Carregando...

Sony não participará da E3 2019, e o Xbox deve ganhar ainda mais espaço

Apresentação de Ghost of Tsushima. E3 2018.

Uma notícia impactante acaba de ser dada e que ainda não sabemos quais implicações para o futuro isso acarretará. A Electronic Entertainment Expo, também conhecida como E3, é a maior conferência anual da indústria de jogos, pois é nela que os principais desenvolvedores e editoras lutam por atenção, dentro e fora do salão, através de anúncios e trailers. Agora, a Sony decidiu que o PlayStation não estará presente na E3 em 2019.

“À medida que a indústria evolui, a Sony Interactive Entertainment continua procurando oportunidades inventivas para envolver a comunidade”, disse a empresa ao site Game Informer. “os fãs do PlayStation significam o mundo para nós e sempre queremos inovar, pensar de forma diferente e experimentar novas maneiras de encantar os jogadores. Como resultado, decidimos não participar da E3 em 2019. Estamos explorando maneiras novas e familiares de envolver nossa comunidade em 2019 e mal podemos esperar para compartilhar nossos planos com você.”

Quando perguntada se a Sony empurraria seu evento para fora do local, semelhante à forma como a Electronic Arts oferece um show ao lado da E3, Jennifer Clark, vice-presidente sênior de comunicações do PlayStation, acrescentou: “Não vamos ativar ou dar uma conferência de imprensa na E3”.

A retirada da Sony da E3 provavelmente vem como uma decepção para os fãs que estão ansiosos para o show da companhia como uma peça central para a exposição como um todo. Desde grandes anúncios como o Homem-Aranha e Horizon: Zero Dawn, até tensões no palco como The Last of Us. A batalha da conferência de imprensa entre a Microsoft e a Sony é um dos assuntos principais da E3.

O anúncio veio depois que a Sony se recusou a realizar o evento anual para os fãs chamado PlayStation Experience, ou PSX, este ano, que normalmente acontece nas duas primeiras semanas de dezembro. O presidente da Sony Interactive Entertainment, Shawn Layden, disse na época que simplesmente não havia o suficiente para mostrar este ano, um problema que os fãs também apontaram durante o evento mais discreto do ano anterior. Será que é por falta de novos jogos assim como foi a PSX?

A declaração oficial sugere que a Sony planeja envolver a comunidade em outros eventos. Será que significa que a Sony vai reviver a PlayStation Experience atualmente desativada?

“Estamos vendo eventos como um todo e como podemos falar mais com nossos fãs e continuar  os impressionando. O tempo do PSX e do E3 não permitiu isso”, respondeu Clark. “Mas muitas coisas interessantes estão por vir, e esperamos compartilhar em breve. Alguns dos nossos maiores jogos terão marcos importantes no ano que vem, então vamos trabalhar duro para acabar com isso.”

A Microsoft e o Xbox terá um papel ainda maior durante a E3, já que sua principal concorrente acaba de se recusar a exibir seus novos jogos por lá. Não sabemos se um dia a Sony voltará para a E3, e não sabemos qual será a resposta da Microsoft quanto a isso.

O que você acha da Sony se afastar da E3 em 2019? Isso muda sua visão do evento?

Fonte

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.