenas que a forma como foi implementado no hardware do PS5 disponibiliza maior velocidade na troca de dados.

    4. Tenho agonia quando eu vejo gente defendendo console que só lançou um joguinho 2D e Bleeding edge este ano enquanto a concorrência já teve Nioh 2, FFVII e ainda tlous2 e o magnífico Ghost of the tsushima…

      1. Com todo respeito, mas seu comentário é de uma ignorância! “Tenho agonia quando eu vejo gente defendendo console que só lançou um joguinho 2d e Bleeding Edge este ano”, estamos no fim da geração atual e no pré-início da próxima. Os recurso da MS estão voltados para os jogos que vem para a next gen, eu particularmente não vejo motivos em ficar lançando AAA quando se pode fazer jogos para a next gen e ainda assim jogar na geração atual! Mas se vc vai comprar TLOU 2 vzs (ps4 e ps5) é uma escolha sua e do seu bolso.
        Ando mto satisfeito com meu One X e na next gen vou de pc por conta do trabalho mas futuramente pretendo pegar um XSX. A minha felicidade é saber que vou jogar Halo Infinite sem ter que pagar 2 vzs pq com toda ctz vou comprar esse jogo e jogar no One X, PC e Futuramente no XSX

        1. “Os recurso da MS estão voltados para os jogos que vem para a next gen”, na boa, esse argumento seria plausível caso a Microsofret não tivesse tido uma geração tão deprimente no quesito jogos como foi com o Xflop One, a geração no geral foi uma surra dada de olho fechado no Xoneteco.

          1. Tu é insuportável, você não tem argumentos, sempre na mesma ladainha.

          2. Entendo o seu ponto de vista, principalmente tendo em mente que a gestão da divisão xbox atual é diferente da que iniciou a geraçao. É notório o rumo que a marca vem tomando, finalizando a geração com o console mais poderoso e com o melhor serviço de stream para jogos. Infelizmente nao posso falar que encerrou com jogos fora da curva de tão excelente mas fizeram jogos bons, outros nem tanto, afinal não é apenas trocando a gestao que os jogos vao aparecer no mesmo instante, isso leva tempo! E é essa a promessa do novo xbox, jogos e poder, um inicio sob nova direção, uma direção que ouve feedback, uma direção que pensa no cliente e aparentemente uma direção promissora!
            Paras os entusiastas resta aguardar para descobrir se o que foi prometido será cumprido.

          3. O argumento é plausível porque a Microsoft tem mais de 10 estúdios trabalhando pra ela neste momento, sua anta.

            Geração deprimente que me entregou o melhor jogo de corrida em mundo aberto da história, coisa que o PlayStation nunca terá, por exemplo. Bem deprimente mesmo ir em página de Xbox/Windows chorar porque vocês sonystas ficam em casa só rezando pra aparecer jogo bom na plus. Só assim pra pegar jogo novo.

        2. Se os recursos estão voltados pra next gen tá faltando pólvora nesse lixo aí heim, 2 AAA monstros no ps4 e vcs vendo CPU e gpu kkkkkkk já platinou a gpu e CPU do séries X ? Em qual fase vc tá ?

          1. Quando teu PS5 lançar com TLOU 2 Remastered e Ghost Of Tsushima No Downgrade Edition, vamos ver em qual fase vocês sonystas estarão.

        3. Se os recursos estão voltados pra next gen tá faltando pólvora nesse lixo aí heim, 2 AAA monstros no ps4 e vcs vendo CPU e gpu kkkkkkk já platinou a gpu e CPU do séries X ? Em qual fase vc tá ?

          1. penso que no mundo real vc seja um tanto quanto pobre em dialogar pelo tanto que espama toxidade, triste.
            Se ao menos argumentasse mas é só poluição visual! não da nem pra argumentar.

            prefiro bloquear, evita poluição

      2. Compra metade desses jogos aí antes de falar alguma coisa.

        Playstation não lança nada de interessante desse o meio do ano passado quando lançou o Days Gone, já estava na hora de ter jogo mesmo.

        Xbox já lançou “o jogo 2D”, Bleeding Edge e ainda vai lançar o Grounded, Halo Infinite e Minecraft Dungeons esse ano.

        Só lembrando que o Minecraft vai vender mais que o TLOU 2 e Ghost Of Tsushima juntos, será o top 1 na PSN, na live, até no Switch, pode anotar aí.

      3. Tenho mais agonia ainda quando vejo pessoas pagando mais para jogar os mesmos jogos, RDR2, DMCV, AC7e mais 160 jogos podem ser jogados por 30R$ no Xbox, já na concorrência… FF Remake é um exclusivo temporário.

          1. Não há necessidade, se acabar é só renovar. Eu terminei alguns jogos como DMCV, Metrô Exodus, JC4, TR no mesmo mês que eles chegaram no Game pass, só fechando um desses eu economizei mais de 100R$

          2. Se vc demora um ano para fechar um jogo… Com exceção do GTAV, jogos como DMCV, Metrô Exodus já estão lá há quase um ano, SOTR e JC4 tbm ficaram por um ano no serviço, jogos First party como Gears 5 não iram sair do serviço. Jogos com foco no multiplayer como Rocket League valem mais apena comprar mesmo.

    5. Jhonata rasga seu diploma, pelo jeito não te prestou em nada. SSD ajuda sim em melhores texturas como as 8K, quando se pensa em melhoramento de texturas logo se vem na cabeça gráficos. 4 anos pra isso?

      1. Nunca que um jogo vai ter texturas em 8K cara, pelo menos não nessa geração.
        Aquilo foi só uma demonstração do que a engine é capaz de fazer, se colocar npc’s, construir todo o mundo, etc… ficará inviável rodar, não veremos isto em jogos.

    6. Colega, também sou da área de computação e só o que posso dizer sobre você é que ou não conhece o suficiente ou está querendo omitir informação de má vontade. Sendo da área, você sabe que armazenamento e I/O é de longe um dos maiores gargalos para a velocidade de processamento do sistema, de tal forma que é preciso inventar formas de não deixar a CPU/GPU sem fazer nada através de vários tipos/níveis de cache/memória. Leitura mais rápida do armazenamento significa perder menos tempo contornando gargalos, fazer melhor uso da memória RAM e trazer o dado o mais próximo possível do processamento. Desmerecer a importância não só do SSD, como também de toda a mitigação dos gargalos de I/O e a revolução na forma de fazer jogos que eles vão trazer é no mínimo mau caratismo.

      1. Bom, você é um conhecido fanboy de PS aqui da caixa de comentários, qual o sentido de acreditar você está sendo bem-intencionado?

        I/O é taxa de fluxo, se o jogo (enfim, o programa) já jogar tudo o que precisa no cenário desde o primeiro carregamento, não tem como impactar nos gráficos, pois os dados já estão na RAM. Você carrega 2 segundos antes, mas depois do carregamento fica tudo lento do mesmo jeito. Eu não consigo arrancar mais fps com um SSD, pois as coisas que acontecem num mundo aberto por exemplo dependem de processamento e não de fluxo.

        Certamente esses SSDs vão ser usados como auxiliar da RAM, possivelmente em cache, já que a taxa de leitura deles é muito inferior à da RAM propriamente dita.
        Inclusive não me surpreenderia se no PS5 o SSD servisse pra fazer o que o Series X vai fazer com a RAM (segmentação de alocação). O uso em cache pode contornar carregamentos quanto aos assets mais utilizados, mas ganhar fps e gráficos com SSD é algo que sinceramente não vejo como acontecer.

        O PS5 tem um SSD mais eficiente, porém é muito mais complexo que o do Series X e pode ser que seja mais caro também. Já o Series X oferece poder em setores mais “familiares” (CPU e GPU). É fácil perceber qual das máquinas é mais amigável ao desenvolvedor.

        1. Com certeza, o SSD fará diferença, mas ele somente vai mandar os algoritmos gráficos para serem processados, e quem processa arquivos visuais, é a GPU.

          Lembremos, que o Series X tem uma largura de banda muito grande, além claro de 100 GB de ativos de jogo instantaneamente acessíveis no SSD.

        2. Se não confia no que digo, essa é uma declaração do engenheiro-chefe da Epic Games e responsável pela Unreal Engine 5, Nick Penwarden, que deve conhecer do assunto melhor que todo mundo neste site:

          “Nanite permitiu aos artistas construir uma cena com complexidade geométrica que seria impossível antes, há dezenas de bilhões de triângulos naquela cena e não poderíamos simplesmente ter todos na memória de uma só vez e o que acabamos precisando fazer é o streaming de triângulos à medida que a câmera se move ao redor do ambiente, e as capacidades de I/O do PS5 são o que nos permite chegar naquele nível de realismo.”

          1. Você sabe que a UE5 só foi apresentada rodando no PS5 porque a Sony tem um acordo de publicidade com a Epic, né? Todas essas declarações de estúdios e empresas, seja da Epic, da Ubisoft ou de qualquer empresa dessas, não devem ser lidas ao pé da letra.

          2. Ham, ham, o Tim Sweeney já desmentiu essa história, mas claro, vamos acreditar em um monte de fanboys caixistas.

        3. Se não confia no que digo, essa é uma declaração do engenheiro-chefe da Epic Games e responsável pela Unreal Engine 5, Nick Penwarden, que deve conhecer do assunto melhor que todo mundo neste site:

          “Nanite permitiu aos artistas construir uma cena com complexidade geométrica que seria impossível antes, há dezenas de bilhões de triângulos naquela cena e não poderíamos simplesmente ter todos na memória de uma só vez e o que acabamos precisando fazer é o streaming de triângulos à medida que a câmera se move ao redor do ambiente, e as capacidades de I/O do PS5 são o que nos permite chegar naquele nível de realismo.”

    7. É o que sobrou pra mídia denfender o PS desesperadamente. Se no início desta geração faziam listinhas de resolução e na metade desta faziam listinhas de jogos exclusivos, na próxima farão listinhas de tempos de carregamento. Tudo pela conveniência.

    8. Nem perde tempo respondendo esses fanboys lunáticos da Sony q é sempre a mesma ladainha.
      O assunto é sobre q o SSD da Sony não faz milagres, aí o cara vai inventar q melhora o gráfico sim. Até chegar uma hora q ele não vai ter mais argumentos e vai falar “do q adianta ter poder pra rodar Sea of theaves, crackdow, bleeding Edge”.
      Aí começam a vir com lista de jogos exclusivo de PS e com ofensas qndo vc não diz q não tá nem aí pra esses jogos. 95% é perturbado ou se acha engraçado falando bosta.

    9. Eles acham que o SSD vai processar algoritmos, não adianta o SSD ter capacidade de enviar trilhões de dados, sendo que a CPU e GPU estão limitadas a processa milhões.
      Fará diferença sim, mas não a ponto de desbancar o Series X, onde desde as features, quanto cada hardware é equilibrado para fazer tudo em pleno funcionamento.

    10. Jhonata rasga seu diploma, pelo jeito não te prestou em nada. SSD ajuda sim em melhores texturas como as 8K, quando se pensa em melhoramento de texturas logo se vem na cabeça gráficos. 4 anos pra isso?

          1. Okay, muito ver vcs falando de gráfico 30 fps kkk só isso vcs tem para falar da Sony, fiquem ai esperando mais jogos indie….

          2. Comentário desleal, vc sabe que o motivo de o AC rodar a “no minimo” 30 fps é por conta da Ubisoft! Os ACs são mal otimizados, tanto que é só ver algum rodando em um PC parrudo que mal chega a 100 fps, fica por volta de 60/90.

            SSD –

            Não ajuda em melhores texturas! Uma das coisas que melhoram a textura é a memória RAM, armazenando dados temporariamente para que o processador e/ou placa de vídeo possam utilizar os bytes!
            O que o SSD faz é uma melhor leitura da textura, mais rápido, assim podendo carregar um mapa de RPG gigantesco com uma velocidade absurda

      1. SSD é uma unidade de armazenamento, ele guarda e transmite dados, quem faz o trabalho de processamento e a parte visual são a CPU e GPU, parem com esse delírio do SSD santificado da Sony vcs parecem mais bobos do q são de costume com esses argumentos de SSD, não é porque uma informação está chegando mais rápido na gpu por exemplo que ela ser mais potente por causa disso, qualquer um entende isso. Vcs ficam hypando o tal do 8k mas tens uns detalhes ali, a resolução dos objetos podia estar em 8k mas a resolução de exibição estava em 1440p, ou seja, fizeram só pra falar q tem, segundo, aquilo foi exibido em um DEVKIT do ps5, que por tabela são mais potentes que os consoles originais, ou seja, mesmo no ps5 ia rodar pior q oq foi exibido ali, terceiro, vcs nunca vão ver nada daquilo em um jogo da Sony pq ela usa uma engine própria para seus jogos, vão ver no máximo em jogos multi onde o Xbox vai estar rodando bem melhor, quarto, aceitem a realidade, o Xbox tem mais potência e vai rodar os jogos melhores, qualquer coisa q rodar no ps5 tem potencial de ser muito melhor no Xbox, aceitem a realidade e parem de passar vergonha na internet com essa palhaçada de SSD santo

      2. Nunca que um jogo vai ter texturas em 8K cara, pelo menos não nessa geração.
        Aquilo foi só uma demonstração do que a engine é capaz de fazer, se colocar npc’s, construir todo o mundo, etc… ficará inviável rodar, não veremos isto em jogos.

  7. Na minha opinião Windows club, Dev de Scorn não diz que CPU em vez de SSD é o maior avanço da próxima geração não, da atual geração sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

  8. GPU: PS5 toma pau
    CPU: PS5 toma pau
    Memória: PS5 toma pau
    Unidades computacionais: PS5 toma pau
    SSD: PS5 leva vantagem

    Advinha em cima do que a mídia vagabunda faz hype?

    1. Não, o ps5 não toma pau da memória…….engraçado seu comentário kkkkk memória ps5 “toma pau” , CPU ps5 “toma pau”, SSD ” LEVA VANTAGEM KKKKKKKKK A VAI SER DOENTE ASSIM LÁ NO WINDOWS CLUB KKKK

      1. Lógico que toma, basta ver a largura de banda.
        Largura de banda – 448 PS5 – 560 XSX 20% SEM CONTAR XVA. kkk

          1. Lá vamos nós de novo, mds…

            Este não é absolutamente o caso.

            A memória de 10GB a 560 GB/s é mais do que suficiente para o que os devs vão precisar, os 3,5GB extras a 336 GB/s, é para outras instruções que não requer velocidades rápidas.

            Mas o Series X NÃO vai abaixar a velocidade se usar tudo isso, os devs só tem que dividir tarefas corretamente.
            Em termos de codificação extra para um motor trabalhar com isso, é como uma linha.
            Em vez de despejar tudo em um setor de memória, eles apenas ditam o que usa o quê.
            Por que você está tendo problemas com isto?
            É realmente uma configuração de memoria muito melhor do que o PS5 está usando.

            A razão pela qual as pessoas estão confusas é que estão vendo a configuração das memórias como um pool split normal de PC, mas isso não é realmente comparável a qualquer coisa que já vimos antes no espaço de jogos para PC, daí porque elas estão erradas.

            Ele tem 10GB a 560 GB/s, e isso é realmente mais do que você precisaria para um consumo de memória de cena de nível mais alto em 4k, porque qualquer coisa que não seja intensiva gráfica ,é descarregada na memória de 336 GB/s, e não é realmente tocado, em tudo, pela velocidade mais alta de 560 GB/s.
            Então, mesmo que por algum motivo estranho a memória tenha diminuído para 336 GB/s (que é exatamente o que é projetado para NÃO fazer) não vai realmente chegar ao estágio onde isso se tornaria um problema(mesmo que fosse), porque há outras coisas em jogo para impedir que o consumo de memória seja usado 100% como SE fosse o caso o tempo todo.
            Eu posso entender que você está olhando isso como uma área tradicional de pool split tipo PC e que se fosse, teria gargalos, mas no entanto não é realmente o
            caso.
            Esses sistemas (plural) foram projetados de uma forma que não precisa de toneladas de memória para utilizar totalmente ativos de custo de memória mais altos. Essa é a questão.

            Desiste cara, o PS5 é mais fraco, a menos que a Sony refaça o projeto, o PS5 será mais fraco do que o Series X.

  9. A verdade é uma só, 16% de CPU fará a diferença para o xbox, se nem 40% no one X faz imagina 16,agora 130% a mais de ssd não fará nada Kkkkkkkkk, CAIXISTAS VCS ME MATAM DE RIR, JÁ FALARAM OS CARAS PROFISSIONAIS DA ÁREA, O SSD DA SONY IRÁ MUDAR TUDO NA ÁREA DE JOGOS E PCs VÃO APRENDER MUITO COM O CONSOLE

    1. Vai carregar as texturas e objetos 130% mais rápido, a maioria dos jogos deve ter só o Loading inicial, vai ser uma bela duma vantagem carregar o jogo em 1 segundo quando o concorrente vai carregar em 2,3 segundos kkkk. (e mais bonito xD)

        1. Acho que tu se fez de idiota, eu falei da velocidade e não dá quantidade de coisas, que depende mais da GPU e RAM do que do armazenamento, o armazenamento rápido só vai carrega-los no cenário com mais rapidez.

  10. Dica de gamer, GENTE O SSD NÃO FARÁ DIFERENÇA NENHUMA NA PRÓXIMA GERAÇÃO ELES SÓ COLOCARAM NO VÍDEO GAME PRA DEIXAREM ELES MAIS CAROS KKKKKKKK, SUPEREM, O SSD FAZ MUITO MAIS COISAS DO QUE VCS ESTÃO PENSANDO, DIGITAL FOUNDRY CONHECEM ?

    1. Fará sim, empurrar o mercado de pc a usarem NVME’s, mas não é só isto.
      Pois um NOTBOOK com NVME já existente + 2080 rodou a demo a 40 FPS.
      2070S – segundo a DF, olha que bacana.
      https://uploaddeimagens.com.br/imagens/KiC1e3U

  11. Tenho PC e sei muito bem oq um SSD traz de benefícios, principalmente em loadings e velocidade de cópia de arquivos, mas pra gráficos não faz diferença nenhuma, infelizmente. Não aumenta FPS, nem melhora gráfico.

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