Carregando...

Sony e Microsoft fecham parceria estratégica e histórica

Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony Corporation, e Satya Nadella, CEO da Microsoft Kenichiro Yoshida, presidente e diretor executivo da Sony Corporation (à esquerda) e Satya Nadella, CEO da Microsoft

Este dia será lembrado por muitos anos, é que estamos diante de uma parceira inimaginável para muitos. Enquanto a Microsoft sempre teve bons laços com a Nintendo por conta liberações do cross-play e até a inclusão da Xbox Live em alguns jogos do Switch, com a Sony e seu Playstation não víamos acordos deste tipo. Bem, agora situação mudou bastante e uma parceria história acaba de ser fechada.

A Sony Corporation e a Microsoft anunciaram nesta quinta-feira que as duas empresas serão parceiras em novas inovações para melhorar as experiências dos clientes em suas plataformas de entretenimento direto ao consumidor. Sob o memorando de entendimento assinado pelas partes, as duas empresas explorarão o desenvolvimento conjunto de futuras soluções de nuvem no Microsoft Azure para oferecer suporte a seus respectivos serviços de streaming de conteúdo e jogos.

Diante disso, podemos supor no mínimo que o PSNow utilizará servidores da Microsoft para funcionar, assim obviamente como o Project xCloud. Abaixo, confira a declaração repassada pelo blog oficial da Redmond:

“A Sony é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Colaboramos de perto com uma infinidade de criadores de conteúdo que captam a imaginação das pessoas ao redor do mundo e, por meio de nossa tecnologia de ponta, fornecemos as ferramentas para levar seus sonhos e sua visão à realidade ”, disse Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony . “A PlayStation® surgiu através da integração de criatividade e tecnologia. Nossa missão é evoluir continuamente essa plataforma como uma que continua a oferecer as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente de nuvem que garante a melhor experiência possível, a qualquer hora, em qualquer lugar. Por muitos anos, a Microsoft tem sido uma parceira comercial importante para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas. Acredito que o desenvolvimento conjunto de futuras soluções em nuvem contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo. Além disso, espero que nas áreas de processadores e IA, alavancar a tecnologia de ponta de cada empresa de forma mutuamente complementar levará à criação de novos valores para a sociedade. ”

“A Sony sempre foi líder em entretenimento e tecnologia, e a colaboração que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossa parceria traz o poder do Azure e do Azure AI para a Sony para oferecer novas experiências de entretenimento e jogos para os clientes”.

No futuro, as duas empresas compartilharão informações adicionais quando disponíveis.

Ainda não sabemos a profundidade desse acordo, mas o fato é que a Sony não se valerá mais da Amazon quanto a nuvem, e manterá seus serviços online no Azure da Microsoft. Acompanhem o Windows Club, pois coletaremos mais informações sobre essa grande acordo. É uma reviravolta impressionante.

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.