Carregando...

Sony demonstra vantagens do PlayStation 5 em novo vídeo; Microsoft precisa se preocupar?

A Sony não vai realizar a tradicional coletiva de imprensa E3 deste ano, mas a companhia vem revelando gradualmente partes de seu console PlayStation de próxima geração. O PlayStation 5 é dito que vai suportar gráficos de 8K, áudio 3D, armazenamento SSD e retrocompatibilidade com os títulos existentes do PlayStation 4. Esse armazenamento SSD deve aumentar significativamente os tempos de carregamento, e a Sony ofereceu algumas demonstrações claras de exatamente isso hoje.

Durante uma reunião de relações com investidores da Sony (PDF), a empresa demonstrou tempos de carregamento do PlayStation 5 usando o Spider-Man para carregar cidades e navegar rapidamente por elas. Enquanto o PS4 leva cerca de oito segundos para carregar um nível do Homem-Aranha, o PS5 (identificado simplesmente como a próxima geração) faz o mesmo em menos de um segundo. O PS5 também pode lidar melhor com mapas dinâmicos que carregam partes de um jogo enquanto um jogador se move por eles, evitando o círculo giratório clássico ou pausando quando você passa de uma parte do mapa para outra.

A Sony pode estar focada no console PlayStation 5 da próxima geração, mas a companhia diz que o PS4 “continuará a ser o motor do envolvimento e da rentabilidade nos próximos três anos”. A Sony também revelou anteriormente que o PS5 utilizará um processador de oito núcleos baseado na linha Ryzen da terceira geração da AMD, e incluirá uma GPU que suporte gráficos Raytracing. A Sony ainda não demonstrou o Raytracing no PS5.

Ainda estamos aguardando informações sobre preços e datas de lançamento (não nos próximos 12 meses) para o PS5 e até jogos e a experiência geral do usuário, mas a Sony começou a insinuar como que a cloud gaming faz parte da próxima geração. A Sony está planejando alavancar sua atual rede PlayStation Now para suportar jogos 1080p e além, enquanto melhora a qualidade do conteúdo e maximiza o que descreve como sua “oportunidade fora do console”.

O PlayStation Now tem sido criticado por falta de conteúdo, especialmente se comparado a ofertas como o Xbox Game Pass, mas fica claro que a Sony o vê desempenhando um papel importante no espaço de console da próxima geração. A visão da Sony é que o PlayStation Now vai se expandir rapidamente além de sua capacidade de suportar 5 milhões de assinantes, e a empresa está fazendo uma parceria com a Microsoft para ajudar a alcançar escala.

Enquanto os jogos na nuvem são um foco, a Sony diz que ainda acredita na escolha de consoles tradicionais próxima geração. Durante um determinado slide, a Sony até sugere que o PS5 pode vir com um drive Blu-ray e suportar downloads e streaming. Quanto ao próximo Xbox, estamos esperando que a Microsoft fale algo no próximo mês em sua conferência da E3 2019.

O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.