Carregando...

Se o Xbox Game Pass chegar ao Switch, por que não ao Playstation 4?

Um boato sobre o Xbox Game Pass abalou a internet esta semana. Dessa vez, não foi precisamente por causa da chegada de algum jogo importante em seu catálogo ou alguma promoção maluca da Microsoft. Há alguns dias, houve um rumor de que a Microsoft poderia estar interessada em oferecer acesso ao Xbox Game Pass através do Nintendo Switch. Mas a partir daí, e considerando os planos para oferecer jogos do Xbox em qualquer dispositivo via Project xCloud (streaming) no futuro, a capacidade de chegar também ao Playstation 4 soou.

Sem realmente saber se tudo isso pode ser confirmado pela Microsoft, considerar a oferta deste serviço de assinatura através de outra plataforma, como o Nintendo Switch, responde a uma fórmula para aumentar as receitas com novos assinantes que pagariam uma quantia interessante para explorar os jogos do Xbox One. Mas se eles estão realmente considerando fazer isso com a Nintendo, por que não fazê-lo com o console da Sony que vendeu muito mais? Foi justamente este tema que foi explorado pelo Windows Central.

Conforme relatado pelo Windows Central, há um claro interesse em dar vida a essa possibilidade, uma vez que foi proposto trazer o Xbox Game Pass para o Nintendo Switch. O fundamento básico deste rumor é o que pode confundir a maioria dos usuários. Dado que existe um projeto tão ambicioso como o xCloud para um futuro, este rumor apresenta um plano de curto prazo muito arriscado. Com xCloud quer transformar qualquer dispositivo móvel, Android ou iOS, em um site para jogar jogos através de streaming Xbox One. Então é algo que todos já devem estar  preparados. A própria Sony já está levando seus jogos para o PC através do PSNow e possivelmente vai querer expandir isso também no futuro. É a guerra dos serviços.

Nós não podemos saber se esse rumor realmente tem alguma fundamento, porque antes de tudo a Microsoft deverá lançar isso para os usuários do Windows 10. Ainda assim, considerando os obstáculos que a Sony impões para o crossplay, será difícil que ela libere o Xbox Game Pass em seu console, mas se o serviço funcionar sem aplicativos, apenas por site, ela pouco poderá proibir. Como mencionamos, a caminho da próxima E3, parece que a Microsoft fará uma ótima apresentação que inclui planos muito ambiciosos para o futuro. A expansão do Xbox além dos consoles do Xbox pode ser o principal trunfo de uma revolução no setor de videogames, permitindo o acesso ao Xbox a partir de qualquer dispositivo. Estamos falando de smartphones, computadores, SmartTVs, consoles Xbox ou qualquer coisa com uma tela e conexão com a internet.

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.